As sutilezas e a técnica de realizar a respiração dos chakras
A vida de uma pessoa moderna em uma cidade grande tem características próprias. Via de regra, esse é um ritmo frenético, estresse frequente. As práticas de meditação são uma excelente forma de colocar as coisas em ordem na cabeça e na alma. Eles permitem que você se livre de informações desnecessárias, negatividade, concentre-se no que é realmente importante e valioso - o estado interior. Os especialistas não distinguem os praticantes por gênero, mas reconhecem que o tipo dinâmico de meditação, ao qual pertence o chakra, é mais adequado para o sexo feminino.
Permite que você deixe seu estado mais harmonioso, independente do tipo de personagem.
Essa prática é adequada para o tipo de mulher passiva, gentil e tolerante à agressão, e para o tipo ativo de mulher bem-sucedida, forte e independente.
Peculiaridades
A prática de respiração do chakra para mulheres foi criada por um místico Bhagwan Shri Rajneesh, chamado Mestre Osho. Todas as meditações de chakra têm valor único para o corpo e a alma. É muito importante perceber que as abordagens oriental e ocidental da meditação são diferentes uma da outra. Se o Ocidente visa a reflexão e o conhecimento, o Oriente visa a abertura e a limpeza, a liberdade, o esvaziamento do movimento dentro de si. O objetivo das práticas de meditação do chakra é excluir todo o conteúdo, liberá-lo, tornar-se imóvel e evitar até mesmo flutuações na consciência.
A funcionalidade dos chakras é bastante extensa, as práticas respiratórias são dinâmicas, ativas, seu objetivo é despertar centros do tipo energético no corpo e harmonizá-los. Não é à toa que a vida sem movimento e respiração não é possível. Portanto, as práticas deste tipo são o mais poderoso e eficiente de todos os existentes... Existem muitos deles: loops de chakras, respiração de chakras, técnica Sufi, sons de chakras e outros.
No corpo de cada pessoa existem 7 chakras, ou seja, centros de concentração de energia, cada um com seu próprio espectro de funcionalidade e vibrações:
- o primeiro - aceitação e conexão com a energia da raça e da Terra;
- segundo - transferência da energia da paixão e do prazer para a criatividade, a vida;
- terceiro - aceitação grata de presentes, finanças, abundância, cuidado de outras pessoas;
- quarto - acolhimento sincero de um ente querido, alegria grata pelo que ele faz para o nosso bem;
- o quinto - consentimento e aceitação de qualquer tipo de informação e decisões que não dependam de nós;
- sexto - visão do nível intuitivo, seu desenvolvimento, que nos permite saber para onde ir a seguir, para escolher ações;
- sétimo - reunificação com o poder do Universo, sabedoria do nível espiritual, total apoio e amor dos poderes superiores.
Os chakras são preenchidos de forma diferente, seu estado pode ser diferente, depende de vários momentos. Os seguintes fatores têm um efeito negativo sobre isso:
- pensamentos que não carregam um princípio construtivo;
- emoções de um plano negativo, negatividade;
- sentimentos muito fortes, sofrimento;
- as situações mais difíceis da vida.
O sistema de energia neste caso muda imperceptivelmente para uma pessoa, bloqueios aparecem. As pessoas estão tensas, a energia está estagnada, presa, os chakras estão longe de funcionar em plena capacidade, surgem problemas.
Trabalhar com os chakras que estão mal preenchidos é um processo sério no qual a meditação respiratória adequada ajuda.
Vantagens e desvantagens
A respiração dos chakras afeta todos os centros de concentração de energia do corpo, permite enchê-los de força, limpá-los da negatividade e das influências externas em geral, e começar a senti-los com mais força. A respiração ativa desperta os centros, permite que você ajuste o fluxo de energias na direção certa - aceitar, dar. O bombeamento de energia por todos os centros permite melhorar seu estado físico e psicoemocional. O nível de tensão diminui, os centros de energia são desbloqueados, o início do ser torna-se harmonioso. Ao mesmo tempo, não há desconforto, anormalidade, dor, tudo acontece de forma natural.
Considere os benefícios óbvios da prática.
- Organizando os hormônios. Uma reinicialização completa do sistema hormonal, pois no nível físico, cada chacra está associado a uma glândula específica.
- Exercitando bloqueios corporais... Se o corpo estiver tenso em certas áreas, a meditação irá relaxá-lo. Este estado não permite que você durma bem, pense, viva uma vida plena. O bloco pode ficar nas pernas, parte inferior das costas, braços, pescoço, costas. Como resultado da liberação, a pessoa dorme melhor, se sente bem, pensa com liberdade e tem muito mais energia do que costumava ser.
- Exercitando bloqueios mentais... Blocos desse tipo são chamados de emoções que permanecem na pessoa após a supressão de sentimentos. Pode ser raiva, desejo de falar abertamente, ressentimento por violar limites - não importa. O principal é que se depois você continuar pensando no que aconteceu, fingindo que está tudo bem, os insultos não irão embora. As emoções que reprimimos vão para o inconsciente, afetando a pessoa de forma tóxica. Também é necessário trabalhar com esses bloqueios, bem como com os corporais.
- Maior concentração. Desenvolver a atenção por meio da meditação respiratória é muito eficaz. A vida moderna dispersa a atenção humana, fica cada vez mais difícil se concentrar em algo.
Quanto às deficiências, são muito condicionais:
- a capacidade de concentração total é necessária, portanto, se sua consciência não pertencer a você, não haverá benefício com a prática;
- é improvável que as pessoas que vivem no passado tenham sucesso;
- deve-se ter cuidado ao trabalhar nos chakras superiores, uma vez que as descobertas filosóficas se distanciam da vida real, esse é o destino dos místicos.
Técnica de execução
Existem várias opções para praticar a respiração. A lendária meditação ativa de Osho é completamente única.
Por osho
A técnica do místico permite que você desperte todos os centros de energia, preencha-os com energia e coloque-os em um estado de harmonia. Antes de iniciar a meditação, certifique-se de que nada o distrai, uma música com efeito relaxante o ajudará. Certifique-se de manter os olhos fechados ao fazer isso. Para quem está tentando meditar pela primeira vez, é melhor comprar um curativo para dormir e usá-lo para evitar a penetração dos raios solares. Isso conclui o estágio preparatório, você pode prosseguir para a prática em si.
- A posição ideal para a respiração do chakra é a seguinte: pernas mais afastadas, joelhos ligeiramente dobrados. As costas devem estar retas.
- Visualize o toque agradável e leve dos sinos da forma mais realista possível, envie até ouvir. Este som é diferente para cada pessoa, pode se tornar sinos silenciosos ou um gongo mais impressionante.
- Nesse ponto, você pode começar a respirar profundamente. Enquanto inspira e expira, volte seus pensamentos para o chacra número 1 - na base da coluna vertebral.
- Assim que o toque ficar mais alto ou com mais frequência, ele começa a transbordar, vá para o chakra número 2... Sua localização é na parte inferior do abdômen, onde fica o aparelho reprodutor.
- A respiração deve ser ativa profundamente à medida que você se move de chakra para chakra. Percebendo cada estouro de sinos, você precisa se mover.
- A transição de chakra para chakra é realizada sucessivamente, do inferior para o superior. O caminho segue a seguinte rota - do centro reprodutivo ao plexo solar e, em seguida, ao coração. Em seguida, o alvo é o centro da testa, acima das sobrancelhas. O objetivo final é a zona da coroa.
- O caminho através dos chakras deve ser respirado três vezes, depois disso, o corpo ficará cheio de energia. Tudo isso é o primeiro estágio da meditação ativa, que pode levar cerca de uma hora ou menos.
- O fim da prática é o seguinte. É preciso sentar, relaxar, ficar de olhos fechados. Além disso, existe uma abstração de quaisquer movimentos mentais. Sinta exatamente a sua sensação - calma, paz, graça. Isso deve levar cerca de um quarto de hora.
A primeira meditação pode provocar dores de cabeça, leves, mas desagradáveis. Não há nada de errado com isso, a respiração deve ser continuada.
Método sufi
É possível respirar os chakras da maneira Sufi, dominando o mantra "la illaha il alla", que na verdade significa "à parte de Deus não há Deus", isto é, sem um poder superior não há nada que exista. O esquema de meditação é o seguinte:
- uma respiração profunda é feita, o peito se expande ao máximo, um mantra é entoado;
- ao expirar, o texto é repetido, embora seja necessário puxar o estômago o mais longe possível;
- espremer de maneira ideal todo o ar de você, enquanto representa o processo de compressão;
- fazendo essas inspirações e expirações, você circula os chakras, de baixo para cima.
Este método simples limpa os sentimentos negativos, dá harmonia ao corpo e à alma. Para aumentar a eficácia de sua prática de meditação, faça-a ao ar livre: perto de um rio, lago, em um bosque.
Sutilezas importantes
Para que o efeito da prática seja realmente positivo, é necessário levar em consideração todas as regras para sua implementação. O ideal é que você medite pela primeira vez com um mentor experiente. Considere os seguintes pontos:
- sensação de desconforto e confusão no processo são absolutamente normais, mas o estudo desses chakras precisa de um trabalho mais completo;
- após a prática, pode surgir desconforto corporal, também é natural;
- dor intensa durante a meditação significa que você perturbou o curso da ação e, em vez de relaxar, contraiu os músculos;
- a respiração dos chakras não deve ser usada como uma imersão em transe;
- sempre inclua uma música relaxante de fundo;
- as horas da manhã são melhores para a meditação, embora não haja restrições claras, mas antes do nascer do sol o efeito é mais forte;
- desista da prática após uma refeição farta, em geral é ótimo respirar com o estômago vazio;
- após o estágio final, lave-se, visualizando como a água lava toda a negatividade da qual você se livrou;
- não resista a encher-se de energia positiva e positiva;
- não deixe de agradecer aos poderes superiores após cada processo, mas isso deve ser feito com sinceridade.