Decoração de varanda com pedra: características e opções de design
Para a maioria das pessoas, as varandas estão cada vez mais se transformando de um local para armazenar coisas desnecessárias em uma área de lounge original, um local de relaxamento. Não é surpreendente que um dos principais problemas neste caso seja a escolha de um interior adequado, em particular, acabamentos de parede e piso. Junto com o plástico e a madeira populares, a pedra também é usada. Quais são as características do revestimento de pedra da varanda?
Vantagens e desvantagens
A decoração em pedra está sempre associada ao luxo, respeitabilidade e conforto. É ideal para varandas e terraços abertos, varandas. Decorar este último com pedra permite acrescentar notas de um ambiente de campo livre, estilo rancho, nas condições de viver num apartamento citadino.
Esta opção de design está sempre associada a algum tipo de continuidade, conforto, confiabilidade. E, de fato, a pedra de acabamento se distingue por características de resistência aumentadas, não tem medo de temperaturas extremas e é resistente ao fogo.
Contra o pano de fundo das varandas, revestidas por dentro com madeira e plástico (os materiais mais populares), a varanda de "pedra" será favoravelmente diferente, terá um aspecto elegante e único.
No entanto, o material combina bem com ladrilhos cerâmicos, madeira, gesso e outros para decoração de interiores.
A desvantagem do revestimento com pedra (natural ou artificial) é a necessidade de fortalecer as superfícies de trabalho. Se falamos sobre a instalação de pedra natural, então você deve primeiro atingir a uniformidade das superfícies, selecione pedras de um tamanho adequado. Para o seu processamento e preparação são necessárias ferramentas especiais, o que também complica o trabalho e contribui para o aumento do preço.
Se compararmos uma varanda de madeira com um acabamento em pedra, então a segunda opção não pode ser considerada amiga do ambiente. A pedra natural sempre tem um fundo pequeno, mas de radiação. Artificial - contém vários aditivos de origem química (espessantes, corantes).
Visão geral da espécie
Acabamento em pedra é o nome geral para uma opção de design. Essa ideia pode ser incorporada em vários materiais. Considere os principais, cuja utilização permite obter a sensação de que a varanda é recortada em pedra.
Natural
Um material raramente utilizado na decoração de uma varanda. Isso se deve ao seu alto peso e alto custo. Além do mais, a pedra em si requer pré-tratamento antes do uso... Mas mesmo isso não é capaz de cancelar a radiação característica da pedra natural.
Além disso, é suscetível à temperatura e umidade. A instalação de pedra natural requer o reforço obrigatório das superfícies de trabalho, o envolvimento de especialistas com equipamentos especiais.
Decorativo (artificial)
Um material que é o mais próximo possível em sua aparência e textura de uma pedra natural. No entanto, o análogo decorativo é mais leve, mais barato e não tem radiação prejudicial. Pode ser feito na forma de painéis de parede ou elementos individuais.
Devido ao seu desempenho o material decorativo pode ser usado em condições de alta umidade e baixas temperaturas. Possui altas características de combate a incêndio, não tem medo de altas temperaturas, exposição à umidade. Além disso, o material possui altas propriedades de isolamento térmico. Mesmo sem o uso de isolamento, a criação de um revestimento contínuo de pedra decorativa torna a varanda visivelmente mais quente.
Vale ressaltar a segurança biológica e ambiental da pedra artificial. Não apodrece, não se forma bolor na sua superfície, os insectos não começam.
Entre as vantagens está a facilidade de instalação. A instalação não requer habilidades especiais de construção ou ferramentas especiais. A pedra é colada à superfície com um composto especial. Estão à venda elementos retos e angulares, o que também simplifica a instalação do sistema.
Uso de pedra decorativa permitido em uma varanda de qualquer tamanho e estilo. A variedade de opções de cores, imitações permite que você escolha a mais acertada.
Em termos de vida útil, a pedra decorativa é comparável ao período de operação do concreto e do tijolo. É fácil de limpar e resiste a danos mecânicos.
O análogo artificial, por sua vez, também possui diversas variedades. Pode ser uma imitação de uma pedra polida ou natural (com irregularidades). Este último é geralmente uma imitação de granito áspero, quartzo com bordas irregulares, protuberâncias. Pedra polida é grés porcelânico ou granito industrial com aparas de pedra natural na composição.
A aparência do material decorativo também pode ser semelhante a entulho (seixos grossos de rio, pedra selvagem não processada) ou pedra cortada (superfície lisa que imita calcário, arenito), bem como vários tijolos. Quanto aos tons, são cores naturais ou uma paleta brilhante e incomum que não se encontra entre as pedras naturais.
Devemos também mencionar a variedade artificial - o aglomerado. É um material resistente ao gelo à base de granito ou lascas de mármore, o que proporciona maior resistência. É normalmente utilizado para a colocação como revestimento do chão, embora também seja adequado para a decoração de paredes.
De acordo com o formulário de liberação, conforme já mencionado, a pedra artificial pode ter a forma de painéis de parede ou elementos individuais. Os primeiros são mais cómodos de instalar, a sua utilização permite realizar rapidamente o revestimento. O material é fácil de cortar, pode ser fixado em parafusos auto-roscantes ou colado com cola especial (desde que as superfícies de trabalho sejam perfeitamente planas).
No entanto, se você só precisa de elementos individuais e em pequenas quantidades, é mais conveniente selecionar esses elementos de uma vez, em vez de recortá-los do painel.
Os painéis diferem em tamanho.
- Frondoso. O maior, seu comprimento é geralmente de cerca de 2 metros, largura - 1 metro. Ideal para salas grandes com um mínimo de cantos e curvas.
- Ladrilhado. São "ladrilhos" quadrados adequados para o acabamento da parte inferior da varanda (por exemplo, o espaço por baixo das janelas), para uma área limitada. Adequado para iniciantes que fazem o revestimento sozinho, é fisicamente mais fácil corrigi-los do que painéis de parede maiores).
- Cremalheira e pinhão. São painéis do tipo trilhos, de tamanhos diferentes. Conveniente para enfrentar aberturas de janelas e portas.
Opções de design
Na maioria das vezes, não as superfícies sólidas têm acabamento em pedra, mas partes individuais da varanda. A pedra vai bem com gesso e madeira, o que dá uma sensação de aconchego, desenho natural. Como regra, os cantos, as aberturas das janelas e das portas são decorados com pedra. Um interior assim combina bem com plantas verdes, móveis de vime, linho branqueado ou, ao contrário, tecidos de cores vivas.
De forma semelhante, pode-se realizar o revestimento com uma pedra que imita a alvenaria.
Em varandas frias (abertas), recomenda-se o acabamento com pedra na parede adjacente à sala. Em varandas quentes (fechadas), qualquer superfície pode ser revestida com pedra.
Você pode combinar diferentes materiais de acordo com o princípio de semelhança ou contraste de cores. Elementos de pedra mais escuros parecem harmoniosos em paredes claras. Por outro lado, é melhor diluir alvenaria escura com juntas mais claras.
Pedras de tonalidades incomuns são combinadas melhor com análogos de tonalidades naturais mais calmas. Esta solução terá sucesso em interiores ecléticos e orientais, no espírito da Art Déco.
Você pode usar diferentes combinações de pedras... Como regra, uma pedra mais áspera torna-se um detalhe interior. Eles revestem uma das paredes ou decoram aberturas de portas e janelas.
Ao decorar uma varanda com uma pedra, é importante lembrar que quanto mais calma a cor e a textura da pedra, o interior mais claro e complexo você pode selecionar para ela... A mesma regra funciona na direção oposta.
Critérios de seleção de materiais
Ao escolher uma pedra decorativa deve-se prestar atenção à sua composição. Se necessita de uma varanda iluminada, por exemplo, em estilo escandinavo, deve escolher um material à base de cimento branco. Ajudará a recriar o estilo desejado, mas será mais caro.
A opção artificial mais durável - com areia como enchimento... É caracterizado por uma vida útil mais longa, mas também será mais pesado. Esse material exigirá cola especial e, possivelmente, reforço das superfícies de trabalho.
O material artificial à base de gesso é especialmente popular. No entanto, não é adequado para uma loggia, incluindo uma fechada.
Isso se deve à capacidade do gesso de perder suas propriedades operacionais ao entrar em contato com a água e ao aumento do nível de umidade do ambiente. Ao escolher um material à base de gesso, será necessário envernizá-lo após a instalação.
Ao comprar uma pedra decorativa, você precisa avaliar a qualidade do revestimento - não deve ser muito poroso, ter inclusões de elementos estranhos, cor irregular. Materiais tingidos em massa, e não apenas superficialmente, retêm sua cor por mais tempo e não desbotam.
Uma das principais regras para organizar o interior diz - as cores claras tornam o quarto mais espaçoso. Isso também é válido para varandas. Quanto maior for a superfície da pedra, mais clara deve ser a tonalidade.
Para pequenas varandas, é melhor escolher um material menor (tijolo, pedras de tamanho médio). Para galerias espaçosas, pedras de qualquer tamanho são adequadas.
Belos exemplos
Como já foi mencionado, o revestimento de pedra adapta-se bem a qualquer interior.Incluindo - em moderno alta tecnologia, loft. Para essas direções, recomenda-se escolher uma alvenaria de imitação de pedra ou pedras grandes com uma superfície lisa. Surpreendentemente, eles podem até ser combinados com plástico.
Outra versão do lacônico estilo moderno. O destaque do interior é uma parede de tijolo vermelho com um acabamento contrastante. Como complemento, são usados sacos de feijão.
A maioria das paredes é acabada com alvenaria clara, cuja textura é enfatizada por uma parede pintada de granito cinza. É a diferença de texturas, o contraste de cores que chama a atenção. Os holofotes atuam como fontes de luz - outra característica do design.
Talvez uma das opções mais agradáveis para um morador da cidade seja revestimento com tijolos claros, móveis claros, plantas verdes. Preste atenção em como o piso foi escolhido - pequenos ladrilhos de cerâmica colocados na diagonal. O interior é bastante calmo, mas não enfadonho. O verde das plantas atua como acentos brilhantes.
Se o minimalismo está mais próximo de você em espírito, aqui uma das opções possíveis para o interior da varanda. Uma das paredes é decorada com grandes pedras naturais imitando. Tons de cinza-branco tornam a varanda visualmente mais espaçosa, adicionando "ar" ao espaço. Acessórios mais brilhantes ajudam a evitar o tédio e caixas de madeira ajudam a enfatizar a ideia de respeito ao meio ambiente.
Tal interior pode ser facilmente encontrado em casas à beira-mar, uma ótima ideia para uma esplanada de verão. Porém, nas condições de um apartamento citadino, tal decoração e interior também são muito orgânicos.
Aqui vemos uso de pedra bruta e gesso. A atmosfera de conforto e respeito pelo meio ambiente é enfatizada por pisos e móveis de madeira. E as janelas panorâmicas complementam a sensação de luz da vida no campo.
Em loggias abertas, uma pedra selvagem ou uma imitação dela, bem como uma alvenaria envelhecida, parecem originais. No espírito das charmosas loggias francesas, você pode organizar em uma tal varanda "apertada" de uma poltrona, uma pequena mesa e uma abundância de vegetação de escalada. Um conjunto de café elegante e um cobertor quente serão um ótimo complemento para esse interior.
A nobre combinação de tijolos escuros com juntas e janelas panorâmicas com perfis escuros tornam a varanda respeitável e estilosa. Uma estrutura semelhante a um balcão de bar é feita ao longo das janelas. Cadeiras com pernas altas complementam o interior.
Como terminar uma varanda com pedra, veja abaixo.