Como fazer uma luneta com as próprias mãos?

Uma luneta, como um binóculo, é muito mais fácil de fabricar do que um telescópio e um microscópio. Exigirá quaisquer lentes - plástico ou vidro. Estes últimos são mais difíceis de obter e mais caros.


Opção para crianças
Para fazer uma luneta para uso por crianças e adolescentes em idade escolar, os pais DIY fazem quase a mesma abordagem que os binóculos. A única diferença em comparação com os binóculos é que eles usam um par de lentes e oculares, enquanto os telescópios e telescópios usam apenas uma ocular e uma lente. Uma luneta caseira pode ser feita de acordo com as seguintes instruções.
-
Enrole um tubo de papelão ou papel whatman. Prenda-o pelas pontas com pegadores de panela (como prendedores de roupa) em dois lugares de cada lado para que não se desenrole. Sature com cola (como epóxi). É importante que a cola penetre na espessura do material de papel a partir do qual as folhas são feitas e as mantenha juntas. O papel áspero e fosco é ainda melhor - tem uma superfície que cria a adesão necessária a si mesmo. Espere até que a cola absorvida pelo papel endureça - ela ganhará força. Você pode usar rolos pré-fabricados de papel de parede, papel higiênico, rolos de guardanapos, fibra agrícola ou toalhas de papel.


-
Cubra o interior do tubo com um composto preto. Pode ser tinta, aquarela preta ou tinta sintética industrial.Se uma criança ou adolescente monta tudo com as próprias mãos sob sua orientação, certifique-se de que os materiais - cola, tinta - sejam atóxicos, portanto é melhor abandonar alguns corantes industriais. A superfície preta absorve os raios de luz refratados pelas lentes do telescópio, evitando que o objeto visualizado fique embaçado e brilhe em seus olhos.
-
Fixe as lentes com cola quente. O tubo mais simples consiste em uma lente difusora na ocular e uma lente coletora na objetiva. Ao colocar as lentes, posicione-as de forma que seus centros ópticos coincidam - isso é importante para preservar a visão, reduzindo a fadiga ocular.


- Cubra a parte externa do tubo com tinta de cor diferente.... Preto é opcional.


O telescópio mais simples está pronto. Uma versão um pouco mais complicada é feita usando dois tubos, um dos quais se encaixa no outro devido à pequena diferença de diâmetro. O resultado é um aumento do objeto observado de longe por várias vezes (na imagem).
A luneta infantil não contém lentes extras, mas fornece o mesmo fator de ampliação que os binóculos mais simples.


Fazendo um cachimbo para adultos
O tubo "adulto" contém melhorias significativas: um tubo de PVC, até várias lentes na objetiva, uma lente adicional que vira a imagem invertida ampliada formada entre várias marcas focais e uma abertura. Para observar o Sol, são usados filtros de luz e vidros coloridos, que reduzem o brilho da luz solar em 95-99%. Um telescópio em que a lente seja grande o suficiente pode ser usado para observar a Lua e o Sol, neste último caso, sujeito a precauções de segurança. Esse tubo também permite que você veja claramente o que está acontecendo, por exemplo, na casa em frente (com as janelas abertas), ele também é usado para filmagens remotas de vídeo, por exemplo, jogos de xadrez à distância.
As possibilidades de tal tubo, de fato, são muito maiores - ele é usado por marinheiros, astrônomos amadores para observar a Lua, oceanógrafos e topógrafos para pesquisar a área e assim por diante. Para fazer isso, siga as instruções abaixo.
-
Encontre o tubo de plástico de melhor diâmetro interno para suas lentes. O abastecimento de água (pequeno) não é adequado aqui - as lentes são muito grandes aqui, é usado apenas para a fabricação de microscópios, "lunetas de câmera" para smartphones usados para fins biomédicos. Canos de esgoto são mais adequados para um telescópio - um diâmetro de vários centímetros ou mais.
-
Corte as peças necessárias do tubo de diâmetros ligeiramente maiores e ligeiramente menores... Por exemplo, são duas peças de 25-30 cm.
-
Se o tubo não for preto, cubra-o por dentro com verniz preto, pinte. Não é recomendado o uso de alcatrão, primer de betume e outros derivados de petróleo - eles evaporam com o calor, tornando-se tóxicos para os humanos. A tinta deve ser seca ao ar.

-
Calcule a partir do desenho que você pegou como instruções e corte o amortecedor com um furo no meio. Ele atua como um diafragma. Insira-o dentro de um dos pedaços do tubo e fixe com cola quente, cola Moment-1 ou epóxi.


- Fixe as lentes de maneira semelhante (ocular, objetiva, intermediária)... Nos telescópios profissionais, apenas as lupas (lentes de coleta) são utilizadas - sua localização é indicada com precisão no desenho. Procure manter a distância exata entre eles, caso contrário a imagem pode ficar indistinta, insuficientemente ampliada e / ou invertida.


Fazer um telescópio caseiro em sua versão mais "avançada" também não será um problema.
Comparada com a versão "infantil", esta é muito mais durável, dá um acréscimo de 10-20 vezes, é adequada para quem faz muitas caminhadas ou até viaja pelo mundo, vai à natureza - para observar as cidades e a paisagem de longe.

Dicas úteis
As lentes inseridas no tubo devem ser posicionadas de forma que o plano que passa pelas bordas das lentes convexas coletoras (duplas) seja perpendicular às paredes do tubo (na projeção ao longo do comprimento deste). O menor desvio levará imediatamente ao "borrão" da imagem. É útil expor lentes oculares quando houver uma lente de aumento industrial próxima, em cujo tubo suas próprias lentes são ajustadas (expostas) na fábrica.
Não olhe para o Sol sem filtros ou sombras. Caso contrário, você pode sofrer danos irreversíveis aos olhos (queimar a retina), até a perda total da visão. E também é proibido sem escurecimento, por exemplo, observar através de um cachimbo ou binóculo na soldagem elétrica, pára-raios industriais, lâmpadas de quartzo e outros dispositivos que emitem luz ultravioleta forte.


A seguir, assista a um workshop sobre como fazer um telescópio para jogos infantis.