Varanda aberta: opções de acabamento e ideias de design
Uma varanda aberta, mesmo muito pequena, é o sonho de muitos, muitos proprietários de apartamentos e casas. O que é perfeitamente compreensível, porque na estação quente (que pode incluir tanto maio como o início do outono), um lugar aconchegante pode ser organizado neste pequeno território. Você parece já estar na rua, mas ainda está em sua casa. Se você já tem essa varanda, a questão do seu aprimoramento pode ser relevante.
Vantagens e desvantagens
Você pode começar com os pontos negativos, já que é impossível escondê-los. Uma varanda aberta sem vidros não é, a priori, uma área quente. No verão, você pode tomar um chá na varanda e aproveitar o clima maravilhoso sem sair de casa. Mas em outros meses, essa área não é mais tão boa. além do mais contribui incomensuravelmente mais para o acúmulo de poeira, detritos, precipitação do que um espaço fechado.
Finalmente, a varanda aberta não é protegida de ladrões, é impossível secar totalmente a roupa sem medo de chuva. E uma varanda fechada é mais fácil de imaginar como uma pequena sala autossuficiente do que um espaço aberto.
Quais são as vantagens de uma varanda aberta:
- você pode até tomar sol na varanda aberta no verão;
- você pode secar sua roupa muito rapidamente em dias de sol;
- para demonstrar decoração floral - esta é a melhor opção;
- a varanda pode ser lindamente decorada e ficará visível a todos os transeuntes;
- esta é a forma mais rápida de sair para a rua.
Finalmente, se você comprou uma casa com uma varanda aberta, então ou terá que investir muito dinheiro e esforço na sua envidraçamento, ou simplesmente deixar o tipo de varanda igual, mas pensar na sua disposição.
Não se pode dizer inequivocamente que uma varanda aberta perde para uma fechada em todos os aspectos.Existem maravilhosos exemplos de desenho de uma estrutura aberta que impressionam, inspiram e fazem com que se arrependa de não ser o dono de tal varanda.
Tipos de estruturas
Uma varanda é uma plataforma que se projeta da fachada do edifício a uma certa distância. O local é cercado com corrimãos ao longo do perímetro. A profundidade padrão do local é de 1-1,6 m. Toda a estrutura consiste em uma laje horizontal de concreto armado, cercas e fixadores adicionais.
As varandas são:
- em vigas cantilever - estes são usados em casas antigas, a placa de base é suportada por vigas de concreto armado ou cantilever de metal, que são embutidas na parede a uma certa profundidade (não inferior a 38 cm);
- em laje de concreto armado cantilever - o projeto é semelhante ao da primeira opção, apenas o papel da placa de base foi para uma placa contida em cantiléver, estas são normalmente instaladas em edifícios de alvenaria;
- com suportes externos - permite fazer varandas de grandes dimensões, colunas ou colchetes servirem de suportes adicionais;
- em anexo - são fixados à fachada do edifício com apoios laterais e, para reduzir a carga na parede, utilizam-se postes frontais;
- em anexo - essas estruturas são fixadas com consoles de carga, esta estrutura também mantém uma ênfase nos pilares dianteiros;
- articulado - e estas varandas parecem ficar “penduradas” na fachada da casa com a ajuda de fechos especiais na parede.
Independentemente do tipo de construção, pode transformar a varanda no recanto mais aconchegante da casa. Como fazer isso, continue lendo.
Decoração viseira
Se a varanda estiver aberta, a organização da viseira acima dela com certeza será para o bem do local. A viseira organiza a protecção da chuva, torna mais lacónica uma varanda sem tecto, ajuda a fechar visualmente o seu espaço. E a viseira também protege quem tem um descanso na varanda da exposição excessiva prejudicial à radiação ultravioleta, evita que a neve se acumule na varanda no inverno, protege de entulhos e sujeira.
A construção padrão da viseira pode ser considerada uma moldura mais um material de cobertura. Devo dizer que viseira e telhado de varanda não são a mesma coisa. A viseira está sempre fixada no lado externo da sacada, parece uma continuação da estrutura. Os telhados são fixados na parede de suporte ou montados em suportes especiais.
Para projetar um dossel de empena, o seguinte pode ser usado:
- papelão ondulado;
- ardósia;
- copo;
- folhas de carbonato.
O dossel tipo empena lembra um telhado clássico. Este design ficará bem quando inicialmente pequeno. Uma viseira decorada com elementos forjados será atraente. A forma arqueada da viseira também é interessante, mas forjada também é preferível.
Uma versão bem conhecida da viseira para uma varanda aberta é um design à la marquise. Protegerá bem o local da precipitação, e os tecidos para o toldo podem ser bem diferentes, com características estéticas elevadas.
Opções de acabamento de interiores
Pode haver muitas perguntas sobre o acabamento. Uma das primeiras é a mesa de piso. O revestimento do piso entrará em contato com a precipitação e as oscilações de temperatura. Portanto, terminar o piso é uma tarefa séria. Normalmente é resolvido em etapas: primeiro, dois tipos de malha de reforço são colocados, depois as balizas são instaladas, uma mistura de cimento-areia é diluída, uma mesa é puxada para fora.
A próxima pergunta é o que exatamente colocar no chão. A opção mais conveniente seria azulejo de cerâmica, que se destina ao uso ao ar livre. O ladrilho deve ser necessariamente seguro: ter uma superfície rugosa e antiderrapante. Onde o piso encontra a parede, é imperativo instalar borda de cerâmica. Isso evitará que a água entre no espaço entre a mesa e a parede.
Alguns proprietários decidem colocar sob uma mesa cabo térmico. Quando o sistema inteligente estiver conectado, a temperatura da superfície do local será superior à temperatura de derretimento da neve, o que significa que nenhum gelo perigoso permanecerá na superfície.
O revestimento / revestimento da parede pode implicar no uso de:
- ladrilhos cerâmicos com superfície brilhante, o que economizará tempo na limpeza das paredes, pois sujeira e poeira ficam mal retidas no brilho;
- imitação de pedra natural - não é fácil colocá-la, mas a aparência está além do elogio;
- gesso decorativo - se a fachada da casa também for coberta com ele, a decisão é totalmente lógica.
E também as paredes podem ser revestidas com revestimento, é mais resistente ao desgaste do que, por exemplo, o plástico, mas menos caro do que a madeira.
Você também pode decorar a varanda com uma placa de terraço. O deck é, na verdade, um acabamento universal, pois pode ser colocado tanto em áreas externas quanto internas.... E mesmo em sua versatilidade, pode se tornar o acabamento de paredes, pisos e cercas. Além disso, este material resistente às intempéries parece muito moderno.
Como equipar?
O que você definitivamente não pode fazer é bagunçar a varanda com móveis. Por exemplo, se você colocar um guarda-roupa volumoso nele, você nem mesmo terá que falar sobre uma composição interna esguia. Uma mesa e duas ou três cadeiras são a melhor opção. Se uma mesa completa não couber na varanda, você provavelmente poderá colocar algo como um mini-sofá nela. E a mesa pode ser, aliás, dobrável.
Paletes, pequenos armários, móveis de verão em vime, mesas de centro, bancos com almofadas para o conforto dos assentos - tudo isso pode ser adaptado para um arranjo de varanda barato, mas bonito. As prateleiras e racks podem ser permanentes ao ar livre ou sazonais. Muitas vezes, os proprietários de varandas revivem móveis antigos de pequena dimensão, o que acaba por ser muito útil no território da varanda.
Opções de decoração
A decoração da varanda está longe de ser a última coisa a que você precisa prestar atenção ao organizar este local. Por exemplo, jardinagem: a percepção da varanda ou loggia como um todo depende de sua persuasão, relevância, estética. Em um apartamento, em uma casa, na cidade, no campo, você pode organizar uma varanda com vegetação de maneiras completamente diferentes.
Decorar uma varanda com flores sugere uma série de nuances.
- Uso de plantas de acordo com a localização do local... Se a luz solar direta estiver constantemente na varanda, ela pode prejudicar um determinado grupo de plantas.
- Opção de paisagismo conveniente - trepadeiras, eles protegem peculiarmente a varanda da poeira e do barulho da rua, dos raios solares no calor. Esse canto verde é lindo entre asfalto e concreto.
- Um jardim de flores na varanda já é uma decoração volumosa. Portanto, se for adjacente a móveis grandes, você terá uma sobrecarga visual. Móveis forjados, transparentes e inteiros combinam bem com a vegetação. Se você tem uma mesa e cadeiras de plástico, esta é uma opção para os meses mais quentes.
Os têxteis são uma bela peça de decoração. Ele é capaz de decorar até mesmo um espaço aparentemente modesto. Travesseiros aconchegantes que deixarão as cadeiras mais confortáveis, cobertores, guardanapos de tecido e corredores sobre a mesa fazem da varanda um verdadeiro paraíso.
Não tenha medo de decoração feita à mão ou de ideias interessantes e divertidas... Por exemplo, algodão e outras guirlandas na varanda parecem de forma que este lugar não pode, a priori, ser associado a algo econômico e deprimente. Você pode decorar as paredes da varanda com pôsteres, painéis, quadros em um barbante, nos quais você pode escrever com giz, e assim por diante. À noite, a varanda pode ser decorada com velas em grandes vasos de castiçal. O chá da tarde em um lugar assim será especialmente saboroso.
Ideias interessantes de design de interiores
A seleção a seguir contém as mais belas varandas abertas, exemplos das quais podem inspirar seus próprios designs "Everest".
Veja 10 aconchegantes varandas ao ar livre.
- É lindo em sua simplicidade e elegância. A mesa e as duas cadeiras não parecem volumosas, as flores refletem a ideia do autor melhor do que qualquer decoração de loja, lâmpadas e lanternas adicionam aconchego.
- Uma pequena varanda com possibilidades não mínimas. Imagine como é bom estar em um local assim depois do trabalho, tire os sapatos, suba em uma cadeira e beba um café particularmente aromático ao ar livre. Tudo é lindo, apropriado, verde e não exige grandes gastos.
- Paletes, tapetes baratos, flores do tipo faça você mesmo - quem não pode fazer isso... E se você também costura capas de travesseiro "engraçadas", então o lugar para revistas matinais e drinks revigorantes será simplesmente perfeito. A opção mais orçamentária.
- Este tipo de arranjo de uma varanda aberta mostra que mesmo reuniões "mais de duas" podem ser organizadas em tal lugar. Com bom tempo, todas as refeições podem ser transferidas com segurança para este território acolhedor.
- Beleza incondicional, onde cada centímetro é decorado com amor. Tanto as velas quanto as guirlandas tornam as noites nessa varanda incrivelmente sentimentais. E afinal, se você olhar bem, não há nada complicado aqui.
- Que versão leve e aconchegante - parece que aqui você pode até organizar um sonho para si mesmo em uma noite de verão. Bonito e lacônico, e novamente não há nada complicado, muito caro e impraticável.
- Um lindo lugar sob o telhado. E aqui, de fato, você pode dormir, durante o dia - então com certeza. Uma excelente escolha de plantas e um esquema de cores maravilhoso.
- Uma varanda pode ser bonita não só no verão... Se você adora cor, brilho, variação natural, então incorpore isso em sua varanda aberta.
- Quem se orgulha do tamanho da varanda deve se inspirar nessas opções. A questão de onde receber os convidados durante a estação quente está encerrada.
- E o sofá, a mesa, a iluminação, a decoração e o design floral - tudo aqui é bom, aconchegante, amigo do ambiente... Você vai querer entrar cada vez menos no apartamento.
E há muitos exemplos que valem a pena estar nesta lista. Talvez seu projeto não tenha menos sucesso e seja repleto de conforto.