Calculadora de contador: descrição do trabalho, funções e requisitos

Existem muitas profissões diferentes no mundo que estão envolvidas em todas as esferas da sociedade. Conhecemos bem alguns deles e os vemos todos os dias. Mas existem aqueles de que poucos ouviram falar. A profissão de contador-calculadora é uma delas. É hora de descobrir que tipo de especialista ele é, quais são as suas funções e como conseguir essa profissão.
Descrição
Sem os contadores-calculadores, os estabelecimentos de alimentação não seriam o que os vemos hoje. Todas as cantinas, cafés e restaurantes requerem os serviços deste especialista. Em primeiro lugar, é claro, uma calculadora-contador calcula o custo das refeições prontas com base no custo e na margem, que muitas vezes é fixada em muitos estabelecimentos. Além disso, as responsabilidades diretas de um especialista são a realização de inventários, auditorias, baixas, a elaboração de menus para um ou vários estabelecimentos e o cálculo do custo direto dos produtos acabados fabricados na empresa.
Para alguns, essas tarefas não parecem tão difíceis, mas, a fim de cumprir com seus deveres, um contador-calculador deve saber pelo menos noções básicas de contabilidade, bem como compreender todo o processo e tecnologia de preparação de alimentos e bebidas.
Este trabalho não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista.

Responsabilidades do trabalho
A principal função de um contador-calculadora é calcular quanto vai custar um prato, levando em consideração o custo de seus ingredientes, bem como o markup da empresa.Além disso, negociações com fornecedores de ingredientes, elaboração de tabelas tecnológicas que descrevem o processo de cozimento, identificação atempada de todas as faltas e sobras de um restaurante também são preocupações deste especialista. Além disso, esse especialista precisa monitorar o cumprimento de todos os requisitos da legislação na área de contabilidade.
Aqui está uma lista completa das funções profissionais incluídas na descrição do trabalho:
- execução correta e preenchimento da documentação;
- manter registros do produto sobre o que, quando e em que quantidade foi vendida ou recebida;
- contabilidade clara de pagamentos em dinheiro e não em dinheiro com fornecedores de matérias-primas ou produtos acabados;
- tabulação de todas as faltas e excedentes da empresa e sua eliminação oportuna;
- preparação de fichas de cálculo atualizadas e sua posterior manutenção durante a operação;
- monitoramento constante dos preços dos bens necessários a fim de reduzir o custo de produção e, conseqüentemente, reduzir os preços;
- inventários planejados e não programados, auditorias locais e gerais;
- desenvolvimento de novos pratos e otimização de receitas antigas;
- controle de custos de produção;
- redação e correção de mapas tecnológicos;
- processamento de documentação (faturas, contratos, faturas).
E tudo isso é feito por uma única pessoa. Por vezes, apenas um especialista é mantido para vários estabelecimentos de restauração. Isso é especialmente comum em restaurantes de rede, onde uma pessoa faz o trabalho de várias ao mesmo tempo.

Requisitos
É possível realizar um trabalho tão sério e responsável sem experiência e educação adequadas? Bastante. Agora, com o desenvolvimento da autoeducação e da educação a distância, a educação clássica deixou de ter um papel tão importante como, por exemplo, há 20 anos, quando era possível adquirir qualificação profissional apenas em universidades especializadas.
Os requisitos para um candidato a esta posição são bastante elevados. Ele deve ser bem versado nos princípios básicos de contabilidade, programas profissionais, como 1C Contabilidade, StoreHouse R-keeper e semelhantes. Tenha uma ideia do marco regulatório, contas, transações. No entanto, não se deve esquecer as dificuldades adicionais que recaem sobre o especialista durante o trabalho, porque na produção, e no setor da restauração pública é exatamente isso, nunca está calmo e tranquilo.
Claro, a maioria das empresas modernas dá preferência a candidatos com formação econômica superior (contador ou economista), ou melhor, se o candidato estudou numa universidade onde uma direção especial é atribuída a empresas de restauração.
Se você não tem essa formação, mas ainda deseja trabalhar nesta profissão em particular, ela pode ser substituída por cursos especializados (full-time ou a distância), e também uma grande vantagem para você será a experiência em restaurantes, cafés, cantinas e outras instituições relacionadas com a alimentação.

Iniciantes absolutos, por outro lado, podem se inscrever em grandes empresas de rede, nas quais existe a oportunidade de alocá-los a colegas mais experientes para o período de treinamento e certificação.
No entanto, esteja preparado para o fato de que nem todo empregador o aceitará em sua equipe. Consideremos com mais detalhes quais são os critérios de eficiência apresentados aos jovens especialistas no momento da contratação.
Requisitos gerais para a competência de um especialista:
- um contador-calculador não deve apenas ter os conhecimentos correspondentes à sua profissão, mas também aplicá-los razoavelmente no curso do trabalho;
- ser capaz de usar e aplicar, se necessário, atos trabalhistas e outros atos da organização;
- trabalhar com vários computadores, PCs, software especializado;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança industrial, proteção do trabalho e cumprimento das normas da legislação trabalhista;
- ser capaz de navegar em coleções de receitas e aplicá-las na prática;
- conhecer e utilizar as normas de saída dos produtos, fiscalizar sua observância;
- ter conhecimentos na área de elaboração e comissionamento de cartões de cálculo.

Educação
Claro, não vale a pena ir para um cargo tão responsável sem educação, pois as habilidades e conhecimentos profissionais que você receberá durante os estudos simplificarão muito a sua vida nos primeiros meses de trabalho.
A maioria das vagas requer especialistas com formação superior ou secundária especializada na área de contabilidade ou economia. No entanto, nos centros de emprego da população de muitas cidades existe a oportunidade de concluir os cursos preparatórios de três ou seis meses nesta especialidade. Não se esqueça de que um diploma de educação fará o seu melhor quando se candidatar a um emprego. Os empregadores não têm pressa em recrutar jovens trabalhadores sem experiência profissional para esses cargos de responsabilidade, e a falta de um diploma prejudicará ainda mais a sua credibilidade como especialista.
Perspectivas e crescimento na carreira
Embora a posição de contador-calculador não seja o trabalho mais bem pago possível, ela abre horizontes amplos para uma pessoa e, após vários anos de trabalho, um especialista pode se inscrever em qualquer área da contabilidade. No momento, o salário médio de um contador-calculador em Moscou é de 15.000-25.000 rublos. Não é muito, mas nas regiões esse número cai para 10.000-15.000 rublos ao todo.
Depois de adquirir experiência neste cargo por pelo menos três anos e completar cursos de reciclagem profissional e treinamento avançado, você pode se candidatar a um cargo, por exemplo, como chefe de uma empresa de catering ou lojista em qualquer outra área da habitação pública.vida. Com a devida perseverança e diligência, você pode até mudar completamente o ramo de atividade e encontrar trabalho como CFO, contador sênior ou economista.
A posição de um contador-calculadora exige altas habilidades profissionais e certas qualidades pessoais de uma pessoa. Mas esta profissão abre muitos caminhos, tornando-a ideal para quem está habituado não só a viver o presente, mas também a pensar no futuro.
