Montenegro

Cetinje: história, pontos turísticos, viagens e hospedagem

Cetinje: história, pontos turísticos, viagens e hospedagem
Contente
  1. Descrição
  2. O que ver?
  3. O que tentar?
  4. Como chegar lá?
  5. Onde ficar?

Cetinje é o centro histórico, cultural e religioso de Montenegro. É aqui que a residência do chefe de estado está localizada, e o chefe da Igreja Ortodoxa Sérvia também vive.

Esta pequena cidade não pode ser chamada de capital turística, mas também tem seus próprios atrativos que valem a pena visitar.

Descrição

A história da cidade de Cetinje remonta a 1482. Naquela época, Ivan Crnoevich emitiu um decreto sobre a transferência da capital da antiga fortaleza Ovod para o campo Cetinsky. Esta decisão foi forçada - a invasão das tropas turcas o obrigou a deixar sua terra natal com um clima ameno, terras férteis com vinhedos ricos e se estabelecer em uma região montanhosa severa com chuvas, nevascas, invernos gelados e uma completa falta de terras férteis.

Este foi o preço da independência do povo montenegrino, razão pela qual todas as principais atracções de Cetinje falam do forte e invencível espírito montenegrino, governantes talentosos da época em que o país foi finalmente reconhecido como um Estado independente.

Nos próximos 5 séculos, muitas convulsões violentas aconteceram na vida da região. Por muito tempo, a região esteve sob o jugo do Império Otomano, assim como da Áustria-Hungria e posteriormente da República de Veneza. Dos séculos V ao IX, esta pequena fortaleza, literalmente rodeada de montanhas, viveu na pobreza, quase todos os seus habitantes eram camponeses comuns, com quem poucos no país contavam. O povo era constantemente invadido, tributo era coletado de pessoas e forçado a cumprir a vontade de outra pessoa.

Esse estado de coisas durou até o século 19, quando o país foi finalmente reconhecido como independente e um novo estado apareceu no mapa. Desde então, a área de Montenegro quase dobrou, empresas industriais e comerciais surgiram, embaixadas de outros países foram abertas. Naqueles anos, Cetinje era palco de eventos sociais, delegações estrangeiras vinham para cá e os habitantes mais ricos da cidade jogavam tênis e golfe.

Hoje em dia, Cetinje vive muito mais modestamente, as fábricas localizadas aqui há muito cessaram as suas atividades, tornou-se difícil para os residentes encontrar trabalho e os salários nas empresas em funcionamento são bastante baixos. Na verdade, as funções da principal cidade do país foram transferidas para Podgorica e somente em 2006, Cetinje foi oficialmente devolvida ao título de capital cultural em homenagem à grande história deste povoado.

Hoje em Cetinje não há vestígios da pompa anterior, mas o espírito da história foi totalmente preservado aqui, que reúne todas as características da originalidade montenegrina.

Para os turistas, Cetinje tem pouco interesse. Em geral, eles vêm aqui por causa de um mosteiro masculino em funcionamento - ele contém relíquias importantes para o mundo ortodoxo.

O que ver?

Em termos de atração turística, Cetinje é bastante inferior a cidades como Budva, Herce Novi e Kotor. Nesta área, existem apenas 2 parques europeus, 3 faculdades da Universidade Montenegrina e 4 museus.

De maior interesse para os turistas é o famoso Mosteiro de Cetinje, o mais antigo teatro do país "Zeta House", a majestosa Igreja da Natividade da Virgem, a tranquila igreja Vlašskaya, bem como o palácio de São Nicolau I - o belo edifício "Bilhar".

A Igreja da Mãe de Deus foi construída sobre as fundações de um antigo mosteiro destruído durante o domínio otomano. Ao contrário do principal centro religioso, não existem artefatos significativos aqui, mas é neste local que o túmulo da amada Vladyka Nikola o Primeiro e sua esposa Milena está localizado.

A igreja Vlašskaya não faz parte dos roteiros turísticos, mas faz sentido visitá-la por conta própria. Esta é uma das igrejas mais antigas do país, construída durante a fundação de Cetinje. A atenção dos turistas é atraída pela cerca deste templo, feita de armas tiradas de soldados turcos durante a batalha pela libertação do país. No interior da igreja encontra-se uma iconóstase habilmente executada, reconhecida como uma das mais luxuosas de Montenegro.

Um dos teatros mais antigos de Montenegro refugiou-se em Cetinje. Leva o nome de "Casa Zeta" e até hoje os artistas mais famosos do país se apresentam lá.

O antigo palácio do Príncipe Nikola - o edifício "Bilhar", junto com a casa onde Pedro II nasceu, e os mausoléus na rocha Lovcen com seus restos mortais são referidos ao centro histórico da cidade.

O valor mais importante da cidade é o Mosteiro de Cetinje. É aqui que os peregrinos de todo o mundo se reúnem e os viajantes comuns em férias em Montenegro costumam visitar este local de culto.

É aqui que se conservam esses famosos santuários, como parte da Cruz Vivípara do Senhor, do braço direito de João Batista, bem como as relíquias de São Pedro de Cetinje.

Você pode assisti-los exclusivamente como parte de um grupo organizado; os turistas não têm acesso privado.

O palácio de Nikola, o Primeiro, o único rei em toda a história de Montenegro, é de grande valor histórico. Hoje abriga um museu.

Quase todas as embaixadas erguidas por países estrangeiros sobreviveram em Cetinje. Hoje em dia, museus, academias musicais e científicas, bem como edifícios residenciais, encontram abrigo neles. Por exemplo, no território da ex-embaixada russa hoje existe a Academia de Belas Artes, na turca - a Academia de Ciências Dramáticas, em italiano e também em francês há bibliotecas, e o prédio da embaixada alemã foi dado à população da cidade como estoque habitacional. Todas essas estruturas são notáveis ​​por sua beleza, arquitetura distinta extraordinária e, portanto, servem como uma verdadeira decoração da antiga capital de Montenegro.

A Casa do Aprendiz merece especial interesse. Antigamente, albergava um ginásio, que era supervisionado pela imperatriz russa Maria Alexandrovna - era com o seu dinheiro que se construía neste país o Instituto das Donzelas Nobres, ela também pagava o salário ao director da instituição e pagava para livros didáticos para alunos. Após a morte da imperatriz, a corte real russa continuou a apoiar o ginásio até 1913.

Em Cetinje, está localizada uma das residências do Presidente do país - este é um belo Palácio Azul, perto da entrada de onde voam as bandeiras do país, e todos os convidados são recebidos por guardas rígidos em uniformes escarlates. No entanto, o chefe de estado não mora aqui, mas usa este belo lugar para se encontrar com delegações governamentais amigáveis ​​de outras potências.

O Museu do Dinheiro também interessa aos turistas. Situa-se no território do antigo Banco Nacional. Foi erguido em 1905. Conheça aqui a história completa da circulação monetária do país. Os visitantes são especialmente atraídos pela área de depósitos de dinheiro com pesados ​​blocos de notas e a maior denominação do país de 500 bilhões de dinares.

Fora dos limites da cidade, vale a pena visitar a Caverna Lipskaya. Segundo os turistas, essa é uma das mais belas cavernas de todo o país. Ganhou fama no século 19, mas foi aberto para visitas apenas recentemente - em 2015. Três rotas de dificuldade variada são oferecidas para a visita; no caminho, os turistas irão encontrar bizarras estalactites e estalagmites, que visualmente se assemelham a uma variedade de figuras intrincadas. Não se esqueça de levar o paletó com você - a temperatura na caverna não ultrapassa os 8 graus, mesmo no verão mais quente.

O que tentar?

A cozinha nacional montenegrina é uma das melhores do mundo, distingue-se pela utilização apenas de produtos agrícolas locais, saciedade excepcional e fidelidade às antigas tradições culinárias formadas num clima agreste e escassez de terras.

Uma especialidade que pode ser degustada em qualquer restaurante Cetinje é o prosciutto, fatias finas de presunto de boi ou de porco.

Pode ser servido tanto como parte integrante de aperitivos, como como prato independente.

Os hóspedes da capital histórica também recebem carne picada na forma de costeletas longas - esse prato é chamado de chevapchichi.

O menu geralmente inclui pungeri razhnichi, que são cortes macios de carne enfiados em espetos de madeira e embrulhados em camadas finas de presunto.

Em qualquer café pode sempre pedir charcutaria, o que inclui o corte de todo o tipo de produto cárneo nacional.

Para o café da manhã em hotéis e os hóspedes de hotéis são oferecidos o mingau de cereal nacional - tsitsvara. Normalmente é temperado com queijo derretido macio, e como sobremesa são servidos pedacinhos de massa asmos, envelhecidos em calda.

Os fãs dos primeiros pratos devem definitivamente experimentar a sopa de peixe riblya orba, bem como muitos outros pratos de truta.

A maioria das receitas da culinária nacional utiliza produtos lácteos fermentados., por exemplo, kaymak - é servido em vez de creme e manteiga. A tecnologia para sua produção é bastante simples - o leite é aquecido e, assim que o soro começa a se separar, toda a tampa é retirada e mantida em local fresco por pelo menos alguns dias. Após o processamento, é formado um queijo macio, que derrete facilmente ao ser aquecido.

Como chegar lá?

Normalmente, as excursões organizadas não são organizadas em Cetinje - o que não é surpreendente, porque não há mar na região, portanto, os turistas não se deliciam com as suas visitas. No entanto, é de Cetinje que é muito conveniente viajar até a histórica montanha Lovcen, onde estão localizados o mausoléu de Pedro o Grande e o lago Skadar. Você não pode chegar lá de ônibus, então é melhor usar um táxi ou alugar um carro.

Em geral, a cidade é bastante bem localizada - fica a 32 km de Budva e a 34 km de Kotor.

É através de Cetinje que as pessoas viajam frequentemente para outra capital do país, por isso, o transporte público circula diariamente da estação rodoviária em direção a Podgorica, cuja passagem custa cerca de 2-3 euros.

Na realidade, de Cetinje também se chega a quase todos os balneários do país que possuem rodoviária. A distância entre Budva e Cetinje pode ser percorrida em apenas 40 minutos, vai demorar um pouco mais para chegar a Kotor - cerca de 1,5 horas, mas a estrada que liga Cetinje a Herceg Novi leva mais de duas horas.

Onde ficar?

Cetinje é uma ótima opção para quem quer mergulhar no clima de silêncio e paz por um curto período. A cidade oferece aos turistas vários tipos de alojamento - hotéis com quartos acolhedores e refeições prontas, bem como uma vasta selecção de apartamentos para absolutamente todos os gostos.

O setor privado está amplamente representado na região, onde você sempre pode alugar uma casa ou quarto.

Se falamos de custo, estima-se que as férias em um hotel 4 estrelas custarão cerca de 4.000 rublos por pessoa por dia, em um hotel 3 estrelas o custo será menor - apenas 2.500 rublos. os hotéis de classe mais baixa oferecem quartos por 1000-1200 rublos por dia.

Existem cerca de 50 hotéis na região. Vários são considerados os mais populares.

  • Hotel "Monte Rosa" localizado a 7 km do Monte Lovcen, o custo de vida é de cerca de 4.500 rublos por pessoa. Oferece aos visitantes um restaurante, café, estacionamento gratuito, acesso Wi-Fi gratuito, aluguer de automóveis e bicicletas. O quarto tem um bar, bem como um frigorífico e uma televisão.
  • "Apartments Kapisoda" localizado a 1 km do centro, para os visitantes existe uma cozinha comum com forno, uma ampla churrasqueira, um jardim e um terraço. Além disso, você pode pagar pelo aluguel de bicicletas. Custa cerca de 2.800 rublos por dia para ficar no hotel.

Você pode caminhar pelas ruas de Cetinje assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa