Chakras

Quinto chakra Vishuddha

Quinto chakra Vishuddha
Contente
  1. Descrição
  2. Pelo que é responsável?
  3. Níveis de desenvolvimento
  4. Papel para humanos e efeitos no corpo
  5. Possíveis condições e seus sintomas
  6. Motivos de fechamento e sinais de bloqueios
  7. Como abrir e ativar?
  8. Conselho prático

Como você sabe, existem 7 chakras no corpo humano, através dos quais a energia vital - Kundalini - circula constantemente. Equilibrar todos os chakras e limpá-los é a chave para o bem-estar e a prosperidade na vida de uma pessoa, permite que você alcance alturas espirituais e um desenvolvimento de alta qualidade em todas as esferas da vida. Neste artigo vamos falar sobre um dos chakras superiores - o quinto ponto chamado "Vishuddha", descobrir por quais processos ele é responsável, analisar as razões de seu bloqueio e métodos de ativação.

Descrição

Principais características do 5º chakra:

  • localização - garganta;
  • cor azul;
  • aspecto - expressão do pensamento, vontade;
  • palavras-chave - discurso, comunicação, auto-expressão, vontade, verdade;
  • sentimento - audição;
  • o corpo é mental;
  • elemento - éter;
  • símbolo - um lótus com 16 pétalas.

Vishuddha é o chacra da garganta, o quinto seguido, seu nome é traduzido do sânscrito como "transformação, purificação, puro". É ela a responsável pela expressão clara dos pensamentos e, consequentemente, pela expressão e autoconfiança da pessoa. Vamos considerar a definição dada no livro Sun Light “Chakras - energias das esferas da vida. Trabalhando com uma Voz Interior ". Assim, o quinto chakra está localizado ao nível da garganta, próximo à glândula tireoide, entre a sexta e a sétima vértebras cervicais. Seu elemento primário (tattva) tem uma cor púrpura esfumaçada, tem os contornos de um crescente prateado, envolto em um círculo místico branco, emitindo luz como a lua cheia.

O crescente prateado simboliza o som cósmico puro que harmoniza o caos do mundo material.Por meio da voz, qualquer forma-pensamento se transforma em palavra e em som pronunciado.

Pelo que é responsável?

Dependendo do estado do quinto chakra de uma pessoa, sua fala (autoexpressão por meio da voz) pode ser um programa destrutivo, ter baixas vibrações ou, ao contrário, transportar luz, tornar-se uma fonte de inspiração.

Há também um processo reverso: quanto mais freqüentemente uma pessoa volta em suas declarações para calúnias, mentiras, ódio, insultos, mais Vishuddha é fechado e bloqueado., o que afeta negativamente a saúde mental, emocional e física de uma pessoa. Vishuddha é responsável pela atividade criativa, criatividade, a habilidade de encontrar uma linguagem comum com as pessoas, de expressar seu “eu” e de se comunicar com sucesso.

Nos homens

A energia masculina está focada na força, no poder, na defesa de seus interesses na sociedade. Longe vão os dias em que a força física masculina estava em primeiro plano. Atualmente, os representantes da metade forte da humanidade expressam sua vontade por meio da retórica - a formulação e expressão de pensamentos. Quanto mais alto o nível de sociabilidade, quanto mais equilibrado é o quinto chakra, mais sucesso a pessoa pode alcançar no mundo moderno.

Além do mais, chakra é responsável pela vontade e responsabilidade. O poder de Vishuddhi nos homens visa resolver um problema específico. Por um lado, isso dá um resultado, já que a vontade e a concentração estão focadas em uma coisa. Mas, por outro lado, pode causar conflitos, intolerância para com os outros, levar à insensibilidade, e o estresse será inevitavelmente uma consequência de tudo isso.

Entre mulheres

A manifestação feminina de Vishuddha é mais suave. É comum o belo sexo evitar conflitos, concordar com a opinião da sociedade e se adaptar a determinadas situações. Essa gentileza nem sempre é apropriada em um mundo onde as mulheres muitas vezes têm que demonstrar um modelo masculino de comportamento para se realizarem com sucesso na vida e interagirem com a sociedade.

Freqüentemente, isso leva ao estresse, a uma compreensão errônea de sua natureza feminina, à decepção em sua vida pessoal. O outro extremo é a dúvida, o medo de expressar seu ponto de vista, o medo de condenar e criticar a sociedade. Este estado é repleto de insatisfação com a vida, isolamento e isolamento do mundo. Como resultado do bloqueio do chakra da garganta, a criatividade é bloqueada tanto em homens quanto em mulheres. A pessoa não sente o desejo de criar e criar.

A atividade harmoniosa de Vishuddha permite equilibrar os princípios masculino e feminino em uma pessoa.

Níveis de desenvolvimento

De acordo com fontes indianas, o desenvolvimento e a divulgação completa de Vishuddha ocorrem durante o período de 15 a 21 anos de vida de uma pessoa. No processo de desenvolvimento do quinto chakra, a pessoa em fase de amadurecimento descobre conhecimento sobre o mundo ao seu redor, aprende a ter consciência de si mesma e a se expressar por meio das emoções. Durante este período, é especialmente importante que o vetor correto seja escolhido e as emoções sejam transformadas em criatividade, criação. À medida que cresce, o jovem aprende a controlar suas emoções e sentimentos, a expressá-los de acordo com sua atitude.

Como acima mencionado, Vishuddha é o chacra da garganta, responsável pela comunicação e expressão dos pensamentos. Existem dois níveis de manifestação das habilidades de comunicação. Um deles - o mais baixo - envolve comunicação e troca de energia entre as pessoas. O nível mais alto é a interação de uma pessoa com o Universo, com seu “eu” espiritual e corpo físico.

Diminuir

  • Dependência da sociedade. A aprovação dos outros é muito importante para uma pessoa neste nível. Se ele compõe música ou escreve poesia, então sempre se esforça não apenas para se expressar, mas para ganhar o reconhecimento do público. Só então ele pode ficar satisfeito.
  • Ignorando o poder do pensamento. Ao ser criticada, a pessoa começa a pensar em si mesma de forma negativa. Todas as mágoas e decepções do passado, desde a infância, se fazem sentir.Às vezes, inconscientemente, uma pessoa profere as frases "Isso não vai funcionar para mim", "Não posso", "Isso é muito difícil para mim."

Ao reclamar em voz alta para outras pessoas, ele, por meio de sua voz, aumenta ainda mais o efeito das frases negativas.

Superior

  • Liberdade interna. A harmonização dos chakras aumenta a necessidade de autoconhecimento, permite que você ouça os impulsos do seu corpo, para captar suas vibrações. A pessoa percebe que a raiva, o medo, o ódio, o ressentimento em sua alma não dependem de fatores externos, mas são criados por seus pensamentos. Ele entende que doenças e ferimentos em sua vida aparecem após uma série de pensamentos negativos. Pessoas com um Vishuddha equilibrado encontram tais situações extremamente raramente, eles sabem como assumir a responsabilidade pelos eventos que ocorrem em suas vidas, procurar a causa dos problemas que surgem profundamente em si mesmos, em seus pensamentos, e não colocar a culpa nas circunstâncias .
  • Procure a verdade absoluta. No nível mais alto de desenvolvimento de Vishuddha, uma pessoa não se apega mais à opinião da sociedade, ela entende que há coisas mais importantes no plano espiritual. De repente, ele percebe que dogmas, normas sociais e regras da sociedade humana nem sempre são justas, muitas vezes levam à inimizade e ódio entre as pessoas. A pessoa começa a perceber a importância das leis do universo, começa a ouvir a voz interior, a natureza, o universo. Há um anseio pela busca de verdades superiores, uma sede por compreender as causas e consequências da interação de todas as coisas. A pessoa se torna mais espiritual.

Papel para humanos e efeitos no corpo

Uma vez que o chacra é o chacra da garganta, ele é responsável pelas áreas do corpo que estão próximas., - garganta, pescoço, glândula tiróide, órgãos auditivos, parte inferior da face (boca, dentes), parte superior dos pulmões, bem como toda a cintura escapular (músculos, articulações, ossos). Em caso de doença em qualquer órgão desta parte do corpo, deve-se pensar em bloquear o chacra laríngeo. Procure a causa mais profundamente do que o costume na medicina.

Às vezes acontece que uma pessoa que trabalha constantemente com os chakras e se considera harmoniosa, de repente começa a ter problemas com qualquer parte que esteja na área de ação de Vishuddha. Podem ser resfriados, problemas dentários, pinçamento das vértebras cervicais, rompimento da glândula tireoide.

Claro que a visita ao médico neste caso é obrigatória, mas vale a pena levar em consideração a ocorrência de problemas ao nível energético.

Possíveis condições e seus sintomas

Não é tão difícil diagnosticar o estado do quinto chakra em uma pessoa. Existem certos sinais pelos quais você pode identificar o bloqueio de Vishuddhi em você e nas pessoas ao seu redor, porque o chakra está diretamente relacionado à comunicação.

Harmonia

  • Capacidade de expressar livremente sentimentos e emoções. A pessoa não tem medo de expressar seus pensamentos, mesmo sabendo que enfrentará críticas. A autoconfiança permite que ele defenda seu direito à opinião contrária. Ao mesmo tempo, a expressão dos pensamentos por meio da fala é sempre tranquila, sem excessos de emotividade e histeria. As pessoas ao seu redor certamente sentirão a força interior de tal pessoa.
  • Habilidades auditivas. Essa importante qualidade no relacionamento com as pessoas costuma ser ignorada, o que também indica um bloqueio do chakra da garganta. Uma pessoa autoconfiante que consegue expressar sua opinião abertamente não busca suprimir o interlocutor, sabe ouvir um ponto de vista diferente, respeita e valoriza o oponente, assim como a si mesmo.
  • Independência. Conhecendo todas as suas fraquezas e pontos fortes, a pessoa não se envergonha delas e, portanto, vive em harmonia consigo mesmo. Ele assume a responsabilidade por sua vida, e isso permite que ele seja guiado apenas por sua opinião ao tomar decisões que são importantes para ele. No entanto, há uma linha tênue aqui. A autoconfiança excessiva e a incapacidade de ouvir as opiniões dos outros levam ao egoísmo e falam de um desequilíbrio no quinto chakra.
  • Autoexpressão. Se Vishuddha está em um estado aberto, as energias do Cosmos fluem livremente através dele, a pessoa se engaja na criatividade com facilidade e alegria. Ele gosta de se expressar, mesmo que sua criatividade seja um hobby. Ao mesmo tempo, ele não precisa da aprovação da sociedade, ele o faz pela alma.

Desequilíbrio

  • Incapacidade de se comunicar com eficácia. A incapacidade de expressar seus pensamentos e emoções, que leva a colapsos, que se transformam em acessos de raiva, a explosões de raiva incontrolável ou a um estado fechado, apatia e depressão.
  • Dúvida própria. Isolamento excessivo, quando a pessoa não encontra palavras para expressar o pensamento, medo do público ou mesmo de vários interlocutores. Ou, pelo contrário, aumentou a loquacidade um tanto nervosa, após a qual a pessoa experimenta vergonha e um sentimento de culpa. Isso certamente é seguido por autocrítica e isolamento. Acontece também que uma pessoa geralmente não se inclina a analisar seu comportamento, então a tagarelice torna-se um hábito e se expressa na fofoca, na incapacidade de ouvir o interlocutor.
  • Auto-estima dolorosa. Uma pessoa depende totalmente da opinião dos outros, tem pavor de críticas. Também pode haver dois aspectos aqui. Um deles - a pessoa não tem opinião própria, se submete à pressão alheia. Essas pessoas são frequentemente exploradas emocionalmente. O outro lado da moeda é que uma pessoa floresce quando recebe elogios e fica desanimada quando ouve críticas. Isso geralmente pode ser visto em pessoas criativas. Essa dependência das opiniões dos outros indica um desequilíbrio em Vishuddha.

Motivos de fechamento e sinais de bloqueios

Não é segredo que a maioria dos problemas fundamentais de uma pessoa está associada a certos eventos de sua infância. Na idade adulta, atitudes negativas ocultas se fazem sentir em uma variedade de situações. Eles se manifestam como uma reação dolorosa, tanto emocionalmente, fisicamente e energeticamente, e se tornam as razões para o bloqueio:

  • ressentimento;
  • humilhação (pública ou de um ente querido);
  • ridículo de outros;
  • proibição da própria opinião;
  • "Caroço na garganta", lágrimas não derramadas.

Todas essas razões levam à necessidade de trabalhar com o quinto chakra. E o marco "harmonia-desequilíbrio" servirá como os sinais dos blocos.

Como abrir e ativar?

Meditações

A meditação o ajudará a desenvolver sua capacidade de se expressar. Você pode encontrar o caminho certo em qualquer plataforma da Internet. A meditação pode ser feita tanto em silêncio quanto com música calma. Outra opção é com um treinador de gravação de vídeo ou áudio. O principal aqui é o conforto mental.

Ioga

Os exercícios de ioga podem restaurar o movimento da energia e ativar o chacra da garganta. Os asanas executados ajudam a limpar os fluxos de energia, remover bloqueios e restaurar a harmonia.

Outras opções

  • Mantra. É um conjunto de sons ou palavras sânscritas que ativam certos chakras. O mantra tem significado psicológico e espiritual, cada um dos quais se refere a um centro específico. Para Vishuddhi, este é o mantra "Ham". Ele limpa os canais de energia do quinto chakra e concentra a energia cósmica nele.
  • Mudra. No processo de meditação, você pode usar mudra para corrigir Vidshudhi. Mudras são gestos que podem ser praticados mesmo sem estar em casa. Junto com a respiração correta, bem como a consciência da ação em si, a energia começa a fluir livremente e o estado emocional melhora sensivelmente. É útil usar mudras antes de reuniões importantes, negociações, falar em público.
  • Yantra. Este é um desenho vívido, que representa simbolicamente uma certa energia. Cada chakra tem seu próprio yantra. Para Vishuddhi, esta é a imagem de um triângulo invertido com um círculo dentro. O desenho é de um azul profundo. Este signo denota autoconhecimento e interação com o mundo exterior.
  • Pedra. A limpeza energética dos chakras costuma ser realizada com a ajuda de pedras. Além disso, contas ou um pingente em uma corrente são perfeitos para harmonizar o chacra laríngeo.As pedras que ativam o canal do quinto chakra são quaisquer minerais azuis: turquesa, água-marinha, lápis-lazúli, safirina, turmalina azul.

Conselho prático

  • Para desbloquear a energia do quinto chakra, é útil passar mais tempo em comunicação com a natureza, tentar perceber a beleza do mundo ao nosso redor, mesmo nas pequenas coisas.
  • A ativação de Vishuddha é facilitada por uma dieta balanceada, descanso oportuno, comunicação com pessoas agradáveis ​​e positivas.
  • Não se esqueça que a limpeza regular da casa e dos documentos do computador ajuda a desanuviar a mente e não permite que a energia fique estagnada.
  • Música, dança, canto (mesmo sob o chuveiro) têm um efeito benéfico no desenvolvimento do quinto chakra.
sem comentários

Moda

a beleza

casa