Características e aplicações do papel crepe
O papel crepe é um tipo de material comum, utilizado não só na área de decoração, mas também em outras indústrias. Possui características e vantagens próprias. No artigo, conheceremos mais detalhadamente este tipo de papel, suas variedades, e também daremos várias recomendações sobre como pode ser utilizado.
O que é isso?
Pela primeira vez, o papel crepom foi citado no final do século 19 em Londres, quando era usado como material de forro para a fabricação de chapéus. Hoje ele parece um pouco diferente, tem várias propriedades positivas e pode até suportar uma certa faixa de temperatura. A vida útil desse material depende diretamente das condições em que é usado.
Apesar de o papel ser bastante fino e apresentado em forma de malha, é durável. A tela é recoberta de pequenas dobras, portanto, lembra uma sanfona. Se manuseado sem cuidado, o papel rasgará longitudinalmente. Vários produtos requintados podem ser feitos a partir dele. As folhas podem ser endireitadas, aumentando assim a largura.
As principais vantagens do papel crepom são a flexibilidade, graças à qual os produtos podem manter sua forma. É esta propriedade que deu origem à utilização do material na área da decoração, a partir da qual se pode montar uma vitrine e um stand, utilizá-lo em belas-artes. O mercado oferece uma ampla gama de papéis em todas as tonalidades. O papel do tipo crepe é feito de papel reciclado ou de materiais reciclados.Pode ser utilizado não só para decoração, mas também como recheio. O custo do material está ao alcance de todos, podendo ser armazenado em local seco sem condições especiais. Trata-se de uma matéria-prima amiga do ambiente que não agride o meio ambiente nem os seres vivos, se decompõe rapidamente no solo, o que é outra vantagem.
O que acontece?
No mercado, o papel crepom é oferecido em rolos. Suas dimensões dependem do tipo e da altura da chapa, por exemplo, com a letra E - 1,5 mm, B - 3,22 mm e A - 5 mm. O material pode ser colorido ou branco, todas as tonalidades são oferecidas, então para a criatividade esta é uma das melhores opções. Vale ressaltar que, se desejar, você pode encontrar um conjunto cru, um conjunto com padrão, unilateral ou bilateral, metalizado e isolante elétrico. Quanto ao tipo de embalagem, o papel pode ser em folha ou vendido em rolo, sendo a última opção muito mais fácil de armazenar. As folhas podem ter diferentes gramaturas, na faixa de 60-180 g / m².
A elasticidade do material pode chegar a 250%, característica esta indicada na embalagem.
Fabricantes
Muitas empresas se dedicam à produção desse tipo de papel. Produtos são populares fabricante Cartotecnica Rossi da Itália. As principais vantagens incluem a presença de quase 60 tonalidades, o que não pode deixar de atrair a atenção dos amantes da arte. E também no sortimento estão os tipos frente e verso, chapas com spray metálico e até com transição de uma cor para outra. Esse tipo de papel é muito procurado na fabricação de buquês.
A produção alemã desses produtos também é comum, por exemplo, Marca Ursus encontrado em muitas lojas de arte. Isso também pode incluir ESTERINAcujo papel está em demanda na indústria médica.
Quanto às outras marcas europeias, a lista das melhores é Empresa alemã STERICLIN.
Fabricante francês AMCOR FLEXIBLES SPS ganhou imensa popularidade muito além das fronteiras do país, o papel tem uma série de características de desempenho positivas. finlandês STERIKING marca registrada fabrica kits de papel crepom duráveis e ecologicamente corretos. Se falamos de produtores nacionais, é sem dúvida a empresa Vinar.
Aplicações industriais
Medicina
Os estabelecimentos de saúde devem cuidar da esterilização dos instrumentos e roupas, bem como da roupa de cama, para garantir a segurança e a proteção dos pacientes e da equipe. Vapor ou gás especial podem ser usados para o tratamento. Depois disso, as coisas que passaram por essa manipulação devem ser embaladas em roll-ups apropriados. E para isso, o papel crepom especial é uma excelente opção. É dobrado e fixado com fita adesiva, para que o conteúdo não caia, mas fique à espera do tempo de uso. É aplicada na embalagem uma inscrição, onde deve ser indicada a data da esterilização. O papel crepe é usado para forrar os diferentes compartimentos dos esterilizadores.
O material é procurado por uma série de razões - é elástico, leve, econômico, resistente à umidade e não possui pilosidade, o que é extremamente importante. Além disso, na área médica, o papel crepom é relevante em diversas cores.
Proteção contra corrosão
Para armazenamento de produtos de metal, costuma-se utilizar uma tela de crepe especializada, que se diferencia da usual pela presença de um filme laminado.
Essa embalagem protegerá o conteúdo da influência da umidade, portanto, é bastante procurada.
Produção
Gráficas e gráficas consistentemente usam papel como material para a lombada, que é muito mais barato do que outras opções. É importante notar que o papel crepom é ótimo para fazer vários livros. As empresas de manufatura escolhem folhas com diferentes indicadores de densidade, dependendo da tarefa. No campo da fabricação de filtros, o papel é usado para a purificação de óleos e diversos líquidos.
Equipamento elétrico
Conforme mencionado acima, existe no mercado papel isolante elétrico que serve para vedar juntas em equipamentos elétricos.
Pacote
O papel crepom tem propriedades protetoras, por isso é uma das melhores opções para embrulhar arranjos de flores e buquês. Além do mais, esse material pode ser usado para embalar itens frágeis, como lembranças de vidro, joias e decoração. O linho não deixa passar umidade e aguenta a absorção de gorduras, por isso também é utilizado na área de confeitaria para embrulhar massas, doces e muito mais. As folhas amassadas ficam lindas e a escolha das cores permite tornar a embalagem atraente e original.
Como usar para decoração e criatividade?
Na área da floricultura são utilizados diversos tipos de decoração, sendo imprescindíveis as folhas em relevo, nas quais são embalados buquês e composições. No entanto, esse material pode servir de base para flores, você pode fazer uma bela colagem a partir dele e adicionar volume. Se você nunca ouviu falar em design doce, deve-se notar que se trata da criação de buquês de doces que não podem ser feitos sem lençóis crepados. No decorrer da produção, são utilizados bastões de plástico, fita adesiva, pétalas de papel e rebuçados.
Todas as flores podem ser feitas de papel crepom se você seguir as instruções. Esta é uma ótima maneira de se divertir, criar algo com suas próprias mãos e fazer um presente para uma pessoa querida.
O material é adequado para peônias, ásteres, papoulas, margaridas, basta fazer um estoque de insumos e seguir passo a passo todas as recomendações.
Na criatividade infantil, não se pode prescindir de papéis dos mais diversos tipos, inclusive crepe. É adequado para esculpir animais, apliques e até brinquedos para a árvore de Natal. Você pode fazer pompons, bijuterias, broches com o material e decorar roupas com eles.
Você pode mostrar sua imaginação em design de interiores de diferentes maneiras. Produtos de papel (bolas, guirlandas) criarão uma atmosfera festiva. Se desejar, pode até fazer um vestido de fantasia ou alguns elementos da imagem - punhos, gola, folho. Graças ao seu relevo, o material pode servir de base para saia, peruca e barba postiça. Portanto, podemos afirmar com segurança que o papel crepom é universal, pois pode ser utilizado para solucionar diversos problemas.
Criação de artesanato
Se você já está pensando há muito tempo no que fazer com o papel multicolorido que tem à sua disposição, pode haver muitas ideias. As flores são uma das melhores opções para os iniciantes e podem ser gladíolos, margaridas ou cravos. Você pode fazer um número de papel para decorar uma sala de aniversário ou até mesmo recortar letras para criar um letreiro interessante para uma festa. Chamamos sua atenção para uma breve instrução que o ajudará de forma rápida e fácil a fazer algo interessante e bonito com suas próprias mãos.
Primeiro você precisa estocar papel crepom de cores diferentes, escolha a seu critério, você também vai precisar de cola PVA, tesoura, arame, linha ou grampeador. Primeiro, corte uma longa tira de material de base. Se você quiser muitas flores, corte a borda e obterá uma tira longa e sólida.
Enrole a fita em um rolo, enquanto pressiona na base, estique a borda superior suavemente para que a flor fique exuberante. Quando chegar ao tamanho desejado, corte o excesso e fixe a borda com cola. A base precisa ser unida; uma linha regular é adequada para isso. Se quiser que a flor fique aberta, espalhe, mas é importante ter cuidado, pois o papel crepom pode rasgar. Ao longo do processo, recomenda-se lubrificar o fundo com cola de vez em quando para que a estrutura não se desenrole, mas fique bem fixada.
Como você pode ver, não há nada difícil em criar uma flor, você mesmo pode recortar as pétalas do tamanho e formato desejados e, em seguida, fixá-las no fio uma a uma para obter um buquê de diferentes tipos de plantas.
Decorações
Conforme mencionado acima, o material crepe pode servir como decoração de interiores. Se você está planejando uma festa, pode fazer uma guirlanda ou decorar uma zona fotográfica. Você pode tentar criar bolas decorativas, não vai demorar muito. Corte um círculo de um pedaço de papelão em um tamanho que atenda às suas necessidades e, em seguida, corte-o ao meio. Em seguida, pegue papel crepom e corte os retângulos de forma que possam cobrir o semicírculo.
Você precisará fazer um estêncil de papelão. Nele, listras transversais são desenhadas a uma distância de 3 cm uma da outra. O papel crepe é disposto ao longo das linhas e coberto com cola, de forma que retângulo por retângulo é preso à base de papelão. Para deixar a bola esplêndida, recomenda-se o uso de cerca de 40 camadas de material, que podem ser multicoloridas ou monocromáticas, dependendo do tema da decoração. Depois que a pilha é colada, um semicírculo de papelão é colado e alinhado com a borda inferior do papel. O papelão serve de molde, segundo o qual o material crepado é cortado por todos os lados. Na fase de acabamento, você precisa esticar o fio através da bola e pendurá-lo na sala. O papel crepe pode ser útil se você quiser decupar uma caixa de sapatos ou uma caixa de joias. Não há regras aqui, o principal é registrar tudo com segurança e lembrar que é preciso trabalhar o material com cuidado, tudo o mais é um vôo de criatividade e imaginação. A zona da foto pode parecer muito mais clara se você usar rolos de papel colorido, que ficarão pendurados em longas listras.
Trajes para as férias
Se você quiser preparar um vestido chique, o papel é melhor para isso, porque você pode fazer algo original com ele. Para criar uma saia fofa, você precisará de lençóis da sua cor favorita, cola, um cinto e um grampeador. Dobre duas folhas de papel em uma superfície de trabalho. Você pode fazer pregas para atingir o esplendor, basta recuar 1,5 cm das bordas, e escolher a largura a seu critério. Terminada esta manipulação com todas as folhas, é necessário fixá-las de um lado com grampeador ou furar uma longa tira de papel grosso. É melhor usar fita dupla-face para manter a saia no lugar e prender sua obra de arte a um cinto. Para criar ternos, é melhor escolher papel de alta densidade, é mais fácil e confiável de trabalhar.
Como você pode ver, o material crepe é realmente adequado para a criação de vários produtos, mas também é útil em outras indústrias.