Bicicletas de equilíbrio: tipos, dispositivos e sutilezas de escolha
Hoje há uma grande seleção de vários dispositivos infantis para atividades ao ar livre e movimento. Recentemente, as bicicletas de corrida, apresentadas em uma grande variedade, tornaram-se especialmente populares.
O que é isso?
Uma bicicleta de corrida é um tipo relativamente novo de veículo infantil, mas já é procurado por crianças de diferentes idades. O dispositivo de equitação ultramoderno mereceu a confiança dos pais por muito tempo, uma vez que suas semelhanças, bem como diferenças construtivas de uma bicicleta comum, tiveram que ser testadas em nossa própria experiência. Com o tempo, a vigilância excessiva em relação a uma bicicleta sem pedais foi se esvaindo, sendo substituída por uma compreensão das vantagens objetivas desse modelo de corrida.
Hoje, a bicicleta de equilíbrio, apresentada em uma ampla variedade de tipos, é chamada de uma bicicleta baixa e sem pedais, cuja movimentação só é possível quando a criança é empurrada do chão com os pés. Em algumas fontes, você pode encontrar vários outros nomes - passeio de bicicleta, scooter com selim ou bicicleta de corrida.
As ranbikes devem sua origem a uma empresa americana, cujos produtos agora são vendidos em toda a Europa e também são procurados na Rússia. Uma característica das bicicletas de equilíbrio modernas é versatilidade, permitindo que você se mova em diferentes condições. A bicicleta de corrida anda bem no asfalto da cidade, uma versão semelhante de um veículo infantil pode ser usada em uma estrada de terra e as características das rodas de bicicleta de equilíbrio permitem que você se mova nela se tiver que se deslocar em uma superfície rochosa.
Além disso, você pode viajar com segurança com uma bicicleta de corrida, levando-a de carro, transporte público, trem e assim por diante.
Benefício e dano
Cada pai está preocupado com o impacto positivo do uso de um dispositivo na criança, bem como com os possíveis danos. Quanto à moto de corrida, existem muitas características positivas inerentes ao seu funcionamento.
- Graças ao caminhar com uma bicicleta de equilíbrio, as crianças experimentam um desenvolvimento físico acelerado. E como os modelos de tal veículo prevêem a possibilidade de uso por crianças a partir de um ano e meio, mesmo os menores adquirem as habilidades necessárias com muito mais rapidez e fortalecem a musculatura.
- Devido ao uso da bicicleta de corrida nas caminhadas, será possível viajar com um bebê sem a companhia constante dos pais - um carrinho de bebê, que em alguns casos será um grande fardo para o pai ou a mãe.
- A maioria dos modelos de runbike tem um peso mínimo, portanto, mesmo que a criança se canse, essa bicicleta sem pedais será muito mais fácil de carregar.
- Essa alternativa a uma scooter ou bicicleta pertence à categoria de veículos infantis com risco mínimo de lesões. Isso se deve ao desenho da bicicleta de equilíbrio, em que, mesmo nas situações mais emergenciais, a criança pode apoiar-se nos pés, evitando quedas. E o equipamento de proteção adicional praticamente eliminará o risco de se ferir ao caminhar.
- Além do desenvolvimento físico inicial, uma bicicleta de corrida para crianças de ano para ano será útil em termos de compreensão e manutenção do equilíbrio. Claro, os modelos para iniciantes podem, como uma bicicleta de equilíbrio, ter uma alça para os pais, mas uma opção sem pedal permitirá que você ensine seu filho a arte de equilibrar melhor do que qualquer outro dispositivo de movimento.
- Há uma opinião de que uma bicicleta de equilíbrio pode ser uma oportunidade preparatória intermediária para as crianças, se elas querem aprender a andar de bicicleta de duas rodas. Como regra, após a bicicleta de equilíbrio, não será mais necessário acoplar pequenas rodas de segurança adicionais a esta.
- As bexigas não são apenas um meio de transporte, mas também um elemento importante do jogo que ajudará as crianças a aprenderem os fundamentos da movimentação articular, dirigindo na calçada, sendo um participante direto no trânsito rodoviário.
- Via de regra, os principais componentes de uma corrida são facilmente regulados, o que permite o uso de um dispositivo de caminhada infantil por várias temporadas, mesmo com o rápido desenvolvimento e crescimento da criança.
No entanto, o pedal do bebê tem algumas desvantagens.
- Cada criança é individual, então ela pode simplesmente não gostar desse tipo de transporte. Isso é mais frequentemente associado à idade. Portanto, o conhecimento da bicicleta de equilíbrio pode ser adiado por um determinado período de tempo.
- Nem todos os modelos serão confortáveis para operar em áreas rurais ou off-road. Isso se aplica a modelos de madeira e plástico com baixas taxas de depreciação.
Isso pode fazer com que a criança se recuse a usar o auxiliar de equitação.
Comparação com uma bicicleta
A principal característica que difere o pedal da bicicleta usual para todos é a ausência de pedais. Uma bicicleta, mesmo com três rodas ou pequenas rodas removíveis atrás, nem sempre será adequada para crianças, pois algumas crianças simplesmente não poderão pedalar, o que é excluído nas versões com corridas.
Além disso, comparando esses dois dispositivos, é importante notar que os modelos com rodas acopladas não permitem que um menino ou uma menina sinta todas as nuances do controle, a saber: a capacidade e a necessidade de manter o equilíbrio. Sem isso, não será possível dirigir uma bicicleta de adulto.
Determinou que ao controlar uma bicicleta de equilíbrio, o corpo da criança experimentará menos esforço físico, portanto, na maioria das vezes, pedalar é percebido pela criança como uma brincadeira... O ciclismo nem sempre é entendido pela criança como divertido, pois requer maior concentração e acúmulo de quase todos os grupamentos musculares. O pedal permitirá treinar o aparelho vestibular, manter o equilíbrio em uma idade tão precoce, quando é muito cedo para uma criança pensar em uma bicicleta.
para quem é isso?
Uma bicicleta de corrida é um veículo universal para crianças, portanto, meninos e meninas podem usá-la. Existem modelos à venda que são projetados externamente para essas duas categorias de crianças. Quanto ao limite de idade, considera-se o momento ideal para uma criança se familiarizar com uma bicicleta sem pedais 1,5 anos. Mas esses são apenas valores médios, que podem variar em uma direção ou outra, dependendo do nível de preparação física e psicológica das migalhas.
Hoje os fabricantes distinguem categorias de runbikes de 1,5 a 2,5 anos, onde são apresentados modelos de plástico com três ou quatro rodas. O peso dessas bicicletas de equilíbrio não excede 3 quilos.
Esta categoria inclui bicicleta elétrica de equilíbrio, bicicleta de equilíbrio, variações com uma alça parental e outras funcionalidades adicionais úteis. Para crianças a partir de 4 anos, costumam ser oferecidas bicicletas de alumínio sem pedais com rodas infláveis, que podem ter freio de mão, modelos com transformador.
Para a faixa etária de 4 a 7 anos, um antipédico feito de ligas metálicas com rodas infláveis será adequado. Existem variações com um apoio para os pés especial - afinal, nessa idade, a criança, via de regra, já se equilibra perfeitamente com a bicicleta de corrida, mesmo em alta velocidade. Essas bicicletas de equilíbrio têm a capacidade de ajustar a altura do assento, bem como ajustar a posição do volante à altura da criança.
Variedades e sua estrutura
A esteira é notável por ser o dispositivo mais simples e compreensível. Os principais componentes de um não pedal são:
- volante e quadro;
- assento;
- rodas.
Entre os elementos adicionais da bicicleta de equilíbrio, vale destacar:
- uma caneta para os pais;
- alça de transporte;
- apoio para os pés;
- estribo;
- sistema de travagem;
- caso;
- esquis e muito mais.
De duas rodas
Esta versão da barra de equilíbrio sem pedais pode ser usada por crianças de 1,5 a 7 anos. Esta versão de uma bicicleta de equilíbrio é geralmente adquirida como um dispositivo de transição entre uma scooter e uma bicicleta. Os balanceadores são geralmente fabricados com rodas largas de uma só peça de até 16 polegadas de diâmetro. Em rodas infláveis, a absorção de choque será muitas vezes maior.
A moldura pode ser feita de ligas metálicas ou madeira. Ao mesmo tempo, a massa das grandes variedades às vezes chega a 6 quilos - esses modelos costumam ser usados por adolescentes, pois a estrutura é capaz de suportar uma carga de 30 a 50 quilos. As bicicletas de equilíbrio de duas rodas podem ter estribo e freio de mão, são capazes de desenvolver uma boa velocidade, porém, devido à possibilidade de uso a longo prazo, além de ajustar a altura do volante e do assento, se destacam a um custo bastante alto.
Triciclo
Esta versão é um modelo de scooter melhorado, mas com assento. As duas rodas geralmente estão localizadas na parte traseira. Esse tipo de pedal é adquirido por crianças de 3 a 5 anos. Esta opção não requer que a criança tenha habilidades especiais para se equilibrar em uma bicicleta de equilíbrio. Via de regra, os produtos são feitos de plástico ou alumínio, existem modelos elétricos com possibilidade de controle remoto.
Os não pedais têm uma condução suave, podem ser equipados com uma pega para os pais e um apoio para os pés para uma criança.
De quatro rodas
Esta opção foi projetada para crianças que já podem andar e até mesmo correr com segurança. A estrutura para exploradores deste tipo destaca-se pela estabilidade, que proporciona ao bebê conforto e segurança nas movimentações.Como regra, as variedades do pedal sem pedal nesta categoria será capaz de suportar o peso de uma criança de até 20 quilos... O quadro para tais bicicletas de equilíbrio é feito de plástico, podendo-se prender vários brinquedos, se necessário.
O assento da corrida pode ser ajustado à altura do bebê. Porém, independentemente da posição escolhida, nessas bicicletas de equilíbrio ela estará localizada muito mais abaixo do que nas bicicletas, como regra, a uma distância de 20-25 centímetros do solo. Quanto às rodas, a versão 4 rodas pode ter câmaras infláveis ou inteiriças. O diâmetro ideal é de 8 a 10 polegadas.
Entre os diferenciais das bicicletas de equilíbrio sobre 4 rodas, vale destacar o baixo peso da estrutura, que proporciona comodidade no transporte, além da capacidade de operá-la até mesmo para um bebê de um ano. Além disso, são esses pedais que se destacam por seu design brilhante e colorido e custo acessível, existem modelos dobráveis, é a bicicleta de equilíbrio de quatro rodas com amortecedores que será a mais conveniente de usar.
No entanto, movendo-se com tais dispositivos, será extremamente difícil para as crianças sentirem suas dimensões, visto que é com a parte traseira que muitas vezes elas se agarram a vários obstáculos.
Transformadores
Uma variedade para uma ampla faixa etária de crianças, também representada por um grande número de diferentes não pedais. Já os modelos com possibilidade de transformação para os mais pequenos podem ser facilmente convertidos em maca sobre 3 rodas ou em balanceador sobre duas rodas para crianças maiores. Normalmente, esses modelos não pesam mais que 5 quilos, devido à estrutura de alumínio ou plástico, podem suportar uma carga de até 30 quilos.
Entre os transformadores, vale destacar também variedades que, se desejado, podem ser convertidas em uma scooter completa, um snowmobile para esquiar no inverno ou uma bicicleta sobre duas rodas, caso o fabricante tenha equipado seus produtos com pedais. Esses transformadores pesam cerca de 7 quilos, mas seu design é capaz de suportar o peso de um adulto.
Os modelos 3 em 1, 5 em 1 e outros são uma opção econômica para fornecer ao seu filho o veículo necessário para todas as estações e idades. Tais opções, via de regra, podem ser desmontadas, o que garante seu armazenamento compacto em casa. No entanto, esta pulseira multifuncional terá que pagar muito mais do que os modelos convencionais.
Características importantes
Existem vários parâmetros fundamentais inerentes às bicicletas de equilíbrio.
Tamanho do passo
Este indicador é uma nuance importante que deve ser considerada ao escolher um pedal. Basicamente, é a altura do passageiro em relação ao solo.
Para escolher o modelo de veículo mais adequado para uma criança, é necessário medir o comprimento do membro do bebê desde a virilha até o pé, e então subtrair alguns centímetros do valor resultante.... O valor final será a altura mínima do assento longe da pista.
Se você não levar em conta uma nuance tão importante, comprando uma bicicleta de corrida com um selim mais alto, a criança simplesmente não alcançará o solo com os pés para colocar a bicicleta de corrida em movimento.
Quase todos os modelos de bicicletas de equilíbrio estão equipados com a capacidade de ajustar a altura do assento, de modo que conforme o bebê cresce, a altura pode ser ajustada.
O peso
Uma característica importante do pedal será sua massa. Isso diz respeito não só à comodidade de transportar a bicicleta de corrida pelos pais, mas também ao conforto de usar o aparelho pela criança durante uma caminhada. Se o modelo comprado acabar sendo muito pesado, então, provavelmente, a criança se recusará a usá-lo; além disso, a operação de bicicletas ranhuradas muito pesadas pode causar ferimentos graves.
Existem várias diretrizes para o peso das bicicletas de equilíbrio:
- para pilotos de 1,5 a 3 anos vale a pena considerar modelos cuja massa não será superior a 3 quilos;
- depois de 4 anos a criança já deve lidar com o controle de uma bicicleta balança pesando cerca de 3,5-4 kg;
- para crianças em idade escolar e adolescentes você pode considerar opções para não pedais pesando até 6 kg.
Material de quadro
Os fabricantes dessas bicicletas infantis sem pedais tentam usar apenas materiais leves para sua fabricação. Hoje, encontram-se à venda modelos dos seguintes tipos de matérias-primas:
- Madeira - esta opção é popular devido ao seu respeito ao meio ambiente, além disso, a árvore se destaca durante sua operação com confiabilidade, mas desde que não haja contato com a água;
- alumínio - o tipo de material mais resistente ao desgaste utilizado, que tem uma longa vida útil, no entanto, os produtos de metal se distinguem pelo seu alto custo entre os demais;
- plástico - na categoria de bicicletas ranhuradas com peso mínimo, além disso, os produtos dessas matérias-primas são bastante duráveis, mas sujeitos ao uso de um polímero espesso para sua fabricação;
- aço inoxidável - tais modelos de bicicletas de equilíbrio podem ser encontrados não com tanta frequência, como regra, serão produtos para a faixa etária mais velha, uma vez que as matérias-primas são pesadas.
Diâmetro e tipo de rodas
Hoje, existem vários tipos de tipos de rodas sem aro.
Pneus EVA
Versão moldada em espuma de borracha. Essas rodas terão um aro bastante forte e rígido, de modo que as bicicletas de corrida com essa borracha são resistentes a danos mecânicos. No entanto, a desvantagem das rodas será baixa absorção de choques devido à mesma rigidez, razão pela qual se recomenda a compra de bicicletas balanceadas sobre borracha desse tipo para operação em vielas de asfalto liso.
Rodas infláveis
Este é um pneu clássico de borracha com uma câmara interna que precisa ser enchida regularmente. As bicicletas de equilíbrio com essas rodas têm um percurso mais macio, mas o risco de perfurar essas matérias-primas fora de estrada será bastante alto.
Quanto ao diâmetro das rodas, já estão à venda modelos com rodas de 10 a 20 polegadas.
Depreciação
Esse parâmetro vai depender do tipo de pneu usado, bem como da matéria-prima usada para produzir a estrutura da bicicleta de corrida. Os pedais com menor amortecimento são considerados modelos de madeira e plástico com pneus sem ar. Recomenda-se a utilização de produtos deste tipo apenas em estradas em bom estado e sem solavancos.
Para operar a bicicleta balanceada em áreas rurais, em estrada de terra e em outras condições urbanas fora do padrão, vale a pena dar preferência aos modelos com rodas infláveis.
Freios
A presença de um sistema de freio em um pedal não é um pré-requisito. Em particular, este ponto será irrelevante para modelos de bicicletas de equilíbrio projetadas para os passageiros menores que não desenvolvem alta velocidade durante o passeio.
Na maioria das vezes, o freio de mão está presente nas classes média e sênior das bicicletas de corrida, nas quais as crianças já andam em alta velocidade e também sabem controlar bem suas ações e manter o equilíbrio.
Marcas e modelos populares
Dentre as marcas populares que se dedicam à fabricação de pedais infantis, vale destacar:
- Kokua;
- Moby Kids;
- Chillafish;
- Strider;
- Corol.
Entre as bicicletas de equilíbrio para os mais pequenos, vários modelos são populares.
Cruzee UltraLite 12 "
Os produtos são recomendados para uso por crianças a partir de um ano e meio. Entre as características positivas de uma motocicleta desse tipo está o seu peso mínimo, bem como um alto nível de montagem de todos os componentes da estrutura. O modelo apresenta-se num design luminoso e colorido, à luz do qual será do interesse de bebés de todos os sexos. As rodas estão equipadas com pneus sem ar que dificilmente se deformam ou furarão. A altura do guiador e do selim pode ser ajustada.
Chillafish Bunzi
Crianças que já têm 75 centímetros de altura poderão operar esse modelo de bicicleta esportiva. A construção é feita de plástico leve, à luz da qual a bicicleta balança tem um peso mínimo. A variedade de pedal pode ser usada com duas ou três rodas, dependendo das necessidades e habilidades da criança. O assento pode ser ajustado em altura. Entre os componentes adicionais necessários do modelo, vale a pena notar a presença de um pequeno porta-luvas para guardar os brinquedos necessários e outras pequenas coisas.
Considere os modelos populares de bicicletas de equilíbrio para crianças mais velhas.
Strider 12 clássico
Um modelo universal que pode ser operado por uma criança de 1,5 a 4 anos. Entre os pontos positivos da Balance bike, vale destacar a manobrabilidade e boa absorção de choques, as rodas fundidas e a presença de um confortável apoio para os pés. O assento e o volante podem ser regulados em altura, os pneus podem ser substituídos por pneumáticos, se necessário, as crianças mais velhas podem travar sem pedal. O modelo pesará 2,9 quilos.
Novatrack Breeze 14
A bicicleta de equilíbrio pode ser usada por meninas e meninos, é projetada para bebês com altura de 100-105 centímetros. As rodas têm um diâmetro de 14 polegadas, os pneus são infláveis. O quadro é feito de aço inoxidável, o que tem um efeito positivo na durabilidade do modelo. O peso do pedal é de 5 quilos. O assento tem formato ergonômico com borda alongada e inclui apoio para os pés.
Puky LR modelo M
Uma pequena bicicleta balanceada, que pode ser pilotada por uma criança com mais de 95 centímetros de altura, o modelo é capaz de suportar uma carga de até 25 quilos. A estrutura é feita de aço e os pneus têm 25 centímetros de diâmetro. Além disso, o volante está equipado com uma proteção em forma de pára-choques e a bicicleta de corrida possui um apoio para os pés confortável.
A runbike é notável por sua montagem de alta qualidade e confiabilidade.
Mars A1212
Uma versão acessível de uma bicicleta infantil balanceada que chama a atenção da criança pelo seu design colorido, a presença de uma campainha de sinalização no volante e seu baixo peso. A balance bike anda sobre rodas com pneus de 12 polegadas e um quadro de alumínio leve. O volante e o assento são ajustáveis.
Small Rider Roadster 2 EVA
Modelo para crianças dos 3 aos 5 anos, tem um design luminoso, assento confortável e fácil movimentação. Os produtos são feitos de alumínio leve, a corrida é bastante estável, o assento e o guidão são ajustáveis em altura.
Triumf Active AL1201
Bicicleta com remo de 12 polegadas, recomendada para crianças de 2 a 5 anos. À venda apresenta-se em diversas variações de cores, os pneus são de PVC. O modelo se refere a produtos com preços acessíveis.
Jumper Kokua LIKEaBIKE
Uma raquete para crianças de mais idade, o design é capaz de suportar uma carga de até 40 quilos. O modelo é equipado com pneus de borracha, devido aos quais a absorção de choques será alta, o que proporcionará conforto para a criança nas movimentações. O volante possui um limitador, a altura do assento pode ser alterada de acordo com as necessidades de cada passageiro.
Segurança operacional
Independentemente da idade da criança, experiência em andar de bicicleta de equilíbrio, bem como variedades e modelos, existem certos requisitos de segurança.
- A criança deve ser supervisionada para andar na bicicleta de equilíbrio.
- Para evitar o risco de lesões nos membros, deve-se usar protetores de cotovelo e palma da mão.
- Para os iniciantes que gostam de andar de bicicleta sem pedais, vale a pena comprar joelheiras. É melhor considerar modelos macios que não interfiram no controle da bicicleta de equilíbrio.
- Uma proteção obrigatória para crianças de todas as idades é a presença de um capacete de plástico.
Essa medida de proteção protegerá a criança de ferimentos graves na cabeça no caso de uma possível queda de uma bicicleta de corrida em alta velocidade.
Adendo
Para adquirir um modelo adequado para o bebê e que também atenda a todas as necessidades de segurança do bebê e dos pais, deve ser considerado ao escolher as recomendações de especialistas.
- O mais correcto é comprar um pedal junto com uma criança, por isso será possível pegar imediatamente um modelo de acordo com o seu tamanho no local. Se isso não for possível, então, além de medir a costura da virilha, vale a pena medir adicionalmente o comprimento do pé para que os modelos com descanso para o bebê fiquem confortáveis.
- A próxima coisa a considerar é o tamanho e a forma da sela. É importante que o assento não seja muito estreito ou muito largo.É importante prestar atenção ao material da sela, é melhor que a superfície seja lisa, sem costuras adicionais, para não esfregar a pele da criança.
- Quase todos os modelos incluem ajustes de altura do assento e do guidão. No entanto, ao comprar neste momento, você deve prestar atenção especial para que o modelo adquirido sirva à criança como um meio confiável e conveniente de transporte e brincadeira por vários anos.
- Para tornar o passeio realmente confortável, vale a pena escolher bicicletas de equilíbrio com rodas infláveis macias. Apesar do fato de que esses pneus tendem a furar com frequência, esses tipos de não pedais terão o melhor amortecimento em estradas irregulares.
- É importante que o volante da bicicleta de corrida não gire completamente em torno de seu eixo, pois se uma criança cair sem cuidado, ela pode ferir gravemente o peito.
- Crianças menores de 3 anos não precisam de freio de mão no guiador, porém os modelos de bicicletas balance para crianças maiores são mais convenientes, pois permitem frenagens de emergência mesmo em altas velocidades. O modelo de maior sucesso com freio de mão será aquele que será instalado na roda traseira.
Pedais com freio dianteiro podem ser simplesmente inseguros para crianças que ainda não dominam o básico para dirigir uma bicicleta sem pedais.
Para informações sobre como escolher a bicicleta de equilíbrio certa, veja o próximo vídeo.