Varandas

Revestimento de varanda com ripa: características, escolha do material, nuances da instalação, exemplos

Revestimento de varanda com ripa: características, escolha do material, nuances da instalação, exemplos
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos e seleção de forro
  3. Cálculo de quantidade
  4. Recomendações de instalação
  5. Opções de design de interiores

Cada apartamento tem uma varanda, mas normalmente tem uma pequena área, que permite apenas ser utilizada como arrecadação. Se você fizer um belo acabamento e seguir o layout correto, então da varanda poderá obter um confortável salão onde poderá relaxar à noite com uma xícara de chá, ou uma confortável área de trabalho equipada com móveis de escritório e eletrodomésticos.

No momento, o ripado de sacada é muito popular, pois esse material é barato, dura muito tempo e é fácil de instalar.

Vantagens e desvantagens

O forro é um material de acabamento moderno, prancha estreita... Está disponível em diversos tamanhos, cores, texturas, e ainda vem equipada com travas especiais para fixação, que simplificam o processo de revestimento das superfícies.

O forro costuma ser escolhido para o acabamento de paredes e tetos, portanto, quando se planeja revestir a varanda por dentro, não há material melhor para isso.

As principais vantagens deste acabamento incluem o seguinte.

  • Estética. As superfícies revestidas com tábuas adquirem uma aparência elegante e bonita. As instalações não residenciais estão repletas de uma atmosfera de conforto e aconchego caseiro.
  • Instalação do tipo "faça você mesmo". Uma vez que os painéis decorativos estão equipados com um sistema de fixação especial, a instalação é rápida e fácil. Mesmo um mestre novato sem experiência pode fazer a instalação do forro.
  • Bom isolamento. Este material é caracterizado por altas propriedades de isolamento térmico.A madeira com que é feito o forro é um material denso que pode proteger o ambiente do frio.
  • Amizade ambiental. Este tipo de material de acabamento é absolutamente inofensivo à saúde humana, não emite substâncias nocivas.
  • Preço acessível... O forro, em comparação com outros materiais de revestimento, é barato, o que permite que qualquer pessoa o compre, independentemente do rendimento.

Quanto aos contras, não são muitos.

  • Instabilidade de umidade. Devido às mudanças de temperatura, alta umidade pode ser observada na varanda. Como resultado, o molde pode aparecer na superfície do acabamento. Para evitar isso, os especialistas recomendam fazer uma boa preparação das bases antes de instalar o forro. Adicionalmente, é também necessário prever a instalação de um sistema de aquecimento na varanda, o que ajudará a manter um regime de temperatura constante na divisão.
  • Possível deformação. Devido às condições climáticas negativas, a árvore pode perder suas propriedades operacionais e sofrer deformação. Você pode evitar isso tratando o forro com uma mistura protetora especial.

    Apesar de todas as desvantagens acima, o forro é considerado um material ideal para revestir uma varanda... Graças a ela, você pode criar um design original, concretizando projetos individuais em realidade. A única coisa que antes de iniciar os trabalhos de instalação, deve-se escolher o material adequado, levando em consideração as peculiaridades de funcionamento da varanda.

    Tipos e seleção de forro

    Uma varanda recortada com tábuas e isolada pode se transformar em um lugar confortável em um apartamento, que pode ser facilmente equipado com um pequeno recanto para uma mini-estufa, relaxamento, criatividade e recepção de hóspedes.

    Antes de começar a pensar na decoração de interiores de uma varanda, você deve escolher um determinado tipo de forro.

    Hoje o mercado da construção é representado pelos seguintes tipos.

    De madeira

    É feito sólido sólido... Na maioria das vezes, espécies de madeira são utilizadas para a produção de painéis, como cedro, freixo, pinho, carvalho e amieiro. O mais caro é o forro de carvalho e cedro, e o mais barato é o pinho. Com a ajuda do forro de madeira, você pode criar um design incomum. O forro claro e escuro em tons naturais de madeira fica especialmente bonito no interior.

    Uma opção interessante também é o tingido, pode ser branco ou bege, marrom e cinza... A única desvantagem desse material é que, ao ser aquecido, precipitados resinosos aparecem na superfície. Para evitar isso, termine com ripa de pinho recomenda-se fazê-lo apenas nas varandas localizadas no lado norte.

    Plástico

    Este tipo de material é uma das variedades de painéis de PVC. Usualmente, é escolhido para decoração econômica de instalações, incluindo varandas... O forro de plástico é resistente a baixas temperaturas e vem em uma ampla gama de cores.

    Além disso, o plástico, ao contrário de outros materiais, é leve e resistente à umidade.

    As desvantagens dos painéis de plástico incluem instabilidade a danos mecânicos e desbotamento ao sol.

    Forro Euro

    Este tipo de material é produzido de acordo com as normas europeias de qualidade, pelo que os perfis variam em espessura, tamanho e formato da placa. É muito fácil embainhar as superfícies com forro Euro, uma vez que as pontas de fixação, ao contrário do forro comum, são mais compridas. Isso evita rachaduras durante a instalação. A ripa fica especialmente bonita no interior das varandas, que parecem uma barra arredondada.

    Um critério importante na escolha de um forro para o acabamento de uma varanda também é sua classe e preço. O material é dividido em 4 tipos principais.

    • Premium extra. Este é o forro da mais alta classe, caracterizado por uma superfície lisa e uniforme. É caro.
    • Classe A"... Os produtos diferem da classe premium em um pequeno número de nós. Como regra, existem 1-2 deles por área de placa de 1500 mm.
    • Classe "B"... O forro contém resinas e microfissuras visíveis a olho nu.
    • Classe "C"... O material desta classe pertence ao forro técnico, visto que passou por trincas e avarias mecânicas. Não é adequado para decoração de interiores de varanda, embora seja o mais barato.

    Além do mais, é importante prestar atenção aos tipos de perfis, que se subdividem em "calmas", "normais", "euro", "linhas suaves" e "comprimento de ranhura e chanfro". Para escolher uma opção mais adequada, você precisa avaliar suas habilidades de instalação e experimentar o bloqueio.

    O desempenho da cor do forro também desempenha um grande papel no design. Portanto, para pequenas varandas, cores pêssego, cinza, bege e marrom claro são adequadas; para quartos espaçosos, você pode selecionar painéis em tons mais escuros que podem ser combinados com inserções claras.

    Cálculo de quantidade

    Antes de proceder à decoração interior da varanda com tábua, necessita não só de escolher o desenho correcto, mas também de calcular a quantidade de material necessária. Para fazer isso, você deve antes de tudo determinar o quadrado da varanda, dividindo seu espaço em partes e formas separadas. Em seguida, as medições são feitas, a área das figuras resultantes é considerada. A quantidade resultante será a quantidade de material de revestimento.

    É importante levar em consideração que, de acordo com os padrões GOST, a largura da placa deve ser de pelo menos 165 cm, comprimento - 600 cm e espessura de 1,2 a 2,5 cm.

    Se você souber exatamente a altura e a largura das tábuas, poderá descobrir rapidamente sua quadratura. Por exemplo, a área total de um painel com largura de 9,5 cm e altura de 600 cm é de 0,52 m2. Para determinar o número de painéis, a área total da superfície do revestimento (teto e paredes) deve ser dividida pela área de uma placa. Também é importante lembrar, no cálculo da quantidade de material, que durante o trabalho de instalação, a largura de cada painel torna-se menor que a largura total.... Isso se deve ao fato de que o material é fixado com um sistema macho e fêmea.

    Recomendações de instalação

    Hoje, muitos proprietários de apartamentos optam por ripas para o acabamento das varandas, já que esse material é considerado versátil e acessível. Se o trabalho de acabamento for planejado para ser executado de forma independente, sem a contratação de artesãos, é importante levar em conta muitas nuances. Na compra de forro, não se deve esquecer, além dos painéis principais, de adquirir rodapés (para mascarar as juntas de paredes e pisos), taludes (para decorar aberturas de portas e janelas) e filetes (são usados ​​para revelar o teto) .

    Além disso, o acabamento requer materiais adicionais.

    • Impermeabilização. A sua instalação realiza-se com mastiques betuminosos ou compostos penetrantes no betão. Além da impermeabilização, é instalada uma membrana ou folha de plástico.
    • Materiais de isolamento térmico... A instalação do forro deve ser realizada sobre uma base protegida de forma confiável contra a umidade e a penetração do frio. A opção mais econômica e ideal para a instalação de isolamento térmico é considerada poliestireno ou espuma.
    • Materiais para prevenir a formação de vapor. O polietileno denso é o mais usado.
    • Antisséptico... Como pode ser observada alta umidade sob o revestimento da parede, provocando o aparecimento de fungo, então a base precisa ser tratada com um primer especial. Se a varanda for de tijolo, então é necessário rebocar as paredes e o teto, e então cobrir sua superfície com uma camada de primer.
    • Espuma de poliuretano... O acabamento deve ser feito de forma hermética, sem a formação de fissuras. Graças à espuma de poliuretano, as juntas são homogêneas e densas.
    • Detalhes do quadro. O voltado para a varanda com ripa ocorre em um ripado pré-instalado, que geralmente é feito de ripas de metal ou vigas de madeira.A moldura é fixada às paredes horizontalmente em suportes especiais.

    Além de todos os itens acima, também é importante ter fixadores de metal na forma de parafusos de madeira, pregos, suportes de aço, buchas e clipes.

      No caso de o revestimento ser feito de ripa de madeira natural, então Antes de instalá-lo, aplique agentes protetores como cera, óleo, verniz incolor ou mancha na superfície dos painéis. Quando o problema com a escolha e compra dos materiais de acabamento for resolvido, você pode prosseguir com segurança para a instalação direta, que consiste nas seguintes etapas.

      Preparação

      O primeiro passo é limpar a base do acabamento antigo. Por esta a cal, o papel de parede, o gesso e outras coisas que se tornaram inutilizáveis ​​e que vão atrapalhar o trabalho são removidos. Se forem encontradas pequenas rachaduras no teto e nas paredes, elas devem ser expandidas com uma trituradora e preenchidas com argamassa. Em seguida, a superfície de todas as áreas que estão planejadas para serem revestidas devem trate com uma composição antifúngica.

      Hoje no mercado é possível adquirir diversos produtos que combinam diversas funções ao mesmo tempo, protegendo contra a formação de bolores e diversas pragas. Ao concluir a preparação das bases, você deve verificar a superfície das paredes e certificar-se de que as áreas não sejam esquecidas.

      Instalação de sistemas de isolamento térmico e sarrafos

      Em comparação com a etapa anterior, esta é considerada mais difícil e requer certos conhecimentos e habilidades no uso de ferramentas elétricas. A instalação de material isolante térmico pode ser feita de várias maneiras. Se for usado material em rolo, ele é fixado nas paredes e a caixa já está instalada. Ao escolher o poliestireno expandido e a lã mineral, o torneamento é instalado primeiro e, em seguida, as células vazias são preenchidas com camadas de isolamento.

      Quanto ao torneamento em si, pode ser feito tanto em perfil metálico como em barra.

      A primeira opção é considerada a melhor porque fornece uma montagem de alta qualidade. A única coisa é que o custo desse acabamento aumenta de preço. O torneamento das vigas inicia-se com a instalação dos postes de canto, estes são estritamente alinhados ao nível da parede. Essa caixa é fixada rapidamente, após a fixação dos postes de canto, as vigas longitudinais são fixadas a uma distância de 50-70 cm uma da outra.

      Instalação de forro

      Esta etapa é considerada a mais responsável, visto que o aspecto decorativo das paredes e do teto dependerá da exatidão de sua execução. Os profissionais recomendam começar o painel de qualquer ângulo usando um nível. É importante garantir que as placas sejam instaladas estritamente na vertical. O painel só pode ser fixado à caixa quando estiver nivelado.

      O forro é preso de duas formas: com a ajuda de pinças (a forma mais moderna e popular) ou com um prego no quebra-cabeça (neste caso, é preciso garantir que acertou exatamente no alvo e não danificou a fechadura) .

      Ao fixar os painéis com pregos, em primeiro lugar, "Isque" o prego, batendo levemente com um martelo, usando uma extensão, martelando até a extremidade. Assim que o primeiro painel do forro é fixado, ele é imediatamente encaixado no outro, batendo levemente na extremidade. Assim, verifica-se que uma nova ponta é introduzida na ranhura do painel instalado. Após fixar cada placa, verifique sua posição. De acordo com este esquema, todos os painéis são fixados até que toda a superfície das paredes e do teto seja revestida.

      É importante atentar para o facto de os revestimentos com ripas normais e forro euro terem características próprias, uma vez que este último tipo de material apresenta diferentes parâmetros geométricos e é realizado de acordo com as normas europeias.

      Portanto, a instalação do forro do euro é muito mais fácil, este acabamento fica muito mais bonito e dura muito tempo.

      O toque final na instalação do forro é considerado a fixação de revestimentos especiais em peitoris, cantos e platibandas.Além disso, ao final da obra, a superfície acabada com ripa deve ser tratada com um agente protetor. Como resultado, a varanda se transformará em um espaço aconchegante, onde você poderá passar o tempo com conforto.

      Opções de design de interiores

      A decoração interior das varandas apresenta-se em várias opções, entre as quais o revestimento de tábuas merece especial destaque. Nesta versão, a varanda ganha um toque especial, e também preenche o ambiente de conforto e aconchego do lar. Aqui estão as idéias mais interessantes para decorar uma varanda com tábuas.

      • Varanda pequena e estreita. Para esconder a falta de metros quadrados, é necessário revestir as paredes e o teto com tábuas de madeira de cores claras na sala, e também escolher uma boa iluminação. Neste caso, a fiação deve ser escondida, mantendo a aparência estética do acabamento. Um teto forrado com ripa bege claro ou cinza vai bem com paredes forradas com painéis vários tons mais escuros. A iluminação de holofotes (eles são colocados em todo o perímetro do teto) e uma arandela colocada nas laterais estreitas da varanda ajudarão a enfatizar a beleza e naturalidade da árvore.

      Nichos forrados com ripas de madeira, assim como candeeiros com forja, complementam de forma ideal o interior da varanda.

      • Varanda espaçosa. A presença de uma grande área permite traduzir em realidade qualquer ideia de design, uma vez que não existem restrições de formas e cores. No interior de grandes varandas, o acabamento fica bonito, em que pintura e revestimento de parede com eurolining se combinam ao mesmo tempo. A escolha da paleta de cores geralmente é uma questão de preferência pessoal. Os quartos decorados com eurolining em chocolate e vermelho escuro parecem interessantes.

      Para eles, você deve escolher os itens de decoração certos.

      O detalhe central em tal interior é a mobília, que deve ser elegante, compacta e harmoniosamente combinada com o estofamento.

      Se for difícil combinar a cor do forro com o estilo geral da varanda, pode-se pintá-lo, dando preferência a cores quentes e claras. As flores frescas são bem adequadas como decoração, pois darão um ambiente especial ao ambiente.

      Além disso, podem ser colocadas mini-estufas nas amplas varandas com acabamento em eurolining, enchendo-as de plantas, que, durante a floração, vão acrescentar contraste ao interior. Prateleiras abertas, prateleiras de madeira natural, que irão enfatizar favoravelmente o interior criado, irão complementar a loggia de uma forma inusitada.

      Como embainhar uma varanda com ripa, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa