Variedades e seleção de binóculos

O tema variedades e escolha de binóculos, o que é, em geral, é interessante para um círculo de pessoas muito maior do que normalmente se pensa. Para saber como escolher o binóculo certo para observação em várias situações, é necessário levar em consideração os conselhos dos profissionais e as características práticas. E também vale a pena entender as peculiaridades do uso da técnica e sua adequação.

O que é isso?
Para colocá-lo da forma mais simples possível, os binóculos são um dispositivo portátil para observar vários objetos e processos na forma de dois tubos ópticos conectados um ao outro e colocados em caixas feitas de materiais diferentes. A vantagem sobre os telescópios e outros tubos individuais é a aparência de uma imagem estereoscópica. Tendo em conta o âmbito de utilização, os binóculos dividem-se num grande número de variedades, diferindo nas características ópticas e práticas.
Em alguns casos, são fornecidas montagens para um tripé e outros elementos estruturais.

Os binóculos foram inventados no distante século 17. E o famoso Kepler teve um papel importante em sua criação. No entanto, um design mais conveniente e útil foi proposto algumas décadas depois por um certo Shirl da Boêmia (hoje República Tcheca). No século 18, uma grande melhoria foi feita pelo britânico Dollond, que propôs uma lente incolor. A melhoria dos sistemas ópticos continuou no século 19 seguinte, mas eram mais melhorias de engenharia do que novas invenções.


Visualizações
Digital
A eletrônica alterou até mesmo esse dispositivo aparentemente bem estabelecido. O escopo da tecnologia digital é o mesmo dos binóculos analógicos. Aqui, não tanto a parte ótica no sentido usual já está funcionando, mas uma câmera de vídeo miniatura especial.No entanto, a ampliação e o tamanho da entrada da lente ainda são características importantes.
Depende deles como a imagem de alta qualidade o usuário receberá; a questão não muda nem mesmo em modelos com câmera para gravar e fotografar.


Aprismático
Este é o nome geral para modificações com lentes invertidas. Uma ou 2 dessas lentes são colocadas entre a ocular e a objetiva. A distância que separa os pontos centrais das lentes coincide com a distância entre as pupilas. Por este motivo, não é possível instalar lentes com mais de 6,5 cm, mas um problema ainda mais significativo é o seu comprimento considerável; os binóculos aprismáticos são concebidos de tal forma que não podem ser pequenos e compactos, o que cria sérios problemas de utilização prática, especialmente em viagens longas.

Uniformemente simétrico
Esta solução implica a rejeição do sistema de recuperação. Em vez disso, os prismas são colocados. Os dispositivos clássicos, incluindo os profissionais, contêm complexos prismáticos Porro. E também designs mais novos podem ser usados:
-
Abbe;
-
Pehana;
-
Schmidt-Pehan.


Tubos galileo
Do ponto de vista da tecnologia óptica, esta é uma solução muito simples. Uma lente negativa é colocada na ocular. A lente já contém uma lente positiva. Uma construção deste tipo é comparativamente curta e leve.
A simplificação é alcançada através da rejeição de peças auxiliares de dioptria, mas você precisa entender claramente se isso se justifica.


Tubos Kepler
Este design é diferenciado pelo tipo de coleta da ocular e da objetiva. Esta solução aumenta o campo de visão e oferece uma resolução decente. No entanto, a distorção de cor - ou, para colocá-lo profissionalmente, a aberração cromática, praticamente estraga a impressão. Devido à inversão da imagem, é quase impossível observar objetos terrestres. Mas para necessidades astronômicas e meteorológicas, o tubo Kepler é muito útil.

A divisão dos binóculos em tipos não termina aí. O dispositivo infravermelho apareceu originalmente para fins militares. Detecta perfeitamente fontes de calor, mesmo aquelas que por algum motivo não podem ser detectadas na faixa ótica. Um aparelho de imagem térmica é um "binóculo de visão noturna com um termovisor". Uma característica é que o dispositivo apenas capta fluxos de calor externos e os identifica. Não desperdiça energia, o que simplifica o desenho e ao mesmo tempo não permite que os próprios observadores sejam detectados, examinando, digamos, um determinado objeto ou um destacamento de tropas.

Quanto aos binóculos de visão noturna do tipo clássico, eles são muito piores na detecção de objetos ocultos. Basta que um animal ou uma pessoa se esconda atrás da vegetação e será quase impossível identificá-los. A presença de termovisores aumenta a eficiência da observação noturna. Mas, por causa disso, o custo total do modelo aumenta imediatamente de 3 a 5 vezes. E é por isso que até caçadores experientes preferem usar os "clássicos".


Binóculos estabilizados provarão ser muito úteis para entusiastas de alta ampliação. Compensar o aperto de mãos e outras vibrações é extremamente valioso em observações astronômicas. Resultado semelhante é demonstrado pelos equipamentos dos fabricantes mais avançados. Dispositivos com gravação de vídeo são agradáveis para os fins do dia a dia (você pode então reproduzir as observações). E para os operadores, para os autores de documentários e vídeos sobre a vida selvagem, é uma dádiva do céu.


Os modelos de zoom permitem que você mire rapidamente qualquer assunto e trace até os menores detalhes. Naturalistas também estão dispostos a usar essa técnica. Um monocular não é um binóculo, em geral, mas apenas um tubo. É compacto e conveniente. Mas contar com uma imagem de alta qualidade não é mais particularmente bem-sucedido.


Os binóculos táticos, ao contrário do seu nome, são úteis não apenas para militares e guardas de segurança. É usado ativamente por pescadores e caçadores. Você pode trabalhar com confiança em quase qualquer clima.
Os modelos com grade são basicamente táticos. São eles que permitem determinar com precisão a distância ao alvo.


Como escolher o caminho certo?
Os principais conselhos de profissionais envolvem, em primeiro lugar, a escolha da multiplicidade. Se tomarmos um modelo de 10 vezes, então a uma distância de 25 m será possível determinar com segurança os pequenos detalhes de animais ou objetos inanimados. No entanto, isso só é suficiente no zoológico, circo e teatro. Mas para observar objetos distantes (2 km ou mais) em uma área aberta, tal dispositivo não é suficiente. Para os casos mais difíceis, apenas binóculos 70x ou mais potentes serão bons o suficiente para atingir a qualidade de imagem necessária.

Mas não é possível nos limitarmos à seleção por faixa. Para a observação de pássaros, a facilidade de foco é crítica. Quanto mais difícil e demorado, menos conveniente é manter o controle dos seres vivos. A resistência à água também é uma opção útil. O aumento do nível ajuda a proteger o dispositivo contra poeira, umidade e sujeira.
Esta circunstância é importante para qualquer observação da natureza - inclusive para o turismo em várias localidades. O revestimento emborrachado não aumenta apenas a resistência à água (que também depende de outras nuances tecnológicas). A principal função desse revestimento é proteger contra impactos e arranhões. Ele também fornece a conveniência e suavidade da empunhadura.


As informações necessárias sobre os binóculos podem ser obtidas decodificando a marcação. O primeiro parâmetro é a ampliação e o segundo é a seção da lente, ou então, a abertura. Um valor de abertura inferior a 30 mm é adequado para rastrear objetos terrestres em boas condições de iluminação. Para condições de crepúsculo e dias nublados (o que é importante para caminhadas e pesca), você precisa escolher modelos com lentes de 40-60 mm. Atenção especial deve ser dada aos modelos de observação das estrelas.


Na maioria das vezes, dispositivos de prisma são usados para essa finalidade. A aparência geral do céu estrelado pode ser vista com uma abertura de 40-50 mm. Mas os entusiastas da astronomia podem usar técnicas mais avançadas. As tecnologias antimicrobianas também são muito úteis. As oculares com almofadas de borracha são mais bem protegidas da luz ambiente.
O revestimento anti-reflexo multicamadas melhora significativamente o desempenho dos binóculos. Mas seu custo também aumentará visivelmente. As lentes de plástico são um pouco piores do que as lentes de vidro, mas são mais duráveis. Os prismas VAK-4 são melhores do que VK-7.
Você também precisa prestar atenção ao peso dos binóculos, já que mesmo um dispositivo excelente, mas excessivamente pesado, provavelmente não atrairá os usuários.

Avaliação dos melhores
Escolhendo binóculos bielorrussos 8x30, você deve prestar atenção a modelo KOMZ BPC6... Por padrão, esta versão tem acabamento em rubi. Outras características importantes:
-
redes para lentes;
-
estruturas emborrachadas;
-
grade goniométrica;
-
ótica Porro tradicional.

Dispositivo B8x30 também produzido na empresa KOMZ, mas na década de 1970; O B6x30 é uma versão antiga - a produção foi interrompida em 1954. As características importantes de tais projetos são:
-
oculares sobressalentes;
-
Tiras de pescoço em couro genuíno;
-
excelente nível de balanceamento e confiabilidade.

Mas com toda a qualidade das antiguidades, adquirem-se principalmente amostras mais modernas. Entre os produtos dos fabricantes japoneses, está com segurança no topo PENTAX 10x50 PCF-WPII... A empresa oferece garantia de 30 anos. O aparelho pesa 1,42 kg. Mas ainda há uma grande seleção de outras amostras úteis.

Por exemplo, digno de nota é modelo Navigator 20x50 Profi... Este binóculo chinês pesa 0,97 kg quando embalado. Suas lentes são revestidas. A distância entre as pupilas é de 5,7 a 7,2 cm, com proteção contra respingos.

A Rússia fabrica um dos melhores binóculos do mundo - BKS 20x50... Ele vem com uma função de estabilização. O prisma Pehan especial possui um campo de visão de 64 graus. O foco do tipo dividido auxilia bastante no uso normal do dispositivo. Os benefícios adicionais são:
-
corpo emborrachado feito de plástico resistente;
-
correção das vibrações corporais ± 6 graus;
-
adequação para trabalho em temperaturas de –40 a +50 graus;
-
brilho relativo 6,25 unidades.

Entre as amostras alemãs destaca-se favoravelmente Binóculos de turismo Steiner BluHorizons 8x22... Ele pesa apenas 0,5 kg, o que é bastante conveniente. As ópticas são totalmente revestidas. É agradável usar tal dispositivo não apenas ao cruzar terrenos acidentados, mas também na tribuna do estádio. As pequenas dimensões e leveza são devidas ao uso de prismas de telhado pelos construtores, e a garantia proprietária é de até 10 anos.

Escolhendo binóculos 70x70 modernos, você precisa entender imediatamente que um modelo desse tipo oferecido sob a marca Canon não tem nada a ver com produtos Canon reais. Este fabricante não produz óticas tão potentes e os modelos mais avançados em sua linha são significativamente mais caros. É por isso Canon 70x70 nada mais é do que uma farsa banal... Precisamos procurar outros produtos, por exemplo, "Bresser". É melhor não perseguir tal nível no segmento de consumo de óptica.


Uma solução relativamente válida é Norin 7x50 C2... Este modelo irá agradar a turistas e entusiastas da vela. Os designers forneceram revestimento óptico de várias camadas. O corpo é feito principalmente de uma liga resistente à base de alumínio. O pacote inclui uma capa.

Completar a revisão é apropriado com um exemplo Pentax AP 8x30 WP... Esses binóculos de nível profissional são feitos de plástico emborrachado. A resistência à água é suficiente, mesmo para ambientes muito agressivos. O peso do dispositivo é de apenas 0,458 kg. A distância entre os eixos das oculares varia entre 6-7 cm.

Acessórios
Um estojo é fornecido com a maioria dos binóculos por padrão. Mas mesmo que não esteja, é melhor comprar este acessório de propósito. Assim, haverá menos risco de que o dispositivo ótico seja quebrado; junto com estojos simples, estão à venda bolsas e baús de guarda-roupa. Um tripé é necessário para aqueles que fazem observações mais precisas e / ou precisam usar o dispositivo por muito tempo para reduzir a fadiga e os efeitos vibracionais no dispositivo. Os óculos são comprados individualmente se a visão do observador for pior do que o normal ou se você precisar se proteger do sol muito forte.


Como usar?
Você precisa ajustar os binóculos logo no início de seu uso. A seguir, tal procedimento, denominado alinhamento, deve ser feito toda vez que a imagem for duplicada. A rápida fadiga visual também é um motivo para o ajuste. Modelos simples baseados em prismas Porro são autocompensadores. Dispositivos ópticos mais avançados precisam ser ajustados com muito mais cuidado.

Binóculos cheios de gás nem mesmo devem ser tentados com suas próprias mãos. Em geral, o procedimento é o seguinte:
-
mirar em um objeto remoto completamente estacionário (de tubos e árvores estacionários até a Estrela Polar para escolher);
-
ajuste de nitidez;
-
rotação dos parafusos de ajuste para criar a imagem ideal;
-
se necessário, repita esta configuração várias vezes até que um resultado aceitável seja alcançado.

A ocular deve ser aproximada do olho. Isso melhora a visibilidade, elimina o brilho da luz solar e garante que os binóculos sejam posicionados com precisão. Expandindo o campo de visão, você pode digitalizar com mais eficiência as áreas abertas. Em áreas com vegetação densa e um grande número de outros obstáculos, você terá que selecionar o modo de campo de visão estreito. Eles também recorrem a ele se for necessário rastrear um objeto de pequeno porte.
Sempre que possível, a observação é feita do ponto mais alto. Esta regra é útil para naturalistas com caçadores, turistas e astrônomos. Quando os binóculos são montados em um tripé, eles são alinhados ao nível dos olhos do observador.
É útil preparar ferramentas e suprimentos para limpar o instrumento óptico. Claro, você precisa protegê-lo de cair e bater.
