Como restaurar uma mala velha com as próprias mãos?

Nos tempos soviéticos, as malas eram um acessório muito popular. Mas, com o advento das bolsas de viagem modernas, muitas malas velhas estão juntando poeira nas sacadas e nos mezaninos. Se você tiver tempo e vontade, qualquer mala velha pode ser restaurada. Para isso, é necessário preparar alguns dispositivos e pensar com antecedência no design do futuro produto.


O que é necessário?
Para tornar o processo de restauração o mais conveniente possível, é recomendável adquirir com antecedência tudo o que for necessário. Então, para consertar uma mala velha, você precisa preparar:
- esmalte acrílico;
- massa de madeira;
- cola especial "Cosmofen";
- um pequeno pedaço de lixa;
- fita adesiva;
- tinta acrílica em spray;
- faca de papelaria;
- contas usadas em uma linha de pesca;
- um pedaço de tecido grosso;
- o padrão desejado, impresso em papel fotográfico do tamanho desejado;
- escovas;
- tesoura;
- verniz semi-mate;
- pátina.




Também é recomendável cuidar da segurança de suas próprias mãos - use luvas de silicone ou borracha.
Além do mais, você deve primeiro preparar a própria mala, que está planejada para ser restaurada. Deve estar limpo e seco. Além disso, não deve apresentar danos significativos. Se a mala tiver buracos, não faz sentido restaurá-la para um estado não reparado.


Principais trabalhos
Se a mala estiver em boas condições externas e técnicas, você pode restaurá-la em casa com suas próprias mãos. Antes de passar para a parte mais interessante da restauração - a decoração, você deve primeiro preparar a mala. Mesmo que o produto inicialmente parecesse bom, ficou bastante empoeirado com o passar dos anos, por isso precisa ser limpo de maneira adequada.


Se durante a inspeção visual houver pouco pó, basta pegar uma escova de cerdas macias e percorrer toda a superfície. Atenção especial deve ser dada a áreas contaminadas individuais.


Se a sujeira for mais severa, você pode preparar uma solução de sabão e usar uma esponja macia ou um pequeno pedaço de feltro para limpar a sujeira. É muito importante secar bem a mala a seguir. É melhor secar naturalmente dentro de alguns dias. Mas se você planeja usar um secador de cabelo para secar, é necessário monitorar cuidadosamente o processo.
Algumas partes da mala podem ficar irremediavelmente deformadas devido à exposição a altas temperaturas.

Como decorar?
Existem muitas maneiras de decorar uma mala velha. Dependem da disponibilidade de determinados materiais, bem como da preferência individual e da imaginação de uma pessoa. Como exemplo, considere uma das master classes mais atraentes.


Inicialmente, você precisa pensar em um desenho que ficará na superfície da mala depois que todo o trabalho de restauração for concluído. A primeira coisa a fazer é colar as contas da linha de pesca na mala. Isso deve ser feito com uma cola especial chamada "Cosmophen". Você deve trabalhar com ele com extrema cautela, pois é venenoso e representa uma ameaça potencial para os seres humanos.


É melhor que o trabalho com esta cola seja feito ao ar livre ou pelo menos em local ventilado. No processo de trabalho, a cola não deve cair em áreas abertas da pele, bem como nas mucosas.
Quando as contas estiverem seguras no lugar, é hora de começar a fazer os patches. Provavelmente, em qualquer mala velha, há vários lugares que precisarão ser remendados um pouco. Para isso, recomenda-se levar um pedaço de material denso previamente preparado.


O número necessário de remendos do tamanho necessário deve ser cortado do material. Você precisa colá-los à mala usando massa de madeira. O processamento com a mesma composição ajudará a eliminar as irregularidades resultantes. A massa seca por muito tempo. Em alguns casos, você terá que esperar de 12 a 24 horas. Mas aqui é melhor não arriscar e deixar os adesivos secarem bem. Caso contrário, no futuro, eles podem simplesmente ser derrubados e todo o trabalho será arruinado.


Após a fixação dos remendos, o preenchimento deve ser limpo com lixa. Se possível, os locais das irregularidades devem ser o mais lisos possível.
Use tinta acrílica spray como base e para pintar a mala. A cor depende do desejo pessoal. É melhor aplicar a tinta em duas camadas. Quando as duas camadas estiverem bem secas, a tinta não grudará, pode-se prosseguir para a etapa mais importante da restauração, que consiste em transferir um desenho em papel fotográfico para uma mala.


Antes de finalmente corrigir o desenho, é necessário ajustá-lo corretamente no tamanho novamente. Se você tem certeza de que o tamanho do padrão é ideal para a superfície a ser tratada, você pode colá-lo.


Para uma fixação segura do desenho, é necessário revesti-lo corretamente com verniz acrílico no verso. A mesma substância ao longo do contorno deverá ser aplicada à própria mala. Alguns segundos após a aplicação, a imagem pode ser colada. É importante certificar-se de que o desenho está distribuído de maneira uniforme, todas as bolhas de ar que se formaram devem ser tentadas para ser alisadas.


Em seguida, após alguns segundos, a folha de papel fotográfico deve ser removida e a primeira camada de verniz semi-fosco deve ser aplicada na impressão resultante. Em seguida, você pode caminhar sobre ele com uma lixa de modo suave e, em seguida, deixá-lo secar um pouco. As próximas camadas devem ser aplicadas da mesma maneira. No total, para obter o efeito máximo, deverá aplicar 4-5 camadas de verniz semibrilhante.
Um ponto importante! A limpeza com lixa só é permitida após cada camada estar completamente seca.

Se a borda da imagem não estiver bem definida, você pode tentar mascará-la. Para fazer isso, pegue um lápis comum e caminhe ao longo do contorno do desenho aplicado.
Vale ressaltar que é melhor secar tal decoração na posição horizontal. Já após a secagem final do enfeite, é possível envelhecer visualmente a coisa. Para isso, a tinta acrílica deve ser diluída em água, aplicada e, em seguida, enxugada imediatamente.

Você pode se familiarizar com algumas das nuances da restauração da mala assistindo ao vídeo a seguir.