Simuladores de piscina: variedades, dicas de uso e seleção
Muitas academias de ginástica têm piscinas que abrigam esportes aquáticos, que estão ganhando popularidade rapidamente. Eles ajudam a diversificar o condicionamento físico e a reabilitação após lesões e doenças.
Por que precisamos disso?
Simuladores de água não podem ser chamados de uma palavra nova nos esportes. Estes dispositivos, localizados em piscinas, são utilizados há bastante tempo em diversos centros médicos para a recuperação de pacientes com doenças do sistema músculo-esquelético, problemas cardíacos e do sistema nervoso. Mas com o tempo, seu uso começou a se espalhar nas salas de ginástica. Muitas pessoas combinam ginástica e treinamento de ginástica.
A resposta à pergunta de por que os simuladores hídricos estão ganhando tanta popularidade está na superfície. Ao se exercitar em meio aquático, a eficácia é aumentada significativamente, pois a voltagem aplicada para vencer a resistência da água é 14 vezes maior do que o mesmo esforço despendido em aparelhos de treinamento convencionais.
Ao mesmo tempo, não se esqueça de uma propriedade da água como a força de empuxo, que alivia significativamente a carga no coração e nas articulações. A partir disso, podemos concluir que o treinamento em esportes aquáticos é mais benéfico do que dispositivos semelhantes na academia.
Com base nessas vantagens desse grupo de aparelhos para a prática de esportes, eles podem ser indicados para uso por atletas, idosos, gestantes em terapia de reabilitação. Você também pode aconselhar esse tipo de treinamento para pessoas com sobrepeso.
Variedades de esportes aquáticos
Vários dispositivos são usados para melhorar a eficiência das sessões de pool, Vamos considerar os mais comuns.
- Cinto. Aumenta o peso do nadador e, consequentemente, aumenta a resistência da massa de água, já que a cinta desacelera o atleta. É preciso um esforço considerável para nadar mais rápido. A correia do freio consiste em uma cinta que contém recipientes de plástico cheios de fluido. Seu número e peso podem ser ajustados independentemente. Este dispositivo foi projetado para melhorar a técnica de natação e aumentar a resistência.
- Aquabike. Esta é uma bicicleta ergométrica normal, feita de aço inoxidável, localizada apenas na piscina. Praticamente não há contra-indicações para exercícios físicos. É ideal para aquelas pessoas que têm medo de nadar, já que o estagiário neste dispositivo mergulha no peito tanto quanto possível. Os benefícios são enormes, o exercício regular estabiliza o trabalho do músculo cardíaco, reduz o risco de doenças cardiovasculares e, devido ao fortalecimento do sistema venoso, reduz o risco de varizes. Também pode ser usado por pessoas com osteoporose.
- Esteira subaquática. Os corredores aquáticos são usados para recuperar atletas após lesões e cirurgias. Também é usado na reabilitação de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ou têm problemas com o sistema músculo-esquelético. Nas salas de ginástica, os visitantes combinam o treinamento de força com a corrida na água - não é fácil, mas revigorante.
- Flippers. Eles carregam bem as pernas, mas lembre-se que apenas as pernas curtas com lâminas rígidas ajudarão a alcançar o efeito desejado.
- Além disso, como um simulador subaquático, você pode usar torniquete de borracha. Fixá-lo nos tornozelos exige um esforço considerável para superar a resistência da borracha.
- Pára-quedas ou bolsa de natação. Durante a natação, ele se abre e atua como um freio, criando uma carga enorme. Todos os grupos musculares estão tensos e a coluna vertebral alongada. No entanto, deve-se ter cuidado ao usar esta máquina.
Dicas de uso
Nadar na piscina é uma maneira rápida de voltar à forma após uma longa pausa. A única advertência: não se empolgue e comece rapidamente. As regras são bem simples:
- o treinamento deve ser realizado sob a orientação e supervisão de um instrutor experiente;
- as aulas não devem durar mais de 60 minutos, o tempo ideal é três quartos de hora;
- participar, de preferência, três a quatro vezes por semana;
- a profundidade da piscina deve estar entre 80 e 120 cm;
- a pista de jogging deve ser equipada com corrimão;
- inspecionar visualmente o simulador antes das aulas, ele deve estar em boas condições de funcionamento;
- antes do treino, você deve aquecer para aquecer os músculos;
- depois de se exercitar na academia, você precisa se refrescar, se você mergulhar imediatamente na água pode pegar um resfriado;
- durante o exercício, não é necessário dar ao corpo cargas excessivas e todo o tempo que você precisa para monitorar seu estado, se piorar, o exercício deve ser interrompido.
Como escolher?
Existem muitas empresas que fabricam equipamentos de fitness para treinamento na piscina. Para fazer a escolha certa, é melhor consultar especialistas, mas primeiro, conheça alguns segredos e preste atenção a eles.
- Em primeiro lugar, este é o material com o qual o simulador é feito. Está na água o tempo todo, por isso não deve corroer. Na maioria das vezes, os esportes aquáticos são feitos de aço inoxidável de alta qualidade, borracha e plástico.
- Em segundo lugar, o método de fixação no reservatório. A segurança dos esportes dependerá disso. A máquina de exercícios deve ser fixada com segurança para que durante o treinamento não caia e machuque um atleta, paciente ou visitante normal da academia.
- Em terceiro lugar, as características e funcionalidade dos produtos.O equipamento para exercícios na piscina deve ser o mais confortável possível e não causar transtornos durante o treinamento. Antes de comprar, você precisa inspecionar o dispositivo para ver se há danos visíveis.
Se você seguir estritamente as regras especificadas no manual de instruções e tiver fixadores confiáveis, poderá instalar os simuladores por conta própria. Mas ainda é mais seguro entrar em contato com uma organização especializada.
Veja abaixo uma visão geral do treinador de cintura.