Qual é o chakra Ajna responsável e onde está localizado?
O sexto chakra é chamado de Ajna. Os sábios o consideram um dos mais misteriosos do nosso corpo. Sobre por quais processos ele é responsável, como se manifesta e quais práticas são usadas para harmonizá-lo, falaremos em nossa revisão.
Descrição e significado
Um dos centros de energia mais misteriosos e poderosos do corpo humano é mais conhecido como "terceiro olho". O chakra Ajna se distingue por sua forma arredondada e um rico matiz azul conhecido como índigo - essa cor se assemelha a um céu crepuscular. Um par de pétalas é visível nas laterais da bola e, dentro, um triângulo invertido. Em um sentido geral, as pétalas representam os hemisférios cerebrais e, em um sentido particular, as duas metades da glândula pituitária. Mandala é considerada uma combinação alegórica de 2 opostos - os componentes espirituais e emocionais de uma pessoa, a unidade de ação e pensamento, secreta e explícita. Traduzido do antigo sânscrito, significa "Eu ordeno", "Eu sei" e também "Entendo".
Ajna é responsável pela percepção extra-sensorial, clarividência e habilidades supranormais. Acredita-se que ele se abre apenas para aqueles que possuem todos os seus outros chakras. O sexto chakra aberto fala de um alto estágio de desenvolvimento da personalidade, quando uma pessoa é capaz de possuir e dispor de todos os recursos e potencialidades do pensamento. Para abrir os chakras, práticas especiais são usadas e, se você der o seu melhor, ele retornará cem vezes mais com grandes realizações no campo do autodesenvolvimento espiritual e pessoal, amor a si mesmo e aos outros. O canal de energia Ajna é o principal responsável pelas habilidades mentais de uma pessoa, a habilidade de dispor de seu conhecimento.
Este chakra afeta a força de vontade, a memória, bem como a capacidade de aceitar conscientemente o seu conhecimento e usá-lo para o bem. Ajna é, em essência, o centro de energia do amor para o mundo inteiro com referência ao patrocínio do Universo. Uma pessoa com um "terceiro olho" aberto pode falar em pé de igualdade com qualquer pessoa. Além disso, ele é capaz de dominar outras pessoas graças à sua essência e capacidade de persuadir. O equilíbrio entre o coração e a mente, a lógica e a intuição também está sob a jurisdição de Ajna - o equilíbrio pode ser alcançado através do desenvolvimento constante do corpo e da mente. No entanto, ao dedicar tempo à prática, não se deve esquecer a essência física. A abertura do Ajna é facilitada por atividades esportivas - podem ser ioga e danças modernas. O principal é que eles estão o mais próximos possível do seu estado espiritual.
O sexto chakra aberto é responsável pela atividade do cérebro. Quando uma pessoa está entediada ou triste, em primeiro lugar ela tenta acalmar a cabeça - ela tenta influenciar caminhando ao ar livre, assistindo filmes ou lendo livros. Já da cabeça, a energia vai para todas as outras partes do corpo. Não é por acaso que, quando forçamos nossos braços e pernas a trabalhar, é o cérebro que envia os comandos.
Ajna é uma espécie de armazenamento, uma câmara da mente, onde podemos armazenar uma grande quantidade de informação, salvá-la, analisá-la, processá-la e, se necessário, utilizá-la. Não é difícil para as pessoas com um chakra aberto memorizar grandes quantidades de dados que podem ser úteis. Por esse motivo, muitas vezes ficamos surpresos que alguém consiga se lembrar de muitas informações diferentes e reproduzi-las, enquanto alguém não tem essa capacidade. Tudo isso está conectado com a ação de Ajna, portanto, cada pessoa precisa prestar a máxima atenção ao seu desenvolvimento.
Uma pessoa com um sexto chakra desenvolvido tem não apenas conhecimento, mas também ferramentas para implementar todos os seus planos... O "terceiro olho" permite que você veja os mundos espiritual e material, se necessário, transfira energia de um espaço para outro. Chakra ajuda cada pessoa a mudar sua concha física e harmonizar o subconsciente. O sexto chakra está localizado entre as sobrancelhas, aproximadamente onde as pessoas representam o "terceiro olho". Não é por acaso que o pensamento geralmente precede as ações - isso se deve precisamente ao fato de que qualquer comando aparece pela primeira vez na cabeça, só depois é transmitido aos sentidos e outros órgãos.
As dimensões do chakra são pequenas, pois são limitadas pelos parâmetros da testa - via de regra, não ultrapassa 4-5 cm.
Estado
Existem dois estados do chakra Ajna - ele pode ser desenvolvido ou aberto e bloqueado.
Desenvolvido
Ajna revelado faz a pessoa sentir o conhecimento infinito do Universo... Isso pode ser comparado à Internet - assim como uma pessoa pode encontrar a resposta para qualquer uma de suas perguntas em um mecanismo de busca, o Ajna desenvolvido permite que você encontre a sabedoria dentro de si mesmo. Essas pessoas geralmente têm superpoderes, podem ter sonhos proféticos, observar a aura de uma pessoa e, se necessário, examinar todos. Eles são capazes de dizer muito sobre eventos passados e prever o futuro. A concentração da atenção permite que uma pessoa com um sexto chakra desenvolvido alcance um estado impecável de paz e proximidade de energia absoluta.
Pessoas com um "terceiro olho" aberto são conscientes, eles avaliam a si mesmos e seu próprio potencial de forma muito adequada... Isso é o que lhes permite atingir seus objetivos.
São indivíduos com boa intuição e intelecto poderoso, na vida são geradores de ideias.
Trancado
Ajna com troca de energia problemática cultiva o lado material da vida humana... Essas pessoas podem observar o mundo em apenas um plano. O desequilíbrio do terceiro olho pode ter várias manifestações. Predisposição a patologias dos ouvidos e nariz, olhos e psique. A violação do metabolismo energético leva a doenças vasculares do cérebro. Muitas vezes, essas pessoas têm sonhos terríveis e até pesadelos. Uma pessoa com um chakra quebrado ou mal aberto tem uma percepção estreita do mundo, seus interesses são limitados. Não gosta de filosofia, arte e religião, distingue-se pela completa ausência de qualquer curiosidade. Essas pessoas não gostam de comunicação íntima com os outros, nunca procuram uma reaproximação.
Se o sexto chakra está desequilibrado, essa pessoa sente a falta de sentido de sua existência. Ele não entende qual é o seu propósito e, como resultado, sente-se um fracasso. Uma pessoa é atormentada por desconforto moral e medos. Pessoas com troca prejudicada em Ajna são caracterizadas por confusão mental, vãs ilusões e até mesmo orgulho. Uma pessoa com o sexto chakra fechado é incapaz de reconhecer o espaço circundante e a si mesma como eles são. É por isso que as emoções negativas começam a crescer como o oceano durante um furacão. Tudo isso leva ao fato de que estados ruins e obsessivos tomam conta dele. Parece a essas pessoas que tudo de ruim vem de fora, enquanto são elas que se tornam a fonte de todos os pensamentos ruins e estados negativos.
Um "terceiro olho" doentio leva ao fato de que uma pessoa não pode e não quer confiar no Universo. Tudo o que acontece é realizado exclusivamente por meio da inteligência e da lógica. Ele tende a construir uma cadeia de ações em qualquer negócio e, se ela falhar, ele imediatamente para de fazer esse negócio. Essas pessoas não podem tomar nada como garantido, estão sempre esperando por uma prova em tudo. Sua própria intuição e voz interior não são suficientes para eles. Para acreditar, essas pessoas devem ver com seus próprios olhos e tocar com suas próprias mãos, elas negam completamente a espiritualidade. Como já mencionamos, o 6º chakra é responsável pelo funcionamento do cérebro, da memória e do sistema nervoso. Portanto, os órgãos da visão, audição e olfato estão sujeitos a ela. O desequilíbrio de Ajna causa sinusite crônica, otite média e doenças dos olhos, maxilar superior, enxaquecas, dores de cabeça e distúrbios nervosos.
Razões do fechamento do chakra e possíveis consequências
Existem vários bons motivos pelos quais o terceiro olho se fecha. Em primeiro lugar, este é um estudo insuficiente dos centros de energia inferiores - neste caso, o fluxo de força e energia não pode alcançar Ajna. Isso acontece quando uma pessoa, cedendo aos seus próprios instintos primitivos, derrama toda a sua energia nos níveis inferiores.
As razões para o fechamento ou abertura insuficiente do chakra podem ser o próprio medo, o medo do desconhecido, as mudanças e a falta de vontade de olhar para dentro de si. A raiz dos problemas pode ser rastreada até a infância se os pais inicialmente desmamaram a criança para ouvir o chamado de seu coração e a voz interior.
Métodos de abertura
Existem várias maneiras de abrir o Ajna:
- escrever ou ler poesia;
- recusar-se a criticar as ações de outras pessoas e seus assuntos pessoais;
- meditação;
- afirmações;
- prática de ioga;
- fazendo trabalho de caridade e dedicação a outras pessoas.
Em qualquer caso, é possível abrir o “terceiro olho” apenas encontrando um equilíbrio ideal entre os componentes materiais e espirituais deste mundo.
Meditações
As sessões de meditação permitem que você restaure a troca de energia do sexto chakra. No decorrer da meditação, imagine como o "terceiro olho" se abre e um fluxo é direcionado dele diretamente para o Universo. Imediatamente imagine um fluxo reverso, cheio de letras, imagens e palavras - desta forma, os poderes superiores dão a você conhecimento e sabedoria para entender e aceitar o ambiente. Os exercícios podem ser usados para visualizar.
Fique em uma posição confortável e imagine que o fluxo de energia vem de cima para você: sua largura pode ser qualquer e depende apenas de sua imaginação.A energia deve entrar através do Sahasrara, ir para Ajna e então descer para todos os outros centros de energia ao longo da coluna vertebral. Você deve sentir cada vértebra por onde passa o fluxo, movendo-se em direção às pernas e descendo até os dedos dos pés. Congele e permaneça nesta posição por 10-15 segundos.
O próximo passo neste exercício é sentir a entrada do espelho do fluxo de energia do solo. Um fluxo quente, denso e suave vindo de baixo deve passar por todos os seus chakras, mas na direção oposta - do primeiro centro de energia ao sétimo, envolvendo-se em Ajna.
Práticas
Quase todas as práticas existentes na ioga são, de uma forma ou de outra, destinadas a abrir o Ajna. Por tentativa, são selecionados os exercícios que são mais eficazes para eles próprios.
- Trataka É uma prática de ioga que limpa os olhos. Nesse caso, usa-se uma vela: é preciso aprender a olhar para uma fogueira acesa não só com os olhos físicos, mas também com o centro da sobrancelha.
- Trikuti sandhanam - uma das práticas mais eficazes. Aqui é necessário assumir a posição de lótus, e nesta posição aprender a sentir uma leve sensação de queimação e pulsação na área entre os olhos. O mantra Aum deve ser entoado a cada batida do pulso.
- Kriya Yoga - prática baseada nos ensinamentos de Pranayama.
De outros
O mantra ajuda a desbloquear o sexto chakra. É sabido que para cada chakra existe seu próprio mantra - no caso de Ajna, Aum é usado. Antes de começar a cantar, você precisa relaxar o máximo possível, limpar sua mente e acalmar sua respiração. Você precisa respirar moderadamente, de modo que pausas de 4-5 segundos sejam observadas entre a inspiração e a expiração - com o tempo, você aprenderá a aumentar esse intervalo.
Não há consenso entre os iogues sobre como enfatizar e separar os sons, então a melhor solução seria encontrar o seu próprio som que corresponda à sua compreensão do mantra.
Enquanto canta, você não pode se concentrar em nada além de suas sensações internas, não deve haver pensamentos em sua cabeça, sem metas e objetivos - apenas o vazio. Somente neste caso o mantra será capaz de abrir seu "terceiro olho" e preenchê-lo com a energia do Universo.
Conselho prático
Para ativar o 6º chakra, você pode usar pedras:
- a pedra da lua é responsável pelo desenvolvimento da intuição;
- o ônix permite que você aprenda a distinguir a verdade da mentira;
- a safira facilitará a comunicação humana com o Universo;
- lápis-lazúli ajuda a renovar todos os processos da concha física do corpo;
- para lidar com a influência negativa de estranhos, você precisa de olho de águia.
Qualquer prática destinada ao desenvolvimento de Ajna é melhor realizada usando um dos seguintes óleos aromáticos:
- capim-limão - dá energia vital;
- o violeta dá clareza à mente;
- o jasmim melhora a intuição;
- hortelã traz calma e tranquilidade;
- incenso acalma;
- o cedro contribui para a divulgação de oportunidades e novas habilidades;
- o abeto e o pinheiro estimulam a renovação dos tecidos e células do corpo;
- a noz-moscada ativa o trabalho do "terceiro olho";
- a murta acelera os processos de pensamento.
A mandala colorida também ajuda a abrir o Ajna - você pode trabalhar nela adicionalmente, uma vez que é de fundamental importância para o chacra Ajna. Compre roupas na cor índigo, faça para si um amuleto desta cor, ou obtenha qualquer outro pequeno item que irá usar para se conectar com o Universo. Todos os dias você precisa prestar atenção a ele, conversar com ele e usá-lo nas práticas de meditação.
Para desenvolver o "terceiro olho", é necessário bombear constantemente o cérebro. Para fazer isso, você precisa encontrar um novo hobby, procurar novas atividades e hobbies. Este chacra está localizado na testa, em um lugar que fala por si mesmo.
Qualquer tipo de treinamento cerebral irá certamente beneficiar aquelas pessoas que desejam melhorar suas habilidades mentais.