Varanda em uma casa particular: tipos, dispositivo e design
Uma casa privada com dois andares hoje é frequentemente complementada por uma varanda. A estrutura da varanda foi concebida como um local de relaxamento, onde você pode relaxar e esquecer os assuntos urgentes por um tempo. Neste artigo, vamos considerar as vantagens e desvantagens dessas estruturas, suas variedades, opções de localização e observar os aspectos de acabamento.
Vantagens e desvantagens
Alguém pensa que a varanda de uma casa privada ou de campo é um elemento não funcional, porque para apanhar ar basta ir lá fora. No entanto, as estruturas de varanda têm uma série de vantagens.
- Independentemente da forma e da dimensão, a varanda complementa a habitação, amplia um dos seus cômodos, aumentando a área útil. Isso é especialmente importante quando a casa em si é pequena.
- Pode tornar-se um meio de privacidade, pode ser utilizado para vários locais (mini-escritório, narguilé, estufa, área de lazer, quarto, sala de jogos, sala de jantar de verão).
- A estrutura pode diferir em largura, comprimento, forma e tamanho das janelas. Melhora a arquitetura, torna a fachada expressiva e volumosa.
- Sua construção pode ser lucrativa. Juntamente com outras, a varanda pode servir de telhado de janela saliente, terraço ou alpendre.
- O espaço da varanda abre para a família uma vista do bairro, e se a casa estiver localizada em um local bonito, todos vão querer ficar aqui o máximo de tempo possível, curtindo a natureza.
- A varanda pode ser utilizada para evacuação em caso de incêndio. Se durante um incêndio for impossível descer até a saída, pode ir até a varanda e pedir ajuda.
- A varanda dá acesso a ar puro, no verão pode ser usada como solário, local para secar roupas, aqui você pode sentar para dormir se estiver abafado dentro do quarto.
- Com a abordagem certa para o design do espaço da varanda, este quarto vai dar à casa não só atrativos externos, mas também uma atmosfera de conforto doméstico.
- Uma abordagem racional para organizar a área da varanda irá desafogar o interior da casa.
Graças a este espaço, você pode criar uma atmosfera de ordem, evitando a desordem visual.
Junto com as vantagens, as varandas construídas em casas particulares apresentam várias desvantagens.
- A construção desta estrutura deverá ser incluída no plano de projeto na fase de construção de uma moradia privada. Anexar uma varanda a uma casa erguida é caro e demorado.
- A construção requer cálculos detalhados, tendo em consideração o peso máximo admissível na “laje” do balcão. A construção deve ser feita por profissionais.
- Nem todos os tipos de varandas em residências particulares permitem o funcionamento durante a estação fria. Limpar a neve, molhar o chão da varanda e o calor podem causar alguns transtornos aos membros da família.
- Dependendo do tipo, a varanda deve ser tratada regularmente com substâncias especiais, caso contrário, o apodrecimento das grades, vigas de apoio e pilares não pode ser evitado.
- No cômodo adjacente à varanda, o risco de perda de calor aumenta. Para que a extensão seja apenas útil, a condução de todo o trabalho deve ser racional.
- Para que a varanda seja aproveitada ao máximo, é necessário escolher o local adequado para a sua colocação. Se estiver voltado para a estrada, a estrutura raramente será usada.
Variedades
Todos os tipos de varandas existentes podem ser combinados condicionalmente em 2 grupos: abertos e fechados. Uma estrutura aberta nada mais é do que uma placa de base com uma cerca. A varanda fechada distingue-se pela presença de envidraçados. Cada tipo possui características próprias, que determinam o tipo de operação e o nível de conforto. A sacada aberta é uma estrutura usada na maior parte do verão.
Sua cerca pode ser diferente, mas não economiza espaço da chuva, vento e calor. Não se deve colocar móveis estofados aqui, pois eles ficarão molhados com o mau tempo. Como regra, o tamanho da cerca não excede o tamanho da placa de base e da abertura da varanda.
Você pode usar essa varanda em uma casa privada para uma sala de jantar de verão, solário, área de recreação de verão. Para aumentar o nível de segurança, aqui você deve prestar muita atenção à cerca.
Isso é especialmente importante se as crianças morarem na casa.
Uma varanda fechada ou envidraçada aumenta significativamente as possibilidades de uso racional da extensão. Este é já um cômodo completo, que, se desejado, pode ser isolado e usado como uma das salas de estar da casa. Claro, não existe a abertura e o ar como as sacadas tradicionais, mas ainda tem muitas vantagens. Uma varanda fechada pode ser usada como uma sala para qualquer finalidade, incluindo uma área de lazer.
Aqui você pode instalar móveis estofados de qualquer material (incluindo frameless e modular). As paredes dessa sala podem ser decoradas com pinturas ou fotografias em molduras simples. Aqui você pode usar pedras decorativas, lâminas de tijolo, pendurar relógios, painéis, flores frescas nas paredes. Em tais extensões, estantes, guarda-roupas embutidos, várias banquetas, lareiras e bancos de cozinha parecem ótimos.
Materiais de manufatura
Varandas para casas particulares são construídas com materiais diferentes. Os principais critérios para sua seleção são resistência e durabilidade.... Na maioria das vezes, concreto e madeira são usados na construção. O dispositivo de uma varanda de concreto tem suas próprias características: as estruturas de suporte são embutidas na parede. Quanto mais espessa for a parede, menos suportes auxiliares serão necessários.
O alcance de tal varanda é geralmente de pelo menos 1 m de comprimento.Quando a própria casa é feita de tijolos, a laje de base é inserida na parede em todo o seu comprimento. A altura da grade de tal varanda deve ser de pelo menos 1m. A base de concreto deve ser impermeabilizada, o nível superior da laje é levantado 5-7 cm abaixo do revestimento do piso.
Uma varanda de madeira é considerada menos durável do que uma de concreto. No entanto, suas possibilidades decorativas são bastante elevadas. Além disso, a madeira combina bem com qualquer material de acabamento, incluindo vidro e metal. As grades da varanda podem ser forjadas, com vários padrões de aberturas. Na construção dessas varandas, são utilizadas vigas com seção de 10x20 cm.
As vigas de uma fachada de pedra são colocadas a uma profundidade de mais de 25 cm e são fixadas com parafusos ou cantos de metal. Na consola são fixados racks dispostos verticalmente com uma secção de 4x10 cm, bem como tábuas longitudinais de 5x10 cm, chão colocado e corrimãos erguidos. Ao construir varandas de madeira, é imprescindível que a madeira seja processada com compostos especiais.
Canopy da varanda
Uma varanda aberta precisa de opções adicionais. Um deles é o chamado toldo ou toldo. Dependendo do tipo, a estrutura pode se tornar uma cobertura de verão ou um toldo dobrável que protege o ambiente dos raios escaldantes do sol ou da chuva de verão. Os produtos desse plano podem ser lacônicos e complexos, alguns deles, se necessário, podem ser enrolados em um cassete ou escondidos sob uma viseira.
As estruturas suspensas são feitas de ardósia, ondulina, policarbonato, papelão ondulado e telhas de metal. Os sistemas articulados diferem em suas características. Alguns deles são capazes de suprimir os níveis de ruído, enquanto outros são mais duráveis e imunes à radiação ultravioleta. As viseiras podem diferir em design e, além das variações do toldo, podem ser simples, frontais, abobadadas ou arqueadas.
As opções de inclinação única são consideradas as mais simples e orçamentárias. Seu ângulo de inclinação é formado por suportes triangulares aos quais o telhado é fixado. As contrapartes de empena são mais complexas, parecem um telhado de duas águas, são boas para uma varanda em ângulo. Uma característica distintiva dessas modificações é sua resistência e resistência às intempéries, o que resolverá o problema de acúmulo de neve no telhado.
Os toldos são concebidos de forma a não permitirem que pingos de gelo e camadas de neve se acumulem na estrutura da varanda. Eles são bastante variáveis em soluções de design e engenharia e têm muitas vantagens. Os dosséis em cúpula são considerados caros, mas são mais difíceis de trabalhar.
Os modelos arqueados são fáceis de instalar, muito funcionais e costumam ter um design atraente.
Localização
A localização da varanda em uma casa particular pode ser diferente. A estrutura pode ser erguida:
- numa das fachadas principais, onde ficará ao abrigo da precipitação por uma saliência frontal;
- no segundo andar, junto à fachada lateral;
- na fachada principal acima do alpendre;
- sob o telhado do segundo andar no sótão;
- na inclinação do telhado no piso do sótão.
A varanda pode estar localizada acima do terraço, pode fazer parte da sala. Às vezes, o interior implica sua combinação parcial com a sala adjacente. Como resultado, esses projetos podem aumentar significativamente as possibilidades de planejamento de interiores. É indesejável construir uma varanda no lado voltado para o norte. Como regra, esses quartos já estão escuros e, juntamente com uma varanda, parecerão um reino das trevas.
A varanda localizada no telhado pode ser frontal e telhado. As variantes desses tipos são salientes e recuadas, semelhantes a um pequeno terraço. Além disso, a varanda pode ser uma extensão de "janela de varanda".
Ao erigir uma sacada de empena, uma das empenas é construída mais profundamente na proporção da largura desejada da varanda. No acabamento da cobertura, é utilizado um sistema de caibro.
Na instalação de uma extensão de varanda tipo telhado, uma abertura é criada no próprio telhado, portas ou uma porta são montadas. Eles criam paredes laterais, isolam o piso do sótão, impermeabilizam-no e, em seguida, apertam-no. A janela da varanda tem caixilhos, um dos quais é parapeito e o outro serve de dossel. Devido às dobradiças, a faixa inferior pode realizar movimentos translacionais ou ser fixada em uma determinada posição.
Decoração e idéias de decoração
O design da varanda pode ser muito diversificado. O design do espaço da varanda pode ser um aberto comum, com grades de ferro forjado, bem como francês, que é uma varanda envidraçada com grandes janelas. Na verdade, trata-se de uma varanda, cujas janelas são ao mesmo tempo as paredes do espaço da varanda. Este design parece incomum e elegante, mas não pode ser chamado de prático. As janelas grandes têm que ser limpas com mais frequência devido à grande quantidade de poeira e sujeira na superfície de vidro das próprias aberturas.
A vista externa da varanda determina em grande parte a estética de toda a habitação, embora nem todo proprietário acredite que seja necessário acabá-la pelo lado de fora. Plástico, ripas de PVC, painéis e revestimento de vinil são usados como revestimento externo. Os materiais podem variar no tipo de fixação, características externas e preço.
As grades das varandas abertas podem ser entalhadas em madeira, além disso, as grades são feitas de pedra, aço forjado e inoxidável, plástico e vidro. As composições podem ser combinadas; ferro fundido e alumínio também são usados na produção. O tipo de material é selecionado levando-se em consideração a compatibilidade com a própria fachada, pois é necessário enfatizar o estilo geral com que a estrutura arquitetônica é feita.
A altura dos trilhos da varanda geralmente atinge o meio da altura de um adulto. A largura das cercas, de acordo com as normas estabelecidas, deve ser de no mínimo 10 cm.
As paredes internas podem ser de madeira, pintadas, de concreto ou folheadas. Em estruturas de concreto, há mais possibilidades de decorar o espaço da varanda, pois a árvore encolhe durante todo o período de operação. Dependendo do desejo e da ideia do projeto, as paredes (ou uma delas) podem ser designadas com papel de parede, painéis plásticos, gesso, folheados, clínquer e pedras decorativas.
O chão pode ser de madeira, às vezes é forrado de carpete, em outras é acabado com ladrilhos com efeito antiderrapante. No interior, colocam mobília compacta ou elementos de mobília tipo parede com função de dobragem.
Exemplos de sucesso
Oferecemos 10 ideias interessantes para o design de interiores da varanda de uma casa privada ou de campo.
- Um exemplo de um espaço de varanda lindamente decorado em cores claras.
- Opção interior do prolongamento em cores naturais.
- Um projeto de design de estilo moderno, concretizado na varanda de uma casa privada.
- Varanda francesa de uma casa privada com bastante ar.
- Um exemplo de arranjo de um espaço de varanda com a criação de um canto aconchegante.
- Projeto de criação de área de lazer compacta na varanda.
- A personificação das tendências modernas na disposição da varanda de uma casa privada.
- Um exemplo de uso racional de móveis no interior de um pequeno espaço.
- Extensão da varanda de uma casa de campo com pedra decorativa.
- Zoneamento do espaço da varanda com um interior discreto.