Boka Kotorska Bay: características, atrações, viagens e acomodações
A baía de Boko-Kototskaya é um lugar radiante e carinhoso com ventos quentes do sul. Suas margens são pontilhadas por cidades antigas em miniatura, vilas, igrejas ortodoxas, palácios, catedrais, belas baías e vegetação exuberante que trazem relaxamento e clima romântico. A história mais rica da região, a combinação ilimitada de muitos estilos arquitetônicos que vão além das ideias usuais, conferem-lhe uma singularidade especial, aquele mistério e energia que motiva os turistas que visitam estes locais de ano para ano.
Descrição
A Baía de Boka Kotorska é uma baía profunda (até 20 km) que se estende pelo território de Montenegro. Acredita-se que ele apareceu no local de um antigo cânion que já existiu aqui. Sua profundidade chega a 40 m, então mesmo grandes navios de cruzeiro podem facilmente passar pela baía quase até o fim.
A largura da baía no início chega a 3 km. A ilha de Mamula, as penínsulas de Lustica e Prevlaka com as fortalezas de Azra e Oshtro estão localizadas aqui. O ponto mais estreito (cerca de 300 m) é denominado Veriga. A Baía de Kotor é circundada por uma trilha costeira com 105,7 km de extensão, cujos trechos você pode se inspirar na beleza da baía de quase todos os ângulos. A baía em si consiste em 4 baías: Kotorsky, Risansky, Tivatsky e Herceg Novsky.
Cada um deles atrai com suas belezas e pontos turísticos especiais.
Não se pode deixar de lembrar uma série de ilhas que adornam a baía:
- "Theotokos no recife";
- Ilha das Flores;
- a ilha de St. Marko;
- Ilha da Misericórdia;
- a ilha de São Jorge.
Cada ilha respira história, lendas e tradições são compostas sobre elas.
O nome da Baía de Kotor é de origem veneziana, onde “Bocca” significa “boca” e “Kotor” deriva do nome da principal cidade da região - Kotor. Acontece que o continente de Kotor, engolindo o mar.
Numerosos assentamentos e vilas de pescadores estão espalhados por Kotor, onde pequenas indústrias são abundantes. Existem na região (inclui 3 municípios - Kotor, Tivat e Herceg Novi) fábricas de construção e reparação naval, portos e um aeroporto, que está convenientemente localizado na costa da Baía de Tivat.
A Riviera Boka Kotorska parece ótima do Monte Lovcen (1500 metros), de onde você pode ver todo o panorama desta baía, a maior da bacia do Mediterrâneo. Esta é uma bela baía pontilhada de pequenas cidades e mansões. A rica vegetação da paisagem, abundantemente coberta de ciprestes, oliveiras e limoeiros, e outras plantas mediterrâneas, apazigua.
Tudo isso contrasta misteriosamente com as íngremes encostas das montanhas, com suas cavernas e camadas cársticas. Uma imagem que não deixará ninguém indiferente.
Clima
Montenegro é caracterizado por 4 zonas climáticas: litoral, planalto rochoso, planície e planalto.
A estreita linha costeira da baía é caracterizada por características de um clima mediterrâneo típico - verões abafados e invernos úmidos e amenos. O verão é quente (em julho, em média 28-30 graus), a precipitação é pequena - 25-50 mm. O sol reina aqui cerca de 2300 horas por ano e os ventos de sul prevalecem quase todo o ano. Mesmo no inverno, o vento norte é raro.
Chuvas intensas são observadas de novembro a janeiro, quando 170-260 mm de precipitação caem mensalmente. As partes do norte da costa são mais chuvosas do que as do sul. Em janeiro, a temperatura média noturna não é inferior a 4-5 graus, durante o dia - 11-13 graus. Temperaturas congelantes são raras na região. A temporada de natação vai do final de maio a outubro, a temperatura da água é de 20-25 graus.
Devido às altas montanhas que cobrem cuidadosamente a área, a região de Kotor tem um clima ameno e quente. Ocasionalmente, especialmente no inverno, massas de ar superam a barreira da montanha e a baía é coberta por uma cortina de chuva. No verão, ventos imprevisíveis podem formar neblinas matinais. O fortalecimento dos ventos é extremamente típico dos lugares estreitos da baía (Veriga e a cidade de Perast).
É por causa desses ventos que às vezes faz frio em algumas partes da região até mesmo em junho.
Não há correntes formadas ou estabelecidas na Baía de Kotor. Eles são todos mutáveis e dependem do tempo de vazante e fluxo. No verão, a velocidade de seu fluxo aumenta. No sul da baía, o fluxo noroeste se move a uma velocidade de 1 km / h. Escoamentos de maior velocidade - até 4 km / h, se formam após fortes chuvas e se deslocam da baía até sua entrada. Portanto, a temperatura da água na baía flutua e depende diretamente da localização específica, da velocidade atual e do relevo subaquático. Águas mais quentes são observadas em Boka, Budva, Petrovac e outros lugares.
Por exemplo, de acordo com algumas observações, no final de julho na Riviera de Budva, com a chegada de uma corrente fria, a água fica mais fria por vários dias.
O que ver?
Apesar do universalismo de resort bastante pronunciado da região, o fator histórico dominante, a abundância de atrações e belezas naturais fizeram da Baía de Kotor uma Meca do turismo educacional.
A principal cidade da baía e do porto marítimo é Stary Kotor. Navios de cruzeiro e iates vêm aqui. A parte antiga da cidade está localizada no sopé do Monte Lovcen e está sob a proteção da UNESCO. Ela é tão bonita que é chamada de “a noiva do Adriático”. Vale ressaltar que não existem ângulos retos no planejamento da cidade e de suas casas.
Portanto, os arquitetos medievais, sendo supersticiosos, decidiram evitar qualquer diabrura.
Durante quatro séculos, a cidade fez parte da República de Veneza, o que é claramente evidenciado pelo seu estilo arquitetônico.O legado do domínio austro-húngaro de Kotor continuou sendo a prisão e o teatro de Napoleão após uma curta ocupação pelos franceses.
Em Kotor, vale a pena visitar a Torre do Relógio e o pilar da vergonha, de onde os criminosos foram condenados ao ostracismo. Monumentos arquitetônicos são a Catedral de São Trifão, a Igreja de São Lucas (século XII), o Museu Marítimo é extremamente informativo. É incrível a fortaleza de São João, onde, superando 1400 degraus, é possível não só verificar o nível de sua aptidão física, mas também obter prazer estético nas belezas que a rodeiam.
Os habitantes de Kotor têm uma preferência clara pelos gatos: museus, galerias de arte, lojas de souvenirs e até uma praça são dedicados a eles.
Perast é o local de nascimento dos habilidosos capitães e almirantes de Bokel da frota czarista russa. Sua vista aconchegante e um tanto parecida com a de um brinquedo em uma das colinas da baía é simplesmente tocante. O lugar tem uma aura criativa. É uma cidade de poetas, escritores e artistas.
Escalando a fortaleza de Santa Cruz, pode-se apreciar de vários ângulos toda a beleza e encanto deste lugar. A própria fortaleza foi erguida no século XVII às custas dos moradores da cidade e sua torre sineira tem 55 metros de altura.
O museu, instalado no antigo palácio do famoso navegador Bujovic, do século 17, também é bom aqui. Popular no museu são exposições sobre estaleiros, batalhas navais com os turcos, boiardos russos de Pedro I, que foram treinados por lobos marinhos locais.
Não muito longe, em frente a Perast, duas ilhas famosas se erguem na névoa do mar - a Virgem no Recife e São Jorge.
A primeira, a ilha da Virgem, é de origem humana. Segundo a lenda, dois irmãos encontraram neste local um ícone da Mãe de Deus, que agora se encontra na igreja, sendo o guardião de Perast. Nas paredes da igreja existem azulejos de prata e ouro deixados pelos marinheiros antes das campanhas. A igreja impressiona com dezenas de pinturas pintadas no século 17 pelo famoso mestre Tripo Kokolya.
A segunda ilha é famosa pelo cemitério dos capitães e famosos habitantes de Perast. A famosa abadia beneditina também está localizada aqui.
Os numerosos nomes de Herceg Novi falam por si - a Cidade dos Mil Passos, o Jardim Botânico de Montenegro, o balneário favorito da intelectualidade iugoslava. A cidade está localizada em uma colina, os numerosos caminhos da cidade consistem principalmente em degraus.
Esse detalhe interessante deu origem à piada popular de que é justamente a abundância de degraus da cidade que explica a magreza incomum das garotas locais.
O Jardim Botânico Herceg Novi também é feito pelo homem - a maioria das plantas exóticas foram trazidas para cá por marinheiros de todo o mundo. O aterro de 7 quilômetros da cidade leva ao vilarejo de Igalo, onde fica a dacha "Galeb" de Josip Tito. Agora eles conduzem excursões lá. Igalo é famosa pelo centro médico de S. Milosevic com as fontes minerais e lama mais úteis.
O centro da cidade mergulha você na misteriosa Idade Média. Aqui você encontrará uma imponente torre do relógio turco, várias igrejas e 3 fortalezas. O diretor Emir Kusturica foi batizado no mosteiro Savino em 2005.
Do outro lado da baía, em frente a Kotor, fica a antiga cidade de pescadores e capitães - Prcanj. O navegador Prcanj Ivo Vizin foi o sexto no mundo a fazer uma volta ao mundo no navio "Splendido".
Hoje, esta vila turística é conhecida por sua majestosa Igreja Católica da Virgem, que foi construída por mais de 120 anos (os venezianos começaram, e terminaram com os austro-húngaros). De acordo com uma versão, o templo foi encomendado pelos Cavaleiros da Ordem de Malta. O templo é aberto nos feriados.
Há um aeroporto em Tivat que aceita aviões fretados. Aqui, o porto de iates está cheio de velas coloridas com boutiques e restaurantes para todos os gostos. Porto Montenegro se assemelha a Nice ou Mônaco e não parece pior do que a Cote d'Azur.
O Museu do Patrimônio Naval do Arsenal localizado aqui é extremamente informativo.Um dos dois submarinos do porto pode ser acessado em uma visita guiada. O museu exibe exposições dos tempos da Áustria-Hungria e da Iugoslávia.
Mountain Stoliv é um vilarejo abandonado único escondido na Península de Vrmac nas montanhas pitorescas a uma altitude de 240 metros. O caminho para a aldeia passa pela aldeia de Nizhniy Stoliv ao longo de uma antiga estrada de pedra através de um bosque de castanheiros. A aldeia destaca-se pelo facto de ter sido fundada no século XIV e ser mencionada nas crónicas históricas de 1326.
Praticamente não há habitantes na vila, ela está em um estado degradado. Uma vista deslumbrante da baía se abre a partir daqui.
É interessante que o nome "Stoliv" esteja associado a uma antiga e bela tradição. O fato é que um cara que decidiu se casar teve que plantar 100 oliveiras antes do casamento. Só depois disso ele teve permissão de conduzir a noiva ao altar. Existem duas igrejas na aldeia - St. Anne e St. Elijah.
As excursões oferecidas em Kotor cobrem todo o esplendor turístico da Riviera. Tudo isso pode ser percorrido de bicicleta e tirar fotos maravilhosas.
As praias de Kotor, como já foi referido, não são o principal incentivo para os turistas virem a esta região. Não há linhas de praia de areia dentro da cidade. Uma parte significativa da costa é ocupada pelo porto.
A praia mais ou menos ampla mais próxima fica em Dobrota (4 km ao norte da capital), é uma série de áreas de seixos e concreto com fungos e espreguiçadeiras. Na baía, é um dos pontos de banho mais visitados localizados próximos à cidade.
Uma boa área de praia com seixos e águas cristalinas turquesa está localizada nos arredores da aldeia de Doni Orahovets. A encosta costeira do local permite que as crianças nadem com segurança.
Depois de dirigir mais 2 km, chegaremos à cidade de Bayova Kula com uma área de espreguiçadeiras bem equipada e uma costa imaculada com pequenos seixos.
Uma área de praia popular na região de Perast tem 320 metros de comprimento, que inclui uma série de plataformas de pedra instaladas e equipadas com espreguiçadeiras. Aqui você pode mergulhar com prazer.
A praia de Kotor, completamente cheia de seixos e bastante longa, é Risan, localizada perto de Perast. É caracterizado por uma variedade de atrações.
Morinj é talvez o lugar mais remoto para recreação aquática na baía - soberbamente equipado e permitindo que você se retire.
Na margem esquerda, perto da capital, você pode relaxar alegremente nas áreas de praia do Cabo Marko e perto da vila de Doni Stoliv.
Pequenas areias e seixos na região de Budva, Herceg Novi, Tivat, Petrovac são mais adequados para crianças. O litoral dessas cidades é caracterizado por uma descida vagarosa na água sem pausas e pela presença de vários atrativos.
Não se deve escolher locais para recreação aquática próximos às instalações portuárias, muitas das quais existem na Riviera, onde a água obviamente não será limpa.
Os pontos de natação mais selvagens e isolados da cidade são mais acessíveis por transporte público e, em seguida, basta caminhar.
As águas da baía são ricas em peixes, então pescar em Kotor é ótimo. As fazendas de ostras também são conhecidas por seus estoques. Você pode pescar nas agências de viagens existentes aqui, mas também pode negociar por uma pequena taxa com os pescadores locais. Os locais são fluentes em russo e não é difícil organizar a pesca para eles.
Os gourmets deliciam-se com as refeições em uma das fazendas de ostras (diferenciadas por bóias amarelo-laranja). Junto à baía, num ambiente especial e com estilo, poderá saborear as mais frescas ostras e outros animais marinhos a um preço económico.
Como chegar lá?
Até mesmo o mapa nos mostra lindamente a Baía de Kotor, no oeste de Montenegro, na forma de uma grande borboleta. Você pode chegar ao local, principalmente sem se cansar, de transporte público. É fácil chegar à cidade de Podgorica (capital de Montenegro) ou do aeroporto de Tivat. É conveniente alugar um carro, mas devido ao terreno montanhoso íngreme e difícil da estrada, esta opção não é aceitável para todos.
Uma opção interessante para excursões individuais.
Para muitos turistas, a melhor maneira é chegar à baía como parte das excursões marítimas em grupo "Boko-Kotorska Bay". Além disso, esta não é apenas uma oportunidade de ver as belezas da baía do lado do navio, mas também de obter informações sobre os propósitos e possibilidades de sua viagem.
Onde ficar?
O turismo é uma das principais fontes regionais de receita em Kotor. Possui uma infra-estrutura turística desenvolvida, que é criteriosamente, criteriosa e constantemente melhorada pelas autoridades locais. Portanto, a questão de viver neste caso soa retórica. Tudo depende do gosto, das solicitações e da capacidade financeira dos turistas.
A escolha dos locais para ficar na Baía de Kotor é representada por uma ampla oferta hoteleira e hoteleira, tradicionalmente diferenciada pelo número de estrelas, mas sempre com um serviço de alto nível. Para os amantes de férias de lazer e elite, 10 hotéis oferecem seus serviços em hotéis 5 estrelas.
Hotéis de classificação inferior com uma ampla localização geográfica na região são representados pela seguinte lista:
- 4 * - 40 hotéis;
- 3 * - 45 hotéis;
- 2 * - 10 hotéis;
- categoria apts (apart-hotel) - 24 hotéis;
- categoria hv2 (aldeamento turístico, "hotel clube" corresponde a hotéis de 2ª categoria) - 1 hotel.
Os valores apresentados são aproximados, mas correspondem ao quadro geral das possibilidades de alojamento dos turistas.
Veja o próximo vídeo sobre a Baía de Boka Kotorska, suas características e pontos turísticos.