Contador

Contador-chefe: descrição e funções de trabalho

Contador-chefe: descrição e funções de trabalho
Contente
  1. Descrição
  2. Descrição do trabalho
  3. Requisitos de qualificação
  4. Qualidades pessoais
  5. Educação
  6. Local de trabalho
  7. Quanto ele ganha?

Um contador-chefe trabalha em quase todas as instituições de diferentes níveis, bem como em empresas de empresários individuais. Uma pessoa que ocupa essa profissão geralmente gerencia uma unidade estrutural inteira - a contabilidade. Para para ocupar este cargo necessita de uma formação superior, bem como do conhecimento da descrição do cargo e da posse de um conjunto de determinadas qualidades profissionais e pessoais.

Descrição

Uma definição clara da profissão não está fixada em nenhum ato legislativo. Mas, com base em fontes geralmente aceitas, podemos dizer que o contador-chefe é um especialista cujas responsabilidades profissionais incluem a manutenção de registros contábeis em qualquer organização. Na esfera da responsabilidade - recursos materiais, econômicos, trabalhistas e financeiros. Ressalta-se que um especialista na área deve, obrigatoriamente, possuir formação superior em economia.

Para se tornar um contador-chefe, a pessoa precisa obter a experiência de trabalho exigida (pelo menos 3 a 5 anos). Portanto, um especialista deve trabalhar por algum tempo como um simples contador. E só depois disso você pode subir ao nível mais alto e gerenciar todo um departamento ou departamento de contabilidade.

Na maioria das empresas, o contador-chefe é a segunda pessoa depois do chefe, que pode muito bem substituí-lo. Este especialista tem uma grande responsabilidade pelo bem-estar material e financeiro da empresa. Um especialista deste nível pertence à categoria de empregados de nível gerencial.

Como qualquer outra profissão, esta tem suas vantagens e desvantagens. Existem aspectos positivos suficientes nesse trabalho.

  1. Pagamento de alto lucro. Claro, esse indicador depende diretamente do status e do tamanho da organização em que a pessoa trabalha, bem como da região. Mesmo assim, em comparação com os empregados comuns, o contador-chefe ganha uma ordem de magnitude a mais. Portanto, em média, o salário de um especialista deste nível varia de 30 a 300 mil rublos por mês.

  2. Escritório.

  3. Perspectiva de carreira. Assim, qualquer contador-chefe pode se tornar o chefe de uma organização, bem como abrir seu próprio negócio. Os serviços de contabilidade e auditoria são altamente valorizados.

  4. Para as pessoas envolvidas nesta profissão, a experiência é muito importante, mas não a idade. Portanto, um bom contador ainda estará em demanda, mesmo depois de atingir a idade de aposentadoria.

  5. Mesmo se você deixar seu emprego anterior, conseguir um novo emprego não será difícil. A demanda no mercado de trabalho sempre se mantém em patamar elevado.

  6. Oportunidade de retreinar em uma profissão relacionada. Por exemplo, se algo não lhe convém no trabalho de contador, ou se pretende experimentar novas áreas: economista, auditor, financeiro e outras.

  7. Possibilidade de ganhos adicionais. Portanto, um contador pode manter registros de várias empresas ao mesmo tempo (se o tempo livre permitir).

Apesar do grande número de vantagens, também existem desvantagens.

  1. Qualquer atividade de um contador-chefe envolve principalmente grande responsabilidade. Assim, mesmo para ações não intencionais, pode surgir não só responsabilidade administrativa, mas também criminal. Quantidades bastante impressionantes de multas podem ser impostas a uma pessoa.

  2. A monotonia do trabalho executado. Os deveres profissionais de qualquer contador, incluindo o contador-chefe, podem ser chamados com segurança de cíclicos e monótonos. Elaboração dos mesmos relatórios, lançamentos, documentos. As únicas mudanças ocorrem apenas com os números.

  3. Distribuição desigual de carga. Assim, verifica-se uma maior tensão no final de cada trimestre e no conjunto do ano, uma vez que é durante estes períodos que se elabora o reporte.

  4. Trabalhando com pequenos números no papel.

  5. Muito tempo no computador, devido ao qual a visão é reduzida.

  6. Trabalho sedentário: o sistema músculo-esquelético sofre, pode-se ganhar excesso de peso, problemas nas veias.

Escolher ou não esta profissão é assunto pessoal de todos. Mas antes de ir estudar ou assumir o cargo de contador-chefe, você precisa pesar e refletir várias vezes sobre todas as vantagens e desvantagens.

Descrição do trabalho

Uma descrição de cargo deve ser desenvolvida para o contador-chefe de cada empresa e instituição. Ao assumir o cargo, a pessoa deve se familiarizar com o conteúdo deste documento. E também coloca sua assinatura, que atesta o fato de sua familiarização e posterior adesão a esta instrução.

A descrição do trabalho deve ser projetada de forma que contenha três seções principais:

  • responsabilidades - o que a pessoa fará no exercício da sua atividade profissional;

  • direitos - esta seção contém disposições que são garantidas a uma pessoa no local de trabalho;

  • uma responsabilidade - a responsabilidade do contador-chefe deve ser claramente definida aqui.

Cada ponto da descrição do trabalho deve ser estritamente observado tanto pelo contador-chefe quanto pelo chefe. Ou seja, todos os participantes do processo de produção devem cumprir rigorosamente tudo o que está escrito no documento. E mais um ponto importante - a descrição do cargo deve ser desenvolvida levando-se em consideração a legislação vigente, que é, antes de tudo, o padrão profissional. Uma instrução típica neste caso não será totalmente apropriada.

Idealmente, o contador-chefe deve conhecer todas as áreas disponíveis no departamento de contabilidade (estoques e combustíveis e lubrificantes, folha de pagamento e cálculo de impostos, relatórios contábeis e estatísticos).

Responsabilidades

Qualquer descrição de trabalho elaborada para um contador-chefe invariavelmente começa com disposições gerais sobre a profissão. Em seguida, inicia-se a primeira e muito importante seção do documento, onde todas as funções do contador-chefe, que ele deve cumprir no local de trabalho, são detalhadas e claramente explicitadas.

Então, dependendo das especificidades da organização, as responsabilidades do cargo podem variar, mas a essência permanece a mesma. As funções do contador-chefe incluem a gestão clara, correta e oportuna das atividades financeiras e econômicas da instituição. Na verdade, essa é a essência da profissão.

Às vezes, o chefe de uma organização pode não conhecer todos os meandros da contabilidade. É por isso que o contador-chefe deve aprender de forma independente sobre as mudanças que surgem e aplicar seus conhecimentos em contabilidade. Se isso não for feito, a responsabilidade pelo não cumprimento será, em primeiro lugar, atribuída a este funcionário.

Se a empresa for muito grande, o departamento de contabilidade terá vários funcionários. Portanto, todo o seu trabalho está totalmente subordinado ao contador-chefe. Os deveres funcionais dessa pessoa incluem o controle de todas as áreas. Os poderes do contador-chefe incluem levantar a questão da contratação e demissão de um funcionário. Além disso, na ausência temporária do chefe, o contador-chefe pode muito bem substituí-lo.

O próprio contador-chefe se reporta diretamente ao chefe da empresa ou a seu substituto.

Direitos

Uma vez que as funções do contador-chefe incluem a manutenção da contabilidade eletrônica, ele tem o direito de exigir do chefe a presença de certos dispositivos e dispositivos no local de trabalho:

  • computador pessoal;

  • programas licenciados instalados necessários;

  • calculadora e outros materiais de escritório.

E também o contador-chefe tem o direito de exigir do chefe informações confiáveis ​​sobre quaisquer atividades da organização. Isso é muito importante porque é com base nisso que ele realiza seu trabalho.

O contador-chefe também tem o direito de exigir dos funcionários de cada vínculo sob seu controle, a execução de todas as solicitações e ordens que não violem a legislação em vigor.

Uma responsabilidade

O perfil de qualquer contador-chefe carrega muita responsabilidade. Assim, o funcionário é totalmente responsável pelas seguintes ações:

  • a correção da preparação de todos os relatórios e contabilidade;

  • cada assinatura colocada em um documento pode acarretar uma série de consequências, inclusive negativas;

  • O contador-chefe é responsável não apenas por suas próprias atividades, mas também pelos trabalhos dos demais contadores da instituição.

Ressalta-se que o trabalho do contador-chefe é verificado periodicamente por meio de auditorias de campo. É nesses momentos que se revela um grande número de erros cometidos no processo de contabilidade.

Requisitos de qualificação

Conforme mencionado acima, para ocupar o cargo de contador-chefe, a pessoa deve primeiro estudar muito. Inicialmente, é necessário pelo menos um ensino superior.

Se você consultar o livro de referência de qualificação, fica claro que cada contador-chefe deve ter uma formação superior especializada (economia, contabilidade, auditoria). Ao mesmo tempo, não existe uma diferença particular entre os níveis de ensino superior. Ou seja, o candidato a uma vaga pode ter o título de especialista, bacharelado ou mestrado. Mas é importante que a educação seja especializada.

Então, se a pessoa tiver uma formação pedagógica superior, ela não poderá ocupar esse cargo.

É melhor que o contador-chefe tenha trabalhado por pelo menos 5 anos como contador comum antes de assumir o cargo. Acredita-se que durante esse período uma pessoa receberá a maior parte dos conhecimentos e habilidades profissionais. Além disso, durante esse tempo, a pessoa terá experiência em resolver várias situações fora do padrão. Mas isso é apenas em teoria. Na prática, se o chefe da empresa concorda em contratar uma pessoa sem experiência, então ele tem todo o direito de fazê-lo.

Mas mesmo que uma pessoa obtenha um bom ensino superior, isso não será suficiente. O sistema está desenhado de tal forma que a legislação está em constante mudança. Para trabalhar de acordo com as novas regras e leis estabelecidas, o contador-chefe é obrigado a fazer regularmente cursos de atualização.

Qualidades pessoais

A pessoa que está se candidatando ao cargo de contador-chefe deve ter um temperamento específico. Para a maioria dos gerentes, as principais qualidades pessoais de um contador são decência e honestidade. É claro que isso é muito importante, mas definitivamente não são suficientes para manter todos os registros contábeis da instituição. Então, o contador-chefe deve ter as seguintes qualidades pessoais:

  • escrupulosidade;

  • devoção;

  • disciplina;

  • alta resistência ao estresse;

  • paciência.

Estas são as principais características-chave. Se o sistema nervoso de uma pessoa é fraco e seu caráter é frágil, então não importa quão boa seja sua educação, será extremamente difícil para ela trabalhar como contador-chefe. E também muito importante é o alto desempenho.

Uma característica de todos os relatórios contábeis e econômicos é a urgência. Isso significa que um determinado relatório deve ser apresentado em uma data específica. Se no período de reporte (não importa, mês, trimestre ou ano) existam imprecisões, podem surgir dificuldades no processo de elaboração dos relatórios. Por causa disso, o contador-chefe muitas vezes tem que ficar até tarde no trabalho. Nem toda pessoa está pronta para isso.

Também é importante ter uma opinião própria e estar bem familiarizado com a legislação em vigor. Os inspetores costumam fazer alegações infundadas, portanto, você precisa se orientar a tempo e ser capaz de responder corretamente.

Educação

A partir da definição do cargo, conforme já mencionado, o contador-chefe deve ter formação superior especializada. Os especialistas deste nível são treinados nos departamentos de economia de muitas universidades russas e estrangeiras.

A maioria dos contadores mantém registros em um programa especializado chamado 1C. Existem muitas configurações de software, mas a essência permanece a mesma.

A educação, recebida há vários anos, não é suficiente. É necessário um retreinamento periódico obrigatório. Você precisa melhorar seu nível de qualificação pelo menos uma vez por ano. Por conveniência, instituições de ensino de diferentes níveis organizam cursos de formação especial para contadores em diferentes áreas. Após a conclusão desses cursos, o contador recebe um documento de suporte: um diploma ou certificado.

Local de trabalho

Depois de receber educação, a pessoa é recomendada a trabalhar por vários anos (de 3 a 5) como contador comum. Depois de adquirir a experiência profissional necessária e se desejar, poderá assumir com segurança o cargo de contador-chefe.

O mercado de trabalho moderno oferece muitas opções diferentes. Então, uma pessoa pode trabalhar em instituições governamentais de diferentes níveis ou conseguir um emprego com um empresário individual.

Aqui, a escolha depende exclusivamente das preferências individuais.

Como instituições orçamentais podem ser considerados: jardins de infância, escolas, hospitais, centros de serviço social, centros de emprego. Via de regra, o contador-chefe assume seu cargo exatamente no departamento de contabilidade centralizado.

Em um ambiente comercial, o setor de construção, seguros e empresas comerciais são boas opções. Há muitas opções.

Quanto ele ganha?

Como mencionado acima, o salário de um bom contador-chefe só pode ser invejado. Claro, o nível de renda depende da região. Então, os salários mais altos são observados na região de Moscou, na região de Leningrado, nas regiões do norte e no Extremo Oriente.

O salário médio é de 30 a 300 mil rublos, mas esse não é o limite. Uma pessoa pode ganhar muito mais se conseguir uma grande quantidade de trabalho. É claro que a qualidade não deve ser prejudicada, pois as consequências podem ser muito desagradáveis ​​e problemáticas.

Para obter ganhos elevados, você pode manter registros em empresas estrangeiras. Mas para isso você precisa conhecer a legislação de um determinado país. O mais importante no trabalho de um contador-chefe é fazer o trabalho com eficiência e cumprir prazos, então a receita será alta e as multas não a reduzirão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa