Aeroporto da cidade de Tivat: onde está e como chegar?
Montenegro tem se tornado um destino cada vez mais popular para o turismo de praia nos últimos anos, por isso vale a pena aprender um pouco mais sobre este país antes de viajar. Por exemplo, muitos voos para este país chegam ao aeroporto de Tivat - se o seu conhecimento geográfico não for tão limitado, você sabe que esta não é a capital. Assim, um viajante que está acostumado a pensar por conta própria pergunta onde vai parar em um país desconhecido e não é melhor voar para Podgorica, que é a capital. Vamos tentar resolver as coisas em ordem.
Informação geral
A primeira coisa a dizer é que existem apenas dois aeroportos internacionais em Montenegro, portanto, do exterior você pode voar para a capital Podgorica, ou, de fato, para Tivat... Ao mesmo tempo, não se apresse em repreender as transportadoras aéreas - se você estiver viajando apenas por uma questão de férias na praia, será muito mais fácil chegar à maioria dos resorts montenegrinos a partir daqui. No entanto, falaremos sobre isso com mais detalhes um pouco mais tarde.
Pela primeira vez neste local, uma aparência de aeroporto foi inaugurada após a Segunda Guerra Mundial, mas naquela época não havia necessidade de um grande destino internacional para turistas - a estrutura socialista da então Iugoslávia não contribuía realmente para o internacional turismo em tudo. No início, o campo de aviação foi concebido mais como um campo de treinamento para pára-quedistas, tanto civis quanto militares. No entanto, as autoridades locais decidiram que a pista não deve ficar ociosa sem voos regulares, e em 1957, a primeira rota de passageiros para Belgrado, agora capital da vizinha Sérvia, apareceu aquie, em seguida, a antiga capital de toda a Iugoslávia unida. Esta rota ainda é explorada ativamente.
Incapaz de se tornar um centro turístico internacional de pleno direito, o Adriático montenegrino, por outro lado, tornou-se cada vez mais interessante para os próprios cidadãos da Iugoslávia, que não era um país tão pequeno. Desde 1968, mais duas rotas foram adicionadas, então consideradas internas - para Zagreb e Skopje (hoje essas são as capitais da Croácia e da Macedônia do Norte, respectivamente). A consciência das autoridades de que o aeroporto está se tornando cada vez mais popular é evidenciada pela construção de um novo terminal aeroportuário aqui, inaugurado em 1971. Junto com ele, eles construíram uma pista de asfalto totalmente desenvolvida com 45 metros de largura e dois quilômetros e meio de comprimento.
Tanto na época da Iugoslávia quanto hoje, cerca de 80% de todas as chegadas e partidas ocorrem no verão. Isso se deve ao fato de que Tivat está localizada em uma cidade relativamente pequena, longe das megacidades, mas não muito longe de vários resorts populares. A programação de seu tráfego de passageiros mostra claramente os períodos de pico de carga e tempo de inatividade relativo, mas em geral o aeroporto é capaz de funcionar de forma muito produtiva, atendendo a até 6 voos por hora. Em 2018, esses air gates movimentavam 1,25 milhão de passageiros - o dobro da população deste pequeno país.
Apesar de toda a sua popularidade, Tivat parece ser um aeroporto internacional bastante incomum, já que basicamente não funciona à noite. O motivo é simples e até trivial - ao longo das décadas de existência, a pista não se preocupou em se equipar com iluminação. Foi planejado para levar a cabo a modernização correspondente em 2009, mas a partir de hoje, as coisas não foram além do planejado. Mas, em um futuro próximo, eles agora querem construir um novo terminal que seja capaz de lidar com o aumento acentuado do tráfego de passageiros - talvez então eles comecem a iluminar.
Procedimento de registro
Se você já voou de avião pelo menos uma vez, o aeroporto de Tivat dificilmente o surpreenderá com outra coisa senão seu tamanho modesto. Em todos os outros aspectos, esta é uma estação aérea completamente típica - por exemplo, há um aluguel de carro para chegadas e duty-free obrigatório para aqueles que voam para longe. Em geral, os procedimentos a serem seguidos na utilização do aeroporto são padrão. Aqui estão algumas dicas para iniciantes:
- fique sentado na cabine da aeronave até que o navio pare totalmente e a tripulação avise que você pode sair;
- descendo a escada, você precisa chegar ao saguão de desembarque, no entanto, não há ônibus especiais, como nos grandes aeroportos, então prepare-se para ir a pé - felizmente, será relativamente perto aqui;
- no saguão de desembarque, deve passar pelo controle de fronteira de acordo com as regras estabelecidas no quadro das relações bilaterais entre o Montenegro e o país cujo passaporte você apresenta;
- bagagem pode ser obtida aqui;
- após a conclusão de todas as formalidades, você pode ir para o saguão principal, passar pelo lado sul do terminal até a rua e depois seguir conforme seus próprios planos.
Para quem está voando, as regras também são bastante comuns, para um viajante com experiência elas não parecerão estranhas:
- você precisa chegar ao terminal pelo menos duas horas antes da partida, especialmente se você estiver saindo no meio da temporada turística;
- a entrada de saída é pelo lado norte do prédio, no interior é necessário encontrar um balcão de check-in desocupado ou fazer fila se todos estiverem ocupados;
- check in para embarque, check in e check in de malas e malas grandes como bagagem;
- realizar todos os trâmites necessários com os guardas de fronteira locais - em especial, passar por inspeção pré-voo para verificar a legalidade de sua saída e a ausência de itens proibidos de exportação, passar também pelo controle de passaportes;
- Com base nos resultados da aprovação em todas as verificações, você deveria ter recebido um cartão de embarque especial - você precisa mostrá-lo aos funcionários na entrada do avião para provar que os guardas de fronteira não têm reclamações sobre você.
Direção do vôo
O horário e o conjunto de instruções no aeroporto de Tivat mudam regularmente, já que é um aeroporto internacional bastante movimentado, especialmente na escala de um país tão pequeno. As autoridades locais têm feito muito para o desenvolvimento da indústria do turismo montenegrina, o país recebe com prazer hóspedes estrangeiros, portanto, no verão, a escolha dos destinos de viagem impressiona. Mas no inverno é impossível chegar aqui diretamente de qualquer aeroporto, exceto Belgrado e Moscou Sheremetyev, mas os aviões voam para esses pontos durante todo o ano e com bastante frequência.
No verão, Tivat literalmente ganha vida, então não é mais necessário ir a Moscou para voar aqui. A lista de destinos para os russos está se tornando muito mais ampla - voos sazonais e fretados agora também voam para São Petersburgo, e dois outros aeroportos de Moscou, Domodedovo e Vnukovo, também estão conectados. Esses voos são operados pelas companhias aéreas russas e pela Montenegro Airlines.
Se você estiver viajando, pode estar interessado em alguns outros destinos para os quais vão voos diretos. Observe que a programação atual pode mudar quase todas as semanas, mas, em geral, de abril a outubro, você pode usar rotas para os seguintes países e regiões:
- Ucrânia (Boryspil, Kiev, Kharkov, Odessa, Dnipro);
- outros países pós-soviéticos (Moldavian Chisinau, Armênio Yerevan, Azerbaijani Baku, Estonian Tallinn);
- Polônia (Varsóvia (Chopin), Katowice, Poznan);
- Alemanha (Dusseldorf, Frankfurt, Munique, Hanover, Leipzig / Halle);
- Europa Ocidental (Bélgica Belga, Londres Britânica (Gatwick) e Manchester, Genebra Suíça, Amsterdã holandesa e Eindhoven, Paris francesa);
- Europa do Norte (Estocolmo e Gotemburgo suecos, Copenhague dinamarquês, Helsinque finlandês, Oslo norueguês);
- Oriente Médio (Emirados Dubai e Tel Aviv israelense (Ben Gurion).
Graças à variedade de destinos, chega a Montenegro um grande número de turistas, mesmo provenientes de países e cidades onde não existe ligação aérea direta. Em geral, o aeroporto de Tivat está conectado com todos os principais centros logísticos europeus, portanto, normalmente você pode chegar aqui de qualquer cidade que tenha seu próprio terminal aéreo com no máximo uma troca.
Layout e serviços do aeroporto
A grande vantagem do terminal aéreo em Tivat é que ele é muito pequeno e, portanto, não é realista se perder aqui - você simplesmente não terá muitas opções de caminhos errados para virar na direção errada. A grande desvantagem do mesmo edifício é que com a atual intensidade de obras, o aeroporto desta pequena cidade ainda é profundamente provinciano em termos de nível de serviço, e não há razão para contar com um serviço decente aqui.
Como este aeroporto é utilizado apenas por quem acabou de sair do quarto do hotel, ou por moradores locais, ainda não apareceu algo como um banho de chuveiro no aeroporto. Você pode comer algo em um café local, mas também não há estabelecimentos de alimentos de nível superior como um restaurante aqui. Não existem áreas especiais de lazer - no interior do salão para a grande multidão de turistas, regularmente observado nos últimos anos, são disponibilizadas apenas algumas cadeiras, o que cria um aumento da procura dos serviços de um café onde ainda se pode sentar. Por esta razão viajantes experientes geralmente desaconselham chegar ao aeroporto de Tivat com antecedência - claro, é melhor não se atrasar e fazer todos os procedimentos sem pressa indevida, mas nem todo mundo vai gostar de ficar duas horas ou mais em pé.
Pode navegar no próprio edifício e no exterior com a ajuda de códigos colocados em todo o lado, que explicam numa linguagem de símbolos acessível a um falante nativo de qualquer língua, onde se encontra a infra-estrutura de interesse. Como você já entendeu, há muito pouco disso aqui, então é realmente difícil se perder aqui - a menos que você fique sinceramente surpreso por não conseguir encontrar um depósito. A razão, infelizmente, não está em sua incapacidade de navegar, mas no fato de que também não está neste aeroporto incrível.
Depois de tudo isso, não é surpreendente que nem no aeroporto de Tivat nem nas imediações não há nada como um hotel ou qualquer outro lugar para passar a noite... Em princípio, essa infraestrutura não é realmente necessária aqui, uma vez que não há voos noturnos, e na chegada ou antes da partida é melhor passar a noite em um hotel pré-reservado no resort que você escolheu em casa - felizmente , em Montenegro eles não sabem sobre grandes distâncias.
O que as autoridades locais cuidaram foi do quarto da mãe e do filho - encontra-se no segundo edifício da estação, junto ao café e à sala de espera. Recentemente, eles até colocaram camas aqui, que uma mãe e um bebê podem solicitar. Teoricamente, até qualquer outra pessoa pode se deitar aqui, mas nem todas as pessoas comuns sabem dessa inovação ainda, e descansar na companhia de bebês chorando nem sempre é tão atraente.
Se o resto da infraestrutura for ruim, então tudo é feito muito bem para as crianças e seus pais. Por exemplo, há uma cozinha próxima, onde você pode aquecer a fórmula para o seu bebê, e há uma pequena sala de jantar. Naturalmente, também há trocadores, bem como móveis para guardar diversos artigos de higiene.
Se uma criança já passou da infância, isso não significa que ninguém está interessado em suas necessidades. Por exemplo, também existe uma pequena biblioteca infantil nas proximidades, cujo acesso é gratuito. Ao mesmo tempo, os pais podem até viajar um pouco por conta própria, deixando a criança no quarto dos filhos sob a supervisão de um educador profissional. Essa opção é muito conveniente para quem deseja visitar o free shop ou decidir o assunto com um carro alugado. É verdade que o ingresso neste quarto ainda não é tão simples - o bebê só poderá ali mediante exame médico e a presença do atestado apropriado, mas por outro lado, todo esse procedimento pode ser rapidamente aprovado logo no centro médico da estação.
Apesar de todos os seus antiquados e da falta de muitas comodidades básicas, o Aeroporto de Tivat estava equipado com Internet sem fio. Pelos padrões da maioria das pessoas modernas, a comunicação aqui não brilha com velocidade em tudo, mas quando não há praticamente nenhum outro entretenimento, até mesmo esse bônus parece muito importante.
Muitos habitantes locais, especialmente motoristas de táxi, estacionam em frente ao prédio do aeroporto sem entrar em um estacionamento pago. De acordo com alguns turistas, é difícil encontrar um lugar para você, mas ainda é possível. A polícia local não parece fazer comentários sobre este assunto, mas só você decide se o faz. Quanto ao estacionamento pago, é relativamente pequeno - um pouco mais de duzentos carros e uma dúzia de ônibus podem ser acomodados aqui ao mesmo tempo. A julgar pelas avaliações, com um desfasamento inferior a um quarto de hora, não se paga nada, no futuro o pagamento é calculado a partir de 60 cêntimos de euro por hora.
Onde está localizado e como chegar lá?
O aeroporto de Tivat está localizado às margens da Baía de Kotor, nos arredores da cidade de mesmo nome. A distância até o centro da cidade é de apenas alguns quilômetros, então você pode cobrir a distância da maneira mais conveniente - levará muito pouco tempo de táxi, ônibus regular ou carro alugado. Ir de outras cidades também não é tão difícil - o fato de ser um dos únicos dois aeroportos internacionais do país afeta, mas falaremos mais sobre isso depois. É importante notar que a movimentada rodovia que liga a cidade de Tivat ao resto de Montenegro corre literalmente a cem metros do edifício do terminal.
Se você olhar para o mapa, Tivat está localizado na parte sudoeste de Montenegro, relativamente perto (mas do outro lado da baía) da fronteira com a Croáciabem como a Bósnia e Herzegovina. Via de regra, o turista de praia vai para um lugar mais distante, mas se não estiver viajando com voucher de agência de turismo, não deixe de ir até a própria cidade - com modesta população de 13 mil habitantes em todo o município, inclusive no aldeias vizinhas, há simplesmente uma concentração incrivelmente alta de atrações. A propósito, a praia mais próxima fica logo atrás do aeroporto, e a própria cidade e seus arredores podem deliciar o viajante com paisagens montanhosas pitorescas, água quente na baía e arquitetura antiga, pois o assentamento neste lugar existe há mais de 2 mil anos.
Como chegar a outras cidades?
É bastante óbvio que um milhão e um quarto de passageiros por ano é demais para um Tivat dez mil. As agências de viagens utilizam este aeroporto como o mais próximo de muitos outros resorts, como o popular Budva, e se você estiver viajando de forma organizada, com voucher, provavelmente haverá um traslado para o hotel. Se você é um viajante independente, preste atenção aos ônibus, táxis ou a possibilidade de alugar um carro.
O autocarro é considerado a solução mais económica, o seu custo é a partir de 2 euros por pessoa. A parada no aeroporto parece um cogumelo amarelo característico, mas o aeroporto em si não é o destino final para nenhuma rota - há todas as que passam. O transporte terá que ser retardado levantando sua mão - ele não irá parar, mas não se recusará a desistir de um viajante desejoso. O intervalo de movimento é de cerca de meia hora. A direção para Budva, Kotor, Podgorica e a maioria dos outros resorts famosos sugere que você nem precisa atravessar a rua do aeroporto, Tivat em si está, portanto, na direção oposta.
Os taxistas esperam por si mesmo em frente ao aeroporto, o embarque custa a partir de 0,5 euros, depois tem de pagar a partir de 80 euros por quilómetro. Turistas experientes alertam que, no pico da temporada, os motoristas costumam cobrar preços inflacionados, portanto, para uma viagem de 40 minutos, o custo pode chegar a várias dezenas de euros. Para evitar cobranças extras desnecessárias, é aconselhável reservar com antecedência o táxi pelo site - lá o preço é fixo, e você pode escolher a capacidade de passageiros do carro, além de outras conveniências, como ar condicionado funcionando.
Se pretende deslocar-se livremente pelo país, determinando de forma independente a rota a qualquer hora do dia, seria mais prático alugar um carro. Este serviço é prestado directamente no aeroporto, mas no verão é melhor efectuar a encomenda com antecedência ligando para o número de contacto, caso contrário poderá não haver transporte gratuito na hora certa. O custo deste serviço varia entre os 12 e os 20 euros por dia, dependendo tanto do modelo de viatura escolhido como da empresa que efectuou o transporte, uma vez que a concorrência pelo cliente é aqui bastante elevada.
Dicas de viagem para Tivat no vídeo abaixo.