Tule na varanda: tipos, dicas de escolha e colocação
Certamente todos concordarão que as janelas sem tule parecem solitárias e o interior parece inacabado. No entanto, se estamos habituados a decorar todas as janelas com cortinas, às vezes esquecemos de prestar a devida atenção ao desenho das cortinas da varanda ou loggia. O material deste artigo irá informá-lo sobre o que são cortinas de tule e como podem ser penduradas.
Requisitos primários
Independentemente do tipo de tela prevista para ser pendurada nas janelas das sacadas, as cortinas devem obedecer a certas regras. Por exemplo, eles:
- não deve ser muito denso, reduzindo significativamente o nível de fluxo luminoso que vem da rua para a sala;
- não pode ser desnecessariamente longo, pois isso irá contradizer as normas de segurança de uma pessoa na varanda;
- deve ser predominantemente claro, já que os escuros irão reduzir instantaneamente o nível de luz natural na sala;
- devem ser práticos e, se possível, resistentes à radiação ultravioleta, caso contrário, queimarão rapidamente;
- não deve ser muito pomposo, visto que a área da varanda ou loggia é limitada;
- deve fornecer métodos convenientes de abertura e fechamento, embora às vezes possam ser fixos.
Variedades
As tendências da moda da nova temporada sugerem recorrer a cortinas de tule nos mais variados cortes. Por exemplo, produtos para decoração de uma varanda ou loggia podem ser feitos na forma:
- Painéis japoneses (modelos de um tipo liso de largura métrica sem dobras);
- Cortinas austríacas (cortinas com vieiras drapeadas na parte inferior e painel reto na parte superior);
- francês (painéis drapeados ao longo de todo o seu comprimento na forma de exuberantes cortinas recortadas);
- Cortinas de londres (modelos com raras vieiras, geralmente não mais do que três, que são coletadas apenas do fundo, e mesmo assim não muito magnificamente);
- Modelos romanos (cortinas modernas de comprimento curto, tipo levantamento, juntando-se em dobras da mesma largura e comprimento);
- cortina de rolo (modelos com haste transversal especial, ou ainda cassete em que o tecido fica escondido quando a janela é aberta);
- plissado (cortinas de comprimento curto, que podem ser abertas de cima para baixo e de baixo para cima, tendo um mecanismo de transformação segundo o princípio de uma sanfona);
- cortinas de vitral (que são pendurados em vidros, formando certas composições de cortina);
- modelos de café (diferenciando-se não muito longo e com base retangular de painéis que não cobrem totalmente a janela);
- clássicos inesquecíveis (telas retangulares comuns de tecido, que podem ter fechos em forma de ilhós, laços ou fita de cortina).
Materiais (editar)
O tule moderno é feito de diferentes matérias-primas, os tecidos podem ser totalmente naturais, sintéticos ou mistos. Ao mesmo tempo, os melhores tipos de cortinas para uma varanda são aqueles feitos de fibras combinadas. Em comparação com os naturais, não são tão marcantes, são resistentes ao enrugamento, ao desbotamento ao sol, não têm medo de encolher durante a lavagem.
De acordo com as tendências da moda desta temporada em materiais prioritários com uma textura incomum. A base da "invulgaridade" pode ser o tipo de tecido: pode combinar fios de diferentes espessuras, texturas e composições. Isso permite criar, por exemplo, um efeito de chuva único, que é considerado um dos mais modernos da atualidade. Além do mais, tule com brilho na moda, por exemplo: pérola, madrepérola, camaleão, mudança de tonalidade em diferentes ângulos de visão.
O tecido de tule pode ser lacônico ou elegante. Dependendo do estilo de interior escolhido como base para a concepção de uma divisão com varanda adjacente (loggia), a escolha pode ser feita em favor de cortinas lisas simples ou painéis com efeito ombre. Além disso, a guarnição bordada está na moda (na parte inferior do tule, em toda a sua área). Também estão na moda produtos com miçangas, além de lantejoulas, uma orla crespa no fundo da tela.
Organza não é tão popular nesta temporada quanto os modelos de malha, caracterizados por uma trama esparsa de fios que cria um efeito de linho. As texturas com nós estão entrando na moda: este tule é considerado um dos mais espetaculares e frescos da atualidade. O véu deve ser elegante hoje, porém, se o estilo exige decisões rígidas, você terá que obedecer escolhendo modelos para um tipo específico de fixação.
Cores e padrões
Para decorar a varanda, pode-se levar tule de várias cores: branco, azul, rosado, bege, leite, creme. Marfim, pêssego, damasco claro, pistache clareado e creme também estão em voga. Se um cômodo com uma varanda adjacente for inundado de luz solar, você pode comprar tule em tom turquesa claro, tom de sol ou roxo claro para decorar as janelas da varanda.
Não está na moda apenas cortinas lisas - estão ganhando popularidade os produtos feitos de telas em listras médias (longitudinais e transversais), flores e uma gaiola. Algumas pessoas preferem estampas com borboletas, folhas ou galhos de plantas. À venda você pode encontrar modelos com orifícios ornamentados, monogramas e padrões de damasco. Quanto às flores, hoje as estampas com o tema prado (por exemplo, camomila) estão na moda.
Nuances de estilística
Tule no interior de qualquer sala pode indicar uma certa ideia estilística. A mesma regra se aplica a modelos para loggias. Considerando que as janelas da sacada e da sala devem ser do mesmo estilo, a escolha deve ser correta. Por exemplo, se o minimalismo é a base do estilo, na hora de comprar painéis é preciso estar atento à sua funcionalidade e à ausência de tudo que é supérfluo.
Na verdade, trata-se de cortinas translúcidas simples com dobradiças ou fitas. O tecido pode ser fosco ou com um brilho cetim característico.
Não são necessários padrões desnecessários: os têxteis devem ser monocromáticos e sua forma deve ser retangular. Não são necessárias cortinas, mas dobras longitudinais são bastante apropriadas.
Material de tule para instruções de projeto, como país ou provença, pelo contrário, deve ser estampado, pois são os desenhos no tecido que são a marca desses estilos de interiores. Quanto ao tipo de corte, o estilo pode ser, por exemplo, clássico nos ilhós, romano ou londrino, mas não longo. O aspecto do tule deve dar uma certa simplicidade rústica. Motivos vegetais, uma cela discreta ou uma tira de tamanho médio são bem-vindos.
Tendências de interiores clássicos os designs precisam de uma elegância especial. Claro, as cortinas clássicas nas janelas de uma varanda ou loggia ficam melhor quando esta parte da arquitetura está conectada ao cômodo principal: são modelos austríacos, franceses e londrinos. Muitas vezes, este tule é combinado com um contrastante, o que permite adicionar um clima especial ao design de interiores.
Como escolher e colocar?
Ao escolher uma opção de tule para a sua varanda, é necessário levar em consideração uma série de nuances. Por exemplo, pode ser sólido ou separado para cada seção. Via de regra, as janelas da varanda deverão ser abertas para ventilar o ambiente, e, portanto, um painel sólido pode não parecer o mais conveniente de usar.
- Os produtos são comprados levando-se em consideração as dimensões aproximadas, medindo-se as esquadrias da varanda (loggia) antes de comprar.
- A cor dos painéis é compatível com o design geral do fundo do interior.
- Se dobras frequentes forem concebidas, a largura do painel na janela será duplicada.
- Se houver muitos pequenos detalhes na sala, tente usar cortinas de tule monofônicas.
- Se a varanda ou loggia estiver ligada ao quarto, eles assumem estilos de tal comprimento que não interferem com os móveis instalados perto das janelas.
- Se um canto de trabalho é organizado na loggia, eles tentam levar produtos que não roubem muita luz.
- O tecido do tule deve corresponder ao estado do interior da sala próxima. O barato não parece harmonioso com o caro.
Ao comprar, considere a praticidade. Se houver mobília na sala combinada perto das janelas, é impróprio levar tule com fios soltos entrelaçados.
Você pode pendurar lindamente cortinas de tule nas janelas de uma varanda ou loggia de várias maneiras, por exemplo:
- geralmente sem pegar com agarras;
- usando alças e formando com sua ajuda a forma do topo da ampulheta;
- vitrais (ampulheta), conectando no centro com fitas, laços, ligas;
- recolher uma única tela em caudas e decorar o fundo com vieiras, puxando o comprimento do tecido por meio de cordas costuradas;
- criação de uma composição em arco de cortina com ajuda de tule austríaco;
- usando modelos com hastes para cada janela, decorando-as com fitas na parte inferior;
- alternância de painéis monocromáticos e coloridos, utilizando modelos de vitrais ou produtos com fixação inferior na moldura;
- recolher o painel ao centro em semicírculo, utilizando esta técnica em cortinas separadas para cada janela.
Uso de ganchos de design para decoração de cortinas (por exemplo, na forma de figuras estilizadas).
Para obter informações sobre como puxar a corda e pendurar o tule na loggia, veja o próximo vídeo.