Sétimo chakra Sahasrara
Sahasrara é um centro de energia ordenado que acumula, assimila e então transfere a energia vital necessária para uma pessoa. Este chakra forma o chamado eixo coordenador que une corpo e mente. Hoje vamos falar sobre o sétimo chakra mais importante.
Informação geral
Sahasrara é o chakra principal, chamado de coroa ou coroa... Seu símbolo é um lótus com um grande número de pétalas roxas e brancas como a neve - no total, há 2 dúzias de fileiras ao redor de sua circunferência, totalizando 50. Bem no centro da imagem, um círculo é desenhado com os contornos das luminárias principais - a Lua e o Sol. Ambas as mandalas se unem em Pingala nadi e Ida nadi com Sushumna. Desta forma, a dualidade da existência humana e a necessidade de unidade são indicadas. No centro do círculo há um sutil sinal de Windu, que personifica o vazio.
É geralmente aceito que apenas a pessoa que está constantemente se movendo ao longo do caminho do autodesenvolvimento e crescimento pessoal pode perceber e aceitar isso.
O chacra coronário está localizado no topo do crânio. Nesse caso, as pétalas da flor são direcionadas para cima e o pilar de energia se move, ao contrário, para baixo - ao longo da linha da coluna vertebral até as pernas. Os sábios honram muito esse chakra e o relacionam com a glândula pineal. Segundo alguns ensinamentos, foi esse órgão que se tornou o receptáculo da alma humana.
O Sahasrara ajuda em várias direções ao mesmo tempo:
- aceitação por uma pessoa de verdadeira sabedoria superior e o relacionamento de sua mente com o Universo;
- buscando seu propósito no mundo e abrindo oportunidades de auto-realização;
- consciência e aceitação das regras básicas do Universo, promovendo a comunicação com a mente superior;
- aceitação do conhecimento científico e da energia do amor incondicional;
- encontrar paz, calor interior e paz;
- aceitação de si mesmo como uma das partes de tudo neste mundo.
De acordo com o antigo ensinamento, no momento em que a pessoa compreende exatamente como funciona o Universo, ela começa a se perceber como parte de um todo. Essa compreensão lhe traz conforto, segurança, bem como aceitação de que tudo o que acontece em sua vida não é acidental.
Estados possíveis
A energia do Sahasrara é diferente, pois em relação a este chacra não há definições como chacra bloqueado ou doentio. Pode ser totalmente aberto, fechado ou aberto, mas não completamente.
Harmonia
O sétimo chakra aberto causa a harmonização de todos os outros centros de energia do corpo humano. Sahasrara é capaz de mudar o funcionamento do cérebro, de induzir um estado de forte vibração nele.... Em outras palavras, o chakra violeta começa a exalar amor divino de si mesmo literalmente, iluminando o espaço ao seu redor e trazendo alívio espiritual para as pessoas próximas. Uma pessoa com um chakra violeta aberto manifesta um sentimento de amor verdadeiro por si mesma e por seus entes queridos, ela se torna compassiva, toda negatividade e falta de sinceridade vão embora. Quando tal pessoa passa para o estágio superior de seu desenvolvimento pessoal, ela aprende o mundo e as pessoas nele, deixa de ser cruel e vil. O bem e o mal nele se fundem em uma única energia, e há uma aceitação de tudo o que acontece. Essa pessoa se torna mais calma, mais branda e mais receptiva, resolve todos os seus conflitos internos acumulados.
Se uma pessoa muda completamente sua ideia das outras pessoas e situações atuais, trata as pessoas e os acontecimentos com amor incondicional, ela pensa de forma mais convincente e começa a cativar os outros. Ao mesmo tempo, muito do que ele disse se torna realidade.
O chakra real aberto não deixa espaço para pânico, impaciência e condenação - todos os pensamentos de tal pessoa se tornam brilhantes.
Desequilíbrio
A maioria das pessoas não consegue abrir totalmente o chakra violeta e, para muitas, ele está completamente fechado. Isso causa um desequilíbrio, como resultado do qual a pessoa sente sua própria inutilidade e insignificância, e isso causa um estado de depressão. Por estar desequilibrado, sente-se infeliz, mesmo sem motivo - sente-se mal, apesar da presença da família, dos amigos e do bom trabalho por perto. Se o Sahasrara não estiver suficientemente desenvolvido, a pessoa não aceita a própria existência de forças superiores que controlam nosso destino. Tal pessoa nega fenômenos paranormais, torna-se predisposta a todos os tipos de fobias, esquizofrenia, neuroses maníaco-depressivas e outros transtornos mentais.
O trabalho incorreto do chakra violeta se manifesta em um sentimento agudo de autopiedade e na presença de pensamentos negativos. Eles aparecem indefinidamente na cabeça: tal pessoa vê o mundo ao seu redor principalmente em cores escuras, não gosta de interação com a sociedade, não gosta de se comunicar com outras pessoas, preferindo estar em seu mundo ficcional. Fisicamente, esse distúrbio de chakra se expressa em aumento da pressão, enxaquecas, tonturas, condições anoréxicas, aumento da sensibilidade e choro. Com a idade, essas pessoas têm maior probabilidade de serem afetadas pela doença de Parkinson.
O chacra violeta não pode ser fechado completamente. No entanto, suas funções dependem diretamente do grau de abertura. Se o chakra estiver apenas ligeiramente aberto, essa pessoa muitas vezes tem a sensação de que vive sozinha, separada dos outros. Ele não acredita que sua vida possa estar de alguma forma conectada com o Universo e suas leis, e isso faz com que apareçam obsessões e medos. Se você não abrir esse chakra, com o tempo ele começará a bloquear todos os outros fluxos de energia.
Os portadores de um chacra violeta mal aberto não veem seu verdadeiro propósito - isso causa uma discórdia com sua atitude pessoal, "eu" interno, há muito mais perguntas do que respostas na vida. A existência deixa de trazer alegria, a pessoa experimenta a negatividade e não pode procurar construtivamente uma saída para os problemas. Mesmo a menor dificuldade o incapacita. Essas pessoas simplesmente deixam de ver o significado de suas vidas nesta terra; com o tempo, isso se traduz em medo da morte - essas pessoas têm certeza de que após a morte física não há absolutamente nenhuma continuação da vida. Tudo isso causa perda de confiança nos poderes superiores e incerteza nos próprios.
Uma pessoa com um chakra violeta fechado se esforça com todas as forças para se livrar do fardo da responsabilidade por todos os eventos que acontecem ao seu redor. Além disso, ele tenta transferi-lo para o Universo e como resultado se transforma em um verdadeiro fatalista. Essas pessoas nem mesmo querem ouvir que muito no destino depende de escolhas pessoais. Eles se sentem como um brinquedo silencioso nas mãos de uma mente superior e chegam à conclusão de que nada depende de suas ações. Como resultado, eles não podem realizar o potencial natural inerente e o autodesenvolvimento pessoal é, em última análise, reduzido ao mínimo. Em um esforço para completar seus assuntos importantes, em sua compreensão, eles desenvolvem a atividade mais ativa, minando assim não apenas sua força espiritual, mas também física.
O Sahasrara não totalmente aberto causa problemas associados à descoberta do verdadeiro destino. As pessoas não entendem o que realmente precisam, estão perdidas - tudo isso provoca um sentimento de inutilidade e um desejo de deixar este mundo. Freqüentemente, esses pensamentos terminam em embriaguez, vício em drogas e outros vícios. A vida de tal pessoa perde o significado, ela sai da sociedade, nega sua conexão com a mente superior. Pessoas em tal situação tornam-se materialistas e egoístas, começam a ser hostis aos outros.
By the way, muitas vezes uma xícara de coroa fechada indica uma falta de calor e amor em uma idade jovem. Ao crescer, essas pessoas não encontram seu lugar no mundo. Não importa o que aconteça ao redor, a alma de uma pessoa permanece fechada para sempre.
Em tal situação, as forças divinas simplesmente não têm oportunidade de fazer mudanças positivas em sua autoconsciência interior e destino.
Efeitos no corpo
No corpo humano, o chacra violeta, de fato, desempenha um papel dominante. É por isso que é chamada de coroa. Ao mesmo tempo, não tem efeito direto nos tecidos e órgãos e não é bloqueado por condições dolorosas. O único desconforto associado a isso é a dor de cabeça causada pela raiva.
Se uma pessoa não sente dor no ápice do crânio, então há alguma razão para isso. - que vão desde a má criação dos pais até a fome e a desidratação, que muitas vezes ocorrem com um ritmo de vida intenso. Um leve formigamento e calor na coroa são considerados os principais sinais de que o Sahasrara está funcionando e que a personalidade está em conexão direta com o Universo. Se essas sensações trazem dor e se tornam desagradáveis, significa que o Universo está tentando empurrá-lo para realizar algo importante e grande na vida, e você resiste com todas as suas forças e não quer sair da sua zona de conforto, não importa quantos problemas traz você. As razões para isso podem ser diferentes - a força do hábito ou o medo da mudança.
E, além disso, o chacra violeta é responsável pela assimilação e processamento do conhecimento estatístico, bem como pela transição das informações recebidas da categoria de memória de curto para longo prazo - isso geralmente acontece em um sonho.
Como abrir e apoiar?
Para ativar o chacra coronário, os sábios usam mandalas, mantras, ioga, meditação e algumas outras práticas.
Meditações
Existem muitas práticas interessantes para abrir o chakra violeta. O melhor lugar para começar é com a meditação.As opções são muitas, embora seja muito importante encontrar a forma que possa atender cada pessoa específica, organizá-la em todos os sentidos. Para começar, foque, visualize e tenha uma boa sensação no topo de sua cabeça. Imagine uma flor roxa nela. É fácil de fazer - Concentre-se tanto quanto possível, direcione toda a sua atenção para este ponto.
Imagine que o lótus se abre e começa a brilhar nas laterais e para cima, como uma grande fonte. Nesse caso, a parte central do feixe de luz é direcionada diretamente para o sol, como se o conectasse com a luminária principal do Universo, e todas as ondas laterais divergem para os lados e caem, retornando ao primeiro chacra. Permaneça neste estado por alguns minutos. Faça ao Universo uma pergunta que o persegue por um longo tempo, ou formule seu desejo de obter aceitação da cosmovisão. Visualize a troca - de você a luz vai para as forças superiores, e o Universo derrama conhecimento em você em um fluxo reverso. Você deve ver como se uma estrela, imagens ou letras estivessem caindo em sua direção.
Diga a afirmação para si mesmo pelo menos 7 a 10 vezes: “Sou um com todo o meu ser, sou completo, sou parte de um todo. Eu sei tudo ao máximo. " Em seguida, relaxe e sinta sua respiração. Não há necessidade de pensar em nada e repetir palavras neste momento. Se for difícil, então, para cada inspiração e expiração, diga a si mesmo: "Inspiro com um sentimento de alegria e expiro com amor sincero."
As sessões de meditação devem ser realizadas em silêncio e repouso total. É muito importante que você liberte completamente sua mente de quaisquer pensamentos desnecessários, palavras críticas, julgamentos de valor, experiências negativas. Você deve sentir amor absoluto dentro de si mesmo. É impossível descrever esse sentimento em palavras, mas todos são capazes de sentir tal estado. A meditação frequente não permite que você maximize o chakra imediatamente - leva tempo e perseverança. Após as primeiras sessões, é improvável que você perceba quaisquer mudanças. Além disso, alguns até, ao contrário, têm um estado semelhante a uma neurose inquieta. Isso não deve incomodá-lo - dessa forma, a energia abre caminho para um maior desenvolvimento espiritual. Ao iniciar a meditação, você não precisa estabelecer metas para si mesmo para alcançar resultados rapidamente. É importante excluir completamente o envolvimento da razão e do pensamento crítico do processo meditativo. Tudo que você precisa fazer é se concentrar completamente no sentimento de amor.
Ioga
A ioga ajuda a abrir o chacra violeta. Alguns asanas invertidos são originalmente projetados para melhorar a circulação na cabeça e na parte superior do corpo. Para manter a saúde pineal e abrir o chakra violeta, você pode fazer os seguintes exercícios:
- pose de coelho;
- suporte de ombro;
- gesto de peixe.
Outras opções
Além de ioga e meditação, preparando o corpo para o fluxo dos fluxos de energia, o mantra Om pode ajudar a abrir o chacra coronário. É considerada uma das práticas mais antigas, distingue-se pela capacidade e poder de pronúncia sonora. Não é por acaso que os sábios afirmam que foi com o mantra Om que começou a conexão das pessoas com o Universo. Ao abrir o chacra violeta, é muito importante fazer o ajuste fino da mente, por isso é recomendado cantar o mantra em completa solidão.
Toque uma música relaxante ou o próprio mantra antes de iniciar a aula. Relaxe, seu corpo deve ficar pesado - você não precisa resistir. Se você sentir alguma tensão nos músculos, relaxe-os por sua vez, sinta o fluxo de energia radiante se dissolver e passar por você. Imagine uma bola acima: primeiro, um fluxo descendente de energia transparente deve fluir ao redor dela, mas à medida que sua atenção aumenta, ela ficará dourada e aumentará de tamanho. É importante não apenas ver, mas também sentir essa bola.
Agora comece a entoar o mantra Om.Somente assim você pode vivenciar plenamente o Sahasrara e sentir o fluxo de energia que é direcionado a partir dele.
Conselho prático
Se você atingiu o estado de abertura do sétimo chakra, ele deve ser mantido neste estado. Além das práticas espirituais, alguns métodos de limpeza física também ajudam aqui.
Em particular, os sábios recomendam desistir de qualquer alimento 2 vezes por mês - isso deve ser feito no 11º dia após a lua nova ou cheia. Além disso, seguir uma dieta vegetariana e manter uma rotina diária saudável pode ajudar a abrir o chacra coronário. Uma pessoa deve se levantar ao amanhecer às 5-6 da manhã e adormecer antes do pôr do sol.