Birkenstock
As sandálias ortopédicas da empresa alemã Birkenstock agora são populares entre fashionistas, blogueiras, estrelas, podem ser encontradas em passarelas e em lookbooks lustrosos. Vamos descobrir como começou a história da marca e como essas sandálias, despretensiosas por fora, conseguiram conquistar o mundo inteiro.
História da marca
O primeiro sapateiro chamado Birkenstock é mencionado em 1774. Mais de um século depois, em 1896, Konrad Birkenstock deu continuidade à arte de seu ancestral, que se expandiu para duas lojas de calçados em Frankfurt am Main.
Em 1902, houve uma verdadeira revolução no mundo do calçado - ele apresentou ao mundo uma palmilha ortopédica inovadora que acompanha as curvas do pé. Este ano pode ser considerado o início de uma longa jornada para a marca Birkenstock.
Quando a Primeira Guerra Mundial estourou, foi esta empresa que produziu sapatos ortopédicos para os soldados alemães feridos.
Na década de 1920, a produção cresceu tanto que os proprietários pensaram seriamente em comprar a fábrica. Em 1925, adquiriu uma fábrica em Friedberg, onde, entre outras coisas, passou a produzir palmilhas ortopédicas exclusivas - Blue Footbed, e os produtos da marca passaram a ser fornecidos em toda a Europa.
Em 1932, decidiu-se pela realização de seminários ortopédicos, aos quais compareceram os principais especialistas e médicos de todo o mundo. Eles aceitaram unanimemente o sistema Birkenstock como o guia oficial para ortopedia.
No início dos anos 60, as sandálias foram criadas e se popularizaram como calçados de ginástica. Ele desenvolveu um material flexível único que serviu como a sola do sapato que hoje é conhecido como birkenstock.
Mas se espalharam graças à americana Margot Fraser, a quem foram oferecidas sandálias ortopédicas nas férias na Alemanha como forma de se livrar das dores nas pernas.
A empreendedora Margot gostou tanto deles que, ao voltar para casa, decidiu começar a importar sapatos Birkenstock para os Estados Unidos.
Como costuma acontecer, ela enfrentou muitas dificuldades - as lojas simplesmente se recusaram a aceitar a implementação de "sandálias indefinidas" que nada tinham a ver com moda.
Então, ocorreu a ela colocá-los à venda em lojas de produtos naturais. No início, a demanda por eles era pequena, mas conforme as eco-tendências e estilos de vida saudáveis se desenvolveram, os birkenstocks ganharam imensa popularidade.
Elas começaram a aparecer nas passarelas ainda na década de 90, mas as mulheres da moda ainda não olhavam em sua direção. Eles passaram a fazer parte dos looks da moda apenas em 2013, quando o conformismo total foi substituído pelo normcore desleixado e prático urbano.
A própria empresa tem se preocupado repetidamente com vários prêmios americanos e europeus, um dos mais significativos é o prêmio britânico por um design que nunca sai de moda e se adapta às pessoas de qualquer idade.
Características dos sapatos
As sandálias e chinelos Birkenstock têm um design reconhecível. Na maioria das vezes, são 1, 2 ou 3 tiras localizadas transversalmente. Devido à presença de fivelas, é possível ajustar a plenitude do calçado.
Uma palmilha ortopédica de marca é construída em absolutamente qualquer modelo, que se assemelha a uma pegada na areia. Protege a perna do cansaço e ajuda a manter uma postura adequada.
É feito de um material ecologicamente correto - a seiva leitosa das plantas de borracha, portanto, também tem um efeito antibacteriano.
O alinhamento
Hoje, o sortimento da marca inclui uma variedade de calçados - sandálias e chinelos, botas, botas de meia temporada e até chinelos domésticos.
Sandálias de dedo
Os chinelos Birkenstock são apresentados em três modelos populares:
- Madrid é um modelo de cinta única que foi inventado no início dos anos 60. Há muito que é um sucesso como calçado de fitness.
- O Arizona é o modelo de alça dupla mais popular. Depois que Kate Moss foi fotografada com eles nos anos 90, os chinelos ganharam status de cult e são os mais comuns de toda a gama da marca.
- Florida é um modelo com três alças, que também é muito procurado pelos fashionistas. Graças ao grande número de jumpers, é segurado com segurança na perna.
Sandálias
O modelo mais popular de sandálias é chamado Milano. É uma versão melhorada do modelo Arizona com duas alças largas no pé e uma no calcanhar. Isto permite fixar ainda com mais segurança o calçado ao pé, o que é especialmente importante para quem está habituado a caminhar muito.
O modelo carioca parece elegante. É muito semelhante às sandálias comuns - uma tira na frente e outra que cobre o arco do pé. Contrariando as expectativas, este par não é muito popular.
Tamancos
Tamancos "Birkenstock" são apresentados em dois modelos - Boston e Amsterdam. São chinelos frontais fechados que também se parecem com tamancos. "Amsterdam" é um modelo lacônico sem quaisquer elementos adicionais, e "Boston" é complementado por uma pulseira de marca.
Sandálias de dedo
Os primeiros cinco pares desse modelo, chamados de Gizeh, foram colocados à venda no início dos anos 80. Eles rapidamente ganharam popularidade entre os fãs de chinelos, porque combinam um design elegante e a conveniência de ações clássicas de birken.
Modelos de bebê
A formação infantil não difere em nada da adulta - no sortimento você encontrará todos os modelos acima, apenas em tamanhos menores.
A única diferença é um design mais diversificado, os modelos para meninas são decorados com flores, imagens de personagens da Disney e heróis de outros desenhos animados.
Como escolher o tamanho?
Em primeiro lugar, os estoques de bétula devem ser selecionados de acordo com a plenitude da perna. Ao fazer um pedido no site oficial, você pode escolher um modelo para completude alta e normal (regular) e para padrão e estreito (estreito).Cada um deles é marcado com um emblema especial, que é aplicado na parte interna da sola.
Todos os sapatos vêm em tamanho por tamanho, embora alguns pensem que o birkenstock é metade do tamanho maior. Na verdade, uma margem de meio centímetro é especialmente fornecida pelo fabricante - isso permite que você ande com esses sapatos por um longo tempo e com conforto.
Com o que vestir?
É seguro dizer que os estoques de bétula são universais. Elas podem ser usadas quase o ano todo - felizmente, elas combinam bem com meias de melange grosseiras. Vamos considerar as combinações mais elegantes.
Com jeans e calças
A opção mais comum é usar chinelos com calças diferentes. Eles ficam tão bem quanto outros sapatos de verão com calças e jeans enrolados ou cortados.
Uma ótima opção para todos os dias para passear e fazer compras ativas.
Com shorts
O look de verão perfeito é birkenstock e shorts. Isso é casual do dia a dia, o que ajudará sempre quando não houver nada para vestir. Shorts podem ser quase tudo, mas os mais populares, claro, são jeans.
Com saia
Parece que sandálias e saias ásperas dificilmente se encontram no mesmo laço, mas na prática tudo é diferente. Ficam muito bem com uma saia lápis de malha, com uma saia midi fofa e uma saia de tecido voador.
Com um vestido ou vestido de verão
Curiosamente, esses chinelos ortopédicos são feitos para serem usados com um vestido estilo lingerie. O resultado é um jogo espetacular de contrastes - um vestido de verão feminino com alças finas e sandálias grossas e volumosas.
Com culotes
Estas calças curtas de perna larga ainda são populares, por isso pode facilmente combiná-las com sandálias Birkenstock. O resultado é um look muito harmonioso e relaxado - nada impede os movimentos, suas pernas ficam o mais confortáveis possível e você parece muito estiloso.
As Birkenstocks podem complementar não apenas um visual casual, mas também esportivo.
No verão, podem substituir o tênis em qualquer look moderno.
Além disso, eles ficarão bem de uma maneira profissional se você não tiver um código de vestimenta rígido no trabalho. Vista-as com calças personalizadas, complementadas por uma t-shirt ou camisa descontraída.
Avaliações
A maioria dos felizes proprietários de sapatos Birkenstock fala positivamente sobre eles. Claro, há quem o considere rude e desinteressante, mas aqui você pode fazer uma analogia com uggs - alguém ama, alguém odeia, mas ninguém fica indiferente.
Os clientes observam uma ampla gama de modelos, excelente efeito ortopédico e excelente qualidade alemã. Eles apresentam alta resistência ao desgaste e servem por mais de uma temporada.
É verdade que você precisa estar preparado para o fato de que com o tempo a sola vai mudar ligeiramente de forma - como regra, as meias ficam ligeiramente dobradas para cima. Tem tudo a ver com o material de que é feito - é bastante macio. No entanto, isso não afeta o conforto de uso.
As meninas consideram o alto custo a principal desvantagem - começa em US $ 30 por par. Porém, quando você considera o tempo de uso e o conforto que eles proporcionam aos seus pés, esse preço se justifica.
É difícil encontrar Birkenstocks originais na Federação Russa.