Biorritmos

Biorritmos: características e seu papel na vida humana

Biorritmos: características e seu papel na vida humana
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como descobrir seu biorritmo?
  4. Influência no corpo
  5. Razões para violações
  6. Efeitos
  7. Como recuperar?

Regularmente enrolamos nossos relógios de pulso, trocamos a bateria ou recarregamos, se for um aparelho de última geração. O que você acha do cronômetro mais importante - o corpo que conta o biorritmo? Negligenciar seus requisitos pode levar às consequências mais terríveis - da obesidade ao câncer. E é assim que funciona.

O que é isso?

Os ritmos biológicos humanos fazem a contagem regressiva de seu "relógio interno". Cada célula do nosso corpo vive de acordo com sua própria programação especial. Sua formação é baseada em vários fatores: externos (clima, estação do ano, condições de trabalho e descanso) e internos (estado geral de saúde, humor, hábitos, etc.).

A propósito, biorritmos são encontrados em quase todas as coisas vivas da natureza. A rosa "sabe" quando é a hora de ela florescer, o urso - quando hibernar. Isso acontece simplesmente porque é assim que deve acontecer, nem os animais, muito menos as plantas, não tentam violar as leis de seu corpo. Mas a pessoa tenta fazer isso regularmente. Embora seja especialmente importante para ele levar em consideração a existência de biorritmos na vida cotidiana.

O conceito de "ritmos biológicos" pode ser descrito em palavras simples por analogia com a mudança do dia e da noite em um dia. Se você olhar para este processo no contexto da fisiologia, então você deve prestar atenção em como respiramos - inspirar-expirar. Nunca lhe ocorreu mudar esse ritmo, a menos, é claro, que não esteja mergulhando. Imagine o que aconteceria se na biologia alguém começasse a viver não de acordo com as leis das estações, mas apesar delas.Afinal, é impossível colher batatas na Rússia central em fevereiro.

Mas, na psicofisiologia humana, são feitas tentativas. Tentamos trabalhar à noite, dormimos apenas algumas horas, quebramos nossa dieta comendo lanches na corrida. Como resultado, nosso biorritmo se desvia, o que leva a uma série de problemas. Como você ajusta seu relógio interno? Primeiro, vamos entender a estrutura de seu mecanismo.

Visualizações

Como na natureza, há uma ciclicidade diferente, então os tipos de biorritmos humanos são divididos em tipos de durações diferentes. Existem 3 formulários no total.

  1. Os mais curtos são chamados de biorritmos ultradianos. Sua duração varia de um segundo a várias horas, mas não mais do que 24. Isso inclui processos como refeições, o trabalho de todo o sistema digestivo, respiração, batimento cardíaco e assim por diante.
  2. Além disso, em termos de duração, os biorritmos diários são diferenciados. Eles também são chamados circadianos. Eles são criados pelo nível de hormônios e outros parâmetros do sangue, os processos de sono e vigília, flutuações na temperatura corporal dependendo da hora e do estado do corpo e outros processos que se repetem conosco no dia a dia.
  3. Os biorritmos mais longos são chamados de infradianos. Sua duração pode variar de uma semana a um ano.

Isso inclui mudanças devido às mudanças nas condições climáticas e uma diminuição ou aumento nas horas de luz do dia e outras mudanças sazonais dependendo da época do ano, isso também inclui o ciclo feminino.

Assim, em nossos biorritmos são influenciados a cada segundo por muitos fatores - internos e externos. Os exemplos do primeiro e do segundo podem ser enumerados indefinidamente. Dentro de nós, o biorritmo é estabelecido por quase todas as células, eles dependem do trabalho de todos os órgãos, do sistema endócrino e do estado mental. Esses indicadores podem mudar durante o dia e podem permanecer constantes por muito tempo.

Existem estados que se repetem conosco dia a dia ou ano a ano. Fenômenos naturais como chuva ou neve causam tristeza em alguns, e em outros - um clima romântico. E as fases lunares afetam não apenas a condição geral do corpo, mas também suas partes individuais. Sabe-se que cabelos e unhas crescem melhor com o aumento da lua e vice-versa, no momento em que passa para um mês, o processo de crescimento quase pára. Portanto, muitos há muito aprenderam a se adaptar a este calendário lunar.

Não apenas as pessoas, mas também as plantas exibem propriedades especiais durante certos períodos.... Não é por acaso que os ávidos residentes de verão e jardineiros têm um calendário lunar sempre à mão, cada dia nele é caracterizado por certos prós e contras para um determinado grupo de flora. Acompanhando a natureza, é possível traçar um cronograma de medidas adaptativas não só para a floração, mas também para o corpo humano. Além disso, nossos biorritmos, como as flores, são sensíveis à luz solar.

Simplificando, a classificação mais curta com biorritmos ultradianos reage a cada espirro nosso, os biorritmos anuais vivem mais de acordo com as leis da natureza do que dependendo das necessidades internas do corpo humano.

Como descobrir seu biorritmo?

Determinar em que dia seus biorritmos estão funcionando cem por cento e quando precisam de descanso não é tão difícil. Para traçar uma espécie de cronograma de todos os indicadores, você precisa usar um dos muitos programas ou aplicativos para o seu smartphone... Todos eles fornecerão uma tabela ou diagrama que mostrará quando seu corpo está pronto para o trabalho mental, quando - para o trabalho físico e quando - para o trabalho criativo. Os dados iniciais são usados ​​da mesma forma. Em primeiro lugar, esta é a sua data de nascimento. Em seguida, o programa aplica uma fórmula específica.

Se você realmente quiser, pode fazer os cálculos sozinho, mas por que precisamos disso quando o século 21 está chegando e as máquinas inteligentes estão prontas para vir em nosso auxílio a qualquer momento. E é muito mais fácil e rápido para eles determinar os ciclos de nosso biorritmo.O que realmente precisa ser mantido em mente é a duração dos principais ciclos humanos. Cada indicador tem seu próprio período.

  1. Fisica o ciclo que determina nossa força e resistência é de 23 dias.
  2. Emocional, que é "responsável" pelo nosso humor e estado mental, dura 28 dias.
  3. Intelectual afeta nossa capacidade de se envolver em atividades criativas e mentais, é o mais longo - 33 dias.

Imprima o gráfico resultante e monitore seus ritmos biológicos. Eles dirão quando você deve se limpar ou fazer exercícios, quando ter um encontro romântico e quando começar a escrever um artigo (livros, pinturas, canções). Também é recomendável fazer os mesmos horários para seus filhos. Isso facilitará o agendamento de aulas na seção de esportes e na escola de música.

E será útil comparar seu próprio biorritmo com a forma como eles são sintonizados em seus entes queridos. Assim, será mais fácil encontrar uma linguagem comum, dividir responsabilidades pela casa e evitar disputas e conflitos desnecessários.

Influência no corpo

Nosso biorritmo afeta não apenas nossa capacidade de fazer algo em um determinado período, mas também nossa saúde. Por exemplo, a cultura alimentar fornece ordem no trabalho do trato gastrointestinal. Experimentos como o jejum afetam negativamente seu desempenho. Parece que as pessoas costumam recorrer a esses métodos para perder peso, e o resultado muitas vezes não é feliz.

O fato é que, dessa forma, interrompemos as funções de todos os órgãos digestivos. Eles “não entendem” o que fazer porque ficaram “sem trabalho”. Então, quando precisam processar os alimentos novamente, eles param de agir por completo. Portanto, antes de tentar "enganar" seu corpo, você precisa pesar cuidadosamente os prós e os contras, ainda melhor - consultar um especialista.

Caso contrário, você pode danificar gravemente o mecanismo de seu próprio relógio interno e, como resultado - interromper o processo metabólico, o que inevitavelmente levará a um conjunto de quilos extras. Tendo estudado seu próprio biorritmo, muitos fazem ajustes em sua própria vida. Assim, no esporte, os próprios técnicos e atletas costumam traçar uma programação de aulas levando em consideração as peculiaridades da programação dos ritmos biológicos.

No Ocidente, entretanto, os especialistas estabeleceram uma conexão completa com a escolha de uma profissão. Este a humanidade é dividida em três tipos - cotovias, corujas e pombos, é conhecido, se não por todos, então por quase todos. Para o segundo, explicaremos que os primeiros são aqueles que se levantam bastante cedo, seu desempenho é especialmente bom na primeira metade do dia, mas perto das 10 horas da noite eles já deveriam estar na cama. Estes, ao contrário, estão prontos para trabalhar até meia-noite e de manhã parecem mais moscas sonolentas do que empregados viáveis.

Os cientistas estimam que cerca de um quarto da população mundial são cotovias e mais de 40% são corujas. Todos os outros são de um tipo misto chamado pombos. Assim, em algumas empresas, antes de contratar, eles verificam o relógio biológico do candidato. Cotovias nunca serão contratadas no turno da noite, e corujas não serão responsáveis ​​por uma tarefa que deve ser concluída na hora do almoço. Assim, a produtividade não só de uma determinada pessoa, mas também da empresa como um todo, aumenta.

Idealmente, no entanto, você precisa considerar cada fator específico que afeta nosso biorritmo.

O estado físico

Como observado acima, os ritmos biológicos afetam o desempenho em geral. O ciclo físico determina quando se exercitar e quando parar de se exercitar. A curva de seu biorritmo ajudará a determinar em que hora do dia, semana e mês sua capacidade de trabalhar está no nível mais alto, e quando é melhor deixar todas as tarefas que requeiram pelo menos algum esforço físico, porque você não será capaz de alcançar um resultado significativo nesses momentos de qualquer maneira.

Condição emocional

A violação do ciclo emocional levará à diminuição da atividade mental, afetará o humor e até mesmo levará a mudanças de comportamento. Uma pessoa vai se levantar “com o pé esquerdo” todos os dias, então simplesmente não há necessidade de esperar ideias brilhantes no trabalho ou uma palavra gentil dela em casa. Daí os colapsos nervosos em si mesmo e nas pessoas ao seu redor.

Inteligência

Nosso cérebro também atua de acordo com seus próprios programação de biorritmo. Você já pensou por que às vezes não conseguimos encontrar uma solução de forma alguma, mas, literalmente, depois de uma ou duas horas, nós a entregamos e entendemos que ela estava praticamente na superfície? A coisa e que em um determinado momento do ciclo intelectual, nossas habilidades mentais não estão nem mesmo em zero, mas em um profundo negativo.

Portanto, tendo estudado o cronograma, você pode entender facilmente quando começar a resolver problemas complexos, e quando é melhor recusá-los, não perder tempo e se dedicar a outras atividades, que provavelmente você tem muito.

Razões para violações

Ritmos biológicos, como observado anteriormente, dependem de fatores externos e internos... Eles são influenciados pelas condições climáticas e pela dieta alimentar. O distúrbio pode causar ingestão excessiva de alimentos em jejum. Ambos podem alterar seriamente o processo metabólico e será muito difícil restaurá-lo.

Uma avaria grave constitui uma violação da rotina diária. É mais provável que a mudança aconteça se você precisar alterar os fusos horários. Tendo visitado um país onde existe uma grande diferença horária, certamente sentirá que seu relógio interno se perdeu. Agora, consideremos esses e alguns outros motivos que afetam o trabalho do cronômetro interno de um indivíduo com mais detalhes.

Endógeno

O tempo dentro de nós é o elemento principal de toda a vida. Ao mover os ponteiros deste relógio, você mudará o estado fisiológico do corpo como um todo. Portanto, antes de iniciar o trabalho noturno, pense bem a respeito do que isso levará seu corpo depois. Se você não tende a passar a noite ativamente, a probabilidade de logo desenvolver a síndrome da fadiga crônica é muito alta.

Ao escolher um país para viajar, preste atenção à diferença de fuso horário, lembre-se de que, ao voltar para casa, certamente terá que reconfigurar seus ritmos biológicos. Portanto, deixe pelo menos alguns dias para isso e não se apresse para trabalhar logo após chegar do outro lado do mundo. Ao viajar, tente não sobrecarregar sua refeição, sono e programação de acordar. E, claro, sempre siga seu regime doméstico.

Exógeno

A ecologia é um dos motivos que os especialistas apontam quando detectam uma violação no funcionamento do sistema biorrítmico. Claro, resolver todos os problemas ambientais de uma vez, e mesmo sozinho, não funcionará. No entanto, você pode lutar contra eles.:

  • estar ao ar livre com mais frequência - na floresta ou no campo;
  • comece a ajudar a natureza consigo mesmo - tente separar o lixo, por exemplo, organize a limpeza do quintal, o Universo certamente agradecerá por isso e enviará uma energia positiva que vai fortalecer sua força interior e não vai deixar o mecanismo do relógio interno sair de ritmo.

Outro fator externo é a mudança das estações. Em nosso país, o outono é conhecido por ser uma época triste. Se você é suscetível à sua influência, então é melhor ir de férias para países mais quentes e ensolarados durante as piores chuvas e clima frio. Se isso não for possível, deixe sua vida mais colorida em casa.

Use lâmpadas mais potentes, decore o apartamento com flores, preencha com cheiros agradáveis ​​com paus de incenso. Se você ignorar tudo isso e deixar seu tempo interior passar por si mesmo, você pode perdê-lo.

Efeitos

A perda de ritmos biológicos pode levar a muitos problemas. Isso e mal-estar e deficiência e transtornos mentais. Se você sentir sintomas como fadiga, sonolência ou, ao contrário, insônia, perda de apetite ou desejo excessivo de comer tudo o que lhe chama a atenção, não está claro de onde vem, verifique com urgência sua condição com o relógio interno e comece a corrigir o mecanismo.

Como recuperar?

Em primeiro lugar, você deve restaurar a rotina diária normal. Deve ser compilado levando em consideração as características individuais. Antes de configurar o corpo para funcionar corretamente, conte seus biorritmos. Só então comece a traçar um cronograma pessoal de trabalho e descanso.

Assuma o controle de seu corpo com suas próprias mãos. É possível mudar seu estado somente se ele distribuir corretamente os casos de acordo com as características individuais. Discotecas noturnas são contra-indicadas para cotovias e corrida matinal para corujas. No entanto, isso não significa que a atividade física deva ser totalmente abandonada. O exercício não ajuda apenas a modelar o corpo, mas também a fortalecer o espírito e os ritmos biológicos.

A regulação do relógio interno não acontecerá até que você comece a ouvi-los e a viver de acordo com as leis de seu tempo. Tente ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo. O mesmo se aplica à ingestão de alimentos.

Saia de férias aproximadamente no mesmo período. Não crie choques desnecessários em seu corpo. Você não bate seu relógio de pulso na parede, mesmo que seja à prova de choque. Então, por que colocar seu próprio corpo em perigo? Dê a ele mais ar fresco. Ande mais e ventile os cômodos em que você mora e trabalha todos os dias.

Será bom se você começar a falar com seu eu interior por meio da meditação. Em qualquer caso, ouça os desejos do seu corpo com mais frequência. Deixe-o descansar, dê presentes em forma de massagens e tratamentos de spa. Faça-o feliz com produtos saudáveis... Não envenene com muita gordura, principalmente à noite. O sistema digestivo, assim como o cérebro, também precisa dormir.

Não destrua o biorritmo derramando álcool em todas as células do corpo, essa umidade é definitivamente contra-indicada para isso. Mas beba água limpa pelo menos 1,5-2 litros por dia.

Faça ioga, escola de dança ou academia. Use infusões de ervas como um "fertilizante" para seu corpo e espírito. Em caso de distúrbios nos ritmos biológicos, são recomendados capim-limão, estévia, cártamo leuzea, ginkgo biloba e, claro, ginseng.

Se todas essas recomendações forem seguidas, sua raiz de vida o manterá firmemente em qualquer situação, mesmo nas mais difíceis.

sem comentários

Moda

a beleza

casa