Costuramos blusas com ombros abaixados e abertos
Escolhendo roupas para o calor do verão, quero levar em consideração não só os fatores de praticidade e comodidade, mas também permanecer feminina e gentil. Para não perder maciez e leveza na imagem, opte por modelos de blusas com mangas rebatidas e ombros abertos, que vão enfatizar toda a sofisticação da natureza feminina e sempre farão você se sentir confortável.
Características e variedades de um ombro desinflado
A principal característica de um ombro caído é uma feminilidade incrível, entrelaçada com um leve desleixo. Os modelos do ombro caído, que não abrem o ombro completamente, envolvem-no delicadamente, deitam-se livremente, abrindo ligeiramente as graciosas clavículas.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas variedades de blusas com ombros totalmente abertos, bem como outros tipos que se enquadram nesta categoria:
- Uma manga de uma peça também pode ser classificada como uma manga desinflada, que parece especialmente elegante com um decote tipo barco, cujas bordas terminam na área dos ombros, devido ao qual a linha clássica da manga se desloca ligeiramente, expondo levemente as clavículas e a borda dos ombros . As restantes opções de decote não alteram o facto da manga estar desinflada, mas alteram o aspecto do produto, conferindo-lhe um aspecto mais quotidiano, quotidiano - em alguns casos, e festivo, solene - noutros.
- A clássica manga decotada costurada é algo inusitado, já que a linha da manga começa apenas a partir do meio do ombro, por isso a blusa também tem uma cava ligeiramente deslocada.
- E as variedades de manga desinflada incluem modelos com ombro aberto. Um representante marcante de tais produtos é a blusa camponesa, cuja manga não cobre o ombro, mas começa apenas a partir do meio do bíceps.
"Camponês" pode ter uma manga do tipo usual - longa ou curta, livre ou justa, ou pode ser um pouco fora do padrão - se um babado suficientemente longo for costurado como manga.
Como simular?
Se você se compromete a costurar uma blusa com ombros baixos ou abertos, sonha em inventar algo original, mas não sabe como realizar suas fantasias, deve inicialmente fazer uma estampa padrão do produto com uma manga curta e abaixada.
Depois de fazer todas as medidas necessárias, você precisará desenhar o padrão em um papel especial. Você deve desenhar apenas metade do produto para maior comodidade em trabalhos posteriores com ele.
Pegamos os detalhes da base padrão do corpete e das mangas raglan e os ligamos ao longo da linha da cava.
Abaixamos a linha do ombro na frente em 5-8 cm, e nas costas - em 1-1,5 cm a mais. Ou seja, por 6-9 cm ou 6,5-9,5 cm.
Recorte os detalhes ao longo das novas linhas.
A versão final está abaixo.
A seu critério, a ranhura pode ser transferida para o bolso.
Conectamos as duas metades da manga ao longo do corte superior e alinhamos com uma linha lisa.
Em seguida, o padrão precisará ser cortado e preso ao tecido, tendo previamente dobrado a tela ao meio. Você deve saber que a borda interna do padrão deve estar alinhada com a dobra do material.
Em seguida, é necessário circundar o padrão com um giz especial, remover a parte de papel e cortar cuidadosamente as partes resultantes.
Se você apenas costurar os detalhes do tecido nos lugares certos, você obtém uma blusa estilosa, mas rústica, com manga curta desinflada.
Para deixar o produto mais estiloso e incomum, você pode decorá-lo com uma peteca costurada, que é fixada alguns centímetros abaixo da altura dos ombros e se torna o destaque do produto.
Você pode fazer grandes recortes nos ombros usando o seguinte padrão.
Opções diferentes para um padrão
A blusa clássica sem ombros tem um corte bastante simples e é feita de apenas duas metades. Mas um produto simples pode ser um pouco enfadonho, então os designers descobriram muitas maneiras de decorar os produtos, sem alterar o padrão.
A maneira mais fácil de decorar é criar recortes decorativos. Vamos considerar as opções mais populares:
- Com recorte nas costas - o padrão clássico é complementado por um recorte decorativo no centro das costas, que terá de ser processado e as orlas serão dobradas. Parece interessante, elegante e sexy;
- Com recortes nas laterais - o modelo é indicado para quem não tem medo da franqueza. Da borda inferior até as laterais, os cortes são feitos no comprimento necessário. As bordas são dobradas e processadas. O modelo é indicado para meninas magras que não têm medo de expor algumas partes do corpo.
- Com um corte na frente - um modelo que vai ficar lindo nas garotas com seios exuberantes. Um corte simples no decote pode parecer enfadonho, por isso é melhor fazê-lo em forma de gota, através da qual ficam visíveis os contornos de volumes sedutores;
- Com recortes nos ombros - o mais fácil de executar. Podem ser cortes simples, graças aos quais as bordas da manga caem graciosamente dos ombros, ou pode haver um pequeno corte através do qual a borda do ombro fica visível.
Assim, você poderá decorar lindamente a blusa com as fendas, criando muitas variações, mas utilizando a base do mesmo padrão.
Estágios de costura
Não é segredo que as blusas com ou sem manga, porém, como qualquer outro produto, são costuradas em várias etapas. Nenhum deles pode passar despercebido, pois isso pode acarretar sérias consequências para o produto acabado - ele perderá rapidamente sua aparência original e se tornará inutilizável.
Assim, vamos conhecer mais detalhadamente cada etapa da costura de uma blusa e suas características.
Estágio 1 - fazer medições
Em primeiro lugar, você precisa tirar as medidas da pessoa para quem a blusa está sendo costurada.
Os seguintes parâmetros devem ser medidos:
- Circunferência da garganta - se o produto tiver decote alto;
- Largura do ombro;
- Circunferência do braço na região do bíceps - se o produto tiver manga padrão;
- Perímetro torácico;
- Cilha da cintura - pode ser necessária para fazer um modelo justo;
- Circunferência do quadril - se a blusa tiver corte alongado.
Etapa 2 - construção de um padrão
Então, você precisa fazer um padrão. Se você se considera um iniciante e ainda não “pegou” na costura, é recomendável primeiro marcar os detalhes em um papel fino projetado especificamente para padrões de costura.
Vale a pena dar atenção especial ao processo, não esquecendo das sobremesas.
Após a marcação, é necessário recortar essas peças e, fixando-as no material, circule-as com giz de alfaiate. Em seguida, recortamos no tecido e retiramos as partes recortadas da blusa. O material deve ser cortado com cuidado, observando com exatidão as marcações, não gerando nem mesmo transtornos desnecessários na hora de costurar.
Além disso, é necessário processar todas as bordas com um overlog para evitar que o material escoe e para evitar que as costuras se espalhem. Algumas máquinas de costura têm uma função incorporada, mas os modelos que não possuem um modo encoberto podem substituir o encardido padrão.
Em seguida, costuramos as peças nos locais necessários, observando os recuos da borda - cerca de um centímetro. É preciso costurar com cuidado, certificando-se de que a costura esteja uniforme, em velocidade média, configurando os parâmetros necessários: tamanho do ponto e tensão da linha.
E, por fim, as bordas do produto devem ser dobradas um centímetro em duas camadas para dar à blusa a máxima durabilidade, evitando que as bordas soltas fiquem desgrenhadas. Além disso, as bordas dobradas parecem muito elegantes e bonitas.
Como você pode costurar uma blusa com os ombros nus e lindos babados, veja o vídeo a seguir:
Como costurar uma camponesa de ombros nus?
A blusa camponesa é a personificação da feminilidade e leveza, será uma opção ideal para o calor abafado do verão, principalmente se for feita com um material esvoaçante fino. Este modelo não só enfatiza os ombros e clavículas femininos graciosos, mas também dá à figura feminina um visual mais sedutor.
Vale ressaltar que este modelo pode ser feito em várias versões: com ombros abertos e babado, bem como com mangas curtas. Mas, apesar da diferença de estampas, cada um dos modelos possui um elástico na região do decote, que permite ajustar a altura do recorte do produto.
Vamos dar uma olhada em como cortar e costurar cada um dos modelos, bem como as características de cada um dos padrões.
Camponesa com peteca
É mais fácil fazer tal modelo, pois requer um número mínimo de peças, não há linhas de enrolamento e dobras. Costurar, assim como fazer padrões, é o mais simples possível e não requer muito esforço.
Você só precisa de quatro partes: a parede frontal da blusa, a parede posterior e duas peças da peteca, recortadas em forma de arco. Os detalhes devem ser recortados, medidos previamente os parâmetros da figura, mas não se deve deixar a blusa muito justa e justa, pois este modelo deve ser leve e esvoaçante.
Além disso, é necessário levar em consideração todas as folgas de costura, bem como a distância para o veio de borracha.
Após todos os detalhes serem marcados e recortados, é necessário processar todas as arestas. As costuras internas precisam ser sobrepostas e a borda externa da peteca deve ser bem varrida para evitar o escoamento do tecido. É melhor usar a técnica de sobreposição, pois a peteca dobrada pode ficar para fora e não parecer muito bonita.
Depois de processar todas as bordas, costure as paredes frontal e traseira juntas, prenda a borda inferior, costure duas partes da peteca, prenda-a na parte principal da blusa e coloque um elástico. Após o término da costura, será necessário passar bem o produto a ferro para ficar mais arrumado.
Camponesa com mangas
O padrão do modelo com mangas difere apenas nos detalhes: são necessárias as mesmas duas partes - frente e verso, mas não há peteca. Em vez disso, a blusa é complementada por mangas pequenas que lembram um pouco o modelo "lanterna".
Em seguida, fazemos as mesmas manipulações - processamos as bordas, costuramos as peças e inserimos os elásticos. A peculiaridade da fabricação desse modelo é que os elásticos são inseridos não só no orifício da garganta, mas também nas próprias mangas.
Uma aula magistral detalhada sobre como costurar uma blusa com ombros caídos é descrita no vídeo a seguir: