Variedades de contas japonesas e seus fabricantes
As contas japonesas não têm uma história tão longa como as contas checas. Na Terra do Sol Nascente, as contas de vidro começaram a ser produzidas muito recentemente - na década de 40 do século XX. Os japoneses passaram a usar as tecnologias mais avançadas e as melhores tradições da fabricação de vidros na hora de criar seus próprios produtos.
Peculiaridades
Alta qualidade, variedade e durabilidade variadas - isso distingue as contas japonesas de outros produtos, é considerado melhor do que as contas checas. Muito liso - conta a conta, durável, com um revestimento resistente, belas cores e tons incomuns. Os produtos feitos com esse material são elegantes, as linhas na tecelagem são planas, tem um aspecto esteticamente agradável e luxuoso. As joias e outros acessórios feitos com essas contas podem ser comparados às joias.
Benefícios das contas japonesas:
- tamanho exato (os artigos não mudam);
- buracos largos;
- bordas lisas;
- leve;
- revestimento protetor por dentro e por fora;
- falta de casamento;
- uma variedade de formas, tamanhos, tonalidades e tipos de pulverização.
Desvantagens:
- Preço Alto;
- diferentes tipos de revestimentos têm diferentes graus de resistência.
Os produtos japoneses são considerados um dos mais caros: uma sacola de 5 g custa pelo menos 50 rublos, e geralmente mais. Freqüentemente, o custo depende da tecnologia de fabricação e do método de coloração.
Existem variedades com bronze, prata e até ouro.
Visualizações
Costureiras costumam selecionar o tamanho das contas para tecer e bordar. No Japão, eles usam sua própria numeração para indicar o tamanho. Os números na descrição do produto indicam o número de contas que cabem em um pequeno segmento, ou seja, 15/0 ou 11/0 é o número de contas em uma linha. Quanto mais detalhes caberem no meio, menor será o cordão.Um saco de 5 g contém cerca de 500 deles.
Dimensões em mm:
- 15/0 — 1,5;
- 11/0 — 2,2;
- 8/0 — 3,0;
- 6/0 — 4,0;
- 3/0 — 5,5.
Os tipos de contas japonesas são diferenciados por sua forma.
- Redondo (roycal) - mais frequentemente encontrada em bordado, é usada para trançar grandes texturas, rivoli, tranças de tricô. Existe uma variante do takumi - parece um barril.
- Charlotte - uma variedade redonda com uma borda, o corte brinca com os destaques ao sol.
- Cilíndrico (Delica) - alongado, com as paredes mais finas e um buraco enorme. Ele fará uma tela ainda densa com mosaico e tecelagem de tijolos.
- Triangular - possui 3 arestas para criar uma textura mais profunda e volumosa.
- Cúbico - possui 4 arestas, adequadas para criar uma textura convexa.
- Hexágono - tem 6 cantos e 6 faces, ajuda a criar superfícies convexas que brincam com tons de cor e luz. Hexagon também é uma variedade hexagonal com bordas arredondadas e uniformemente suavizadas.
- Magatama - na forma de uma gota achatada, um orifício está localizado em uma borda mais estreita. Utilizado para acabamento de arestas e obtenção de textura volumétrica.
- Magatama Longo - difere do citado anteriormente pelo seu formato alongado, que lembra uma pétala de flor. Cria uma textura escamosa interessante ou efeito de agulhas largas, adequada para bordar.
- Cornetim - um tubo de vidro oco. É redondo e facetado, com arestas retorcidas. São utilizadas em bordados e acabamento de franjas retorcidas.
- Cabine - trata-se de cornetas picadas não superiores a 5 mm, adequadas para tecer formas geométricas e tranças. Cria uma superfície perfeitamente plana.
- Gotas - em forma de gota, com orifício deslocado. Um lado é mais largo e o outro é mais estreito. Decorações volumétricas são criadas a partir dele.
- Miçangas - tem formato de feijão, é usado para pulseiras convexas, figuras, no tricô e tranças, usando a técnica de Ndebele.
- Tila É um quadrado achatado com dois furos, adequado para bordados volumétricos e planos, bem como para perolização em máquina especial.
- Misturas - o conjunto contém contas de diferentes formatos em uma gama harmoniosa, trazendo imprevisibilidade ao processo criativo na tecelagem de joias originais.
Vários grupos podem ser distinguidos de acordo com o design e método de revestimento.
- Transparente São partículas de vidro transparente que facilmente transmitem luz.
- Opaco - vidro de cor sólida, denso e opaco.
- Matt - a superfície não reflete luz, assemelha-se a gotas de vidro congeladas ou queimadas no fogo.
- arco-íris - uma composição brilhante e opaca confere um jogo de tonalidades de cor devido a um pó especial.
- Ceilão - variedade de pérolas. A superfície cintilante cria um brilho perolado.
- Metálico - cada conta é revestida com uma fina camada de estanho ou cobre. Quanto mais espessa for a camada, mais escura será a cor.
- Ouro - revestido com uma camada de metal precioso, seguido de óxido de titânio, que dá um brilho incrível. São duas opções: brilho e metalizado - a diferença está na espessura da camada pulverizada.
- Colori - diferentes tonalidades são aplicadas ao vidro transparente e, em seguida, aquecido - como resultado, são obtidas combinações originais e únicas. Às vezes, a tinta é pulverizada apenas de dentro.
- Galvanoplastia - uma camada especial de zinco que sela a cor, protege contra abrasão e arranhões.
- Silvering - o pólen de prata é aplicado de dentro do orifício, contas coloridas transparentes adquirem reflexos de luz.
A cartela de cores do cordão do Japão possui designações que indicam a resistência de cada revestimento às influências ambientais. Um asterisco marca aqueles que desaparecem devido ao atrito frequente, e um quadrado - instável a produtos químicos, um triângulo - não resiste à luz solar direta. O diamante preto marca a opção de pulverização muito resistente.
Fabricantes populares
Miyuki
A empresa foi fundada em 1949 e possui várias fábricas no Japão. Foi ela quem lançou em 1982 uma nova versão cilíndrica de "Delica". Fabrica produtos em diversos formatos, tamanhos e cores.
Possui desenvolvimento próprio patenteado de pulverização galvânica, é desta empresa que possui um alto grau de durabilidade. Variedades únicas: Delica, Long Magatama, Tila.
Toho
A marca foi fundada em 1957. Produz um produto de vidro de alta qualidade, que lembra caramelo doce em transparência. Oferece contas tradicionais: redondas, cilíndricas, hexagonais.
A escolha das cores é variada: há metalizado e folheado a ouro, há não muito tempo foi lançada uma série botânica em tons pastéis suaves, pintados à mão. Variedades únicas: Aiko, Charlotte.
Matsuno
A empresa foi fundada em 1935. Os produtos desta marca foram os primeiros a surgir no nosso país e são considerados os mais acessíveis. A marca produz miçangas de diversos formatos e ricas em paleta.
Existem poucas cores contrastantes e muitas opções iridescentes na variedade. Alguns revestimentos são considerados pouco duráveis.