Tudo sobre relógios antigos
Os cronógrafos antigos na era da "digitalização" adquirem seu valor especial. Usar acessórios de estilo vintage hoje em dia é considerado chique e o cúmulo do gosto estético. Mas para não se meter em confusão, você precisa entender os recursos e ser capaz de reconhecer relógios antigos.
O que é isso?
A primeira coisa a saber é a idade da coisa. Tudo o que surgiu nas últimas décadas é classificado como moderno, mas o que tem mais de meio século é praticamente antiguidade. Uma coisa considerada vintage não tem menos de 30 anos e não tem mais de 60 anos.
Outro item é reconhecido como vintage se refletir uma determinada época, seu estilo ou a direção da moda daquela época, carregue, por assim dizer, uma carga semântica. Por exemplo, relógios vintage, tão populares na década de 70 da URSS, hoje estão novamente no auge da moda, enfatizando o status e o gosto refinado de seu dono.
Esses cronógrafos inauguraram a era dos relógios de quartzo, que substituíram os relógios mecânicos. Ter um relógio assim no pulso hoje significa usar a marca da história que transmite o espírito e a habilidade da relojoaria daquela época.
E se também é uma joia retrô de herança, então não há preço para este acessório. Muitas pessoas em busca de relógios antigos visitam leilões de relógios e casas de penhores, considerando-os um bom investimento - com o tempo, esses cronógrafos se tornarão antiguidades e ficarão muito mais caros.
Mas como reconhecer tal relógio? É simples: fabricantes de relógios antigos como Pavel Bure, IWC, Longines, Omega e outros gravaram sua marca na parte de trás da tampa. Seus produtos também têm funções bastante complexas para essa época: são equipados com despertador, calendário e até mesmo um indicador das fases lunares.
As empresas modernas também podem produzir relógios antigos.Para a confecção de modelos retrô em estilo vintage, utiliza-se não apenas aço e ouro, mas também bronze.
Ele tende a escurecer com o tempo e dá à caixa uma aparência vintage velha (gasta).
Os relógios vintage também podem ser reconhecidos pelo mostrador, que é coberto com esmalte, papel ou pátina. Neste último caso, é um revestimento fino, que é obtido naturalmente - por oxidação do cobre ou de uma liga de metais, ou pela criação de um efeito de envelhecimento artificial no mostrador.
Todos os dispositivos de medição de tempo do passado são simples e diretos. Uma pulseira de couro envelhecida artificialmente também completará o visual vintage do produto.
Esse detalhe não deve ser esquecido ou você não vai acabar com uma verdadeira peça vintage.
O que eles são?
Talvez você deva começar sua coleção de relógios antigos com relógios de bolso em uma corrente. Seu corpo era feito de latão e cobre, tais foram usados por nossos avós e bisavôs até a década de 40 do século passado, quando várias modificações para o uso no pulso já começavam a deslocar esses espécimes.
Pareciam em uma caixa com um botão de fábrica para abrir a tampa. Uma corrente resistente servia para prendê-los no bolso (para isso, nossos ancestrais usavam um alfinete comum), e para que fosse conveniente retirá-los.
Bolsos especiais para relógios começaram a ser costurados sob tais relógios em jaquetas. Os relógios de bolso eram produzidos com três mostradores, eram de diâmetros diferentes, mas os indicadores médios são de 5 centímetros de diâmetro, 1,65 cm de espessura, tal relógio pesava 75 g mais 10 g - o peso da corrente, que tinha 27,5 cm de comprimento. As mulheres usavam tal relógio no pescoço.
Entre os relógios retro, existem muitos relógios de pulso para homem e mulher com uma pulseira larga de couro ou de metal. Possuem mecanismos mecânicos, de quartzo ou digitais (eletrônicos). Entre os antigos, destaca-se o relógio de mesa e o relógio de parede com mostrador grande.
Em termos de formas, entre as peças do estilo retro, encontram-se relógios broche, cronógrafos, mecânicos com diversas complicações. Entre as inusitadas está a ampulheta.
Revisão de modelos populares
Que tipo de relógio vintage ter na sua coleção é uma questão pessoal, ninguém se atreve a impor esta ou aquela marca. Mas existem alguns modelos que colecionadores de todo o mundo estão perseguindo. Por exemplo, os relógios Speedmaster fabricados antes de 1970 são muito populares.
Eles contêm um movimento excepcional que difere dos movimentos de outros relógios da época. UMA o modelo inicial deste Rolex Speedmaster James Bond até apareceu nas primeiras fotos sobre o superagente nos braços do ator Sean Connery, que ganhou popularidade entre a população masculina do mundo.
Tradicionalmente, os relógios Patek Philippe ocupam as posições de liderança nos leilões de itens vintage. Deve-se dizer sobre as opções eletrônicas. Aqui, os líderes são cópias digitais retro da Casio. Eles apareceram na década de 80 do século anterior. Os modelos da série A151 chamaram a atenção com cronômetro, cronômetro, calendário automático e outros recursos de excelência tecnológica.
A Casio ainda produz cópias digitais vintage. O lendário relógio Montana com melodias integradas no módulo ainda é popular. Esses produtos são produzidos em sua forma original, assim como as cópias das flechas.
Mas devido ao facto de não existirem mecanismos antigos, mas sim de querer tornar os relógios vintage mais modernos, alguns fabricantes estão a melhorar os componentes técnicos das peças retro. Então, vintage "reinventou" a marca de relógios Jaeger-leCoultre, que lançou a série Polaris.
O icônico modelo Polaris Memovox apareceu em 1968 no valor de 2.000 cópias. Os modelos eram resistentes à água e avisavam ao mergulhador com um telefonema que o tempo previsto para o mergulho havia acabado. Para sua fabricação, foi utilizado aço.
Como escolher o caminho certo?
Ao escolher um relógio de estilo vintage, você precisa prestar atenção a alguns pontos importantes.
- Velhice dos mecanismos. Em todas as épocas existiram peças vintage decentes, mas os especialistas apontam os relógios retro dos anos 1960. Os produtos desse período são altamente confiáveis e têm um design elegante que é popular hoje. Esta era é considerada revolucionária na relojoaria, desde o início da era dos relógios de quartzo, que suplantou amplamente a mecânica até a categoria de colecionadores.
- Grande significado para uma época. Os relógios antigos devem ser de grande importância não apenas para o seu proprietário, mas também para a história como um todo. Devem personificar um evento que marcou época ou um fato histórico no desenvolvimento do fabricante. Como exemplo, você pode pegar a empresa Omega, que em 1966 lançou dois modelos: o Omega Cosmic e o Omega Seamaster 300. O primeiro era bem simples e custava cerca de US $ 200. O segundo relógio tinha um ótimo design e era resistente à água. Seu custo então atingiu US $ 3.000. O Omega Seamaster 300 é considerado um relógio vintage.
- Uma diferença rara. Os produtos retro devem ter algo que os diferencie da multidão. Eles podem no passado pertencer a uma pessoa famosa, se destacar com um design de mostrador exclusivo, ter, no final, um defeito de fábrica - todas essas e outras diferenças farão os dispositivos de medição do tempo únicos.
Aqueles que estão comprando relógios antigos pela primeira vez devem entrar em contato com os revendedores. Isso será mais seguro e você poderá saber com certeza que não comprou uma falsificação. Os revendedores encontram modelos originais que podem ser reformados e receber manutenção.
Você terá que pagar por isso, mas o custo será menor do que se você os comprasse em leilão.
Para uma visão geral dos relógios vintage colecionáveis, veja o vídeo a seguir.