Anahata: onde está localizado o chacra cardíaco e pelo que é responsável?
Os chakras são os pontos responsáveis por garantir o correto funcionamento de qualquer um de nós. Um dos principais entre eles é o chakra Anahata. Em geral, é considerado um repositório da esfera emocional. Graças ao trabalho dela, uma pessoa pode sentir amor, compaixão e também ódio e desconfiança por sua própria espécie.
O que é isso?
Chakra Anahata é considerado inviolável e sua inviolabilidade consiste no acúmulo de vitalidade. Por estar localizado na região do coração, também é chamado de centro do coração. Devido à capacidade de transformar qualquer energia em outros pontos, este centro pode satisfazer desejos.
É por isso que, de acordo com Shat-Chakra-Nipura, este chakra pode ser associado à árvore celestial Kalpa-vriksha, que facilmente incorpora qualquer ideia humana.
Se o sujeito compreende o ensinamento relacionado aos chakras, então ao nível do centro do coração ele pode sentir a presença de seu “eu”. O vórtice de energia que se forma no quarto chakra equilibra o trabalho de outros centros igualmente importantes. Assim, Anahata mantém facilmente o equilíbrio entre os três chakras inferiores e os três chakras superiores.
O centro do coração é rosa ou verde. Há também uma cor adicional - vermelho-escuro carmim. Dizem também que se trata de um elemento ar, que também tem uma cor esfumada (azulada).
Ela está diretamente relacionada com Ishwara. Se, durante a prática, você se concentrar no som do bija no chakra do coração, poderá facilmente começar a se mover pelo ar.É verdade que, para alcançar tal resultado, você precisa praticar por muito tempo, ter muita experiência e repetir o mantra do Yam sem interrupção por 2 horas.
Há também o Anahata Yoga, que foca em técnicas que trabalham com diferentes energias. Devido ao fato de que Anahata é capaz de conectar o Céu e a Terra, uma pessoa pode livremente e à vontade estabelecer harmonia dentro de si mesma.
O Anahata Yoga é baseado nas práticas básicas do Kundalini Yoga. Isso não é surpreendente, pois sem o desenvolvimento dos chakras inferiores é impossível abrir totalmente o quarto centro.
O chakra do coração tem uma espécie de símbolo - um círculo com uma borda que consiste em 12 pétalas de lótus. Há uma estrela de seis pontas dentro do círculo. Esta estrela representa o som do YAM.
Você precisa saber: graças ao trabalho preciso do quarto centro, uma pessoa pode respirar facilmente, seu sistema imunológico está funcionando bem. Além disso, o sistema circulatório também estará normal.
Se uma pessoa está fortemente apegada a outra pessoa e tem medo de perdê-la, o trabalho de seu chacra cardíaco é interrompido. No entanto, em contraste, podemos dizer que o amor verdadeiro entre dois parceiros permite que este chakra se abra totalmente. Portanto, é imperativo traçar uma linha entre afeto e amor.
Programas negativos anteriores também têm um efeito negativo no trabalho de Anahata. Isso significa que você precisa se livrar das experiências negativas do passado a tempo e constantemente para que o chakra do coração funcione bem.
Onde é?
Anahata está localizada no peito, bem no meio dele. É por isso que se acredita que ele é capaz de combinar em um conjunto três chakras superiores e três chakras inferiores. A localização do Anahata é a área próxima ao coração, na coluna dorsal ao nível das vértebras torácicas (3ª e 4ª).
É por isso que você precisa saber: O lótus de doze pétalas com um hexagrama denota a unificação do poder de Shiva (consciência pura levando ao bem), esta parte é indicada por um triângulo com o vértice direcionado para cima, e a força de Shakti (poder divino que dá consciência), esta parte é indicada por um triângulo apontando para baixo.
O símbolo unificador personifica a unidade de duas energias, a saber: masculina e feminina. 12 pétalas simbolizam:
- Paz;
- alegria;
- harmonia;
- amar;
- benção;
- clareza;
- limpeza;
- compaixão;
- entendimento;
- gentileza;
- paciência;
- perdão.
Além disso, as mesmas pétalas têm designações opostas, que são expressas da seguinte forma:
- ansiedade;
- esperança;
- possessividade;
- um esforço;
- arrogância;
- apatia;
- egoísmo;
- discriminação;
- duplicidade;
- volúpia;
- arrepender;
- indecisão.
Pelo que é responsável?
Portanto, todos os chakras humanos são centros de energia que giram perto do centro de Sushumna-nadi. A principal tarefa dos chakras é acumular a energia necessária e distribuí-la uniformemente.
É geralmente aceite que até ao pleno desenvolvimento de uma pessoa, nomeadamente até aos 21 anos de idade, todos os seus chakras funcionam com a mesma força.
E então seu trabalho começa a ser irregular. Nesse caso, tudo depende de como a pessoa vive e age. Se falamos sobre o chakra Anahata, então existem algumas nuances.
Ao nível da fisiologia, Anahata está associada ao trabalho do coração e é responsável pela circulação sanguínea. Como o sangue circula pelas veias, a energia é transferida para todos os pontos do corpo. Isso significa que a principal tarefa do ponto acima descrito é distribuir a substância útil por todo o corpo.
Por exemplo, como a energia do chakra do coração atua como mediadora, ela pode se manifestar de maneira diferente. Depende de onde essa energia é direcionada: para baixo ou para cima.
Se a energia vai para os pontos inferiores, então essa direção atua sobre o que gosta ou não gosta de uma pessoa. Quando uma pessoa compreende o poder do centro do coração e pode controlá-lo, ela pode transformar energia ruim em boa.
Se a energia é dirigida para cima, então o amor, o desinteresse desperta na pessoa.... Desta forma, ele é espiritualmente desperto. É por isso que o quarto chacra é chamado de chacra do amor. E ela também é responsável por compreender, servir, confiar, carinho. Por isso é muito importante para o desenvolvimento em qualquer um de nós do amor pelo mundo que nos rodeia.
E você também precisa saber: no Anahata, existe um equilíbrio entre as energias masculina e feminina. Portanto, a unidade reina aqui. Essa é a importância deste chakra.
Sinais de trabalho harmonioso do centro
O trabalho correto do Anahata tem características próprias.
- Quando totalmente reabastecido com energia, o chacra cardíaco ajuda uma pessoa encontra o parceiro certo e, portanto, torna-se feliz no casamento.
- Além disso, qualquer pessoa neste caso não "jorra" de raivapelo contrário, sente um amor profundo por tudo o que o rodeia: ama os seus entes queridos, a sua casa, os animais e a natureza. Há leveza em sua vida e, portanto, ele toma as decisões certas.
- Quando a energia se enfurece no quarto chakra, então todas as esferas da atividade humana estão totalmente cobertas e há ordem nelas. O sentimento de felicidade torna a vida mais brilhante e interessante.
No entanto, para sexos diferentes, o trabalho harmonioso do chakra se manifesta de maneiras diferentes.
Vamos considerar esse problema com mais detalhes.
- Quando o centro do coração nas mulheres está funcionando corretamente, eles começam a "brilhar por dentro"... Com uma pessoa assim, tudo está sempre em perfeita ordem. Ela trabalha com moderação. Ela também tem a capacidade de prestar atenção em sua família.
- O marido ama e dá presentes para ela, e os filhos tentam não incomodar... Além disso, aquelas senhoras que podem fornecer um fluxo constante e positivo de energia para o quarto chakra sempre têm uma aparência atraente. Os homens são atraídos por ela e lutam por sua atenção.
- Mulheres que têm ordem completa no chacra cardíaco dotam seu homem com a energia necessária... Esses, por sua vez, trazem benefícios para a casa e proporcionam à família tudo o que é necessário. Além disso, essas pessoas são capazes de sentir o perigo intuitivamente ou no nível da magia. Avisam seus entes queridos a tempo, para que não surjam problemas em sua casa.
- Portanto, deve-se lembrar que a mulher não deve exercer funções masculinas: pegar um martelo ou carregar móveis.... A mulher deve, em primeiro lugar, lidar com suas responsabilidades diretas - dar ao homem amor, cuidado e afeto. Então, a energia correta fluirá para o chacra cardíaco, o que proporcionará à sua vida tudo o que é necessário para a felicidade.
Para os homens, as coisas são um pouco diferentes. No entanto, deve-se notar que o quarto chakra é capaz de unir dois princípios - masculino e feminino. Portanto, é quando essa união ocorre que o homem ganha a capacidade de se expressar.
- Se um representante do sexo forte constantemente recebe a energia correta na área Anahata, ele se torna uma pessoa muito rica e bem-sucedida. Sua família não precisa de nada.
- Esse homem não teme por seu futuro.... Ele se sente confiante e calmo.
- Além do mais, qualquer empresa concebida por tal representante do sexo forte sempre argumenta e traz uma renda material considerável.
- Além disso, tal representante do sexo forte expressa diretamente sua opinião a outros. Como resultado, ele facilmente se torna um líder.
Como a desarmonia se manifesta?
Se o chakra do coração de uma pessoa está fechado ou seu trabalho não está completamente equilibrado, a pessoa começa a se desligar gradualmente do mundo ao seu redor. Ele se torna anti-social e cai em um mal-entendido total por parte de seus entes queridos.
Os vários bloqueios do quarto chakra tornam os homens e mulheres pessoas muito enfadonhas. Os amigos param de se comunicar com eles e surgem problemas no trabalho.
Além disso, esses indivíduos podem mostrar uma agressão repentina contra outras pessoas.
Se falamos sobre a família, então as pessoas que têm um buraco no chakra do coração ficam com muito ciúme e raiva de sua outra metade. Caso contrário, eles se transformam em cônjuges infiéis.
Como resultado de um buraco no Anahata, uma pessoa inevitavelmente terá problemas de saúde. Ele pode ter dores de cabeça e problemas cardíacos. Via de regra, essas mudanças levam aos seguintes distúrbios na condição humana: aumento da pressão arterial, distúrbios do sono, etc.
Pessoas com Anahata mimada ficam irritadas. Eles não estão nem contentes com o bom tempo e o sol. Em um dia quente, eles ficam com calor e suam profusamente. Tudo isso ocorre devido ao fato de o sangue não estar saturado de energia e, portanto, ter dificuldade de circular pelas veias.
Além disso, uma pessoa pode desenvolver facilmente neuralgia. Suas mãos não obedecerão mais. Como resultado, para esse indivíduo, tudo começará a "sair do controle". As coisas darão errado tanto na família quanto no trabalho. A doença da coluna também pode adicionar problemas. Como resultado de sua curvatura, haverá uma curva. Do lado de fora, parece que todos os problemas pressionam a pessoa de cima e a impedem de seguir em frente.
Abertura e limpeza
Depois de perceber que seu chacra cardíaco está bloqueado, você deve agir imediatamente para que esse centro seja desbloqueado. Em primeiro lugar, você precisa revelar o motivo da falha. Em seguida, elimine-o e experimente métodos que ajudem a despertar o centro do coração. A propósito, essa condição pode ser satisfeita se você abrir os canais pelos quais a energia flui.
Para identificar a origem do problema, você precisa "cavar" em seu passado recente e identificar erros. Por exemplo, você tem prestado muito pouca atenção a problemas urgentes em sua família recentemente. Talvez os escândalos frequentes sobre e sem motivo apenas tenham levado à perda de energia no chacra cardíaco.
A fim de determinar a fonte que levou ao bloqueio de Anahata, você primeiro precisa purificar sua consciência. Você precisará de tempo e paciência para esta atividade. Comece desenvolvendo uma mentalidade positiva. Abandone todos os seus medos e pare de pensar coisas ruins. Depois de aprender a bloquear seus "pensamentos ruins", você terá um insight.
No entanto, você pode desbloquear ou limpar seu quarto chakra usando certos métodos.
Meditações
Este método é muito eficaz na restauração de um quarto centro fechado.... Além disso, usando esse método, você pode melhorar a condição geral do corpo e restaurar completamente o seu estado de espírito.
Para realizar uma afirmação, você precisa fazer o seguinte:
- determine um lugar no apartamento onde você se sinta calmo e confortável;
- coloque um sofá ali ou coloque um tapete especial;
- antes de começar a praticar, limpe toda a casa;
- toque uma música agradável e relaxante;
- sentar no tapete em posição de lótus ou meio lótus, ou posicionar-se confortavelmente no sofá, neste último caso, pode-se colocar travesseiros sob as costas por conveniência, mas não se deitar;
- feche os olhos e comece a respirar profundamente com o seguinte arranjo: conte até 3 e inspire ao mesmo tempo, conte até 3 e simultaneamente prenda a respiração, conte até 3 e expire ao mesmo tempo;
- deixe os pensamentos irem e virem, não tente combatê-los, mas simplesmente não preste atenção a eles;
- relaxe completamente, concentre-se no ponto onde está o quarto chakra;
- imagine como sai a energia ruim dele pelas costas, é negro, deixe de lado todas as suas mágoas com ele, por isso, lembre-se daqueles momentos que lhe trouxeram muita dor;
- continue deixando de lado suas emoções negativas até que elas acabem;
- então imagine que de algum lugar acima, do Cosmos, uma enorme bola vermelha desce até você, ela queima, e um calor muito agradável emana dela;
- deixe essa substância entrar em seu coração, deixe esse coágulo de energia se espalhar por todo o seu corpo, primeiro direcione um pouco da energia para baixo e depois para cima;
- agora todo o seu corpo está cheio de calor, você está confortável e bem;
- sente-se nesta posição o quanto quiser;
- em seguida, abra os olhos. e expire novamente;
- depois da meditação, não se levante imediatamente de seu assento, mas sente-se um pouco mais e fique atento ao que aconteceu com você.
Você pode limpar e abrir o fluxo de energia com a ajuda do mantra do chacra cardíaco. O mantra Anahata é o som do YAM. Exercitar o centro do coração pode ser realizado por meio da seguinte prática:
- sente-se em um lugar aconchegante e direcione sua atenção para o ponto onde Anahata está localizada;
- inspire e expire profundamente algumas vezes;
- continue absorvendo, mas ao expirar, diga agora a primeira parte do mantra desta forma: Eu sou eu;
- então você deve começar a franzir os lábios e, assim, encerrar o som: M M M.
Nota: a prática deve ser feita por 10-15 minutos. Com a execução correta da prática, você sentirá uma certa vibração na área do quarto centro. E isso significa que você alcançou algum sucesso e está no caminho certo.
Antes de começar a meditar, existem alguns pontos importantes que você deve ter em mente.
- Antes de começar a praticar, não se empanturre demais. Caso contrário, você vai adormecer e nada vai funcionar para você.
- Antes da meditação, você não deve xingar ou ficar nervoso com ninguém. Se acontecer de sua condição estar fora do normal, então é melhor desistir um pouco a partir da próxima lição.
- Pratique o uso de roupas confortáveis.
- Não deve haver animais na sala onde ocorre a meditação.
Exercícios e asanas
Se uma pessoa tem problemas no nível do quarto centro de energia, isso pode levá-la a uma desarmonia completa em seu relacionamento com um parceiro. Além disso, esse indivíduo simplesmente não será capaz de se aproximar de alguém, pois nem mesmo será capaz de entender que isso deve ser feito.
Anahata é um centro importante para a prática plena de ioga.... Se o chakra Anahata não funcionar corretamente, seu corpo simplesmente não será capaz de “entrar nas deflexões” necessárias para o desempenho correto dos asanas. Portanto, para que tudo corra bem para você, você deve primeiro desatar o nó de Vishnu. E para isso, use aqueles asanas que são adequados para o nível iniciante e intermediário. Então, vamos começar no nível de entrada.
- Pose de oração. Nesse caso, você só precisa respirar profundamente com o peito. Essa postura também é chamada de Pranamasana.
- Pose de perna única... Nesse caso, dobre as palmas das mãos e fique em uma perna só. Você precisa ficar assim por até dois minutos e dizer o mantra YAM. Essa postura também é chamada de Vrikshasana.
- Em seguida, vem a pose do ângulo certo. Para fazer isso, deite-se no chão e prenda a respiração por alguns instantes. Essa postura também é chamada de Samakonasana.
- Postura do camelo ou arda ushtrasana... Nesta posição, você precisa manter os quadris no mesmo nível e respirar profundamente.
Depois de dominar asanas simples, você pode ir para o nível intermediário.
- Postura do Relâmpago para Dormir (Vajrasana). Estique o pescoço. Respire profunda e lentamente.
- Postura da Cobra (Sarpasana). Alongue o tronco e inspire. Prenda a respiração e expire.
- Postura da Vaca (Gomukhasana). Coloque as mãos atrás das costas e segure-as. Respiramos com calma e relaxamos os braços e o pescoço.
- Pose de peixe (Matsiasana). Nós deitamos de bruços e nos inclinamos para trás. Conectamos as palmas das mãos com as pontas dos dedos dos pés. A respiração é lenta e profunda.
- Postura de ombro (khandarasana)... Ficamos de cabeça para baixo sobre nossos ombros. Não forçamos o rosto. Respiramos profundamente e observamos as vibrações na área do quarto chakra. Ao expirar, abaixe a pelve.
Nota: as asanas destinadas ao nível intermediário devem ser realizadas apenas por pessoas fisicamente preparadas.
Também existem exercícios destinados a despertar o seu quarto chakra.
- Você pode massagear a coluna. Os dedos do massagista devem concentrar os movimentos na área do coração entre as omoplatas.
- A visualização pode ser realizada... Para fazer isso, imagine que o ponto onde seu coração está localizado está cheio de energia azulada. Esta energia assume sua consciência e você se sente energizado.
- Você pode começar a entoar mantras por conta própria., ou você pode ativar a gravação em um dispositivo especializado.
- Abraços e toques práticos... Para fazer isso, comunique-se com mais frequência com seus entes queridos. Que suas reuniões sejam calorosas e sinceras.
- Ajuda estranhos em situações difíceis.