Montenegro

Características do descanso em Budva

Características do descanso em Budva
Contente
  1. Descrição
  2. Clima
  3. Onde ficar?
  4. vistas
  5. As melhores praias
  6. Opções de descanso
  7. Como chegar lá?
  8. Avaliações

Budva é uma popular estância turística, para onde vão milhares de russos todos os anos. É famosa por suas praias ensolaradas com águas cristalinas e rico patrimônio histórico. Neste artigo, você conhecerá as principais características do descanso em Budva.

Descrição

Budva é uma cidade de Montenegro localizada na parte central do Adriático montenegrino. A história da cidade remonta a AC - os primeiros registros da antiga Budva surgiram há 2,5 mil anos.

Hoje a cidade é a sede oficial da Budva Riviera, que é considerada o maior centro turístico de Montenegro. Em termos de área, Budva ocupa um pouco menos que a área dos centros regionais da Bielo-Rússia e da Ucrânia - 122 quilômetros quadrados. A cidade é cercada por todos os lados por uma paisagem montanhosa e rochedos.

De acordo com o último censo, a população de Budva é de cerca de 15 mil pessoas, sendo quase um terço dessa população turistas e não indígenas. O potencial turístico de Budva teve um efeito benéfico no crescimento demográfico - até a década de 80 do século XX, apenas 4,5 mil pessoas estavam cadastradas em todo o distrito.

Clima

Budva pertence aos balneários do tipo climático mediterrâneo. Principalmente verões quentes e invernos quentes são observados aqui - pelo menos 8-9 graus em janeiro e fevereiro. O sol aquece a cidade quase 300 dias por ano, tornando-a um resort ideal para turistas de todo o mundo.

A temperatura média no verão aqui é de cerca de 23-24 graus Celsius. A temperatura média da água é ideal para nadar - cerca de 25 graus, no outono e na primavera não cai abaixo de 17 graus. Mesmo com a proximidade com água e altas temperaturas na região, o índice de umidade é baixo - até 80% no outono e até 60% no verão.

Graças ao seu clima favorável, Budva é considerada uma excelente estância de bem-estar e uma bela queimadura solar.

Onde ficar?

Budva está repleta de um grande número de hotéis e pousadas, mesmo para os turistas mais exigentes. Por toda a cidade e além, você pode contar com várias centenas de estabelecimentos que recebem turistas anualmente.

O preço de se hospedar em um hotel depende, na maioria das vezes, da distância ao litoral e das praias mais próximas, bem como da infraestrutura da região. Assim, os hotéis de elite e os hotéis cinco estrelas estão localizados na primeira linha, a não mais de 100 metros da praia.

Os melhores hotéis da cidade são Moskva, Zeta, Majestic, Kadmo, Hermes Budva. A maioria deles está equipada com tudo que você precisa para um passatempo confortável. Os preços das acomodações podem variar de 70 a 90 euros por noite.

Uma opção mais econômica seria morar dentro dos limites da cidade - a maioria dos habitantes indígenas de Budva se dedica a hospedar turistas em seus apartamentos. Em certo sentido, o fluxo turístico é uma mina de ouro para esta cidade.

Se não tem dinheiro suficiente para ficar nestes hotéis ou em apartamentos alugados, pode reservar quartos em hotéis de 3 estrelas. Os hotéis de três estrelas mais populares em Budva são Giardino Apartments, Apartments Vidikovac, Vila Simona Lux, Hotel Admiral. Os preços dos apartamentos aqui são mais orçamentais - de 30 a 50 euros por noite.

vistas

A herança da antiga Budva possui dezenas dos pontos turísticos mais valiosos. São monumentos, praças, estruturas arquitetônicas, algumas com mais de cem anos. Alguns turistas optam por passar férias em Budva, contando justamente com a riqueza cultural desta cidade - em Montenegro, seu patrimônio histórico é considerado o mais rico. Vale a pena considerar os pontos turísticos que mais aparecem nas páginas dos guias turísticos e nas histórias dos guias turísticos.

Museu Arqueológico de Budva

São mais de 3 mil exposições que abrangem o período histórico do século V aC ao século XX. Até a segunda metade do século passado, a cidade não possuía museu próprio, a ideia de sua inauguração surgiu apenas em 1962. Na mesma época, o museu recebeu o registro oficial e começou a se reabastecer ativamente com exposições, mas a inauguração em si ocorreu apenas em 2003.

Até 1979, o acervo do museu somava não mais que 2,5 mil itens, principalmente joias antigas, moedas e elementos de cerâmica, vidro e armas antigas. A maioria dessas descobertas veio para a coleção do museu a partir das escavações de 1937 e datam dos séculos 5 a 4 aC.

Em abril de 1979, um terremoto devastador de 7,0 atingiu a costa de Montenegro. Afetou cidades e áreas como Kotor, Bar, Ulcinj e algumas outras áreas costeiras. Budva também foi uma das cidades afetadas.

Um cataclismo natural teve um efeito devastador na integridade de muitos monumentos históricos, para não mencionar o fato de que causou a morte de dezenas de pessoas, mas para o futuro museu representou um favor muito valioso.

O terremoto destruiu as ruas, pistas e fundações da velha Budva, criando um terreno fértil para pesquisas e escavações mais completas. Como resultado, os arqueólogos descobriram várias centenas de descobertas únicas que ajudaram a lançar luz sobre a história da cidade.

O museu está aberto das 8h00 às 20h00 todos os dias da semana, nos fins de semana - até às 17h00. A entrada para adulto é de 2 euros, para criança - 1. Existe a possibilidade de realizar excursões em grupos de 3 pessoas.

Cidadela de Budva

Os guias conhecem este lugar como a fortaleza medieval de Budva em homenagem a Santa Maria. É considerada uma das principais atrações da cidade, frequentemente retratada em souvenirs e pôsteres de agências de viagens. A Cidadela é o centro não oficial de toda a Cidade Velha.

A história da Cidadela remonta ao século IX, naquela época era uma fortaleza do tipo fortificação de pleno direito, projetada para servir de proteção contra ataques regulares de invasores turcos. Devido a inúmeras hostilidades, bem como à força destrutiva do tempo, apenas as paredes norte e leste, incluindo uma das torres ao norte, sobreviveram até hoje. Os restantes edifícios da estrutura da Cidadela foram erguidos já no século XV por arquitectos venezianos e destinavam-se a reforçar a posição defensiva da cidade.

Muitos turistas, ao escalar as plataformas de observação e a torre da Cidadela, percebem uma sensação estranha - como se o tempo tivesse parado neste lugar e os sons da batalha implacável por essas antigas costas ainda pudessem ser ouvidos.

Hoje, a Cidadela não é apenas um local histórico, mas também desempenha um papel importante no desenvolvimento cultural da própria cidade. Hoje, no território e nos edifícios da Cidadela, existe um museu em funcionamento dos assuntos marítimos, uma extensa biblioteca dedicada à história dos Balcãs, um pequeno restaurante com uma esplanada aberta.

O nome da cidade também tem uma relação direta com a própria Cidadela. Numa das paredes (junto à entrada da própria biblioteca), encontra-se um baixo-relevo representado por dois peixes com corpos entrelaçados. Esta escultura é a principal lenda de Budva. Segundo a lenda, denota dois amantes que em tempos remotos se atiraram ao mar por causa da recusa dos pais em abençoar o casamento. Os amantes não morreram, mas se transformaram em dois belos peixes prateados que ainda nadam nas generosas águas do Adriático.

A história logo se transformou em uma lenda, e aquele caso começou a ser identificado com a frase estável "Ko jedno nek budu dva", que significa "Que os dois sejam um". Foi a partir dessa frase, segundo a lenda, que se formou o nome da cidade.

Ilha de São Nicolau

É um dos destinos de praia mais populares. A ilha é pequena em comprimento - apenas 2 km, sua área é de 47 hectares, está localizada a apenas um quilômetro da própria Budva, sem cobrança de taxa de entrada. Toda a parte "cauda" da ilha está equipada com espreguiçadeiras e locais para descanso, a parte rochosa está fechada ao público. Ele leva o nome de "Havaí" em homenagem ao famoso resort turístico.

Existem vários bares na ilha, um banheiro pago (gratuito para os visitantes do restaurante), 1 restaurante completo e uma pequena igreja inoperante. Apesar de a entrada na ilha ser gratuita, terá de chegar lá mediante pagamento de barco, terá de pagar também uma espreguiçadeira e um guarda-chuva (a partir de 10 euros), mas ninguém te incomodará em pegue sua toalha e apenas tome banho de sol nas rochas. Os preços nos bares e restaurantes da ilha são muito mais altos do que na cidade, então vale a pena levar comida e água.

Existem também várias falésias na ilha, de onde os turistas que gostam de esportes radicais podem pular livremente. Não há um caminho completo para essas rochas, então você terá que escalar por conta própria.

Escultura "Ginasta de Budva"

Outro ponto turístico famoso de Budva. Uma figura de bronze, como se pairando sobre as ondas do mar, está localizada no território da popular praia de Mogren. Ela é um símbolo não oficial de Budva, simboliza leveza e lealdade, muitas vezes ela pode ser encontrada em souvenirs, fotografias e pôsteres de publicidade.

A lenda, que tentam explicar a aparência da escultura, conta a história romântica de um jovem casal - um jovem marinheiro e uma dançarina. Eles se amavam ternamente, mas as viagens marítimas do marinheiro os separavam.

Cada vez que ele voltava para a costa, a garota ia até a rocha e dançava até que seu navio não atracasse.Uma vez que seu navio nunca mais voltou, mas a garota nunca parou de desembarcar. Ela esperou por ele na chuva e na geada, mantendo-se fiel ao seu juramento, e dançou, imitando o vento do mar e as ondas. Ela nunca esperou por ele, mas manteve seu amor até sua morte.

Foi essa lenda que inspirou o escultor Gradimir Aleksic ao criar esta incrível estátua de bronze. A mão estendida da dançarina está voltada para cima, em direção ao sol e ao mar - as únicas testemunhas do destino de seu amado. Há uma crença de que qualquer desejo que você fizer perto desta escultura se tornará realidade algum dia.

Todos os anos, milhares de turistas de todo o mundo visitam a escultura, tiram fotos e posam ao lado do símbolo do amor eterno e da fidelidade.

Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade

Uma das poucas igrejas ortodoxas ativas em Budva, localizada praticamente no centro da Cidade Velha, em frente ao Museu de Arqueologia na Praça Starogradskaya. A própria igreja foi construída no final do século 18 e é feita no estilo bizantino. Ele está localizado nas imediações da própria Cidadela, desempenhando uma função tanto espiritual quanto defensiva. A fundação e as paredes da igreja são feitas de pedra sólida branca e vermelha.

Mesmo apesar do terremoto de 1979, a igreja está em excelentes condições (após uma longa reconstrução) e até hoje convida turistas e paroquianos de toda a cidade a sua porta.

Templo de São João

Esta igreja católica em estilo gótico foi construída no século 7. Foi destruído e restaurado várias vezes, mas hoje é apresentado em sua forma quase original. O templo abriga o famoso ícone da Mãe de Deus Budva. Acredita-se que tenha sido escrita pelo próprio São Lucas e tenha poderes milagrosos e curativos.

Vale ressaltar que este ícone é popular não só entre os católicos, mas também entre os paroquianos e viajantes ortodoxos. Além disso, existe uma extensa biblioteca no território da igreja com um grande número de valiosos arquivos históricos.

O templo é uma das principais atrações da cidade - A torre do sino desta igreja pode ser facilmente vista sobre todas as casas em Budva ao longo da espiral triangular alongada.

Igreja de Santa Maria em Punta

A Idade Média era famosa pela adoração à Virgem Maria em Montenegro e, portanto, em Budva existem vários edifícios arquitetônicos dedicados à Virgem Maria.

Acredita-se que a igreja foi construída no início do século IX quase simultaneamente com a construção da Cidadela em si e é uma parte imediata dela. O prefixo "punta" na verdade denota a localização da igreja em um promontório ou "na ponta". No início da sua existência, o templo pertenceu aos beneditinos e, em meados do século XV, ficou sob o comando direto da ordem franciscana.

Acredita-se que o local de construção da igreja tenha sido exatamente o local onde no século IX os monges apresentavam o ícone da Virgem Maria aos moradores da cidade. Já naquela época havia um grande número de fiéis no território de Montenegro, por isso o interesse por este ícone crescia a cada dia, atraindo cada vez mais peregrinos. Este foi o principal motivo da construção do templo.

Inicialmente, o ícone milagroso da Mãe de Deus de Budva, que já foi discutido acima, estava localizado neste templo, mas na primeira metade do século 19, devido à invasão dessas terras pelas tropas francesas, o ícone foi transferido para a Igreja de São João.

A aparência interior desta igreja foi significativamente danificada durante as guerras napoleônicas, em algum momento houve até um verdadeiro estábulo no templo.

No entanto, a fundação e as paredes do templo foram preservadas, o que permitiu uma reconstrução rápida no futuro.

Hoje, o templo não é usado para o propósito pretendido, no entanto, muitas vezes torna-se um local para concertos de música de câmara e vários festivais culturais.

Igreja de São Sava

É também considerada uma das mais antigas igrejas ortodoxas de Budva, em homenagem a São Sava, o Santificado (considerado o fundador oficial da Igreja Ortodoxa da Sérvia). O templo também faz parte da Cidadela da cidade, porém não é tão perceptível no contexto de outras atrações. Está localizado nas imediações da Igreja de Santa Maria em Punta, porém, ao contrário de outros edifícios religiosos, não se diferencia pela presença de uma torre sineira ou cruzes nas paredes e no telhado.

Acredita-se que o templo foi construído um pouco mais tarde que a Igreja de Santa Maria, e serve como local de recolhimento de missas católicas e ortodoxas por apenas 8 séculos (ou seja, o tempo de construção é aproximadamente no século XII).

Tal como a Igreja de Santa Maria em Punta, este templo não é utilizado para o fim a que se destina e já não serve de ponto de encontro para os peregrinos, mas pode entrar como turista. O interior do templo é rico em muitos afrescos e pinturas antigas.

Acredita-se que este local para a construção do templo foi determinado pelo próprio Sava da Sérvia - foi a partir daqui, segundo a lenda, que ele iniciou sua jornada para a sagrada Jerusalém.

As melhores praias

No território de Budva existem 3 praias que diferem na distância à cidade, no número de espreguiçadeiras e lugares livres, na presença de open bar e restaurantes, na temperatura da água e na força do surf. Se você levar em consideração as praias fora dos limites da cidade, então existem até 8 praias perto de Budva, mas 5 delas não podem ser alcançadas a pé, você terá que pedir um táxi ou traslado.

Mogren

A praia mais procurada e cara de Budva. Ele está localizado perto da Cidade Velha - leva cerca de 10-15 minutos a pé. A praia é de seixos pequenos, a água é muito limpa, transparente e tem agradáveis ​​tons de azul esmeralda.

Na praia há um grande número de espreguiçadeiras que custam 20 euros por pessoa, o acesso à praia é gratuito. Além das águas límpidas e de uma excelente vista de mar aberto, existe um pequeno bosque verde atrás da praia - parece que se encontra algures numa ilha desabitada entre palmeiras e uma natureza intocada.

Na verdade, Mogren está dividida em 2 praias distintas, estas são Mogren I e Mogren II. Entre eles existe uma passagem conveniente nas rochas, para que você possa mudar seu local de descanso a qualquer momento.

Os preços da comida em um bar local são bem mais altos do que em outras praias, porém aqui a infraestrutura é muito mais agradável. Não muito longe desta praia está a famosa figura da dançarina, que foi descrita acima.

Se falamos das diferenças entre as praias de Mogren I e Mogren II, então a primeira está equipada com um grande número de espreguiçadeiras, há mais cafés e a água é mais tranquila lá, enquanto as pessoas com toalhas descansam mais na segunda de praia.

Praia eslava ou eslovena

É a praia mais longa (1,6 km) e mais barata do território de Budva, embora seja a mais frequentada. É mais fácil encontrá-lo - ele está localizado bem na orla marítima da cidade. O tipo de solo é arenoso e de grão fino.

A água aqui é muito limpa, bastante quente e calma, a descida para a água é suave, assim como a entrada para o mar. A praia é cercada por árvores verdes e arbustos por todos os lados.

A entrada aqui é gratuita, as espreguiçadeiras são duas vezes mais baratas do que em Mogren - 10 euros. Além disso, para maior comodidade, há banheiros, wi-fi, chuveiros, vestiários, você pode solicitar uma massagem.

A praia em si oferece todas as possibilidades para jogos ativos como vôlei, basquete e futebol. Você também pode pedir um vôo de paraquedas, praticar esqui aquático, há equipamentos para mergulho em pares, não faz muito tempo, o bungee jumping foi organizado na praia, ou o bungee jumping comum.

Pelo fato da praia estar localizada dentro da cidade, com infraestrutura e principalmente alimentação, você não terá problemas.... Para aqueles que desejam se refrescar ou fazer um lanche, existem vários restaurantes e cafés nas proximidades com comida quente e refrescos. É fácil encontrar sorvetes, comidas em restaurantes tradicionais e exóticos e frutos do mar.

Além de locais para comer, ao longo da praia existe um grande número de lojas de souvenirs com diversos produtos, que na maioria das vezes são da China, mas pode encontrar lojas com artesanato e têxteis originais.

A desvantagem desta praia é que lá mesmo na temporada não turística, há muitos turistas... Por si só, é muito grande, portanto, há muitas espreguiçadeiras e lugares para veranistas com toalhas. Não será possível simplesmente deitar-se ao sol sob os gritos pacíficos das gaivotas, em todo o caso, serão os gritos de crianças e de veranistas bêbados. Não se preocupe se não houver lugares sentados, mesmo nos dias mais ensolarados há um grande número de espreguiçadeiras gratuitas na praia.

No entanto, tenha cuidado - eles permanecerão seus enquanto você ou seus pertences os guardarem.

Praia na cidade velha de Budva

Localizado próximo ao centro histórico da cidade. O tipo de solo aqui é calhau, tem cerca de 100 metros de comprimento. A maioria dos turistas e até mesmo moradores locais preferem incluir esta praia como parte da Praia Eslovena, no entanto, este lugar tem seu próprio nome incomum - Capítulo de Richard, que significa literalmente "Richard o líder." O nome da praia é dado pelo nome do ator americano Richard Widmark, que em 1963 estrelou o filme "Navios Viking" bem nesta área. Também se acredita que a praia foi nomeada em homenagem a Richard Burton.

Esta praia não pode ser considerada especial - é bastante pequena, não dispõe de um grande número de restaurantes e cafés, no entanto, está localizada muito perto da cidade. Há muito menos pessoas lá do que em outras praias, espreguiçadeiras e guarda-sóis são muito mais caros lá.

Nesta praia, praticamente não existem lugares livres para pessoas com toalhas comuns, a maior parte ocupada por mesas e confortáveis ​​espreguiçadeiras, onde costumam relaxar celebridades e pessoas ricas de todo o mundo. Mesmo assim, o Capítulo de Richard está na lista das praias mais elitistas do mundo.

Tal como nas restantes praias de Budva, a água aqui é excepcionalmente limpa e calma, quente, a costa transforma-se suavemente em mar, as pedras são tão agradáveis ​​que se pode andar descalço na água.

Chegar a esta praia também é muito fácil, está logo atrás da cidade velha, o que significa que você tem que ir para a barragem central e apenas caminhar para a direita até chegar a uma costa de seixos.

Se nas praias da Eslovênia e de Mogren os preços são mais estáveis, no Capítulo Richard tudo depende muito da estação. Em dias quentes, os preços aqui serão a metade do preço de outras praias. Ao mesmo tempo, quase não há restaurantes e bares na própria praia. Às vezes você tem que ir à Cidade Velha para comer e beber, e lá tudo é muito mais caro do que no centro oficial da cidade.

Se não encontrar um lugar para si nesta praia, então a praia de Mogren está muito perto, sempre há espaço para os veranistas. Além disso, a estrada para Mogren será muito bonita - entre muitas rochas, vegetação verde e edifícios antigos.

Pisana

Uma praia muito bem organizada dentro dos limites da cidade com um café, um restaurante e um grande número de espreguiçadeiras. Mas a água aqui é da cor azulada usual, não há nenhum azul e azul tão apreciado. A praia é muito pequena - cerca de 150 metros, a maior parte ocupada pelos cafés próximos e pelas paredes da Cidadela, aliás, praticamente não há lugares para toalhas. Na temporada de verão, os hóspedes dos hotéis mais próximos vêm a esta praia e, portanto, muitas vezes não há lugares para outros veranistas lá.

Yaz

É considerada uma das praias mais famosas de todo o Montenegro. O comprimento é de 1,2 quilômetros. Costuma-se dividi-lo em duas partes - a primeira com 700 metros de comprimento para turistas comuns e veranistas, a segunda com 400 metros de comprimento - para nudistas. A zona da praia está equipada com tudo o necessário para um passatempo confortável, existem ainda vários hotéis sazonais, restaurantes e lojas.

A praia está localizada a 6 km do centro de Budva - cerca de 10 minutos de carro ao lado de Mrchevoy Pole.

Guvance é outra pequena praia de cascalho localizada no caminho para Budva de Becici.

Opções de descanso

Budva é considerada a capital cultural não oficial de todo o Adriático Oriental. Nesta pequena vila, à primeira vista, a partir do final do século XX, começaram a realizar-se ativamente festas e discotecas. Alguns desses clubes são sazonais, enquanto outros estão abertos durante todo o ano.

A cidade possui uma rede alimentar bem desenvolvida, por toda a cidade existe um grande número de restaurantes com cozinhas de todo o mundo - da chinesa à europeia, existem vários estabelecimentos de fast food.

Existem também vários mercados de alimentos, mas os preços lá são muito mais elevados do que nas lojas normais, uma vez que são concebidos especificamente para turistas. Se você está pensando em fazer compras, então é melhor ir aos supermercados locais, sempre há uma abundância de produtos frescos e saborosos a preços razoáveis.

Se você está entediado com praias e restaurantes, pode ir com seus filhos ao parque aquático da cidade (não há muito tempo ele foi construído fora da cidade). É considerada a maior de todo o Adriático (a área total é de quase 42 mil metros quadrados). O parque aquático oferece diversas atividades aquáticas para adultos e crianças - são 53 atrações e escorregadores em funcionamento constante no território. Além disso, há um restaurante e vários cafés infantis dentro do parque.

No momento, o parque aquático está aberto sazonalmente - do início do verão até 30 de setembro.

Além dos entretenimentos acima, a cidade organiza constantemente encontros turísticos para excursões a lugares importantes em Budva e Montenegro.

A maioria de todas as instalações de lazer estão localizadas nas proximidades da costa e das praias, mas à noite você pode passear pelo centro histórico e sentir toda a atmosfera do antigo Montenegro. Lá você encontra muitos músicos de rua, doces e vendedores de artesanato.

Como chegar lá?

O aeroporto mais próximo de Budva fica na cidade de Tivat (20 quilômetros). Para ir de Tivat a Budva, você pode pegar um táxi. Normalmente os taxistas esperam pelos passageiros na rodoviária. O preço médio de uma viagem de Tivat a Budva ronda os 12 e os 20 euros. Se você estiver viajando com uma empresa, essa opção será mais conveniente.

Se vierem sozinhos ou juntos, vale a pena fazer um pedido de transferência com antecedência. Se você tiver algum problema ou não pediu nada, é só esperar o ônibus mais próximo para Budva. Nos dias de verão, eles vão lá constantemente e com muita frequência. A viagem vai custar cerca de 3-5 euros e demorará cerca de 20 minutos. Não há nenhuma parada perto do aeroporto, você só precisa ficar na rodovia perto da estrada para o aeroporto e votar na passagem dos ônibus com a placa "Budva". Antes de viajar, certifique-se de verificar novamente se o ônibus está indo para onde você precisa ir.

Se o motorista não entender você, pode indicar a direção desejada ou local no mapa.

Via de regra, o ônibus pode fazer uma circular até outras localidades para buscar outros clientes, por isso é muito mais rápido pegar um táxi.

Avaliações

Todos os anos, centenas de turistas visitam os resorts de Budva, principalmente turistas dos países da CEI e do Leste Europeu. A maioria deles nota a transparência cristalina do Mar Adriático, a bela natureza com relevo rochoso e vegetação exuberante, bem como a maravilhosa infraestrutura das praias e da própria cidade.

Atenção especial deve ser dada às avaliações dos turistas sobre o patrimônio histórico de Budva. Muitas pessoas dizem que esta cidade antiga com suas ruas de pedra e casas baixas está envolta em segredos e mistérios antigos, e o resto em si é lembrado como uma espécie de aventura.

O lado financeiro da questão também é claramente rastreado nas avaliações dos visitantes do resort - muitos percebem que, para um resort localizado no sul da Europa, os preços são extremamente baixos e um bom nível de serviço.

Para uma visão geral da cidade e características do resto, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa