Vidraças

Vidros panorâmicos de varanda: vantagens e desvantagens, opções, escolhas, exemplos

Vidros panorâmicos de varanda: vantagens e desvantagens, opções, escolhas, exemplos
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Como escolher?
  5. Dicas de instalação
  6. Opções de design de varanda
  7. Ideias interessantes

A varanda é frequentemente usada para relaxamento e às vezes até combinada com a área de estar. A este respeito, o envidraçamento torna-se um ponto importante na disposição desta zona. A opção mais eficaz são as janelas panorâmicas. Eles têm muitas vantagens, embora não possam ser usados ​​em casas de estilo antigo por razões construtivas. Se você mora em um prédio relativamente novo e suas características permitem que você aproveite essa solução, vale a pena considerar esta opção.

Vantagens e desvantagens

Os vidros panorâmicos são chamados de vidros do chão ao teto. Também é chamado de francês. São utilizados vidros de alta resistência, o que garante o funcionamento seguro das instalações. Do ponto de vista estético, muitas pessoas gostam desta opção de design. No entanto, existem certas nuances aqui. Nem todos os edifícios têm lajes e pisos de suporte capazes de suportar o peso significativo de uma estrutura de vidro.

Portanto, antes de iniciar as obras, é necessário concordar sobre a questão em determinados casos, para garantir que o edifício atende aos parâmetros exigidos.

As vantagens dos vidros "franceses" são numerosas.

  • Este projeto confere à varanda um aspecto original. Quando combinadas com um quarto, as janelas também parecem muito impressionantes.
  • A sala visual torna-se mais espaçosa.
  • Aumentar a parte transparente permite que mais luz natural penetre no interior.
  • Uma vez que as janelas panorâmicas conferem um certo estatuto à habitação, quando as instalações são vendidas ou arrendadas, o seu valor aumenta.
  • Se da janela se abre uma bela vista (área do parque, floresta, panorama da cidade), torna-se mais fácil e agradável admirá-la.

Porém, vale a pena observar as desvantagens dessa solução.

  • Se da janela você não ver uma bela paisagem, mas uma casa vizinha, o significado das grandes janelas desaparece. Além disso, você estará na frente de outras pessoas, o que não trará prazer para você ou para elas. Se a varanda estiver voltada para o pátio, a altura também deve ser levada em consideração. Se o andar for mais baixo do que o quarto andar, você será visto não apenas da casa em frente, mas também pelos transeuntes.
  • Mesmo que você não vá combinar uma varanda com uma área de estar, vai ter que gastar dinheiro em um sistema de ventilação e um aquecedor. Caso contrário, os óculos embaçarão ou congelarão.
  • A limpeza da varanda será muito mais difícil. Mesmo que você possa limpar o vidro por dentro, gastando um pouco mais de tempo do que limpando janelas comuns, o lado de fora continuará sujo. Você terá que chamar especialistas, o que novamente implicará em custos adicionais.
  • Antes de começar a trabalhar, você precisa fazer um projeto detalhado. O plano deve levar em consideração os materiais utilizados, isolamento (se houver). Com base nisso, calcula-se o peso da estrutura e avalia-se a possibilidade de inseri-la em um determinado edifício.
  • Se o carregamento na laje do balcão for aceitável, deve-se obter autorização, pois a obra é considerada uma reforma. Também leva muito tempo.

Visualizações

O envidraçamento panorâmico de um bloco de varanda pode ser feito de diferentes maneiras. Por exemplo, toda a superfície frontal pode ser feita de vidro. Outra variante - faça todas as três partes salientes transparentes. Ao mesmo tempo, distinguem-se mais dois tipos de vidraças: com e sem caixilhos.

Frameless

Este tipo de envidraçado é feito sem divisórias. Como resultado, a estrutura parece um retângulo transparente sem peso. A folha de vidro é montada em perfis de alumínio. Estas, por sua vez, são fixadas nas lajes da varanda. Em seguida, os óculos são fixados um no outro. Guias especiais permitem a abertura do caixilho. Com tal vitrificação, é imperativo instalar grades ou grades na parte inferior. Eles podem estar localizados dentro e fora das instalações.

Vantagens do envidraçamento sem moldura:

  • aparência espetacular;
  • alta transmissão de luz;
  • organização de uma visão geral absoluta.

Desvantagens:

  • impossibilidade de isolamento e instalação de redes mosquiteiras;
  • risco de danos por granizo ou ventos muito fortes;
  • baixo nível de absorção de ruído;
  • Preço Alto.

Você pode escolher esta opção se quiser organizar um mirante impecável. O vidro protegerá o ambiente da poeira. No verão, é possível sentar-se confortavelmente na varanda e admirar a bela vista se as janelas da casa dão para a área aberta. E também será possível trazer flores aqui.

Ramnoe

Vidros com caixilhos são considerados mais confiáveis. Essas janelas são resistentes a ventos fortes, precipitação, estresse mecânico. As nuances estruturais permitem que essas varandas sejam isoladas, equipando-as para um confortável recanto de descanso ou mesmo combinando as instalações com a área de estar (mediante autorização especial).

As vantagens do envidraçamento:

  • maior nível de segurança;
  • confiabilidade estrutural;
  • a possibilidade de aquecer e insonorizar a divisão;
  • possibilidade de instalação de rede mosquiteira.

Existe apenas uma desvantagem - a necessidade de pré-reforçar a placa de suporte da varanda. E também algumas pessoas pensam que o vidro da moldura parece menos elegante do que a primeira opção. No entanto, uma grande seleção de opções de design e cores de moldura permite que você encontre uma solução que não é inferior à opção sem moldura em termos de características estéticas.

Materiais (editar)

Os fabricantes usam vários tipos de materiais para a fabricação de esquadrias.

  • Plástico. Adequado apenas para envidraçamento "quente". A escolha do mecanismo de abertura da folha é possível.
  • Alumínio. Esses quadros são mais duráveis ​​e confiáveis.São adequados para qualquer tipo de vidraça. Claro, seu custo é mais alto.
  • Composto de vidro... Este é um material novo no mercado. Combina com sucesso qualidades de isolamento térmico e alta resistência ao desgaste. O preço do material é bastante alto.

E também existem vários tipos de vidro. O material transparente é considerado tradicional. Se as janelas dão para uma área deserta, você pode escolher esta opção para decorar a varanda. Se você quiser esconder o que está acontecendo dentro de olhos curiosos, você pode usar vidro fosco, espelhado ou fumê. O efeito de privacidade pode ser obtido de diferentes maneiras. Às vezes, um filme especial é aplicado ao material transparente.

E também o processamento de fábrica é possível (pintura, jato de areia, aplicação de spray especial na superfície).

Como escolher?

Primeiro, você precisa se certificar de que a instalação de vidros "franceses" é segura. Em novos edifícios e casas de alvenaria, geralmente não há problemas. Se você mora em uma casa de painéis não muito nova, é melhor esclarecer essa questão.

Uma vez obtida a permissão, há vários pontos importantes a serem considerados.

  • Tipo de envidraçamento. Decida se deseja combinar a varanda com área de estar ou usá-la para relaxar durante todo o ano. Neste caso, é necessário escolher uma moldura "quente" envidraçada. Se o espaço continuar a ser um território separado e for utilizado para usufruir da vista apenas no verão, podem dispensar-se esquadrias e isolamentos.
  • Tipo de material da estrutura. Aqui vale a pena começar pelo preço e tipo de envidraçamento. Para "frio", apenas o alumínio é adequado. Para "quente" - a escolha é mais ampla. E também você pode escolher a espessura da moldura e sua cor. Um perfil escuro não parece menos impressionante do que um claro. Concentre-se no interior do apartamento (em caso de remodelação) ou no desenho da própria varanda (se continuar a ser uma divisão separada).
  • Tipo de vidro. Independentemente de outras condições, por razões de segurança, deve-se escolher vidros com espessura de pelo menos 8 mm. Se não forem utilizadas molduras, ou se forem poucas, é necessário levar vidro temperado ou reforçado. É mais durável. Para uma varanda isolada, o vidro economizador de energia é a melhor opção. Na estação fria, protege contra geadas. No verão, mantém você fresco. As janelas de vidros duplos multicâmaras com perfis de plástico ou alumínio quente também são adequadas.

No entanto, pesam muito, o que aumenta a carga nas estruturas de suporte. Portanto, é melhor optar pela primeira opção.

Dicas de instalação

Se você tem todas as permissões em suas mãos, você escolheu o tipo de vidraça e o desenho apropriado, você pode começar a trabalhar. Claro que se recomenda confiar este negócio responsável a profissionais, pois requer o conhecimento e a experiência necessários. No entanto, todos acharão útil se familiarizar com as etapas básicas.

  • A varanda está livre de objetos, vidros e molduras velhas foram removidos, a área está limpa de detritos e poeira.
  • Cantos de aço reforçam o perímetro do piso superior. Isso eliminará o risco de quebrar com o peso do vidro. O parapeito é reforçado com estrutura metálica soldada.
  • Faça uma marcação. Anexe um perfil a ele para verificar os cálculos.
  • O perfil superior é fixado ao teto com chumbadores.
  • Monte o perfil inferior. A instalação é realizada no parapeito ou no chão da sala.
  • A moldura é fixa (aos perfis e paredes laterais).
  • O vidro é inserido em perfis ou molduras (dependendo do tipo de construção). Verifique o desempenho.
  • Com a ajuda de espuma de poliuretano e selante, as juntas e costuras são seladas.
  • Depois de instalar o vidro, pode-se proceder ao isolamento da varanda. Realizar trabalhos de isolamento de piso, teto e parede fechada. Instale um sistema de "piso quente", convetores.

Vale ressaltar que com o envidraçamento automático da varanda, você não receberá garantia para a estrutura. Mesmo se um defeito de fabricação for encontrado ao longo do tempo, o defeito deverá ser eliminado às suas próprias custas. Não há necessidade de falar sobre as consequências de uma violação da tecnologia de trabalho.Portanto, é melhor não tentar economizar dinheiro com os serviços dos artesãos.

Opções de design de varanda

O design interior de uma varanda com grandes janelas depende de muitos fatores... O primeiro passo é decidir se uma parede totalmente transparente não o incomoda. Conforme mencionado anteriormente, você pode escolher entre vidro espelhado ou colorido. Apenas a parte inferior das janelas pode ser coberta com tinta. Além do mais, mesmo com envidraçamento de moldura, uma imitação de um corrimão pode ser feita... Para isso, a parte inferior é feita em forma de cerca vertical.

Quanto à opção sem moldura, corrimãos só podem desempenhar uma função de segurança, mas podem ser um elemento decorativo independente... Para fazer isso, eles devem ser instalados em ambientes internos. Em qualquer caso, a grade não obstrui a luz ou a visão, mas reduz a sensação de vulnerabilidade em espaços abertos.

Essas cercas também ajudam aqueles que têm medo de altura.

Se a varanda for combinada com uma sala, torna-se necessário fechar periodicamente as grandes janelas. A solução é simples - você pode instalar persianas ou persianas... Ficará tão bom cortinas de tule e blackout até o chão. Isto também se aplica à varanda privada. As cortinas irão ajudá-lo a se esconder do sol escaldante em um dia quente e criar conforto adicional.

A decoração de paredes e pisos pode ser qualquer: madeira, plástico, gesso decorativo, pedra, azulejo - tudo depende da ideia do design. Você pode equipar a varanda como um aconchegante local de descanso com sofás macios, poltronas ou travesseiros grandes. Você pode decorar a sala com um estilo simples, criando a ilusão de um mini-café com vista para a cidade. Aqui, cadeiras com uma mesa redonda ou um balcão de bar elegante serão adequadas.

Se decidir organizar um jardim de inverno na varanda, deve decorá-lo com materiais práticos e de fácil limpeza (azulejos, plástico).

Ideias interessantes

Considere várias opções para envidraçamento panorâmico de varandas.

  • Molduras brancas refrescam o acabamento escuro da varanda. A poltrona e a alcatifa fofa complementam harmoniosamente a cor das molduras e criam um ambiente acolhedor em conjunto com a lareira.
  • Aqui, um acabamento escuro realça efetivamente um interior leve de estilo francês. Móveis elegantes em ferro forjado, abajur vintage e flores - tudo contribui para um clima romântico.
  • Você pode suportar todo o ambiente em cores claras. Os clássicos elegantes estão sempre na moda.
  • A cadeira suspensa e a exuberante cor hortelã refletem uma estética moderna. Vidros não até o fim, mas na maior parte da parede, são uma boa opção.
  • As grades podem ser um toque decorativo espetacular se você for criativo. Fazer uma cerca na cor do piso é uma boa ideia.

O que é importante saber antes de pedir uma varanda francesa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa