Costura e decoração de roupas

Como costurar uma blusa: padrões e master classes

Como costurar uma blusa: padrões e master classes
Contente
  1. Padrão básico de uma blusa sem mangas: instruções passo a passo
  2. Modelando uma blusa com um peplum
  3. Como modelar um modelo de chiffon de verão?
  4. Modelo envolvente
  5. Nós recortamos "Carmen" de maneira fácil e rápida com nossas próprias mãos
  6. Padrões de blusa com manga rebaixada e morcego
  7. Modelo com colarinho giratório: uma master class para iniciantes

Uma blusa é um modelo verdadeiramente feminino de roupa que deve se tornar uma das peças importantes no guarda-roupa de uma mulher moderna e estilosa. Devido à sua versatilidade, enquadra-se nas mais variadas tendências da moda e pode ser combinada com diversos estilos. Muitos modelos - clássicos, com peplum, no estilo de morcego com mangas rebaixadas, com gola swing e tantos outros - permitirão a cada menina escolher um modelo adequado e costurá-lo com as próprias mãos, de acordo com suas capacidades e desejos .

Padrão básico de uma blusa sem mangas: instruções passo a passo

Saber como construir um padrão básico para cortar tecido em uma blusa abrirá o caminho para costurar modelos mais complexos com mangas e vários elementos decorativos adicionais. Antes de começar a construir um padrão, você precisa medir os seguintes parâmetros (os números são indicados por exemplo e clareza ao construir um desenho passo a passo):

  • Costas (comprimento até a cintura, cm) - 40.
  • Ombro (comprimento, cm) - 15.
  • Pescoço (semicírculo (ao longo do pescoço), cm) - 20.
  • A área acima do tórax (semicírculo (PO acima do tórax), cm) - 46.
  • Peito (semicírculo (ao longo do peito), cm) –50.
  • Quadris (semicírculo (coxa PO), cm) –52.

Usando seus parâmetros, e não os valores médios para um determinado tamanho de roupa, você pode ter certeza que a blusa caberá exatamente na figura.

Etapa preparatória - grade

Desenhe um retângulo MNPK (por conveniência, designe letras no sentido horário a partir do canto superior esquerdo) com os seguintes lados:

  1. Os lados MN e KP são iguais à soma do busto PO e 5 cm, independentemente do tamanho. Por exemplo, com 50 cm especificado nos parâmetros, o comprimento das laterais será de 55 cm, essa é a largura da futura blusa.
  2. Os lados MK e NP somam o comprimento das costas até a cintura e 18 cm, independente do tamanho. Por exemplo, com 40 cm especificados nos parâmetros, o comprimento dos lados será 58 cm.
  3. Determine a profundidade da cava - será a soma de um terço do parâmetro SW do peito e 4 cm. Assim, com a figura acima, o tamanho da cava será de 21 cm. Para construí-la, meça a distância calculada de o final de M ao longo do segmento MK e nomeie o ponto resultante G. A partir dele, desenhe um segmento de reta paralelo a MN até o ponto de intersecção com o lado NP e marque, por exemplo, G1.
  4. Determine o nível da cintura. Para fazer isso, meça a partir da extremidade M o comprimento das costas (nos parâmetros do exemplo, é 4 cm) ao longo do lado MK e nomeie o ponto resultante B. A partir dele, desenhe um segmento paralelo a MN até o ponto de intersecção com o lado NP e marca, por conveniência, B1.

Construindo um padrão para as costas de uma blusa

  1. Do ponto G meça para a direita um segmento igual à soma de um terço do semicírculo do tórax e 3 cm. Neste caso, o segmento será de 20 cm. Marque o final do segmento com o ponto G2, a partir do qual então desenhe uma linha reta paralela ao lado MK até que cruze com a base superior MN, nomeie a intersecção do local com a letra O. Esta é a largura da parte de trás da blusa.
  2. Do ponto G2, meça à direita um segmento igual a um quarto do comprimento do tórax - para este padrão será de 13 cm. O final do segmento é o ponto G3, e o próprio segmento mostra a largura da cava da blusa .
  3. A partir do ponto G1, meça um segmento paralelo ao lado MK, que é composto por um segundo PO do tórax e 0,5 cm - conforme as medidas exemplares feitas é igual a 25,5 cm. O final do segmento é o ponto C.
  4. Do ponto G3 meça o mesmo segmento de 25,5 cm de comprimento, cujo final é o ponto O1, o ponto de intersecção com o segmento MN é chamado de letra O2. Una os pontos O1 e W.

Assim, a elevação da prateleira da blusa é construída:

  1. Encontre o ponto médio do segmento G2-G3, designe o local encontrado como G4. A partir dele, abaixe a perpendicular ao segmento KP, designe o ponto de intersecção da perpendicular com este segmento como R, e com o segmento BB1 como B2. Assim apareceu a linha lateral da blusa.
  2. Dividindo os segmentos O-G2 e O2-G3 em 4 segmentos iguais, marcas adicionais são obtidas para a construção da cintura escapular reta e cavas.
  3. Estenda os segmentos O-G2 e O2-G3 em 1 cm para baixo, junte as pontas resultantes - essa é a designação do abaixamento da cava da blusa.

Marcações de recorte posterior:

  1. Do ponto M meça à direita um segmento igual à soma de um terço do semicírculo do pescoço e 0,5 cm. Para este modelo será igual a 6,5 ​​cm. Deste mede 1,5 cm para cima, e a partir dele outro 1. Combine o ponto encontrado com o ponto M com uma linha curva suave.
  2. Meça do ponto O 2 cm para baixo - este será o nível de inclinação do ombro da blusa, ao longo do qual a linha do chanfro do ombro será mais construída.
  3. Do ponto 1,5 cm, medido anteriormente na construção do pescoço, até o ponto 2, indicado na marcação da inclinação do ombro, desenhe um segmento que compõe a soma do comprimento do ombro (ponto 14) e outro 1 cm (levado em consideração para um ajuste correto). Descobriu-se a linha do corte do ombro.
  4. Meça a partir do ponto 1, dividindo o ângulo em duas partes iguais, 3 cm. Através do ponto 14, a meio do segmento O-G2, pontos 3 e G4, desenhe uma linha reta para a cava.
  5. Do ponto 2 meça 2 cm à esquerda, passando pelos pontos G4, 2 e H um segmento que forma a linha da costura lateral.

Desenho de padrão frontal

É construído de acordo com o seguinte esquema:

  1. Meça do ponto W à esquerda um segmento igual a um terço do pescoço + 0,5 cm. Designe sua extremidade como W1. Por exemplo, o comprimento é 7,5 cm.
  2. Meça da extremidade W para baixo um segmento igual a um terço do comprimento do pescoço + 1,5 cm. Nesse caso, obtém-se um segmento de 8,5 cm.
  3. Conecte os pontos encontrados W e 8,5 cm com uma linha pontilhada, encontre seu meio e desenhe um segmento de 7,5 cm do ponto W até o centro do segmento.
  4. Una os pontos W, 7.5 e 8.5 com uma linha suave com uma curva. O resultado é um recorte decote
  5. Do final de W1, meça 4 cm para a esquerda e, a seguir, outro 1 cm para baixo. Combine as pontas de W1 e 1. A partir do ponto G1, meça um segmento igual ao decote + comprimento dos ombros do decote ao dardo do busto - 1 cm. De acordo com as medidas da amostra, obteve-se um segmento de 11,5 cm. Combine seu termine com o ponto 1. Descobriu-se o comprimento do ombro desde o recorte do dardo para o busto.
  6. No segmento direito da linha de dardo (de 1 a 11,5), encontre o centro e meça à esquerda um segmento igual à diferença entre o PO do tórax e o PO acima do peito. A amostra acabou tendo 4 cm.Do ponto 11.5 ao ponto 4, desenhe um segmento igual à linha de dardo direita e marque seu final com o ponto O3.
  7. Una com um traço pontilhado os pontos O3 e o ponto médio do segmento de linha O-G2. A partir do final do O3, meça com uma pincelada pontilhada um segmento igual à diferença no comprimento do ombro e 4 cm (o comprimento do ombro da incisura do dardo de trabalho até o dardo do peito). O segmento tem 11 cm. Em seguida, você precisa unir sua borda com o meio do segmento O2-G3 com uma linha pontilhada. Em seguida, meça 2 cm abaixo do ponto 11 e combine com O3. Assim foi indicado o comprimento do ombro desde o dardo do peito até a cava da blusa.
  8. Na linha pontilhada traçada do ponto 2 até a extremidade inferior da divisão interna do segmento O2-G3, encontre o meio e meça 1 cm à direita dele. Meça a partir deste ponto 2 cm, dividindo o ângulo em duas partes iguais. Desenhe nos pontos 2 e 1, o ponto divisor inferior do segmento O2-G3, ponto 0,02 e G4, segmento que será a linha da cava da blusa.
  9. Meça 2 cm à direita da extremidade B2. Desenhe um segmento passando pelos pontos G4, 2 e R, que será a costura lateral.
  10. Do final de B1, meça 2 cm para baixo e conecte ao ponto 2 do segmento lateral - é assim que o nível da cintura tomou forma.
  11. A partir do final de P, estenda o segmento NP por 2 cm e nomeie a extremidade resultante R1. Conecte R e R1 - o nível dos quadris tomou forma.
  12. A partir do final de 8,5, indicado na construção do pescoço, e do ponto R1, meça 1,5 cm para a direita e combine os pontos contados. Prolongando-o 1 cm para cima, combine-o com o ponto 8.5. Adicione 3 cm para o fecho. O comprimento da cintura até a parte inferior é medido de 12 a 18 cm, dependendo das preferências.

Modelando uma blusa com um peplum

O basco é uma linda peça de roupa que dá a qualquer look um toque feminino. Na maioria das vezes ele é encontrado em diferentes modelos de vestidos ou saias, mas também é adequado para embutir em uma blusa - acaba sendo modesto e elegante ao mesmo tempo.

Para fazer um padrão de blusa de forma independente, que inclui um basco com babados, não é preciso muito esforço - até costureiras novatas são capazes disso. A modelagem ocorre no padrão do vestido.

É necessário levar em consideração várias características, a principal delas é a linha da cintura que serve de início ao basco. Nesse caso, não será desvantajoso alterar visualmente as proporções da figura.

Existem apenas três pontos importantes ao construir um basco:

  • Primeiro, o dardo da cintura é fechado.
  • Segundo - as petecas devem ter a mesma largura e viradas para o local da costura lateral.
  • Terceiro - nas duas metades do molde, você precisa fazer costuras volumétricas, com um relevo, já que todas as partes do dardo, peito e cintura, vão se esconder nelas.

Estes são todos os pontos principais que te ajudarão a costurar facilmente uma blusa com um elemento tão elegante como um peplum com babados sem nenhum esforço extra.

Uma aula magistral sobre como costurar uma blusa está no próximo vídeo.

Como modelar um modelo de chiffon de verão?

O chiffon é um material ideal para roupas de verão. Tecido fino e macio confere feminilidade, elegância e leveza a qualquer look. Uma blusa de chiffon vai se tornar um item indispensável no guarda-roupa devido à combinação da leveza do tecido com o corte clássico e é adequada tanto para passeios noturnos como para trabalhos de escritório.

Este desenho inclui vários elementos decorativos no corte clássico da blusa:

  • Punhos largos com punhos.
  • Colarinho de pé.
  • Pregas localizadas no decote e ombros.
  • Cavas muito largas.

Eles decoram discretamente uma silhueta rígida e a tornam mais adequada para meninas e mulheres jovens.

Desenhando um diagrama passo a passo:

  1. No padrão de base da blusa, retire os dardos na cintura, deixe o comprimento da parte da frente apenas até a linha do quadril.
  2. Do meio do decote, meça 12 cm para baixo. Deslize uma tábua de 3 cm de largura, corte e feche separadamente em quatro pedaços.
  3. Marque uma linha de ombro diferente da construção primária. Para fazer isso, meça 2 cm do ombro para a direita. Do lado da blusa, meça 2 cm para a esquerda, depois suba mais 7 cm, desenhe uma linha reta lisa com uma dobra ao longo do padrão.
  4. Uma nova linha de corte para a manga na união da ponta do ombro com a ponta da blusa.Além disso, é necessário desenhar um punho de 8 cm de largura (após a costura terá metade do tamanho). Corte-o e feche-o separadamente.
  5. A junta inferior também será dupla, então você precisa fechá-la com 14 cm de largura e o comprimento será igual ao tamanho da cintura do quadril.
  6. Redesenhe o padrão da parte traseira em sua totalidade, excluindo o decote - ele precisa ser desenhado de uma maneira diferente e, adicionalmente, construir um desenho para a gola do suporte.

Construção de colarinho alto:

  1. Construa um retângulo ABCD = EFGH, cujos lados EF e GH sejam iguais ao PO do decote, e os lados EH e FG tenham 4 cm cada.
  2. Meça do ponto G e do ponto F 0,5-1 cm para cima. A partir dos pontos médios dos lados EF e GH, desenhe linhas retas iguais para o colarinho, respectivamente.
  3. O tecido térmico ajuda a fortalecer o interior da gola.

Costura (etapas):

  1. Costuras laterais descem até as cavas.
  2. Costure a parte de baixo da blusa em 4 mm, depois puxe para combinar com a linha do garfo, arrume as dobras de maneira uniforme.
  3. Fortaleça o jugo inferior com um tecido térmico fino, dobre as partes da frente com a blusa juntas, varra e depois costure. Em seguida, dobre a canga ao meio com o lado direito para fora, passe a ferro, desligue a borda aberta e faça uma linha.
  4. Varra as partes das pranchas, seladas com um pano térmico, até as metades da frente e costure. Coloque as partes emparelhadas (pré-seladas) das tiras nas tiras da blusa com as partes da frente voltadas uma para a outra e também costure.
  5. Vire as pranchas com o lado direito para cima, varra, dobre ao longo do corte, alinhave novamente e costure na borda ao longo dos lados externos.
  6. Faça dobras nas duas metades da blusa. Varra as costuras dos ombros e depois esmerilhe.
  7. Costure os punhos ao longo dos punhos para os braços, dobre-os do avesso ao longo da linha de dobra acabada de forma que eles passem ao redor da cava de ambos os lados. Desaparafuse a borda restante e costure.
  8. Vire os punhos até a costura dos ombros, aperte levemente e pressione.
  9. Processe as partes do colarinho com tecido térmico.
  10. Costure quatro laçadas da gola, alinhave para o lado externo direito.
  11. Costure uma gola alta e costure com três linhas.
  12. Costure caseados e botões.

Modelo envolvente

Uma blusa envolvente ficará bem com saias e jeans e é adequada para usar em diferentes situações da vida. Normalmente esse modelo é costurado na versão com mangas compridas, já que o decote é bastante profundo, e neste caso não há necessidade de abrir partes adicionais do corpo.

Os punhos nas mangas adicionam um estilo discreto e confortável.

O principal elemento desse modelo é o cheiro.... É necessariamente costurado com fecho, pois por si só não foi projetado para manter uma forma fechada e pode abrir a qualquer momento, o que é uma característica de sua estrutura. As costas alongadas fazem com que a blusa pareça uma camisa de estilo clássico, e há uma costura elástica na frente que permite que o tecido fique solto.

Ao adicionar vários elementos necessários ao padrão usual, você pode obter um item extraordinário e multifuncional que se ajusta a qualquer elemento do guarda-roupa de uma mulher.

Veja abaixo uma aula magistral sobre como costurar uma blusa envolvente.

Nós recortamos "Carmen" de maneira fácil e rápida com nossas próprias mãos

O estilo "Carmen" não foi batizado acidentalmente em homenagem à espanhola. Este nome remete-nos para a Espanha, nomeadamente ao seu estilo de dança flamenca, em que a parte superior da peça era confeccionada com um decote que abria os ombros e decorada com muitos folhos. Ele mudou para a vida cotidiana hoje.

Uma blusa com essa gola é costurada com muita facilidade e rapidez e é adequada até para iniciantes, porém, com toda a simplicidade do corte, parece muito impressionante.

A costura é realizada da seguinte forma:

  • Dobre a face do corte e a parte da frente com as faces da frente, fure ao longo da linha do futuro corte e costure próximo aos três lados marcados. Corte ambas as partes entre as linhas. Vire o revestimento do avesso, passe a ferro os cortes ao longo das bordas. Em seguida, dobre a orla em 0,75 cm, varra. Costure a frente nas fendas das bordas.
  • Faça costuras nas laterais + para as mangas.Costure cortes curtos ao longo dos folhos de ambas as mangas.
  • Costura com pontos frequentes e estreitos em zigue-zague ao longo da bainha das mangas. Passe o ferro ao longo do corte até o lado avesso, costure ao longo da linha de dobra com um pequeno zigue-zague e corte o excesso do lado avesso.
  • Junte os babados de cima para baixo nas mangas e costure até a base.
  • Costure as mangas nas cavas. Limpe e pressione as margens de costura.
  • Cubra o decote com um ponto em zigue-zague apertado e estreito. Passe a mesada do avesso, coloque um pequeno ponto em zigue-zague apertado na frente, corte o excesso de dentro para fora.
  • Passe a ferro as mesadas na tira de cordão do avesso, ao longo de cortes curtos e longitudinais. Pin a tira de dentro para fora, alinhando todas as bordas, costure de acordo com as marcações.

Costure os fios até 0,5 cm e insira-os no cordão.

  • Dobre a margem da bainha e costure 1,5 cm da borda.

Padrões de blusa com manga rebaixada e morcego

As roupas estilo morcego, com mangas soltas e puxadas para baixo, acomodam-se livremente e não restringem os movimentos. Esses modelos, graças às curvas suaves do tecido, tornam a imagem mais feminina e delicada. Eles dão um toque especial às mãos das meninas. O corte solto é adequado para qualquer tipo de figura, será apreciado por mulheres magras e grandes.

Costurar esse modelo também não é difícil, mas simplicidade não significa aqui falta de estilo, pelo contrário, estilo na simplicidade.

Elementos de costura:

  • Um tecido jersey com 1,5 m de largura e comprimento incluindo o comprimento da frente e costas da blusa e outro de 40 cm para a bainha, cinto e punhos.
  • Os punhos são costurados em retângulos com lados de 14 cm e circunferência do punho + 6 cm para a costura.
  • Padrão de base

O comprimento do cinto é costurado dependendo do volume dos quadris - até 100 cm - isso é 1,5 m, para 100 cm ou um pouco mais - isso é 1,7 m. Sua altura, como os punhos, é de 14 cm. e bainha.

Ao escolher um tecido para costurar, você deve pensar em qual estação um determinado modelo é feito.

No verão, os modelos de chiffon, linho ou algodão ficam lindos - deixam entrar o ar no calor, o que permite que a pele respire e regule a temperatura corporal. Para o outono, uma opção mais adequada seria tecido de malha, veludo ou caxemira.

A manga pode ter comprimentos diferentes, normalmente uma mais curta é usada para o verão, e uma mais longa para o tempo frio. Comprimento universal - ¾, parece mais vantajoso em tais modelos, fazendo um belo destaque nas mãos.

Modelo com colarinho giratório: uma master class para iniciantes

Uma blusa com decote oscilante - caída sobre o peito - há muito tempo é uma das opções mais sofisticadas para as mulheres. Enfatiza favoravelmente a área do decote e decote, com foco na cabeça - portanto, além da blusa em si, vale a pena cuidar do penteado e da maquiagem.

Este é um modelo de corte simples, mas que exige pouca atenção à marcação da cortina, para que uma pessoa que tenha pouca ou nenhuma relação com a costura possa lidar com ele.

O tecido a ser costurado deve ser fácil de armar, o melhor é usar um tecido de malha macio. E panne velvet dará até uma blusa do corte mais simples um aspecto festivo.

Materiais:

  • O tecido tem 1,4 m de largura e aproximadamente 1,3-1,5 m de comprimento (dependendo do comprimento da blusa, manga e mesada);
  • 3-4 carretéis de linha (para fazer costuras, zigue-zague e overloque);
  • Giz e tesoura;
  • Não tecido

Estágios:

  • Pegue uma base adequada para uma blusa e transfira para papel (pode-se tirar pronta ou desenhar de acordo com as medidas individuais).
  • Corte um dardo na cintura.
  • Corte o dardo do busto, mova-o para o lado e prenda-o. Desenhe o diagrama resultante novamente em outro papel.
  • Desenhe linhas diagonais da linha do ombro ao centro da parte frontal (ao longo da solução do dardo).
  • Meça o recorte desejado e divida o número resultante pela metade.
  • Transfira o padrão para o tecido. É importante obter uma linha de ombro lisa e deixar margens de costura.
  • Cortamos todos os detalhes e costuramos os detalhes do verso primeiro (ao usar uma máquina de escrever, você precisa processar as bordas em zigue-zague). Primeiro vem o encosto e o revestimento, pré-tratado com tecido não tecido. Costure, alise as costuras, pressione as margens para o lado e costure a uma distância de 1 a 2 mm da borda. Em seguida, embrulhe o revestimento do lado avesso e vaporize, retire o excesso de bordas.
  • Alinhando os frisos da frente e de trás, dobre-os com o lado sinuoso para fora. Passe metade da distância da linha dos ombros ao longo da manga e divida o resto do tecido em três dobras iguais, localizadas em direção ao pescoço. Duplique no outro ombro e costure.
  • Costure um único ponto sobre as bordas sobrepostas de ambas as peças usando um overloque. Vire o verso do avesso, alinhe as costuras nos ombros e prenda com a mão.
  • Costure as mangas nos orifícios para eles.
  • Overloque a parte inferior da blusa.

Se descobrir que a camisa tem uma direção transversal, ela deve ser fixada com uma costura em zigue-zague para não esticar o tempo todo. Processe a parte inferior da manga com a mesma costura. É conveniente porque estica um pouco e não rebenta.

A blusa está pronta!

Existem diferentes modelos de blusas com este tipo de decote. Existem modelos com manga curta que são mais adequados para o verão. Uma solução interessante seria adicionar cortinas ao longo da costura lateral e, com a ajuda de um cordão adicional embutido, ajustar seu volume.

Você pode ver outras master classes nos vídeos a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa