Bull terrier

Staffordshire Bull Terrier: descrição da raça, nuances de cuidado

Staffordshire Bull Terrier: descrição da raça, nuances de cuidado
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Personagem
  4. Vida útil
  5. Manutenção e cuidados
  6. O que alimentar?
  7. Educação

Nemo me impune lacessit - "Ninguém me provoca impunemente." Este é o lema da raça Staffbull em um dos clubes nacionais mais populares do Canadá, que se assemelha exatamente ao caráter do Staffordshire Bull Terrier.

A coragem incomparável, tenacidade e coragem indestrutível do cão conquistaram o respeito e a ampla popularidade da raça em muitas partes do mundo. Na conhecida história de E. Seton-Thompson "A História de um Bull Terrier", um cachorro jovem, um homem forte, Snap vence uma luta com um lobo experiente.

Dotado de grande inteligência e boa vontade no relacionamento com as pessoas, o Bull Terrier é o cão de companhia mais confiável. Além disso, este é um cão com humor - ele sorri para você o tempo todo. Olhe mais de perto!

História de origem

Vários registros antigos indicam que os ancestrais do inglês Staffordshire Bull Terrier foram mantidos nas cortes reais há centenas de anos. Esses animais parecidos com mastins eram usados ​​pelos romanos como gladiadores em arenas, como isca para ursos, leões e touros. Na verdade, o termo "bull terrier" originou-se do touro inglês (touro).

A raça surgiu no século 16, no condado inglês de Staffordshire, como resultado da mistura do sangue de Old English Mastiffs e Bulldogs. Os Bull Terriers eram usados ​​como cães de luta, pois a raça era forte, forte, com uma excelente reação. O autor da raça também é conhecido - o duque inglês de Hamilton, que conseguiu um verdadeiro cão de luta.

Além de excelentes qualidades de luta, uma característica distintiva da raça era a estrutura de sua cabeça, que não possuía uma testa enorme.

Com o tempo, os Staffordshire Bull Terriers, graças às suas qualidades de lutador, estabeleceram-se como participantes em combates de cães ferozes e intransigentes e provocações de touros. A partir de 1835, essas batalhas começaram a ocorrer regularmente.

Mais tarde, a raça foi ativamente usada como apanhadora de ratos e outros pequenos roedores. A descoberta de um novo talento da raça levou ao fato de que ela passou a apresentar desempenho constante em capturas competitivas de ratos.

Em 1935, um clube amador staffbull foi aberto na Inglaterra, e D. Mullen foi eleito presidente. E um ano depois, uma sessão de exposição de cães aconteceu, e a imprensa estourou com publicações elogiosas sobre esta raça incrível.

O padrão da raça foi aprovado em 1936, e a raça foi reconhecida como a melhor justamente como companheira doméstica. Em 1974, os staffbulls foram incluídos nas listas de reprodução e formaram formalmente um padrão que reflete totalmente suas características.

Com o passar do tempo, os Bull Terriers se tornaram participantes regulares em muitas exposições de prestígio. Em 2006, o Staffbull conquistou o status correspondente de melhor cão doméstico. Na Inglaterra hoje, o Staffordshire Bull Terrier é o cão de companhia mais popular.

Os profissionais chamam os cães de "staffies", que, ao contrário da crença popular, não são tão agressivos como parecem à primeira vista, pelo contrário, são afetuosos e brincalhões. No entanto, devem ser mantidos de forma estrita, não estragados, de modo a não criar condições para uma manifestação imprevista de agressão a pessoas ou animais.

Descrição da raça

De acordo com o padrão, os staffbulls adultos têm uma aparência maciça e elegante. Nos homens, o sistema muscular de alívio parece ótimo. O cão atinge uma altura de 40 cm. O peso médio dos machos é de 17-20 kg, das cadelas - 15 kg. A pelagem é curta e rígida e, junto com a pele áspera, está bem adaptada para proteger o corpo do cão em combate.

As características dos cães, de acordo com o disposto na norma, refletem suas principais características:

  • crânio curto e ligeiramente alargado, maçãs do rosto e testa proeminentes;
  • ponta do nariz e lábios escuros (sem asas);
  • mandíbulas firmes e fortes;
  • orelhas protuberantes e ligeiramente caídas;
  • olhos são redondos, cores dependendo da cor do cão;
  • o pescoço é poderoso, com a pele bem esticada (sem dobras);
  • lombo grande, peito forte;
  • a barriga é poderosa, não caindo;
  • as pernas são ligeiramente encurtadas em proporção ao corpo;
  • patas fortes;
  • a pelagem é densa, lisa, encurtada;
  • a mordida é correta, com lábios bem espaçados;
  • as costas são largas e retas;
  • a cauda é pequena, afinando ligeiramente para a extremidade.

Bull Terriers são classificados como uma raça de pêlo curto. A lã não tem subpêlo. Cores típicas:

  • Cor âmbar;
  • tom avermelhado;
  • luz dominante;
  • cinza azulado);
  • Preto.

Combinações de duas cores são permitidas. Uma combinação de marcações brancas na cor não é considerada uma falha. A presença de outras cores, por exemplo, preto e castanho ou fígado, acarretará na desclassificação do cão.

Vamos observar uma série de pontos interessantes e úteis.

  • Staffordshire Bull Terriers são geralmente chamados de nomes alternativos diferentes - "staffbulls" ou simplesmente "staffy".
  • Seus instintos de caça e inclinações guardiãs são pouco desenvolvidos, o que é importante considerar ao escolher uma raça canina.
  • Por cerca de meio século, Staffy tem sido o mascote vivo do Regimento Staffordshire do Príncipe de Gales.
  • Staffbull não será preguiçoso por dias para desfrutar de uma série de "novelas" com o proprietário. A raça existe em um modo muito dinâmico e um ritmo acelerado é típico dela. Portanto, ela prefere brincar ou atividade física significativa à ociosidade agradável.
  • Os machos Staffbull são mais agressivos e propensos a competir entre si. Por esse motivo, manter dois machos na mesma casa exigirá uma resistência notável do proprietário.
  • É importante desenvolver a inteligência e a agudeza da equipe regularmente com treinamento.Os cães precisam urgentemente de socialização precoce.
  • Staffbulls têm uma alta tolerância à dor - eles são mais leves do que outras raças, resistem a ferimentos e até ferimentos graves.
  • Superaquecimento e hipotermia significativa são contra-indicados para a raça. Portanto, a manutenção da casa e do apartamento é recomendada para os funcionários.
  • O Staffbull é uma raça atlética, com formação e treinamento adequados, é capaz de apresentar excelentes resultados no frisbee canino, agilidade e estilo livre.

Personagem

Apesar do olhar definitivamente agressivo dos bull terriers, na realidade eles são amigos verdadeiros e amorosos. No relacionamento com uma pessoa, eles são amigáveis, mesmo quando se encontram com estranhos, os cães geralmente não mostram agressividade.

Equipes inteligentes e gentis são extremamente leais, alegres e animadas por natureza, elas adoram estar no centro das atenções de todos. Os Staffbulls são ativos, sempre confiantes em suas capacidades e gostam muito de jogos.

O Bull Terrier está alerta e focado em identificar o perigo. Controlando a situação e o ambiente, ele avisará imediatamente o proprietário sobre isso e, se necessário, iniciará instantaneamente uma briga com o agressor.

Staffordshires são a raça dominante, então sua socialização precoce proporciona calma e ausência de agressividade excessiva no indivíduo.

Steffy tem uma atitude positiva em relação às crianças e está sempre pronta para protegê-las. De forma bastante pacífica, os cães se dão bem com gatos e outros animais de estimação.

No entanto, a bondade e o equilíbrio de caráter não os impedem de serem verdadeiros lutadores. Os primeiros cães não atacam, mas estão prontos para dar uma rejeição digna a qualquer agressor. Nisto eles são ajudados por uma tremenda energia, força física e um baixo limiar de dor de um lutador experiente. Os machos são um pouco mais agressivos do que as fêmeas, portanto independentemente das condições de criação, eles devem ser ensinados a habilidade e compreensão de que até mesmo uma demonstração mínima de agressão é proibida.

Alguns traços de caráter dos bastões:

  • o cão não pode ficar no quintal, mas apenas em casa;
  • a caminhada é realizada exclusivamente com guia, já que os cães podem ser agressivos com estranhos;
  • staffies - cães com intelecto desenvolvido, mas não desprovido de alguma originalidade (teimosia);
  • o cão tem preferência pelo conforto e aconchego do lar;
  • os cachorros gostam de mastigar, por isso os brinquedos duráveis ​​para o cão não serão supérfluos;
  • os funcionários adoram cavar;
  • dificilmente suportam o calor, por isso no verão é necessário monitorar o possível superaquecimento do cão;
  • trata-se de um animal com instinto predador altamente desenvolvido, o que impõe uma responsabilidade especial na criação, treinamento do cão e controle sobre seu comportamento;
  • é um protetor confiável do proprietário, mas muitas vezes é indiferente à propriedade.

Vamos destacar algumas das deficiências da raça.

  1. Os Staffbulls estão mal sintonizados com as boas relações com outros animais. A raça é dominante, se esforçando para assumir uma posição de liderança e dominante entre os outros cães.
  2. Os funcionários consideram os gatos e pequenos roedores como suas presas, que devem ser capturadas.
  3. Muitas vezes, apresentam teimosia e desejo de dominar a família, o que só pode ser evitado com a ajuda de uma educação correta e paciente.
  4. Seu treinamento e atividade física significativa demoram muito.
  5. A separação de longo prazo do dono é repleta de traumas psicológicos para o cão.

Vida útil

Geneticamente, os bastões são animais fortes e resistentes que não sentem dor. Portanto, muitas vezes não é possível determinar a doença do cão nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Em média, vivem de 12 a 14 anos. A expectativa de vida de um animal é geralmente determinada por um fator hereditário. Porém, nem o último lugar neste contexto é ocupado por doenças típicas da raça. É por isso o tópico da vacinação é extremamente relevante aqui.

Filhotes Staffy, especialmente aqueles com menos de um ano de idade, são extremamente vulneráveis ​​à infecção. Durante este período, o nível de imunidade do cachorro é baixo - ele recentemente se separou de sua mãe.

Portanto, é nesse momento que se realiza o esquema básico de vacinação do bebê.

Claro, a vacinação não oferece proteção completa contra a ocorrência de doenças, mas a probabilidade de sua ocorrência é significativamente reduzida. Animais vacinados são muito mais fáceis de tolerar doenças do que os não vacinados.

A vacinação primária é geralmente realizada em viveiros, onde os criadores são obrigados a emitir passaportes veterinários. No futuro, o proprietário deve aderir a um esquema de vacinação especial:

  • a vacinação complexa é realizada aos 2, 2,5, 6 e 12 meses e, então, repetida anualmente;
  • A vacinação anti-rábica é realizada aos 7 meses e subsequentemente repetida anualmente.

É proibido levar o cão ao exterior sem vacinação. Além disso, um animal não vacinado representa um perigo real para o homem, pois, em caso de mordida, o tratamento da vítima será longo e caro.

Manutenção e cuidados

Os Staffbulls são despretensiosos para se manter e se adaptar às novas condições rapidamente. Os especialistas recomendam mantê-los em uma casa de campo ou em apartamentos espaçosos. Este cão é móvel, enérgico e o espaço dá-lhe a oportunidade de esbanjar energia em excesso.

Os Bull Terriers não tendem a desativar móveis ou outros itens domésticos - eles simplesmente adoram brincar e brincar. Portanto, passeios freqüentes com o cão são extremamente benéficos para ela. Você precisa caminhar pelo menos 2 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, durante a caminhada, é importante garantir a alta atividade das aulas.

Staffy é um animal sociável e alegre, portanto, uma longa permanência sozinho pode levar um cão a um grave trauma psicológico.

Cuidar de um bastão é fácil. Sua pelagem curta cai na primavera e no outono. No entanto, se o cão for mantido em quartos secos e quentes, o casaco de pele pode mudar ao longo do ano.

No caso de manchas carecas, caspa, cabelos ressecados e quebradiços na pele do pessoal, é recomendável substituir o shampoo. Nestes casos, é útil examinar mais de perto a qualidade dos alimentos. Uma consulta com um veterinário não será supérflua aqui.

Para melhorar o funcionamento do aparelho circulatório, estimular o crescimento e eliminar os cabelos tingidos, recomenda-se ao cão pentear uma vez por semana com uma escova de cerdas naturais. Durante o período de muda, o procedimento é realizado conforme necessário.

Os funcionários são banhados uma vez por mês com um detergente especial com condicionador. Nesse caso, a lã é enxaguada com água morna e o shampoo é diluído em água na proporção de 1: 1. Após a espumação, o cão é lavado abundantemente com água morna. Não se recomenda a aplicação de shampoos na pelagem do animal sem diluição.

Após o banho, seque o pêlo do cão com uma toalha e penteie-o sobre o pêlo. É aconselhável inserir algodão nas orelhas para eliminar a umidade o mais rápido possível. Após o banho, não é recomendável caminhar com o pessoal por 2 horas para a secagem final. No inverno, o cão é banhado no final da caminhada final.

A frequência recomendada de procedimentos de água no inverno é reduzida para uma vez a cada 2 meses ou é realizada se necessário.

O exame regular dos olhos do animal é muito importante. Pequenos grãos nos cantos dos olhos não são perigosos, podem ser facilmente removidos com um pano que não solte fiapos umedecido com água quente fervida ou caldo de camomila. Em caso de vermelhidão, inchaço das pálpebras, lacrimejamento abundante, deve-se procurar o médico veterinário.

As orelhas do cão devem ser verificadas uma vez por semana. Enxofre e contaminantes empoeirados são removidos com um algodão umedecido em água morna. Com um claro excesso de enxofre, mau cheiro nas orelhas, vermelhidão da pele não se automedique, é melhor consultar um veterinário.

Os dentes de leite em filhotes aparecem por volta de um mês de idade, após 5 meses os molares irrompem. Uma equipe madura tem 42 dentes, dos quais 12 são incisivos, 4 são caninos e 26 são molares. A mordida é clássica, em tesoura.Os dentes do cão são cuidados 3 a 4 vezes por semana com uma pasta dentífrica especial, com uma escova ou com a ponta do dedo.

A pasta não deve espumar - os funcionários não gostam disso.

As unhas são aparadas com um cortador de unhas especial uma vez a cada 2 semanas no inverno e uma vez por mês no verão, já que no verão o cão corre muito e tritura as garras em grande parte. Após o corte, as rebarbas são removidas com uma lima especial. As garras do bastão excessivamente duras são difíceis de aparar, portanto, para amolecê-las, recomenda-se manter as patas em água morna por alguns minutos.

Após uma caminhada, as patas do cão devem ser limpas com uma toalha úmida (você pode lavar a sujeira deles no chuveiro). As feridas ou escoriações encontradas nas patas são tratadas com um anti-séptico. Para evitar rachaduras nas almofadas, uma pequena quantidade de óleo vegetal é incluída na dieta do animal todos os dias.

No inverno, esfregar uma cera ou creme especial nas almofadas ajuda a proteger as patas do animal, que são lavadas no final da caminhada. Outro método de salvar as patas do seu animal de reagentes da estrada é o uso de sapatos de silicone.

No período de frio, o cão precisa de roupas (suéter, capa de chuva, macacão) para salvar o animal de pêlo curto da hipotermia.

A desparasitação do pessoal é realizada 2-3 vezes por ano. A dosagem é determinada com base no peso do cão.

O tratamento do bull terrier com substâncias contra ectoparasitas (pulgas, carrapatos, piolhos) é necessário. Eles são capazes de causar danos significativos ao animal - causar coceira constante, reações alérgicas e muito mais.

Portanto, o carrapato carrega a piroplasmose - uma doença fatal para um cão. Portanto, uma inspeção pós-caminhada do tegumento do cão no pescoço, axilas, abdômen, cauda, ​​cabeça e orelhas é necessária. Se um carrapato for encontrado, é mais aconselhável entrar em contato com um veterinário. Após o tratamento, é importante controlar o apetite, a temperatura e a condição física do cão.

A piroplasmose se manifesta pelos seguintes sintomas:

  • temperatura de até 39-42 graus;
  • letargia, letargia;
  • apetite doentio;
  • urina marrom avermelhada;
  • o cão descansa com dificuldade sobre as patas, especialmente nas patas traseiras.

Os medicamentos com base na condição do cão serão selecionados pelo veterinário. Pode ser:

  • gotas na cernelha;
  • spray (antes da caminhada);
  • colarinho (para uso regular);
  • comprimidos (após consulta com um veterinário).

Um staff saudável é um cão com excelente apetite, evacuações regulares e livres, micção normal, respiração regular e mucosas rosadas.

Um cão doente geralmente tenta se esconder em um local escuro, não se alimenta bem, responde lentamente e está constantemente com sede. Freqüentemente, ele tem micção frequente, manifestações de diarréia, prisão de ventre não são excluídas, sangue aparece na urina, fezes. Pode ocorrer secreção purulenta. As membranas mucosas tornam-se pálidas e freqüentemente tornam-se cianóticas. A lã desbota, baba.

Patologias típicas de pessoal:

  • catarata;
  • manifestações de surdez;
  • violações da funcionalidade dos ovários;
  • obstrução intestinal;
  • pedras no sistema urinário;
  • volvo das pálpebras;
  • carcinoma celular;
  • artrite;
  • violação das funções conjuntas;
  • luxação da patela;
  • alergia.

Passear com o cão todos os dias (é necessário usar um focinho) pelo menos 2 vezes por dia durante 1,5 a 2 horas tem um efeito benéfico no estado físico e mental do cajado.

A caminhada começa após a 2ª vacinação. Primeiro, os filhotes são levados para passear de braços, depois de 3-4 dias - na coleira. Imediatamente é necessário começar a ensinar ao cão o comando "por" e a voz do dono. No decurso da necessária socialização inicial, os cachorros são primeiro passeados em locais calmos e desertos, depois introduzidos em locais e transportes mais apinhados.

Isso ajudará os mais pequenos a se acostumarem com o ambiente mais rapidamente. Também é importante ensinar os cachorros a colocar focinheira desde tenra idade. Os Staffbulls não gostam particularmente de cachorros, então você deve esperar um pouco com esses conhecidos.

Os parques para cães são talvez o melhor lugar para carregar fisicamente o seu animal de estimação de forma eficiente. Aqui você pode agilizar e brincar com guloseimas e brinquedos. É melhor treinar um cão com uma roupa de proteção - o pessoal tem mandíbulas fortes.

É importante lembrar que os redemoinhos são extremamente suscetíveis ao calor e ao clima frio. Portanto, você deve escolher um horário para caminhar e escolher roupas adequadas para o clima.

O que alimentar?

A nutrição é o fator mais importante na determinação da saúde dos animais, suas habilidades físicas e potencial energético. Você não deve alimentar o bastão desnecessariamente, pois a obesidade acompanhará seu estilo de vida sedentário. A dieta alimentar estabelecida deve ser estritamente seguida desde tenra idade.

Já aos 1,5 meses, a dieta do cão é dividida em 5-6 mamadas. Este regime é mantido por até 3 meses. Após 6 meses, a dieta é detalhada:

  • desde manhã - lacticínios;
  • jantar - mingau com leite ou caldo;
  • À noite - vegetais com carne;
  • tarde da noite - um pedaço de carne fervido ou mergulhado em água fervente.

Aos 6 meses de idade, o filhote é alimentado com ovos e trigo sarraceno. A aveia raramente é usada. Um pouco mais tarde, o cão é transferido para a dieta de um adulto - 2 vezes ao dia. O prato principal do cardápio é a carne, que compõe 65% do total da dieta. De vez em quando, em vez de pratos de carne, dão peixe.

A dieta não é recomendada para a presença de:

  • açúcares;
  • pratos salgados;
  • produtos de farinha;
  • doce;
  • batatas.

Ao escolher alimentos secos, você não deve comprar produtos baratos que geralmente são de má qualidade. É mais eficiente escolher rações balanceadas e de alta qualidade. Você não deve usar comida enlatada.

Educação

A Staffy é uma raça com uma genealogia lutadora, por isso ensinar a sua obediência é uma prioridade e começa desde muito cedo. O cão deve poder andar obedientemente ao lado do dono, com coleira e sem ele. A socialização precoce e habilidosa de um bastão é a chave para sua educação e treinamento bem-sucedidos. É necessário estar em locais públicos com o cachorro, para passear de carro com ele. O animal de estimação não deve ter nenhum sinal de agressão com estranhos.

Tendo em conta as peculiaridades da raça, será útil obter várias consultas com um instrutor experiente, especialmente se sentir uma certa falta da necessária experiência na criação de um cão.

É importante pensar sobre e escolher um conjunto específico de comandos comumente usados.

A este respeito, será útil olhar para os programas existentes, como UGS, ZGS (cão da cidade controlado ou protetor). Staffy pode muito bem se tornar um guarda-costas eficaz, mas para caminhadas, o cão precisará estar com focinheira e coleira curta.

Um animal de estimação deve ser ensinado a seguir uma série de regras simples:

  • comer deve ser feito somente após a refeição da família;
  • entrada na casa somente após o proprietário;
  • jogos, mimos e dormir na mobília do mestre são proibidos.

A raça absolutamente não foi projetada para o desenvolvimento deliberado de sua agressividade. Esses experimentos são repletos de resultados ruins e perturbações na psique do cão. O Staffbull pode facilmente se tornar um animal incontrolável.

Em momentos críticos, o cão é pressionado ao chão e segurado até que se acalme.

Criadores de cães iniciantes não devem iniciar uma raça, já que a educação do staff é um processo difícil que requer muito tempo e atenção. Dominar um cão requer habilidade, força de caráter e experiência. Não é recomendado mostrar fraqueza no relacionamento com um cachorro.

O cão deve aprender que tem um dono forte. Com uma abordagem de treinamento bem considerada e consistente, a equipe assimila com bastante sucesso os comandos e os executa com facilidade. Eles são perspicazes e têm um intelecto desenvolvido, mas às vezes podem persistir, recusando-se a estudar. Nestes casos, vale a pena escolher um horário diferente para o treinamento, sem punir o pet.

Para as características da raça, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa