Botas de esqui

Botas de esqui

Botas de esqui
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Modelos
  4. Marcas: visão geral dos fabricantes
  5. Acessórios
  6. Como escolher?
  7. Como colocar e armazenar corretamente?
  8. Tendências da moda
  9. Avaliações
  10. Dicas úteis

Escolher as botas de esqui certas é a garantia de que aprenderá a esquiar corretamente mais rápido e que se divertirá não só quando as tirar. Nosso artigo o ajudará a obter respostas às suas perguntas.

Peculiaridades

A bota de esqui é uma construção de plástico que se conecta ao suporte de esqui, trava no lugar com segurança e, assim, mantém os pés do esquiador no lugar, protegendo-os de lesões e ajudando-os a se mover. As botas de esqui são pesadas e resistentes e consistem em duas partes: uma bota de plástico e uma bota acolchoada interna. Na parte externa, presilhas com fivelas que fixam a estrutura na perna.

É um calçado muito específico que com o tempo vai se adaptando não só às características anatômicas dos seus pés, mas também à sua aptidão física e técnica de esqui.

É muito mais fácil se acostumar com diferentes esquis do que com um par de botas diferente. Portanto, os especialistas aconselham não pedalar por muito tempo com calçados alugados ou de terceiros.

Visualizações

Mulheres

A maioria dos fabricantes fabrica modelos unissex, mas é preferível dar preferência às mulheres, que são concebidas a partir de um material mais macio, tendo em conta as características da figura feminina e da estrutura das pernas. Quando as pernas estão dobradas, nas mulheres, o centro de gravidade é deslocado mais para trás, o que é importante. Além disso, os bezerros costumam ser mais volumosos do que os dos homens, então a altura do manguito deve ser menor.

Tamanhos grandes

Hoje, quase qualquer empresa pode encontrar modelos em tamanhos grandes. Para mulheres - a partir do tamanho 41, para os homens - a partir do tamanho 46. Os grandes fabricantes ainda oferecem a capacidade de personalizar botas para um tipo específico de esqui.

Modelos

Universal

Eles podem ser cross-country ou esqui.

  • O esqui cross-country é adequado para a patinação de velocidade e a equitação clássica e para qualquer tipo de esqui: turístico, de lazer ou profissional. Estas são botas de cano alto com sola moderadamente rígida e punho removível.
  • O esqui alpino é usado para esquiar em pistas ou fora de pistas - na neve profunda. Neles, você pode ajustar a inclinação da bota, levando em consideração o estilo e as condições do passeio. Eles devem ser cuidadosamente dimensionados.

Projetado para esquiadores que andam em um estilo clássico - não envolve cargas pesadas no tornozelo. São caminhadas, turismo e esportes. São sapatos baixos que não impedem a movimentação do pé. Eles têm uma sola macia e sem punhos, para que você possa andar sem esquis. A única nuance que precisa ser levada em consideração é que eles não são adequados para patinar.

Pelo país

Projetado para movimentos rápidos em longas distâncias em áreas com neve. Portanto, é importante que protejam o pé da umidade e do frio e garantam uma condução segura. Este é um modelo de duas camadas que não tem medo de baixas temperaturas.

O sistema de apoio do tornozelo é usado em botas profissionais. Em modelos de caminhada, a ênfase está na secura e no conforto.

Para esqui alpino

Eles são radicalmente diferentes do modelo anterior, eles consistem em uma bota externa e uma interna. Em termos de rigidez, eles são divididos em três tipos: para iniciantes, para especialistas e para profissionais. Quanto mais rígida for a bota, mais precisa e rápida será a transferência para os esquis e, quanto maior for o seu peso, mais difíceis devem ser.

Eles não devem ser usados ​​para esqui cross-country, nem são adequados para longas caminhadas.

Para patinar

Este tipo de esqui recebe o nome do fato de que os movimentos do esquiador se assemelham aos do patinador. Você precisa impulsionar com as duas pernas, geralmente isso é feito para acelerar.

Estas são botas rígidas que devem cobrir o tornozelo e prevenir lesões. Eles são selecionados individualmente, levando em consideração as peculiaridades da estrutura do pé. Eles não devem ficar pendurados na perna, fornecem uma fixação segura do pé e fornecem um empurrão eficaz.

Para skiathlon

Adequado para esqui cross-country misto, clássico e patinação. Esta é uma técnica bastante difícil, pois durante a corrida, é necessária uma troca constante de esquis. Neste caso, o suporte das botas deve ser universal para caber nos dois estilos de esquis.

Eles têm uma sola rígida e um apoio de tornozelo confiável que dura mesmo quando os punhos estão desabotoados. Na maioria das vezes, esses sapatos são comprados apenas por atletas profissionais, eles são inúteis para um amador comum.

Velcro

Eles são exclusivamente para crianças, podem ter no máximo 35-36 tamanhos. Se o tamanho for maior, zíperes ou cadarços são usados ​​como fechos. Via de regra, são comprados para crianças de 5 a 10 anos, que não suportam o laço. Projetado apenas para esqui cross-country.

Marcas: visão geral dos fabricantes

Armada

Um dos principais fabricantes, foi criado por um grupo de esquiadores profissionais. As botas da marca são totalmente pensadas, por isso são o mais funcionais possíveis. Cada modelo tem suas próprias características únicas que encantam os esquiadores com sua aparência.

Salomão

A marca que uma vez desenvolveu o sistema de amarrações de esqui meil carres. A empresa possui muitas contas de código aberto que foram de grande importância para o mundo dos esquiadores. As botas esportivas de inverno da marca conquistaram o mercado quase desde o seu início.

Durante a produção, novas tecnologias são constantemente introduzidas e realmente funcionam.

Full tilt

A marca lendária por trás da bota de esqui com três clipes e lingueta canelada. O design exclusivo foi desenvolvido através do uso de tecnologias espaciais exclusivas. Posteriormente, eles se tornaram o protótipo dos modernos modelos de esqui de plástico.

A marca sempre se distinguiu pela elevada qualidade europeia, e hoje os seus sapatos apresentam uma combinação de comodidade, praticidade e design único.

Rossignol

Marca francesa especializada na produção de roupas, calçados e equipamentos para esportes de inverno de alta tecnologia. A empresa percorreu um longo caminho desde a produção de esquis de madeira até a introdução de tecnologias inovadoras.

A empresa já ganhou prêmios mais de uma vez, mas continua melhorando constantemente para as pessoas que amam esquiar.

Burton

A marca é conhecida até por esquiadores iniciantes. Seu fundador se tornou o progenitor do snowboard como esporte radical e abriu a primeira fábrica de snowboard do mundo. Produz equipamentos, roupas e calçados para esquiadores e surfistas, seus produtos mantêm o padrão da mais alta qualidade.

Acessórios

A maioria dos esquiadores compra meias e palmilhas aquecidas especiais para manter os pés aquecidos. Eles são alimentados por uma bateria compacta que não interfere no movimento ativo. São compatíveis com a maioria dos modelos de botas e, graças ao aquecimento, adaptam-se perfeitamente ao formato do pé.

Uma bolsa especial ou mochila para botas não será supérflua, na qual podem ser transportadas de um lugar para outro. Não vai deixar os sapatos congelarem, o que é muito importante, porque no frio o plástico fica duro, e será extremamente problemático calçar uma bota assim.

Como escolher?

Antes de comprar, é importante saber exatamente o comprimento do seu pé, nível de treinamento, estilo de pilotagem e determinar por si mesmo quanto você espera.

  • Rigidez. O critério de seleção mais importante. Os mais difíceis são projetados para profissionais. Eles têm um bootleg bastante alto e 4 clipes. Essas botas são as menos confortáveis, mas ajudam a fazer uma transferência precisa para os esquis, o que é importante quando se dirige rápido.

Para iniciantes, botas macias com dois clipes são adequadas, cuja rigidez pode ser ajustada com atacadores ou cintos. Eles têm uma língua fácil de colocar e tirar.

  • O tamanho. É identificado por uma bota interna que se ajusta perfeitamente à perna. Os modelos mais largos destinam-se a amadores, os mais estreitos são adequados para profissionais.

O melhor é comprar sapatos em uma loja especializada, onde o vendedor medirá o comprimento e a largura do pé com os joelhos dobrados - portanto, o pé é um pouco mais longo. A bota deve se ajustar confortavelmente ao longo de todo o comprimento da perna.

  • O peso. As botas profissionais são mais pesadas e devem ser levadas em consideração, pois o peso do calçado interfere na escalada.
  • Comprimento da sola. É indicado separadamente, pois não corresponde ao tamanho. É necessário para ajustar corretamente os suportes de esqui.
  • Fixação. Deve combinar exatamente com o suporte de esqui. É melhor que sejam do mesmo fabricante.
  • Reguladores. Permitem ajustar o calçado ao volume dos pés. Quantidade mínima em botas infantis e modelos iniciantes.

Existem reguladores desse tipo: clipes, tiras, um botão de rigidez, uma função walk-roll que torna mais fácil de mover, uma bota interna que toma o formato de sua perna.

Como colocar e armazenar corretamente?

Para calçar as botas de esqui, tente primeiro mantê-las aquecidas. Transporte-os em um saco apertado ou aqueça-os em algum lugar. É aconselhável colocar meias térmicas especiais por baixo das botas, que não só aquecem, mas também evitam a ocorrência de caroços e dobras.

  1. Desabotoe a bota de cima para baixo, abra as abas do bootleg e puxe a língua para fora e para o lado. Insira o pé na bota, fazendo movimentos rotacionais leves. Deveria, por assim dizer, "aparafusar" nos sapatos.
  2. Empurre a língua e as coleiras de volta ao lugar.Para ajudar o calcanhar a se acomodar, bata levemente o pé no chão.
  3. Prenda os clipes de baixo para cima. Você precisa consertar bem a perna, mas não com muita força. Depois de algumas descidas, as botas esquentarão e você poderá "segurar" o clipe, se necessário. É especialmente conveniente fazer isso se for rosqueado.

Você poderá ver e repetir visualmente como calçar e tirar botas de esqui se assistir ao vídeo.

Armazenar botas é muito mais fácil. Eles têm o formato da letra G, por isso é conveniente dobrá-los "de frente" um para o outro, como o Tetris. Eles têm uma ligeira inclinação, por isso é difícil pressioná-los com força, mas ainda assim ocuparão menos espaço. Para prendê-los uns aos outros, prenda-os com as tiras ou velcro, que são fornecidos em cada sapato.

A caixa em que são vendidas é bastante volumosa, por isso não vale a pena guardar as botas nela. São de plástico e resistentes, por isso não se deformam nem perdem a forma. Para evitar que acumulem poeira, cubra-os com uma capa ou coloque-os em um saco. Eles ocupam um mínimo de espaço quando são colocados verticalmente no rack. Mas se for mais conveniente para você, pode colocá-los - isso não afeta os sapatos de forma alguma.

Importante! Antes de guardar, as botas devem ser bem secas para evitar o aparecimento de odores e mofo.

Tendências da moda

As botas de esqui estão em constante "evolução", por isso é importante levar em consideração as tendências modernas e as novas tecnologias. Se você vai comprar um novo par, que esteja de acordo com as últimas tendências.

Amadores rase e para-esportes

Essas botas permanecem bastante conservadoras, os fabricantes usam um esquema de produção estabelecido. Apenas o flex variável e a bota interna são aprimorados, o que eles tentam trazer para o ideal. Um desses novos produtos é o modelo Raptor B2 RD da marca Head.

Esqui para os amantes

Os fabricantes buscam constantemente aprimorar os calçados desse segmento, torná-los mais confortáveis, personalizá-los de acordo com o volume individual e ao mesmo tempo torná-los mais leves, mas mantendo a rigidez suficiente para a precisão do movimento. O conforto depende da parte interna do calçado, as tecnologias mais avançadas hoje são utilizadas pelas marcas Sidas e Intuition.

A melhor personalização (a capacidade do calçado de se adaptar às características anatómicas do seu pé) vem das marcas Atomic e Fisher. As botas amadoras mais leves são oferecidas pelas marcas Atomic e Salomon.

Em geral, boas marcas conseguem concretizar seus planos, mas essas botas são muito caras e as baratas não resistem a críticas. Definitivamente, não vale a pena economizar, então você terá que gastar muito em sapatos de alta qualidade.

Modelos de esqui para esqui e freeride

Em qualquer dos casos, o mais importante é o peso das botas, pois 1 kg nos pés equivale a 5 numa mochila. Para iluminar os modelos desse segmento, os fabricantes usam carbono. Permite manter a rigidez, mas reduzir a espessura da bota, por exemplo, como nas botas SCOTT Cosmos.

O verdadeiro inovador nesta área é a marca Fischer com o Travers Carbon. Além de usar carbono, a marca também trocou as fechaduras pelo laço! Além disso, a bota externa tornou-se termoformada, o que possibilitou a obtenção do modelo ideal.

Avaliações

Mesmo sem ser profissional, a maioria dos esquiadores afirma que é melhor comprar as próprias botas do que alugá-las. Isso é especialmente importante para quem teve lesões e fraturas nas pernas. Muitas pessoas notam que a qualidade do Salomon e do Atomic, que são adequados para iniciantes, têm preços razoáveis, mas ao mesmo tempo fornecem uma fixação confiável da perna.

A marca Head faz sucesso entre os amantes do conforto - você pode andar com as botas dessa marca e saborear uma bebida quente em uma cafeteria.

Se tiver um pé estreito, é aconselhável prestar atenção às botas da marca Lange. São bastante rígidos e ao mesmo tempo fixam bem a perna.

A maioria observa que o principal não é a empresa, mas o modelo certo.Nas botas que você escolher, você deve se sentir confortável para que os sapatos não pressionem ou esfreguem e seja conveniente para você pedalar.

Dicas úteis

Esquiadores experientes fornecem algumas dicas importantes:

  1. Você não deve usar botas usadas, mesmo que alguém as dê para você de graça. Os modelos modernos se adaptam às características anatômicas do pé, e o novo dono se sentirá desconfortável com eles.
  2. Mesmo se você for um iniciante, não vale a pena comprar botas macias de "iniciante". Em um ou dois anos, eles terão que ser trocados por outros mais rígidos, mas não são baratos.
  3. Compre um modelo com 4 clipes, com microajuste e alças para calçar.
  4. Não compre botas com rigidez inferior a 90, pois não são adequadas para uso prolongado.
  5. Vale a pena comprar sapatos feitos sob medida para o seu gênero. Por exemplo, as mulheres têm um pé mais largo e uma altura mais alta, o fabricante leva isso em consideração na produção.
  6. Se você tem alguma peculiaridade do pé, é melhor adquirir uma palmilha ortopédica especial, por exemplo, ela pode ser encontrada na marca Sidas. Eles não são baratos, mas valem a pena para problemas nas pernas.
sem comentários

Moda

a beleza

casa