Estampa e costura de uma blusa de corte simples
Muitas vezes, muitas meninas se deparam com esse tipo de situação, quando uma blusa vista em uma revista de moda parece ser a opção ideal, mas é impossível encontrar, ou pelo menos algo parecido na loja. Ou, é impossível comprar uma coisa de uma das marcas de moda por causa do custo muito alto.
Não é preciso se desesperar, porque sempre há uma saída para qualquer situação e, neste caso, sem dúvida, há uma. Há uma máquina de costura em quase todas as casas, e o tecido por metro, junto com outros acessórios de costura, sairá muito mais barato do que um produto acabado. Por isso, a melhor maneira de sair dessa situação será costurar você mesmo o produto desejado.
Acessórios necessários
Como em qualquer negócio, a alfaiataria exige a presença de alguns atributos obrigatórios, indispensáveis. Vamos dar uma olhada em quais detalhes de acessórios de costura são necessários, bem como o que é importante considerar ao costurar uma blusa com um corte simples.
Máquina de costura
Não importa o modelo da sua máquina de costura, o principal é que ela funcione bem e não tenha defeitos que prejudiquem a aparência e a qualidade do tecido.
Um fator importante é a escolha correta da agulha de costura de acordo com o tipo de tecido, pois, caso contrário, uma agulha muito grossa pode deixar furos muito grandes e desorganizados no material.
Vale destacar também que, para a comodidade do próprio processo de costura, vale a pena optar por uma máquina operada com o pé, onde as duas mãos ficarão livres, podendo segurar e endireitar o produto sem nenhum esforço.
Seleção de materiais
Ao escolher um material para uma blusa, você não precisa definir limites rígidos para você, uma vez que vários modelos de blusas podem ser feitos de um tecido completamente diferente.
Características distintivas podem estar relacionadas apenas ao estilo ou modelo da blusa desejada. Assim, por exemplo, para um modelo de verão com manga curta, ou mesmo sem manga, tecido de linho, chiffon leve ou algodão são perfeitos.
Uma blusa reta simples é melhor feita de algodão, enquanto um modelo elegante e vistoso é feito melhor de seda.
Padrão
Hoje em dia, fazer um padrão não requer nenhum trabalho especial, já que os atributos necessários são apenas papel especializado, um lápis e uma régua.
As instruções para fazer as estampas do produto que você gosta podem ser facilmente encontradas na Internet, o principal é apenas segui-las com clareza para não confundir nada. Mas se o modelo de blusa foi inventado e desenvolvido por você pessoalmente, você também terá que trabalhar cuidadosamente para fazer o padrão.
Medição de volume
É bastante óbvio que a criação de um padrão é impossível sem a medição cuidadosa do volume do corpo necessário para costurar o produto de acordo com o tamanho exigido. Como o padrão é feito em meias peças, os resultados obtidos durante a medição devem ser divididos pela metade.
Dependendo do modelo da blusa, certas medidas serão necessárias, mas os tamanhos padrão permanecem sempre os mesmos:
- comprimento do produto;
- largura da abertura da manga;
- perímetro torácico;
- circunferência da cintura;
- circunferência do quadril.
Dependendo da preferência individual, o decote pode ser de absolutamente qualquer profundidade, além disso, se o produto for de gola alta, também é necessário medir a circunferência do pescoço.
Além disso, se tiver manga, deve definir o seu comprimento e medir o braço em vários locais, nomeadamente na zona do bíceps, antebraço e punho, bem como determinar a largura dos punhos.
É importante lembrar que se você quiser costurar uma blusa com corte livre, deve-se adicionar alguns centímetros ao resultado obtido na medição, deixando também alguns centímetros para a costura.
Blusa de verão com cinto costurado com laço
Este modelo de blusa é confeccionado em material macio, agradável ao corpo, tem um corte leve e solto, o que o torna especialmente procurado para a estação quente. E o padrão e o processo de costura em si são surpreendentemente simples, mesmo aqueles que nunca trabalharam com uma máquina de costura podem lidar com essa tarefa. O modelo possui manga inteiriça, para sua confecção pode-se escolher tecidos leves de linho ou algodão. Vamos considerar diretamente o processo de fabricação do produto.
É necessário fazer um molde de acordo com o volume do seu corpo, levando em consideração o caimento da blusa e deixando alguns centímetros para as costuras. Então, de acordo com o padrão do papel, recortamos do tecido as partes necessárias.
- O próximo passo é esmerilar as costuras nas laterais, mas ao mesmo tempo é preciso deixar uma seção não costurada de cerca de dez centímetros de comprimento, no lugar onde você pensa em um corte lateral.
- A seguir, é necessário varrer as costuras dos ombros e varrer as secções da garganta para que o tecido não desfie.
- É necessário dobrar a margem da costura para o avesso e traçar uma linha que não tenha mais de meio centímetro de largura.
- O próximo passo é passar a ferro os cortes da bainha da bainha, bem como as áreas enrugadas do tecido que podem ter se formado durante a costura. É melhor usar um tipo de tecido que se adapte bem a altas temperaturas e se adapte ao formato desejado.
- Em seguida, são feitas as costuras dos ombros, no processo do qual é necessário capturar simultaneamente as pontas das secções da garganta, que já foram previamente processadas.
- É necessário varrer as costuras nas laterais e ao longo das linhas dos ombros, assim como a área deixada para a incisão deve ser varrida de ambos os lados.
- Em seguida, os cortes laterais são passados a ferro na parte frontal e a seção para a incisão e as costuras dos ombros são passadas a ferro.
- Em seguida, você precisa colocar uma linha ao longo dos lados do corte, que é uma continuação de uma das costuras laterais. Este ponto será o ponto de reforço e deve ser passado a ferro.
- Nós varremos as seções inferiores das mangas inteiras.
- É necessário dobrar esses mesmos cortes das mangas ao longo da parte inferior e, em seguida, fazer uma linha, cuja largura é de cerca de meio centímetro. Alguns modelos de máquinas de costura têm até uma opção chamada braço livre.
A seguir, deve-se decidir a largura da correia e recortar a parte correspondente, fazendo um entalhe no meio dela, como na parte frontal e traseira.
Em seguida, são alinhados os entalhes e as medidas de controle das partes da cintura e do corte inferior da blusa.
É necessário também marcar o início e o fim da linha para prender o cinto, se desejar, pode deixar as pontas para os fios, fazendo-as da seguinte forma:
- você precisa dobrar e costurar as pontas dos fios até uma determinada marca;
- as fraldas devem ser cortadas e marcadas no início da costura do cinto;
- é necessário desatarraxar as amarrações e endireitar as cantoneiras;
- a mesada com uma marca também precisa ser virada para a frente.
- A parte resultante do cinto deve ser fixada na parte de baixo do corte da blusa, alinhando as marcas, com as partes da frente entre si, e a seguir corte-as com agulhas especiais.
- Depois é preciso costurar os detalhes da cinta, observando a precisão, iniciar e finalizar a costura exatamente a partir da marca do corte.
- Em seguida, você precisa passar a ferro a margem da costura e cortar o excesso.
- Em seguida, você precisa virar a parte da correia para o lado errado, dobrá-la para dentro ao longo da linha de corte e prender com alfinetes por conveniência e, em seguida, costurá-la com uma linha de no máximo dois décimos de centímetro.
Observação: Ao fazer a bainha da costura, você pode usar inicialmente um ferro e, em seguida, prendê-lo com alfinetes. Pode ser aplicado com pontos manuais. Dependendo da preferência pessoal, cada um escolhe a forma mais conveniente.
A costura deve ser do lado direito, ficando exatamente na borda da peça do cós.
Ao final do trabalho, é necessário percorrer todas as linhas das costuras e retirar os fios que sobraram, além de passar o produto a ferro.
Blusa manga curta verão
Este modelo tem um corte simples, manga curta de uma peça e o padrão em si consiste em duas partes. O free style é muito relevante no calor do verão e será o local ideal para passeios com amigos ou mesmo eventos noturnos. Ressalta-se que para costurar uma blusa deste modelo, o melhor é escolher um tecido leve, por exemplo, chiffon, linho ou viscose.
- Para começar, você precisa fazer um padrão composto por duas partes e que corresponda aos parâmetros do seu corpo.
- Antes de transferir o padrão para o tecido e cortar os detalhes necessários, o material deve ser bem alisado do lado avesso, para maior comodidade.
- Depois que as partes são cortadas do tecido, você precisa mover as partes umas para as outras ao longo dos cortes laterais e dos ombros. Também é necessário marcar no lado obscuro.
- A parte inferior da blusa deve ser dobrada duas vezes, passada a ferro para melhor fixação. Se necessário, você pode varrer a dobra resultante ou corrigi-la com agulhas especiais e costurá-la em uma máquina de costura.
- A seção da garganta também precisa ser lindamente decorada. É melhor costurar uma fita viés, cujas partes frontal e traseira devem ser cortadas do mesmo tecido. Por conveniência, é melhor primeiro cortar as partes do papel, e sua largura deve ser de cerca de seis centímetros.
- As partes resultantes devem ser dobradas do lado direito uma da outra e costuradas de dentro para fora, enquanto se ajusta as bordas e costura as partes ao redor do corte da garganta.
- A parte inferior do decote deve ser costurada com costura overloque à máquina de escrever para que o tecido não se enrosque. Em seguida, você precisa dobrar as partes para dentro, para o lado sinuoso e costurar ao redor do decote.
- Além disso, você precisa dobrar e bainhar as bordas das mangas.
- Ao finalizar a costura de uma blusa deste modelo, é necessário conferir todas as costuras, cortar o excesso de fios e passar bem o produto.