Qual é a diferença entre uma varanda e uma loggia?
Neste artigo, discutiremos um problema importante e um conceito errado que muitas pessoas enfrentam. Estamos falando de varandas e galerias. Para a maioria das pessoas, essas coisas são sinônimos, mas, na verdade, há uma grande diferença entre as duas, tanto na estrutura em si quanto no design.
Definições de conceitos
Primeiro, vamos examinar as definições que são mais bem apresentadas no SNiP (códigos e regulamentos de construção).
- Varanda - plataforma fortificada projetando-se do plano da parede da casa. Simplificando, é uma estrutura externa fora das paredes da casa.
- A varanda não pode aumentar a área da divisão a que está contígua, por se tratar de uma zona não residencial.
- O quarto é menos funcional do que a loggia.
- Incapacidade de instalar aquecimento.
- Loggia é um espaço construído na área da casa. Ou seja, esta é uma sala que não só não vai além da fachada, mas também faz parte dela.
Se considerarmos as definições pelo significado das palavras, então a varanda significa uma viga, uma vez que nessas vigas está presa à fachada do edifício. A palavra "loggia" é italiana - loggia, que significa "quarto", pois pode até ser equipada com quartos separados.
Na legislação da Federação Russa, também existem condições para a recusa de trabalhar em certas circunstâncias para adicionar uma varanda:
- se a estrutura anexada pode levar a uma violação da integridade da fachada do edifício;
- a aparência externa da extensão que se distingue da fachada do edifício;
- a possibilidade de deterioração das condições de vida dos vizinhos.
Se os padrões necessários não forem observados, há uma multa de 1 a 2,5 mil rublos de acordo com o Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa e compulsão para retornar tudo ao seu estado anterior. De acordo com as normas do Código de Habitação da Federação Russa, é proibido reconstruir a fachada de um edifício, o que pode levar à destruição da estrutura ou prejudicar os vizinhos ou o próprio edifício.
Existem soluções, por exemplo, combinar alguns quartos ou espaço com uma varanda demolindo as divisórias da porta e do peitoril da janela, o que não representará qualquer perigo, e ao mesmo tempo os quartos serão combinados.
Considerando o lado da lei da loggia, não há pontos especiais aqui. Uma vez que este quarto é considerado parte da sua casa, não são necessárias condições especiais para remodelação.
Se levarmos em consideração os vários tipos de sacadas e galerias (sobre eles mais tarde), nem todas as sacadas podem apresentar algum tipo de perigo. Também depende do tipo de montagem. É necessário levar em consideração os métodos de operação. Se a varanda contiver coisas desnecessárias em seu território e estiver sobrecarregada, essa estrutura pode simplesmente desabar no futuro e causar danos não apenas ao proprietário, mas também aos vizinhos e outras pessoas.
Diferença nos recursos de design
Como dito anteriormente, a varanda fica do lado de fora e a loggia está do lado de dentro. A principal característica é a própria forma. Se a varanda tiver 3 lados visíveis (frontal e dois lados), a loggia terá apenas um (frontal), exceto a loggia do canto, onde existem dois lados. E também as estruturas podem ser abertas, ou seja, não têm teto.
A grande diferença é estabilidade e confiabilidade. A loggia, por exemplo, tem paredes laterais, que são um suporte de altíssima qualidade. A varanda não tem essas paredes, então a estrutura em si é menos confiável e estável.
Outro critério são as condições de aquecimento difíceis. Para aquecer uma varanda, deve ser envidraçada e aplicar condições especiais de instalação. É muito mais fácil aquecer a loggia, porque ela já está no próprio edifício e essas diferenças estão a seu favor.
Por lei, a varanda pode representar uma ameaça para o próprio edifício, enquanto a loggia é o interior do edifício e não representa qualquer perigo.
Devido à resistência diferente, a loggia tem a possibilidade de amplo arranjo. Você pode instalar o equipamento nela, manter a mobília nela, existem outras características que são insolúveis na varanda, já que o peso excessivo diminui a já baixa confiabilidade.
Nuances para uma possível remodelação da casa
Se você quer expandir seu quarto, então para isso você precisa tentar. Em primeiro lugar, isso terá de ser coordenado com a inspeção habitacional local. Existem algumas condições a serem consideradas durante o redesenvolvimento. Por exemplo, é proibido:
- expansão da porta;
- reduzindo a lacuna entre a porta;
- qualquer transferência de baterias de alojamentos.
Para redesenvolvimento, você também precisará coletar os documentos necessários, incluindo:
- passaporte da pessoa que iniciou a reforma;
- passaporte técnico das instalações;
- a presença de croquis ou projetos que comprovem que a reforma não prejudicará a integridade do prédio e será totalmente segura;
- conformidade com os requisitos regulamentares;
- confirmação da propriedade do requerente;
- consentimento por escrito de todos os membros da família que estejam registrados no apartamento (mesmo que a pessoa não more nele, então sua permissão ainda é necessária).
Existem outras listas de documentos e condições, mas podem mudar dependendo de circunstâncias especiais, por exemplo, o estado atual do edifício e da habitação.
Diferença de área
No cálculo da área de uma habitação para estas estruturas, existem fatores de redução que vão ajudar a distinguir o valor desses edifícios para venda. Uma vez que o território dessas instalações não é considerado residencial, então, no cálculo do custo, este cálculo específico pode fazer uma diferença significativa.
Para uma varanda, esse coeficiente é 0,5, e para uma loggia - 0,3, ou seja, vender uma casa / apartamento com uma loggia é mais lucrativo.
Recentemente, os designers encontraram um meio-termo e começaram a criar balcões-galerias.A vantagem deles é que metade do terreno fica dentro do prédio e a outra metade fora. Assim, acabou conseguindo, ao mesmo tempo, confiabilidade e espaço fora de casa.
A área da varanda é maior, o que é uma das principais vantagens em relação à loggia e dá mais espaço para várias ideias e panelas.
Deve-se destacar que a área de alguns deles é determinada pela espécie. Por exemplo, a chamada versão francesa não tem área nenhuma, pois é apenas um pequeno elemento em forma de cerca.
Em novos edifícios modernos, também acontece que uma sala é escrita de acordo com os documentos, mas na verdade é completamente diferente. Graças ao DDU (acordo de participação acionária), você pode determinar qual estrutura deve ser indicada nos documentos.
Além da francesa, existem outros tipos de varandas, por exemplo:
- forjado - uma pequena área que parece um elemento de decoração e que não é uma estrutura grande e volumosa;
- típica - é padrão para a maioria dos edifícios e estruturas modernas, tem uma grande área em comparação com as opções francesas e forjadas.
E também se distinguem pelo tipo de dispositivo.
- Articulada - preso por fechos separados. Não possui suporte sob ela, o que possibilita a instalação dessa estrutura em qualquer piso.
- Em anexo - uma estrutura cujos dois suportes são fixados por baixo, mas ao mesmo tempo o espaço por baixo é livre. Essas estruturas muitas vezes podem ser vistas no primeiro ou no segundo andar.
- Em anexo - uma opção frequente para os primeiros andares. A principal característica deste tipo de estrutura é a presença de fechos de suporte na fachada do edifício, tanto na parte lateral das paredes como na parte frontal.
As varandas podem ser retangulares ou triangulares, o que pode falar delas como um elemento decorativo.
Se falarmos sobre os tipos de loggias, os seguintes tipos podem ser observados:
- embutido - os mais comuns estão localizados inteiramente no prédio;
- canto - ter uma cerca apenas em dois lados, e os outros dois ficam livres;
- controlo remoto - apoie-se em vigas adicionais que podem ser fixadas nas paredes do edifício.
Principalmente as loggias são retangulares ou triangulares.
Dependendo do tipo de construção, o nível de perigo também pode ser determinado. O estilo francês, por exemplo, não representa perigo por si mesmo, pois não cria pressão. Forjado em comparação com o padrão tem uma carga menor na fachada do prédio.
Design e estilo
É interessante discutir o próprio design desses dispositivos. Recentemente, eles têm sido feitos principalmente de vidro e plástico. Os acabamentos feitos de madeira de diferentes cores e tipos parecem muito elegantes. Em primeiro lugar, você precisa ampliar o tamanho de sua estrutura. Loggias são redondas, quadradas e retangulares, portanto é necessário selecionar o mobiliário adequado.
A maioria das opções de design está associada à presença de vegetação: várias árvores anãs, plantas cultivadas. O fato é que há mais luz na varanda do que na loggia. Portanto, você deve escolher as plantas por seu amor ao calor. Como mencionado anteriormente, o aquecimento não pode ser instalado lá, esta também é uma informação muito importante para a presença de plantas como item decorativo.
Vamos falar sobre móveis. Uma vez que é impossível ter muitos móveis na varanda ou loggia (isso pode levar a sobrecarga e consequente desabamento), o interior não precisa ser muito volumoso. Você sempre pode fazer uma vista interior bonita e ao mesmo tempo leve (no sentido literal).
As varandas parecem muito bonitas, que são decoradas como quartos separados. Além da beleza, este quarto também proporcionará uma oportunidade de se divertir ao lado da rua.
As opções abertas oferecem a oportunidade de estar ao ar livre, que pode ser usado como um grande ambiente externo. Uma boa opção seria ter uma mesa, cadeiras ou outro local para relaxar.Se uma pessoa mora em uma casa, isso não significa que ela não possa descansar ao ar livre. Embora este não seja um lugar tão grande quanto um gazebo em seu prédio, ele pode ser perfeitamente organizado.
O que é melhor?
Vamos abordar um dos tópicos principais: o que é melhor - uma loggia ou uma varanda.
Não há uma resposta única, uma vez que essas edificações precisam ser consideradas do ponto de vista do uso dessa área. O fato é que a sala com varanda pode ser usada de forma mais funcional devido à área maior, que é notada no SNiP. Por exemplo, você pode criar um pequeno jardim lá.
Uma loggia é melhor, em primeiro lugar, porque é mais segura. Além disso, faz parte da casa e pode ser configurada como uma divisão separada. Outra vantagem, não menos significativa, é a possibilidade de instalar aquecimento. Isso faz da loggia um lugar onde você pode se divertir, independentemente do clima e do envidraçamento. O número de ideias e estilos diferentes é muito grande, então cada proprietário poderá escolher o seu.
Vale a pena falar sobre o preço, ou seja, a diferença nas transações imobiliárias. Um apartamento com uma loggia custará mais caro, e isso sugere que é melhor ter uma loggia. Isso deve ser levado em consideração não apenas na vida cotidiana, mas também nas diversas transações imobiliárias. Ambas as instalações são propriedade do proprietário do apartamento, pelo que deve estar atento aos factores de redução.
Vamos analisar a presença de um fator de risco. Isso é muito importante, pois afeta diretamente a segurança do edifício. As varandas podem ser perigosas para os vizinhos e até para os transeuntes comuns. Houve muitos acidentes quando eles desabaram e trouxeram muitos problemas.
Nesse sentido, as loggias são muito mais seguras.... Eles estão localizados dentro da fachada e têm um suporte muito bom, o que garante que a loggia não vá a lugar nenhum e não desabará. Estrutura confiável, operação fácil e a capacidade de transformar a loggia em um cômodo adicional da casa tornam esses edifícios específicos preferíveis.
Você também pode considerar opções como, por exemplo, uma varanda-loggia. Em novos edifícios, como já mencionado, as opções combinadas estão agora sendo feitas. A sua superioridade é que são fiáveis (devido ao facto de metade da sua base estar na casa, sendo menor a probabilidade de desabamento) e possuírem uma área maior, pois a outra metade se estende para além da fachada da casa. Podem equipar aquecimento, fazer uma divisão separada, mas ao mesmo tempo têm mais espaço para as suas ações criativas.
A maioria dos especialistas também afirma que é melhor ter uma loggia em um apartamento. Embora seja mais caro, é mais fácil e seguro.
Descobrimos quais são as principais diferenças, quais são as vantagens e desvantagens destes edifícios uns sobre os outros. Resumindo, respondendo à pergunta principal - como eles diferem, podemos dizer que a loggia está dentro da fachada, e a varanda externa é uma extensão separada. O principal é que o funcionamento de tais instalações deve ser levado a sério, e em caso de remodelação, concordar imediatamente em tudo e não colocar em perigo o edifício e outras pessoas.
Mais claramente sobre como uma varanda difere de uma loggia, veja abaixo.