Botas de esqui

Botas de snowboard

Botas de snowboard
Contente
  1. Recursos e características
  2. Variedades
  3. Para um iniciante
  4. Modelos
  5. Como escolher?
  6. Dimensões (editar)
  7. Como vestir, armazenar, secar?
  8. Acessórios
  9. Empresas de manufatura: visão geral
  10. Avaliações

É impossível experimentar o verdadeiro prazer de conquistar os picos nevados se as botas de snowboard causam uma sensação de desconforto. Sapatos mal ajustados dificultam as piruetas e podem causar lesões.

Recursos e características

Os sapatos de snowboarder são a peça mais importante do equipamento. A construção do sapato (todos os tipos de sobreposições) é projetada para fornecer o nível adequado de rigidez e boa projeção de pressão na prancha. Sapatos de baixa qualidade anulam todas as vantagens de uma prancha cara, pois não permitem que você a controle totalmente.

O calçado deve ser leve e ter solado em duas camadas, sendo a primeira dura e a segunda amortecedora, necessária para suavizar os choques e vibrações que ocorrem durante a equitação.

Uma grande vantagem para as botas são os reforços de plástico na sola e no salto. Graças a isso, o calçado vai caber perfeitamente no suporte e não vai saltar durante a viagem, vai ser usado por mais tempo (até seis meses).

Um bom calçado de snowboard está equipado com duas botas: uma exterior e outra interior.

O primeiro garante a segurança do pé, o segundo - o nível de conforto necessário. Se você é um piloto profissional, vale a pena escolher um forro de polímero (moldagem). Este tipo de bota é mais leve e tem um maior nível de rigidez. Forro interno sintético - macio e muito confortável, ele é escolhido por amadores.

As melhores botas de snowboard têm uma bota interna termoformada.

Para que o produto tome o formato de sua perna, você deve:

  • por 7 a 10 minutos, aqueça no forno (ou com um secador de cabelo especial) a uma temperatura de 90 ° C;
  • insira o forro na bota, calce as meias para andar e depois as botas.
  • enquanto a bota está quente, tente imitar os movimentos familiares ao snowboard: estocadas, agachamentos;
  • então você precisa esperar alguns minutos até que a bota esfrie até o fim. Esta termoformação tornará o esqui o mais confortável possível.

Se tal procedimento não trouxer um resultado satisfatório, você pode repeti-lo e repeti-lo quantas vezes quiser até que a chuteira tome a forma necessária (ou pode-se pedir ajuda a profissionais: algumas lojas de esportes oferecem serviços semelhantes).

Variedades

Toda a variedade de botas de snowboard existentes é normalmente dividida em dois grandes grupos: moles e duras. Os primeiros lembram um pouco os sapatos casuais. Você pode andar com eles sem sentir grande desconforto. Modelos deste tipo, com certas restrições, mas ainda podem dobrar.

Botas macias são adequadas para freeride, freestyle e apenas para amadores, incluindo iniciantes. É muito mais fácil e conveniente treinar com eles.

Botas rígidas são essenciais para o equilíbrio necessário em trilhas difíceis e declives. Assim como as botas de esqui, elas são feitas de plástico e possuem fechos de pressão.

Alternativamente, a bota externa pode ser amarrada usando o sistema boa, onde em vez de laços, cabos de metal finos com uma roda são apertados usando uma alça especial no topo da bota. Sapatos deste tipo são usados ​​por profissionais para esculpir em encostas preparadas.

Para tornar o esqui ainda mais confortável e seguro, os snowboarders recorrem a um procedimento denominado bootfitting. Esta tecnologia permite alterar o formato da bota (peça plástica) e ajustar a circunferência da perna com o forro. Como resultado, o calçado duplica anatomicamente a forma do pé, protegendo-o de estresse excessivo e possíveis lesões durante o esqui.

Para pro

A sensação de conforto durante a condução e a capacidade de melhorar o seu desempenho atlético dependem do grau de rigidez das botas.

Para quem fica na prancha com confiança, botas meio duras são adequadas. Eles são projetados para dominar qualquer estilo de esqui em qualquer tipo de trilha. Eles serão muito confortáveis ​​para o piloto, e esses sapatos servirão por muitos anos. A alta rigidez das botas será relevante para quem adora esqui de alta velocidade e tem reação rápida.

Para um iniciante

As botas macias são ideais para iniciantes, pois permitem controlar todos os movimentos, proporcionando boa manobrabilidade ao realizar uma variedade de manobras. Nas botas deste tipo, a pressão sobre a prancha não ocorre de imediato, por isso é confortável nelas, e o controle da prancha é relativamente seguro.

É importante notar que os sapatos macios rapidamente se deterioram e deixam de fixar adequadamente a perna, e isso pode levar a vários ferimentos. Duas temporadas serão suficientes para dominar o básico do snowboard com sapatos macios, então você precisa mudar para botas mais duras.

Modelos

Os calçados femininos e masculinos diferem não apenas na vida cotidiana, mas também no esporte de snowboard. A principal diferença não é o design da bota, mas sua altura. O músculo da panturrilha nas mulheres é mais baixo do que nos homens, então os modelos femininos têm um ajuste especial - um bootleg largo e baixo, um menor grau de rigidez e são projetados para um peso mais leve do usuário.

Já as botas de snowboard infantis são macias, pois o peso de uma criança é muito menor do que o de um adulto e a probabilidade de a geração mais jovem começar imediatamente a fazer acrobacias vertiginosas é mínima. Nos modelos macios é mais fácil aprender a andar, as pernas ficam à vontade, se cansam menos e o pouso é mais suave.

As botas infantis de snowboard são universais, adequadas para todos os estilos de equitação: freeride, freestyle, slalom. O objetivo desses tênis é ajudar um praticante de snowboard iniciante a aprender o básico do esqui. O principal critério que você precisa prestar atenção ao comprar botas infantis é a presença de uma bota termoformadora interna.

Uma vantagem significativa na compra de calçados infantis é que eles podem ser tomados "para crescer", mas não mais do que um centímetro e meio. Se você fizer mais ações, a perna ficará mal fixada, o que pode causar lesões.

Como escolher?

Quando você se deparar com a questão de como escolher sapatos para uma prancha, lembre-se da regra básica - seus pés nela devem ser confortáveis, independentemente do tipo de botas e do material de que são feitas.

Antes de comprar uma prancha de snowboard e uma montaria para ela, você precisa comprar botas.

Para ver se este modelo é adequado para você, faça um pequeno teste: coloque o peso do corpo na ponta dos pés. O pé dentro do sapato permanece imóvel - isso indica sua boa fixação e, consequentemente, que o sapato combina com você. Se o calcanhar subir, essa não é sua opção.

Antes de ir à loja, não se esqueça de levar as meias mais grossas possível para as que planeja levar para esquiar. Se você experimentar um sapato e sentir que seus dedos estão apoiados na ponta do pé, isso significa que o sapato cabe em você perfeitamente.

No que diz respeito à escolha do material para botas, os sintéticos modernos serão os mais adequados, embora tenha uma desvantagem significativa - é de curta duração.

Botas de couro também não são a melhor opção, pois seu formato se deforma com o tempo e a aparência é decepcionante. A principal desvantagem dos sapatos de couro é que eles absorvem rapidamente a umidade e se tornam muito pesados ​​no final do passeio.

Dimensões (editar)

Para responder à pergunta dos snowboarders novatos sobre como determinar corretamente o tamanho correto da bota, não basta confiar em parâmetros básicos:

  • a perna fica confortável, não fica dormente;
  • os sapatos são fáceis de calçar e tirar;
  • não pressiona em qualquer lugar.

Cada fabricante cria sua própria faixa de tamanho, então você não deve se surpreender que o mesmo tamanho oferecido por diferentes fornecedores seja ligeiramente diferente.

Preste atenção em quanto custam os sapatos. Um bom casal não pode ser barato. Se você estiver comprando botas em uma loja de varejo de artigos esportivos, é fácil encontrar a que deseja experimentando. Porém, ao fazer pedidos pela Internet, podem surgir problemas. Para evitá-los, você precisa medir o comprimento do pé com uma régua ou centímetro e informar esse comprimento ao vendedor. O comprimento da palmilha das botas deve corresponder estritamente aos seus parâmetros individuais, o intervalo de variação permitido é de + - 0,5-1 de acordo com a norma europeia.

Para ter certeza de que as botas não são pequenas, faça o seguinte: insira o pé na bota (sem a interna) e apóie o polegar, sem dobrá-lo, na ponta do pé. Se o quinto e o primeiro dedo do pé estiverem retraídos nas laterais do sapato, o sapato será 100% pequeno.

Como vestir, armazenar, secar?

Apesar de cada fabricante afiar toda a linha para o seu bloco, as principais regras na hora de comprar:

  • fácil de colocar;
  • eles devem caber confortavelmente, não pendurados no dedo do pé ou no calcanhar.

Antes de usar, é melhor estender as botas para que o pé fique confortável em sapatos incomuns. Se suas pernas estão dormentes, saiba que este tamanho é muito pequeno para você e as botas precisam ser trocadas com urgência, pois nem todos os modelos podem esticar a parte interna da bota, privilégio disponível apenas para forros termoformados.

Se você não tem certeza sobre a melhor maneira de amarrar suas botas de snowboard, familiarize-se com os sistemas existentes, avalie os prós e os contras e escolha a opção que funciona melhor para você.

Existem 4 tipos de laço:

  • tradicional;
  • velozes;
  • cabo;
  • clipes.

Vamos nos deter em cada uma das opções acima.

As vantagens do laço tradicional são:

  • boa fixação da perna;
  • a capacidade de ajustar o grau de aperto;
  • substituição rápida de atacadores conforme necessário;
  • preço.

As principais desvantagens do sistema são: o comprimento do laço e a dificuldade de sua aplicação em climas frios (incomoda com luvas, faz frio com as mãos desprotegidas).

  • O laço rápido facilita o laço da bota com clipes de travamento automático, mesmo sem remover as luvas. As desvantagens incluem reparos caros se o sistema estiver quebrado.
  • um cabo com roda permite amarrar rápida e facilmente a bota, mesmo com uma das mãos, mas a fixação ao longo de todo o comprimento será irregular. Além disso, este sistema de amarração não é confiável o suficiente, ele freqüentemente quebra (especialmente sob cargas pesadas) e seu conserto custará uma boa soma.
  • os clipes são uma opção de laço rápida e muito conveniente, mas são adequados apenas para entalhar tábuas.

Para manter suas botas de snowboard felizes por um longo tempo, você precisa guardá-las e guardá-las adequadamente. Depois de cavalgar, retire as botas internas e deixe-as secar ao ar durante a noite. Não seque os sapatos em um radiador ou perto de outras fontes fortes de calor. Este procedimento afetará negativamente o forro, levando à sua deformação e, como resultado, as botas não serão mais confortáveis ​​para você.

Se suas botas de snowboard precisarem ser lavadas, use água com sabão, enxágue em água limpa e seque ao ar livre.

Acessórios

Cadarços

Quando se trata de acessórios para botas de snowboard, a escolha é realmente grande. Se estamos falando sobre o que é melhor escolher, laços ou um cabo, então não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Cada atleta e amador escolhe a opção que mais lhe convém. Os atacadores comuns são a opção mais versátil, pois sempre podem ser amarrados se estiverem rasgados, ou pode-se comprar novos: estão em qualquer loja e são bem acessíveis.

Palmilhas

Agora um pouco sobre as palmilhas. Para botas de snowboard, elas vêm em dois sabores: anatômicas e padrão. Novamente, aqui a escolha é diferente para cada pessoa. A palmilha clássica é feita de um material elástico, e a anatômica duplica totalmente o relevo do pé, dando um bom suporte a ele.

Secador elétrico

Uma secadora elétrica se tornará um acessório igualmente relevante para botas. Isso permitirá que você seque seus sapatos de maneira limpa, mas eficaz, em apenas algumas horas. O fluxo de ar quente permite que a umidade evapore sem afetar adversamente as propriedades dos materiais. Uma grande vantagem será a presença de radiação ultravioleta no equipamento, que neutralizará grande parte dos micróbios e removerá odores.

Uma mochila

A bolsa para calçados de snowboard é um acessório indispensável para qualquer piloto, pois além do calçado, também pode acomodar outros itens do equipamento (proteção, capacete). Vários bolsos são úteis para todos os tipos de pequenas coisas, e a alça ajustável mantém suas mãos livres.

Esses sacos são confeccionados em cordão impregnado com uma camada de vinil, o que garante resistência a danos mecânicos e ao molhamento. O fundo é adicionalmente reforçado e, se necessário, pode ser dobrado. Devido ao seu tamanho compacto, a mala pode ser levada a bordo da aeronave ou despachada como bagagem.

Para não se sobrecarregar com inúmeras malas para este ou aquele equipamento, é possível que seja mais conveniente para você adquirir uma capa que caiba em sua prancha, botas e outros equipamentos.

Ao se deslocar ou voar longas distâncias, a cobertura será uma opção vencedora, pois tudo estará em um só lugar, protegido de danos mecânicos. Como regra, as capas têm alças largas e são fáceis de transportar ao ombro ou atrás das costas. Você pode escolher a opção de rodízios.

Empresas de manufatura: visão geral

A adidas é relativamente nova no mercado de botas de snowboard e já se tornou a favorita de todos.

Uma das últimas conquistas deste fabricante são as botas Energy Boost.

A espuma é usada em vez de EVA para a sola para melhor resposta e controle da placa. Além disso, as botas são equipadas com tecnologia Recco (no caso de avalanches), sistema de laço duplo, palmilha inusitada de café reciclado que evita que os pés fiquem presos e um material aquecido à prova d'água - lã merino.

A empresa de calçados e roupas esportivas Nike se estabeleceu há muitos anos. Uma característica deste fabricante é a atualização constante dos equipamentos de produção, a inclusão de novas tecnologias, soluções de design com estilo que vão ao encontro das últimas tendências da moda entre os jovens, assim como produtos de alta qualidade.

A marca black fire é amplamente conhecida na área dos desportos radicais, caracterizada pela sua qualidade insuperável e pela utilização das mais modernas tecnologias. A empresa produz mais de 10.000 modelos projetados para um estilo de pilotagem e nível de treinamento específicos. Entre outras marcas, este fabricante se destaca pelo fato de as botas serem equipadas com maior proteção contra lesões.

Os sapatos pretos de snowboard Fire são perfeitos para crianças. A construção especial da bota facilita o aprendizado do snowboard.

Thirtytwo está na vanguarda das botas de snowboard desde a sua fundação em 1995. Cada modelo é elaborado detalhadamente em um instituto de pesquisa que estuda o funcionamento da perna humana durante esportes radicais. No mercado de snowboard, as botas desta marca são consideradas as mais avançadas tecnologicamente, leves, confortáveis ​​e seguras.

A vantagem do calçado Bone é a sua versatilidade. Estas botas são adequadas para snowboarders novatos e atletas veneráveis ​​devido à sua construção moderna e funcional, bem como ao design brilhante. Todos os novos itens são testados em condições de laboratório antes de serem disponibilizados no mercado. Apesar da alta qualidade, os preços dessas sapatilhas de snowboard são bastante acessíveis.

A Deeluxe é uma empresa austríaca fundada em 1996 como subsidiária da Raichle para promover uma série de botas de snowboard almofadadas. Após 6 anos, a empresa desmembrou-se e começou a produzir de forma independente uma linha completa de equipamentos de snowboard. Entre seus principais méritos: a produção da bota interna da ThermoFlex, que permitiu que ele se adaptasse ao formato do pé em pouco tempo, e a invenção da tecnologia TPS - alterando a rigidez da bota individualmente com hastes de plástico.

A marca Forum foi fundada pelos melhores pilotos do mundo: JP Walker, Joni Malmi, Cheryl Maas ... As botas desta marca são projetadas principalmente para o estilo livre, embora você possa praticar tanto backcountry quanto jibbing com elas.

A empresa italiana Northwave começou a fabricar sapatos de snowboard há quase 40 anos. Todos os produtos desta empresa, de design algo agressivo, são concebidos da forma mais meticulosa, encaixados no pé e testados por atletas eminentes.

A marca Nitro utiliza apenas materiais de alta qualidade na criação de seus calçados, o que explica seu alto custo. Uma vasta gama de modelos, um forro em material termoisolante (proporciona calor e conforto ao pé), um sistema de cadarço rápido - permitem passar o dia inteiro numa prancha de snowboard, e é exatamente isso que todo piloto sonha.

Avaliações

Avaliações de fabricantes de botas de snowboard são controversas. adidas e nike estão incondicionalmente no topo da classificação, seguidas pelas marcas deluxe, forum, northwave e nitro, que os usuários gostam em termos de relação qualidade-preço e porque os modelos dessas empresas são adequados tanto para iniciantes quanto para profissionais, que não pode ser dito sobre o fogo negro e trinta e dois. Os pilotos iniciantes ficam mais ou menos satisfeitos com este calçado, mas não para os pilotos avançados. Nenhum dos snowboarders recomenda comprar botas de osso por causa de sua baixa qualidade.

A faixa de preço das botas de snowboard é bastante grande.Seu preço depende do nível de treinamento, do material de que são feitos, sinos e apitos internos e externos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa