Pulseiras indianas
As pulseiras indianas não podem ser chamadas de joias no sentido literal da palavra. E embora a maioria dessas joias seja feita de vidro, metal ou madeira, elas são criadas por joalheiros experientes e incorporam os antigos costumes do mundo oriental.
Peculiaridades
Meninas na Índia aprendem estética desde o nascimento. Portanto, não será difícil entender o que roupas brilhantes, flores frescas em seus cabelos e inúmeras joias significam para uma menina. É, antes de tudo, a busca pela expressão da beleza.
As pulseiras indianas nem sempre são usadas no braço, um conjunto de pulseiras usadas no tornozelo da perna parece bastante original. Acredita-se que tais acessórios, devido ao leve zumbido, assustassem as cobras.
As joias de estilo indiano são criadas de acordo com os costumes locais. Por exemplo, entre alguns povos é costume usar pulseiras, cobrindo completamente o braço, do pulso ao antebraço. Outra opção comum é um enfeite de pulso com um anel, quando fios de corrente ricamente decorados se estendem da mão a um ou mais dedos.
O uso de pulseiras na Índia é considerado não apenas uma homenagem às tendências de beleza e moda, mas também parte integrante de um ritual, por exemplo, um casamento. Após o casamento, a mulher assumiu a obrigação de usar pulseiras no pulso. Mas mesmo neste caso, ela foi obrigada a seguir os costumes locais. Para algumas nacionalidades, era comum combinar joias de ouro e vidro à mão.
Acreditava-se que tal conjunto permitiria ao marido e aos filhos alcançar o bem-estar. As pulseiras de vidro eram proibidas para as viúvas.
Em outras partes do país, acreditava-se que as joias não deviam ser retiradas por um minuto, por isso, na troca dos conjuntos de pulseiras, eles usavam arame de metal ou enrolavam uma escova na bainha da roupa.
Propriedades
Os hindus acreditam que suas joias não são apenas uma propriedade cultural, mas também possuem propriedades mágicas e de cura:
- ativar o cérebro;
- permitem que você resista à hipnose;
- aliviar a dor de uma mulher em trabalho de parto;
- ajuda a tirar energia das entranhas da terra (portanto, é recomendável usar pulseiras de prata nos pés);
- dotem de sabedoria e conhecimento;
- Dependendo do local de contato com o corpo, da cor das inserções e do metal, as pulseiras podem trazer um efeito positivo para a proprietária ou afetá-la negativamente.
Modelos
As pulseiras modernas em estilo indiano são feitas de metais preciosos, decoradas com esmalte, filigrana habilidosa, elementos de madeira, resina de joalheria, podem ter inserções com pedras naturais ou minerais semipreciosos.
As formas dos produtos podem ser as mais incríveis: desde uma moldura simples e fina até modelos luxuosos com numerosos embutidos preciosos coroados com a cabeça de um pássaro ou de um animal.
O principal no acessório é a simetria de todos os detalhes.
As pulseiras para pés indianos estão no auge da moda, conhecidas por nomes como "payaly" ou "jangar". Anteriormente, as joias das pernas eram conectadas a uma corrente, de modo que os passos da garota se tornavam curtos e leves. Hoje, essa tradição ficou em segundo plano. Agora, essas são pulseiras comuns feitas de metais preciosos, decoradas com contas multicoloridas, correntes pendentes e pequenos sinos.
Os modelos podem ser pesados, feitos na tradição étnica original, ou podem ser finos e leves, e até representar apenas um fio preto com miçangas. A primeira versão de joalharia harmoniza-se melhor com as roupas nacionais, e a segunda (imitativa) enquadra-se mais nas imagens da juventude europeia: jeans casuais, blusas, saias, vestidos. Mas mesmo as pulseiras estreitas têm propriedades mágicas: elas protegem do mau-olhado.
Curiosamente, em alguns estados da Índia, os enfeites de tornozelo são feitos exclusivamente de ligas de prata. O ouro é considerado um metal nobre, portanto, não é recomendável usá-lo nos pés. Dependendo dos materiais e inserções, os preços dos acessórios para os pés variam de alguns dólares a vários milhares.
Na cultura indiana, quase tudo tem um significado simbólico. Claro, as joias não são exceção. Principalmente nas decorações, você pode ver ornamentos florais ou imagens de animais. Acredita-se que usar uma pulseira com um padrão particular fortalece certas qualidades em uma pessoa:
- jasmim - fertilidade;
- ficus - prosperidade, riqueza, luxo;
- elefante - confiança, confiabilidade;
- leão - força, liberdade;
- pavão - beleza, amor;
- cobra - coragem, coragem, novos começos;
- peixe - bem-estar.
O ornamento floral permite combinar as tradições dos clássicos e tendências da arte joalheira moderna, portanto, as pulseiras indianas combinam perfeitamente com os trajes tradicionais de seu país, e com os vestidos de noite europeus (inclusive os pretos pequenos), e com o urbano estilo de roupa do dia a dia (camisetas, jeans, tênis).
Você pode dar preferência a modelos largos ou usar várias bandanas finas ao mesmo tempo, além de complementar a imagem com um colar de padrão semelhante.
Soluções de cor
Todas as cores usadas em pulseiras têm seu próprio significado simbólico:
- laranja - sucesso em empreendimentos;
- vermelho - força, energia;
- amarelo - felicidade;
- ouro - uma vida feliz e próspera;
- branco - novas oportunidades;
- prata - uma manifestação de força;
- azul - serenidade, sabedoria;
- preto - poder;
- verde - expectativa de mudança, casamento;
- roxo - independência.
Como vestir?
Na Índia, existem tradições especiais de uso de pulseiras, que variam muito, dependendo das características de uma determinada área. A grande maioria das mulheres no país usa joias de ouro no pulso e, no leste de Bengala Ocidental, as mulheres casadas são obrigadas a se enfeitar com pulseiras de coral branco e vermelho para destacar seu estado civil.
Em Punjab, as meninas usam acessórios de marfim por um ano após o casamento. No Rajastão, as mulheres cobrem todo o braço com pulseiras de ouro, do pulso ao antebraço. De maneira semelhante, as joias são usadas ao longo da vida ou enquanto o cônjuge está vivo.
Agora, as tradições indianas se tornaram menos rígidas, então as mulheres podem usar pulseiras de estilos diferentes, independentemente de seu status social e de quaisquer eventos da vida. Embora cada família e área tenham suas próprias regras para o uso de joias.
Existe uma tradição indiana chamada "cerimônia do bracelete", que as meninas ainda observam hoje. Quando uma mulher está esperando um bebê, suas mãos são decoradas com inúmeras pulseiras que emitem um leve toque.
Acredita-se que desta forma você pode distrair sua atenção e proteger o bebê do perigo.
Quando usar?
As pulseiras indianas podem ser usadas nas mãos e nos pés ao mesmo tempo, usadas como acessórios para cerimônias ou curiosidades em joalheria "para todos os dias" (trabalho, caminhada, compras). Essa decoração certamente reavivará e diversificará o look clássico, além de adicionar dinamismo e cor ao seu traje do dia a dia.
Existem regras para o uso de pulseiras indianas, dependendo da estação. Em estações quentes e quentes, você não deve usar modelos brilhantes e pesados. É melhor escolher pulseiras de prata graciosas com pedras de tons delicados. Itens volumosos adornados com grandes pedras preciosas são uma opção para a estação fria.