Botas de montanha
A roupa do escalador deve incluir calçados adequados, projetados especificamente para longas distâncias em terrenos montanhosos. Para isso, foram criadas botas de montanha especializadas que podem suportar cargas significativas, garantir a segurança, reter o calor e proteger da umidade.
Tipos e modelos
As botas de montanha têm certas variedades, elas são determinadas pela complexidade da caminhada, principalmente pela altura que o viajante planeja subir e, consequentemente, pela temperatura do ar.
- Andando (ou turista). Esses modelos são projetados para elevação em alturas baixas. A principal tarefa desses sapatos é a ventilação. As botas de qualidade estão equipadas com uma sola Vibram especial. Esses produtos são bastante apropriados para uso como calçados casuais, desde que se encaixem no seu estilo de roupa.
- Sapatos de trekking pesados (viagem de dificuldade média). Essas botas ocupam uma posição intermediária entre os modelos para amadores e escaladores profissionais. Eles são equipados com uma borda de salto para maior estabilidade, a já mencionada sola Vibram, membrana Tecido impermeável, excluindo a entrada de umidade no sapato.
- Modelos para montanhismo técnico (projetado para subidas difíceis). Esses modelos são muito duráveis, sempre possuem talões e sola rígida. Se necessário, você pode escolher sapatos mais isolados para o inverno.
- Botas de montanhismo de alta altitude (produzido especificamente para subidas a alturas superiores a 5 km). Sua característica é duas camadas: a camada superior protege da neve e a inferior retém o calor do corpo. Essas botas também têm debrum de remo, sola Vibram.
Equipamento
As botas de montanha especializadas têm detalhes tecnológicos especiais:
- Costura de membrana, projetada para evitar que a umidade penetre no sapato. Ao mesmo tempo, o vapor do suor é removido livremente durante uma caminhada ativa.
- Sola dedicada que oferece a melhor tração em superfícies geladas, rochosas ou molhadas. Uma entressola de espuma de náilon / poliuretano ajuda a aumentar a absorção de choque ao pular. Além disso, o tubérculo especial do calcanhar (anti-choque) também suaviza as cargas de choque.
- Ao anexar grampos, a rigidez é aumentada por placas de metal embutidas de até 2 mm de espessura.
- As palmilhas que acompanham as botas de montanha, se necessário, podem ser trocadas por outras mais funcionais - de tecido com fundo de borracha. A borracha mantém a palmilha imóvel e os têxteis duram muito mais do que os equivalentes de papel.
- Ferragens são blocos que facilitam o aperto uniforme dos atacadores, tornando-os mais leves, travas entre a parte superior e inferior dos atacadores.
- Proteção inferior. Botas com ele adquirem um aspecto pouco estético, mas, no entanto, é extremamente útil (aumenta a vida útil das botas e suas propriedades impermeáveis).
Materiais (editar)
O material mais popular para botas de montanha é o couro genuíno. Possui propriedades especiais - maior resistência, resistência à água e também uma estrutura "respirável". A vantagem desse material é também que com o tempo ele adquire a forma anatômica do pé.
Outro material resistente ao desgaste - nobuck... No entanto, é mais macio e mais fino que o couro. A camurça é geralmente usada para botas de caminhada e trekking.
Têxteis sintéticos também são usados para fazer sapatos de caminhada. Ele oferece produtos mais leves, design elegante e também costuma combinar propriedades incompatíveis à primeira vista. Este, por exemplo, Fly-Tec - material elástico com excelentes propriedades de ventilação, tratado com um composto hidrorrepelente em ambas as faces. Schoeller Keprotec - tecido também resistente à água, leve, mas extremamente durável. Schoeller dinâmico - têxteis que combinam poliamida e lycra.
A combinação ideal de materiais para botas de montanha é uma combinação de matérias-primas naturais e sintéticas que se complementam, compensando as desvantagens.
Marcas
Existem várias empresas líderes de calçado para caminhadas. Eles introduzem os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na produção, além disso, sempre fornecem uma garantia estendida para seus produtos.
Marca alemã Lowa, levando sua história desde o distante 1923, é popular em todo o mundo, os sapatos foram testados nas mais extremas condições por viajantes, participantes de expedições. As botas de montanha da marca distinguem-se por uma forma única que parece ajustar-se ao pé sem deformar o pé. Pela primeira vez no mundo, a empresa passou a produzir uma sola vulcanizada.
Sapatos de marca Asolo incorpora os resultados de tecnologias inovadoras que estão em constante aperfeiçoamento. A empresa é dona do desenvolvimento do sistema ASOFLEX, mais tarde - AFS. Botas de montanha Asoloprojetado para escaladores profissionais, durável e leve, disponível em uma ampla gama de modelos.
Empresa Meindl também produz calçados de qualidade que atendem plenamente as necessidades do mercado moderno. Por exemplo, o modelo isolado de botas de montanha ficou famoso. Cumbre, uma Alien 1.0 recebeu o título de melhor calçado de 2011. O desenvolvimento inovador da marca é o calçado autoformado: sob a influência do calor do corpo humano, o calçado toma a forma do pé, preenchendo todos os espaços vazios.
As botas de montanha Bundeswehr (criadas especificamente para as forças armadas alemãs) são fabricadas pela empresa Haix... Estes sapatos são feitos de couro de bezerro da mais alta qualidade com sola de borracha vulcanizada. O piso não deixa marcas nas superfícies, mesmo com impactos muito fortes. Graças à tecnologia de membrana TECIDO IMPERMEÁVEL os pés sempre ficam secos. O sistema de amarração rápido economiza tempo quando está com pressa. O risco de lesão das botas é quase reduzido a zero - mesmo ao realizar manobras arriscadas, a perna não levanta. É fácil andar na ponta dos pés e agachar com esses sapatos.
BOREAL É uma conhecida marca que produz calçados esportivos voltados para escaladores profissionais e turistas. Todos os produtos BOREAL feitos de matérias-primas de alta qualidade, têm um número mínimo de costuras. Anos de pesquisa levaram à criação de muitos desenvolvimentos patenteados.
Como escolher
Em primeiro lugar, deve decidir a complexidade da sua viagem e, a depender dela, escolher calçado desportivo (e design, cores, material já são secundários). Afinal, você simplesmente não pode escalar superfícies rochosas e de gelo com produtos leves de trekking. Da mesma forma, botas pesadas e brutais não são adequadas para turistas amadores.
O elemento mais importante das botas de montanha é a sola. De fabricantes confiáveis, este Vibram, o que já é garantia de qualidade, pois não vão colocar solas caras em sapatos duvidosos.
Preste atenção também na palmilha, pois o conforto das botas depende muito disso. Idealmente, deve haver tratamento antifúngico e antialérgico.
Avalie o laço: dá estabilidade ao pé, protege os músculos do excesso de trabalho e de lesões.
Observe também que não é recomendável comprar botas de montanha na loja online, pois esses calçados exigem um encaixe cuidadoso. Os produtos devem assentar na perna de forma ideal e confortável, caso contrário não evitará o aparecimento de calos e bolhas. O tamanho das botas deve ser um pouco maior que o seu (deixe haver um espaço entre o calcanhar e a parte de trás de cerca de um dedo do pé), porque ao descer, os dedos dos pés inevitavelmente descansarão contra a ponta do sapato e dores nas botas apertadas pode acontecer.
Certifique-se de medir esses sapatos dos pés à cabeça. Existem meias especiais para viagens nas montanhas. Confeccionadas em material sintético (o algodão não é adequado porque absorve umidade, aumentando o risco de calosidades), possuem espessamentos nos locais necessários.
Sapatos de diferentes empresas têm diferentes alturas e larguras. Ao experimentar, certifique-se de que o calcanhar repousa sobre o calcanhar, mas não sai da sola. As botas devem ficar bem ajustadas à perna, mas não devem ser apertadas em alguns lugares.
Como cuidar?
É especialmente importante manter botas de montanha caras em boas condições de uso. Existem regras simples para cuidar deles, o principal é segui-los regularmente.
- Não seque estes sapatos sobre uma fogueira (por exemplo, sobre uma fogueira), bem como sob os raios escaldantes do sol. A secagem natural será ideal a uma temperatura de cerca de 20 graus Celsius e 65% de umidade (usando um jornal, um ventilador, um pino). Lembre-se de remover as palmilhas ao fazer isso.
- Trate o calçado de escalada com um produto especial pelo menos uma vez por ano e, imediatamente antes da caminhada, use uma impregnação para restaurar a impermeabilidade das botas.
- Se o seu modelo estiver caminhando, depois de caminhar pela cidade, limpe as botas para se livrar dos reagentes anticongelantes.
- As botas de membrana devem ser lubrificadas com produtos especializados para este tipo de calçado.
Imagens
As botas de montanha têm um bootleg alto feito de tecido durável, que protege de forma confiável contra a entrada de neve. A sola está equipada com dispositivos especiais que ajudam a escalar a encosta nevada da montanha. Além disso, o calçado tem um design estiloso - cores contrastantes combinam-se harmoniosamente com casaco, capacete e mochila.