A norma de temperatura da água e do ar na piscina
Mais e mais pessoas hoje estão se inclinando para um estilo de vida saudável, então a popularização dos esportes aquáticos tem sua própria explicação. A piscina é apreciada por adultos e crianças de diferentes idades. No entanto, as aulas serão confortáveis apenas se as condições atenderem a todos os padrões e requisitos GOST.
Qual deve ser a temperatura?
Qualquer atividade deve ser agradável. Se se trata de uma piscina, é necessário garantir as normas correspondentes à SanPiN no que diz respeito à temperatura da água e do ar. Isso é muito importante, uma vez que as pessoas ficam nuas na sala, portanto, precisam se sentir confortáveis.
O não cumprimento desses requisitos pode levar à ocorrência de várias doenças.
Deve-se notar que é a temperatura da água que tem um grande impacto na temperatura ambiente... Se as leituras forem idênticas, existe o risco de resfriamento na água. Em relação aos regulamentos para a piscina eles estão na faixa de 22-24 graus. Se o limite inferior não for atingido, os trainees podem ter convulsões. Se estamos falando, por exemplo, de ginástica médica ou hidroterapia, essa temperatura não é suficiente, deveria ser de 26 a 28 graus.
A temperatura padrão da água deve ser mantida não apenas em adultos, mas também em piscinas infantis... Neste caso, a média é de 28 a 30 graus... Quando se trata de banhistas muito jovens, o nível de temperatura deve ser constante para evitar o risco de hipotermia. Além disso, deve-se ressaltar que a umidade na sala de bilhar está sempre elevada devido ao acúmulo de grande quantidade de água.Também aumenta a evaporação e o uso frequente de chuveiros.
Se a temperatura da água, a densidade do vapor, a pressão e o teor de umidade estiverem dentro da faixa normal, a umidade também será mantida no nível necessário. Além disso, a capacidade de umidade depende dos indicadores de temperatura.
Em esportes
As normas em relação à piscina desportiva começam a ser tidas em consideração ainda na fase de construção. Todos eles são registrados na organização internacional FINA, o que permite estabelecer os custos financeiros e instalar os equipamentos necessários na fase de projeto. Em comparação com uma piscina privada, existem diferenças significativas em termos de tratamento de água.
Em primeiro lugar, as restrições dizem respeito ao formulário. Pode ser extremamente retangular.
Água deve ser exposta limpeza de alta qualidade. Após o pré-aquecimento até atingir a temperatura desejada, ele entra na piscina. Para um tanque semelhante a norma é 25-28 graus. Além disso, os padrões prescrevem o comprimento da piscina, que pode ser igual a 25 ou 50 metros. O nível da água não deve mudar durante toda a competição. A água pode ser fornecida adicionalmente, no entanto, não deve haver correntes.
No berçário
Atenção especial deve ser dada às piscinas destinadas ao banho das crianças ou às suas atividades na escola. É preciso dizer que, atualmente, a natação de bebês está ganhando popularidade desde a infância. Para os muito pequenos, basta um banheiro doméstico comum, no qual as aulas podem ser iniciadas um mês após o nascimento.
A visita à piscina geralmente começa após 2 meses.
A temperatura da água do banheiro para bebês deve ser mantida a 37 graus durante as primeiras sessões, no entanto, com o tempo, diminui gradualmente... No 20º procedimento, o indicador deve estar em 35 graus. Depois disso, a água também deve ser mantida mais fria até que o bebê comece a se sentir confortável a 28 graus.
Se falamos da piscina, no caso em que é destinada ao banho de bebés de 2 meses, a temperatura dentro dela mantém-se em torno dos 37 graus. Para crianças com mais de seis meses, indicadores de 32-34 graus são suficientes. Nesse caso, eles também monitoram de perto a temperatura da sala, que deve estar em torno de 26 graus.
Os pais mandam seus filhos para nadar principalmente para o propósito de endurecimento. O treinamento na água também tem um efeito benéfico no sistema imunológico, ajudando o corpo em crescimento a se desenvolver mais ativamente. Para isso, as piscinas são equipadas inclusive em instituições de ensino. Especialistas acreditam que esse fator ajuda não apenas a ensinar os alunos a nadar, mas também a incutir neles o amor pelos esportes e um estilo de vida saudável. No entanto, deve-se ter em mente que os processos de troca de calor no corpo das crianças não são estáveis, por isso, a água muito fria pode prejudicar significativamente sua saúde.
Os padrões sanitários prescrevem a temperatura da água e do ar nas piscinas das escolas.
Em tal situação, é necessário levar em consideração não só a idade, mas também o nível de aptidão física do aluno. Crianças de 6 a 8 anos se sentirão confortáveis na piscina com temperatura de 30 a 32 graus. Se o aluno tiver entre 8 e 12 anos, a média deve estar entre 29 e 30 graus. Para adolescentes com 12 anos de idade, a temperatura da água deve estar entre 27 e 29 graus.
No bem-estar
Os padrões para tal piscina são semelhantes aos de uma piscina desportiva. No entanto, mais aulas em massa são realizadas aqui. Existe uma oportunidade de nadar e apenas para amadores. Recreação e esportes podem ser chamados, por exemplo, piscinas em clubes de fitness. A temperatura da água neles deve ser mantida dentro de 26-29 graus. Ela se encaixa perfeitamente tanto para natação ativa quanto para férias relaxantes. É o tipo de água que mais espera os nossos turistas nas estâncias balneares.
As piscinas termais merecem atenção especial. Em média, a temperatura neles varia de 37 a 42 graus.
Os mais quentes são chamados de "hipertérmicos". A temperatura é influenciada tanto pela composição química da água quanto por suas propriedades balneológicas. É desse indicador que dependem as propriedades curativas de tais banhos. Segundo especialistas, a maior concentração de nutrientes está presente nas fontes termais.
Indicadores para piscinas externas
O padrão de temperatura para piscinas externas possui características próprias. É significativamente diferente daqueles seguidos pelos organizadores de complexos internos. Esses tanques são usados principalmente no verão, portanto, o desempenho é diretamente influenciado pelo clima... E se para os adultos é aceitável uma diferença de temperatura de vários graus, para as crianças esta questão é muito importante.
É impossível ajustar a temperatura do ar, por isso é bastante problemático prever quais leituras estarão no sensor em uma piscina aberta se não for aquecida.
Se o dia estiver claro e ensolarado, a luz solar direta vai aquecer muito mais do que em tempo nublado. Um aumento na perda de calor ocorre quando há diferenças significativas nas temperaturas da água e do ar. Se a piscina estiver localizada ao ar livre, os especialistas não recomendam fazer tratamentos com água em temperaturas abaixo de 21 graus. Mesmo sem aquecimento, pode aquecer em dias especialmente quentes. até 28-30 graus. Isso é considerado a norma.
Se não quiser depender das condições meteorológicas, faz sentido instalar um pavilhão especial de policarbonato por cima da piscina exterior. Isso ajudará a proteger o tanque de quaisquer surpresas ambientais. O microclima criado no seu interior permitirá atingir os valores indicados pela SanPiN. Se você instalar dispositivos de aquecimento nas proximidades, poderá nadar até o início do outono.
Os especialistas recomendam manter a temperatura em águas abertas em 23-25 graus.
Baixá-lo pode criar desconforto para os banhistas. Em valores mais altos, a evaporação aumentará, o que ameaça o resfriamento natural. Além disso, a temperatura do solo tem um efeito significativo, que também absorverá um pouco do calor. Se a piscina for destinada a crianças, a temperatura da água pode ser aumentada até 28 graus.
Padrões de temperatura do ar
Se a piscina estiver localizada em um ambiente interno, também é necessário manter a temperatura do ar ideal nesse local. Se estiver muito quente ou muito frio por dentro, também afetará o conforto dos praticantes. Nesta situação, uma regra tácita foi estabelecida. A temperatura ambiente deve ser 1-2 graus mais alta do que a temperatura da água. Conseqüentemente, descer em terra será bastante confortável. Se a instituição exige uma sala especial onde são ministradas as aulas preparatórias, deve ser um pouco mais fresco lá, até +18 graus.
Quanto aos chuveiros e vestiários, também deve estar quente ali, cerca de 25 graus. A temperatura confortável nas salas de massagem é de 22 graus. Se for planejada a instalação de uma sauna, o ar nela deve ser aquecido a um máximo de 100-120 graus. A presença de rascunhos também é explicitada no SanPiN. A velocidade máxima do ar é de 0,2 m / s. Consequentemente, quaisquer rascunhos devem ser excluídos.
No próximo vídeo, você aprenderá como aquecer a água em uma piscina até a temperatura ideal.