Estampa e costura de blusa com manga inteiriça
Blusas com mangas de uma peça são adequadas para absolutamente todos, especialmente meninas com braços completos. São adequados para qualquer ocasião, pois são costurados em diversos tecidos lisos e coloridos.
Os mais populares são:
- Opções de verão com estampas florais.
- Blusas para criar um look empresarial.
- Blusas de malha para trabalho e lazer.
Vamos dar uma olhada passo a passo na costura de modelos práticos e fofos de blusas com mangas inteiras.
Escolha de tecido
Para que a blusa seja usada por muito tempo, você deve escolher com cuidado o material que vai costurar:
- Antes de mais nada, vale abrir mão de cores que não combinam com a sua aparência.
- Também é importante determinar para qual evento a blusa é destinada, com que coisas do guarda-roupa ela pode ser combinada, o quão prático é o cuidado do tecido.
- Um ponto importante - pessoas com pouca experiência em corte e costura não devem escolher materiais caprichosos, como veludo, chiffon, folgado, com padrões intrincados, lantejoulas ou bordados.
Tecido decadente
Se você escolheu um material feito de fibras naturais, ele deve ser colocado antes da costura. Para fazer isso, passe a ferro com um ferro quente através de um pano úmido. O corte só pode ser feito após o material completo.
O encolhimento forçado é necessário para que a blusa costurada não encolha durante a lavagem e fique com o tamanho desejado.
Fazendo medições e padrões
A construção dos padrões começa com a medição e determinação do tamanho da jaqueta. Os principais indicadores estão aqui:
- circunferência torácica. Medido nos pontos mais proeminentes do tórax e omoplatas. Para construção, metade do valor é levado;
- comprimento do produto.Determinado nas costas da sétima vértebra cervical até a borda inferior aproximada;
- o comprimento da manga. Da junção do antebraço com o ombro.
A figura mostra o padrão básico para todos os modelos. Pessoas com habilidades elementares podem inicialmente desenhá-lo em um pedaço de papel e, após todas as medidas, transferi-lo para papel vegetal ou papel quadriculado.
Ao construir, não se deve esquecer as concessões para a liberdade de movimento. Para materiais finos e fluidos - de 10 cm ou mais. Para aqueles que são apertados ou difíceis de armar - não mais que 10 cm Chanfro de ombro padrão - 2-2,5 cm.
Tendas de costura:
- ao longo do decote - 1 cm;
- na parte inferior do produto - 4 cm;
- nas costuras - 1,5 cm.
Um ajuste excelente nos ombros é uma garantia de um bom ajuste. Você pode determinar a linha correta dos ombros por um vestido, camisa ou blusa sem ombreiras. Você precisa colocar e dividir o produto nas laterais, no meio das costas e na frente para que ele se encaixe perfeitamente no corpo.
Em seguida, prenda a linha do ombro com as agulhas ao longo da linha. Marque o ponto na base do pescoço e o ponto onde o ombro se junta ao braço. Com o foco no reflexo, trace o contorno do decote, corte o excesso ao redor da circunferência do pescoço e ao longo do contorno do ombro. Deixe a margem de costura apenas 1-1,5 cm ao longo do ombro, não há necessidade de deixá-la ao longo do decote - o formato vencedor do corte ficará mais visível.
Modelando uma blusa com um jugo
O padrão da blusa é modelado da seguinte maneira:
- Olhando para o reflexo no espelho, eles determinam a linha de localização do jugo, medem sua altura.
- A posição e as dimensões são anotadas em um modelo de papel e cortadas de acordo com a linha.
O garfo é usado para cortar inalterado. Somente em todo o comprimento é adicionado 1,5 cm, na forma de subsídio. O detalhe é recortado duas vezes por ser mais rígido que o resto da blusa.
Depois de separar a culatra do padrão principal, o contorno é estendido em um padrão holístico para aumentar a largura das peças e, em seguida, dobre ou dobre.
No processo de adesão, é feito um encaixe e, se necessário, é alterada a distribuição dos sobras, que deve ser distribuída igualmente, levando em consideração as características da figura. Coquetear e reunir conferem feminilidade e suavidade ao look. Para uma garota esguia, esses detalhes vão adicionar esplendor, e para uma cheia, eles vão esconder o excesso.
Reforço para um ajuste perfeito
Nossa silhueta tem um problema - o material sob as axilas está sob maior tensão e as costuras nos pontos arredondados são feias. Se você fizer entalhes, a probabilidade de ruptura do material aumenta precisamente neste local.
Ao costurar suéteres com mangas compridas ou tamanho grande, o risco aumenta várias vezes. Para afrouxar a tensão, é necessário costurar uma cantoneira, ou seja, um pequeno losango do tecido principal, em um local difícil.
Ao costurar, os topos dos cantos agudos são direcionados para a parte inferior da blusa e das mangas, e os topos dos rombos são alinhados com os cantos da junção da frente e das costas.
Blusas de costura
- Se a parte inferior das mangas for bainhada com o mesmo tecido, a margem mínima é de 3-4 cm; se for processado com revestimento, a tolerância será de 1 cm.
- Antes de costurar, é necessário cobrir o recorte da manga na frente e nas costas, para que as bordas não se esfarelem.
- Em seguida, os dardos são feitos. Depois disso, as costas e a frente são conectadas com os lados externos para dentro e estendidas ao longo dos cortes dos ombros e das mangas. Conecte a parte de trás à frente ao longo da borda dos recortes. De sua extremidade, os cortes inferiores das mangas da frente e de trás são clivados e afastados.
- Para a primeira adaptação, o reforço pode ser ignorado. Ao experimentar, tome cuidado para que as costuras das mangas e ombros não sejam empurradas para frente ou para trás. Depois de corrigir todas as deficiências, elas começam a costurar. Costura lateral, ombro, assim como cortes superiores e inferiores das mangas. As costuras são alisadas e varridas.
- O reforço é costurado no corte inferior somente após a costura e a vaporização das costuras. A borda do reforço é dobrada com o recorte da prateleira e a parte de trás com a parte da frente voltada para dentro. Costure um losango da lateral da blusa de modo que as costuras nos cantos sejam mínimas para evitar rugas.Para segurança nos cantos, pode-se colocar um pedaço de pano embaixo do cordão. A costura de reforço é colocada em ambos os lados e passada a ferro.
Blusa com encaixe nas costas
A inserção transparente na parte traseira é fácil de fazer. No padrão preparado da peça, afaste-se da dobra 3 ou 5 centímetros na parte inferior e superior e, em seguida, desenhe uma linha.
Corte a tira resultante e corte a inserção transparente. Corte a frente e as duas costas do tecido principal.
Resta moer todos os detalhes.