Mobiliário

Prateleiras na varanda: variedades, conselhos sobre seleção e localização

Prateleiras na varanda: variedades, conselhos sobre seleção e localização
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Projeto
  5. Características de escolha
  6. Opções de localização
  7. Belos exemplos

O espaço da varanda deve ser utilizado da forma mais eficiente possível com os móveis. Uma vez que a forma e o tamanho das grandes salas muitas vezes não permitem o armazenamento de várias coisas, a melhor opção é instalar um rack nesta sala. Nas lojas de móveis, esses designs são apresentados em um grande número de opções, dificultando a escolha de um produto específico.

Além disso, muitos compradores não sabem de que materiais são feitos esses móveis, qual pode ser seu design e também onde é melhor colocar esses atributos na varanda. Todas essas e outras nuances serão discutidas em detalhes neste artigo.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer peça de mobília, o rack de varanda tem uma série de características positivas e negativas. Vale a pena considerar as vantagens desse design.

  • Ela é capaz de economizar espaço na sala da varanda. As prateleiras, ao contrário dos armários, não sobrecarregam o espaço. Mesmo o lugar que eles ocupam visualmente ainda parece ser uma parte ativamente usada da loggia com o projeto correto do rack.
  • Muitas pessoas preferem armazenar algumas das coisas na loggia, e é o rack que pode se tornar um lugar para sua localização compacta e conveniente. Considerado como um local de armazenamento, esse atributo o salvará da bagunça na varanda.
  • Com a ajuda dessas prateleiras, você pode complementar com muito sucesso o interior da sala com varanda. Se o desenho da estrutura corresponder à direção escolhida para o interior, este elemento irá criar uma harmonia real no território do espaço da varanda.
  • Um rack é uma peça de mobiliário fácil de construir, mesmo sozinho. Mesmo usuários não muito experientes podem criar alguns tipos de móveis em suas varandas. A montagem diretamente na varanda elimina a necessidade de arrastar elementos estruturais pesados ​​ou seu corpo inteiriço.

    No entanto, é preciso lembrar também sobre os aspectos negativos de instalar tal móvel na varanda.

    • A capacidade da prateleira depende inteiramente das dimensões da loggia... Estruturas que podem acomodar todos os itens necessários para armazenamento nem sempre serão capazes de caber na área de sua varanda. Em loggias de pequeno porte, apenas pequenas prateleiras costumam ser aceitáveis.
    • Esses móveis, na maioria dos casos, requerem isolamento na varanda. Caso contrário, as próprias prateleiras e os objetos sobre elas serão expostos a mudanças de temperatura e umidade, que podem se tornar inutilizáveis ​​rapidamente.
    • A gama de cores de tais produtos é geralmente limitada. cores claras, e o design depende da iluminação da sala da varanda e sua direção.

    Visão geral da espécie

    O design do rack de varanda pode ser implementado de várias formas. Dependendo de quão longe as prateleiras estão na vista, quais não são fechadas e abertas. As estruturas fechadas são dotadas de portas e paredes laterais, pelo que não é visível o que exatamente se encontra nas prateleiras.

    Esses modelos são bons porque menos poeira se acumula dentro da prateleira e a fachada também pode ser decorada de forma interessante. Normalmente os modelos fechados são pré-fabricados.

    Produtos abertos implicam em encontrar todo o conteúdo das prateleiras na visão geral... Esses modelos são bons porque, devido à competente disposição das coisas sobre eles, você pode criar uma composição de sucesso que irá complementar o interior e dar conforto ao ambiente. A necessidade de limpeza do pó entre os proprietários dessas prateleiras surge com mais frequência, porém, devido à falta de paredes laterais e traseiras o acesso a todas as coisas necessárias será fácil.

    Há um tipo de prateleira de varanda de canto. Alguns de seus compartimentos estão localizados perpendiculares entre si, o que permite que sejam colocados em uma ampla varanda. Além disso, essas colocações podem ser apresentadas na forma de prateleiras triangulares, que estão localizadas uma acima da outra, conectando duas paredes de varanda adjacentes. Este caso é adequado para loggias de pequeno porte.

    Existem também opções como prateleiras embutidas... Eles se parecem com prateleiras, que são organizadas em fileiras no espaço arqueado da loggia. No entanto, às vezes as estantes deste tipo são mascaradas ao fornecer venezianas de enrolar à estrutura. Ao baixá-los, você pode cercar uma parte do espaço no qual o rack está localizado, criando assim proteção contra influências negativas. Esta opção também é aconselhável se o enfeite não estiver de acordo com o desenho geral da varanda e for necessário disfarçá-lo.

    Os produtos de estantes para galerias também são classificados por altura. Existem modelos que ocupam quase toda a altura da parede, e existem estruturas baixas, cuja altura é igual à da divisória da varanda.

    Materiais (editar)

    Vários tipos de matérias-primas são usados ​​para a fabricação de estruturas de prateleiras, cada uma das quais dota o mobiliário com um conjunto de características únicas. Existem materiais considerados os mais populares.

    • Metal, que se caracteriza pela força, combinada com simplicidade e graça. Este tipo de prateleira ficará muito bem em conceitos industriais. Na maioria das vezes, são estruturas abertas feitas desse tipo de matéria-prima. No entanto, em caso de alta umidade na sala, a estrutura de ferro pode sofrer ferrugem. No entanto, existem variedades de produtos de alumínio, que se caracterizam pela leveza, e de aço inoxidável, que é menos suscetível à umidade.

    Nesse caso, o aço pode ser revestido com tinta do tipo polímero, que protegerá as estruturas metálicas da ferrugem.

    • A madeira não é matéria-prima menos popular para estantes. Com uma aparência muito estética, as estruturas duráveis ​​são feitas de madeira maciça, adequadas para muitos estilos de interiores. Mas a madeira sólida é um material bastante caro, que não requer umidade e temperaturas extremas. Análogos mais orçamentários de matérias-primas com componentes de madeira na composição são aglomerado e MDF. Eles também não toleram muito bem a umidade, mas são bastante fortes e duráveis.
    • As prateleiras de plástico são muito leves e resistentes à umidade.... Podem ser decorados em várias cores e são muito fáceis de manter. No entanto, esse material não é particularmente resistente ao estresse mecânico.
    • Em alguns casos, as opções são feitas de materiais combinados. Por exemplo, uma estrutura de metal pode ter prateleiras de madeira. Esses modelos são especialmente apropriados se forem adequados a um determinado estilo de interior, por exemplo, um loft.

    Projeto

    O quão apresentável e harmoniosa a prateleira ficará na sua sala com varanda é determinado não apenas pelo lado funcional, mas também pelo design dos produtos. Você pode tornar o design interessante devido ao formulário. A versão de canto pode ser mais lisa, as prateleiras de estrutura aberta podem ser dispostas em zigue-zague e os produtos de metal podem ser fornecidos com elementos florais.

    A combinação de materiais pode ser pensada com base no conceito de ambiente. Madeira, vidro e metal podem ser combinados entre si, transformando a estante em uma verdadeira obra de arte e conferindo gravidade zero à estrutura.

    Preste atenção na decoração das portas das estantes fechadas... Ao adicionar espelhos, pátina ou outros elementos decorativos, você pode enfatizar o estilo do design, bem como criar uma peça de mobiliário única.

    É possível ajustar os compartimentos das estantes a uma composição predeterminada da disposição dos itens. Em tal conjunto, cada elemento ocupa uma determinada prateleira, o que torna o aspecto geral harmonioso. E para que as coisas em modelos abertos não pareçam enfadonhas, complemente essas prateleiras com plantas vivas em vasos.

    Características de escolha

    Ao escolher uma estrutura de prateleiras prontas, vale lembrar alguns critérios, que o ajudará a encontrar o modelo que se adapta perfeitamente à sua loggia.

    • Correlacione as dimensões do produto com a área do local que deve ser alocado antecipadamente para a prateleira. Se a varanda for estreita, certifique-se de que a sua largura não esconde ainda mais o móvel adicional.
    • Planeje com antecedência o que exatamente você armazenará no rack. É com base nisso que o tipo de construção é selecionado. Para armazenamento de rodas ou ferramentas, por exemplo, opções fechadas são adequadas, e prateleiras abertas são ideais para colocar plantas. Opções interessantes são o uso de tal estante para guardar livros na loggia, bem como criar um camarim ao longo de toda a parede de uma longa varanda.
    • Preste atenção na cor do produto. Deve ser combinada com a decoração da varanda, bem como com o restante dos móveis, se houver.
    • É melhor se o material for equipado com camadas especiais de impregnação ou revestimento protetor.

    Opções de localização

    Para que o rack ofereça o máximo de benefícios e o mínimo de desconforto durante o uso, deve-se pensar em sua correta localização na varanda. As regras básicas para colocar uma estante de livros são de forma que não interfira com o movimento na varanda, e também permite um acesso conveniente a todos os seus compartimentos.

    Além disso, essa estrutura não deve interferir no uso de outros elementos da varanda, por exemplo, varais, as janelas também devem abrir livremente.

    Como opções de localização, você pode considerar o seguinte.

    • O tipo de colocação mais comum é ao longo da parede final da varanda. É ideal para varandas estreitas e compridas, cuja área praticamente não se altera devido à presença da prateleira. No entanto, lembre-se de que ao escolher um rack com portas com dobradiças, você bloqueará parte da luz quando forem abertas, o que fará com que o espaço do rack seja sombreado.
    • Se a largura da varanda permitir, você pode colocar a estrutura da prateleira ao longo da parede longa. Nesse caso, ela geralmente fica perto da área onde não há janela conectando a loggia com o quarto.
    • Se houver um nicho na sala com varanda, isso facilita muito a escolha do local. As estantes podem ser feitas diretamente nele, se a profundidade permitir.
    • Em varandas maiores, você pode organizar prateleiras no canto.

    Belos exemplos

    Se ainda achar difícil encontrar o rack certo para sua loggia, preste atenção às idéias apresentadas para decorar tal item de interior na varanda.

    • Uma estante escura contrastante em uma loggia branca pode ser diluída com uma abundância de plantas, combinada com acessórios de luz e livros.
    • As composições de livros ficarão ótimas em estantes com bordas arredondadas. Ao dividir o espaço da prateleira em duas seções, a literatura e os acessórios podem ser escalonados.
    • O rack, localizado ao longo da grande parede da varanda, pode fazer a transição suave para o espaço de trabalho, criando a aparência de um escritório na varanda.
    • Nas prateleiras, os compartimentos abertos também podem ser combinados com os fechados, facilitando a organização do espaço.

    Como fazer um rack com as próprias mãos, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa