Montenegro

Crno Jezero em Montenegro: descrição e resto

Crno Jezero em Montenegro: descrição e resto
Contente
  1. Localização e recursos
  2. Lazer e turismo
  3. Como chegar, onde ficar?

Em muitas partes do nosso planeta, você pode encontrar atrações naturais únicas que foram preservadas em sua beleza intocada e de tirar o fôlego. País de lagos e florestas, Montenegro será capaz de surpreender o viajante experiente com suas áreas protegidas com objetos únicos. A mais famosa e mais visitada é a reserva natural Durtomir, no norte do país, incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, e localizado em seu território, o lago glacial de montanha Crno Jezero (traduzido para o russo - Lago Negro) atrai muitos turistas durante todo o ano.

Localização e recursos

O lago está localizado a uma altitude de 1416 m no sopé da Bear Mountain, a 3 km da cidade turística de Zabljak, no território do município de mesmo nome. Os moradores locais chamam o reservatório de "olhos de montanha" por sua forma incomum. Segundo uma antiga lenda, São Sava, que visitava estes locais, foi ofendido pelos locais com a injusta acusação de roubar um galo.

O santo furioso desejava que o povoado fosse para o subsolo e se transformasse em um lago negro, como resultado do qual dois reservatórios interligados foram formados no local do mosteiro e da vila que havia afundado no abismo.

O lago, considerado o mais frio dos Bálcãs, é alimentado por nascentes de montanha e água do degelo e consiste em duas partes: os lagos Grandes e Pequenos, que estão ligados por um pequeno estreito com cerca de 60 metros de comprimento.

No inverno, o lago negro congela, e no verão, em clima seco e quente, o estreito seca e o Crno Jezero, mais raso, é dividido em duas partes independentes.

É interessante que o Grande e o Pequeno Lago, apesar de fazerem parte de um único todo, são muito diferentes entre si e até pertencem a diferentes bacias hidrográficas: Lago Grande - para a bacia do Mar Negro, e Pequeno - para a bacia do Mar Negro. Adriático.

Além do mais, O Lago Grande com área de 0,6 km² tem profundidade máxima de 25 metros, e o Lago Pequeno, sendo três vezes menor em área, chega a 50 metros de profundidade.... Ao mesmo tempo, a água dos lagos é tão transparente que em climas favoráveis ​​a visibilidade chega a 10 metros. A cor esmeralda escura, quase preta, da água é criada pelo reflexo da densa matriz de coníferas que circunda o lago negro ao longo do perímetro.

O cobre presente na composição dá à água um tom esverdeado. O silêncio, a superfície espelhada da água, as árvores centenárias, a severa majestade das montanhas, os desfiladeiros nebulosos permitem que você crie uma atmosfera meditativa de desapego do resto do mundo.

O Parque Durdomir, em cujo território está localizado Crno Jezero, está floresta protegida com vegetação predominantemente conífera e vários corpos d'água alternando com prados de montanha.

A paisagem do parque muda dependendo da estação. Riachos de montanha, o maior dos quais é Mlinsky, cruzam a área, na primavera, depois que a neve derrete, transformam-se em cachoeiras pitorescas, os prados ao seu redor estão cobertos de flores primaveris. No verão, muitas frutas vermelhas aparecem nas florestas - framboesas, mirtilos, amoras e, mais perto do outono - cogumelos.

Lazer e turismo

O clima ameno e a ausência do calor do verão criam uma atraente área de resort na costa de Crno Jezero para residentes locais e numerosos turistas. A temperatura do ar no verão aqui não excede + 20-22 ° С, e a água do lago permanece fria - abaixo da temperatura do ar em 4 ° С.

O mais variado descanso é possível aqui. Os amantes do sol e nadadores irão desfrutar do sol suave e da água mais pura e refrescante. A canoagem permite explorar o lago na profundidade máxima, bem como desfrutar da pesca. Em Crno Jezero encontram-se trutas de vários tipos - lago, Califórnia. A pesca é paga, requer licença especial, a organização da pesca é discutida separadamente com o tratador local. Pescar sem permissão implicará em uma multa significativa do infrator.

Os turistas que preferem caminhadas e ciclismo irão apreciar a infraestrutura conveniente - caminhos confortáveis ​​revestidos de pedra com placas de rota.

3 quilômetros de Crno Jezero há um pequeno Snake Lake localizado na nascente do riacho Mlinsky. É uma área de piquenique muito conveniente, equipada com bancos e gazebos um pouco incomuns. Os caminhantes chegarão a este paraíso do Lago Negro em 1,5 horas.

Não muito longe do Crno Jezero existe um parque infantil e um restaurante onde poderá saborear a gastronomia local, por exemplo, a deliciosa e farta sopa de Chorbu Montenegrino, diversos tipos de pratos de carne, queijos, pratos de vegetais como a moussaka, e também saborear trutas acabadas de pescar.

Você também pode conhecer os vinhos locais, sendo o mais popular o vinho “Vranac”, cerveja local “Nik” e “Niksichko”, de bebidas mais fortes - lozovach ou rakia luar local.

De sobremesa, oferece-se a bebida preferida dos montenegrinos - o café com várias tartes e doces.

A escalada é oferecida para quem gosta do descanso mais ativo para Bear Mountain e escalar o pico mais alto - Bobotov Kuk, cuja altura é 2523 metros.

Este percurso só é possível com instrutor e equipamento especial e dura cerca de 7 horas.

Também nas montanhas você pode ver outra das maravilhas de Montenegro - Caverna de gelo. Visto que a entrada é em encosta íngreme, inacessível e coberta de neve durante todo o ano, é recomendável visitá-la no verão, acompanhada por um instrutor experiente. Dentro da caverna, você pode ver um extraordinário museu natural de esculturas de gelo - estalactites e estalagmites, criadas em forma de colunas com belos ornamentos.

A caverna é composta por vários corredores com um comprimento total de cerca de 100 metros, o maior deles é um corredor de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.Na caverna, a mais pura água gelada escorre constantemente, que pode ser coletada em um frasco na volta.

Visitar pontos turísticos de montanha vai despertar os nervos dos fãs de esportes radicais, e os fãs de sessões de fotos poderão fazer fotos fantásticas aqui.

Como chegar, onde ficar?

Coordenadas Crno-Jezero - 43 ° 08′43 ″ s. NS. e 19 ° 05′23 ″ pol. e) A entrada no território da reserva custa 3 euros.

O estacionamento próximo à entrada do parque é gratuito.

Você pode chegar ao local de maneiras diferentes.

  • Com carro alugado... De Budva a Zhavlyak pode ser alcançado em 4,5 horas. É necessário sair de manhã bem cedo, pois no caminho você encontrará muitos lugares pitorescos que deseja explorar e definitivamente precisa planejar uma noite de pernoite em Zhavlyak.
  • De ônibus de Budva ou Kotor. Não há voos diretos para Zhavlyak, você precisará fazer um transfer em Podgorica ou Niksic.
  • Com um grupo de turistas em um ônibus turístico, explorando 2 ou 3 desfiladeiros, com guias russos, as excursões são realizadas de abril a outubro.
  • Com guia individual em viatura própria.

    O povoado mais próximo do parque Durdomir, onde você pode passar a noite, é a cidade turística de Zhavlyak, o povoado de montanha mais alto dos Bálcãs. É um centro de esportes de montanha e entretenimento.

    Você pode alugar um quarto em um dos mais de 150 hotéis da cidade para todos os gostos e orçamentos - desde pequenos chalés até hotéis maiores e mais confortáveis. O resort Zhavlyak é uma verdadeira meca para os fãs da montanha. Em qualquer época do ano, você poderá encontrar algo do seu agrado e de acordo com a estação do ano. A seu serviço:

    • montanhismo;
    • esquiar;
    • rafting (realizado no cânion do rio Tara até 1,3 km de profundidade);
    • caminhada.

    Dê a si mesmo uma viagem inesquecível à pérola de Montenegro - a reserva Durdomir, e você desejará retornar a esses lugares fabulosos mais de uma vez.

    Toda a verdade sobre o Lago Negro em Montenegro, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa