Mobiliário

Prateleiras na varanda: características, tipos e dicas de design

Prateleiras na varanda: características, tipos e dicas de design
Contente
  1. O que podem ser?
  2. Como usar o espaço?
  3. Materiais (editar)
  4. Onde localizar?
  5. Exemplos de sucesso

O triste legado dos tempos soviéticos é a varanda, ela serve como um depósito para itens de vários graus de necessidade. De bicicleta a aquecedor, de caixas de ferramentas a brinquedos antigos, a varanda está pronta para abrigar tudo. Muitos dirão com razão que o armazém aí se forma não pelo mau gosto dos proprietários, mas sim pela falta de espaço de armazenamento. Mas em qualquer situação, há uma saída: você pode se comprometer e organizar o sistema de arrumação na varanda é tal que não restam dúvidas sobre a sua estética. E as prateleiras vão ajudar nisso.

O que podem ser?

As prateleiras da varanda são dezenas de variações de design que podem ser fixadas de forma firme e bonita nas paredes. E fazer de tal forma que o desenho de uma pequena área só beneficie.

Você pode organizar:

  • prateleiras de canto - ideal para pequenas varandas, porque assim acaba por colocar o máximo de coisas possível numa pequena filmagem;
  • prateleiras clássicas fixadas na parede - são propostas para serem fixadas na parede com firmeza, sem a possibilidade de retirá-las a qualquer momento, e qualquer coisa (costuras, livros, flores) pode estar nessas prateleiras;
  • estruturas de piso separadas - as prateleiras articuladas podem ser adjacentes às prateleiras;
  • andar baixo aberto - não são prateleiras, não são tão altas, parecem mais sapateiras.

Como usar o espaço?

Na loggia ou varanda, você pode organizar um espaço multifuncional, mas pode torná-lo temático. Por exemplo, na varanda você pode obter um pequeno escritório, uma mini-oficina, uma biblioteca em miniatura, uma estufa, uma despensa e muito mais. Você pode usar o espaço sob o peitoril da janela com sabedoria, organizar prateleiras de vime penduradas para algo mais leve, instalar prateleiras de metal para latas vazias e rolos.

Gabinete

Se a sua varanda for quente, então uma decisão sensata seria arranjar um escritório ou uma oficina criativa neste território. E para isso você só precisa de prateleiras. Um deles se tornará uma mesa de computador (ou uma variação de uma área de trabalho), já que dificilmente será possível instalar uma mesa completa. Você precisa de uma estrutura robusta, na maioria das vezes eles são feitos sob encomenda. Com as pontas, encostará nas paredes da varanda. Qualquer material pode ser usado, mas as bancadas de madeira resistentes são preferidas.

Se a varanda estiver vazia, então para livros, documentos ou caixas, o mestre / artesã terá que justificar estantes separadas, ou melhor - um rack. E então o espaço acima da "área de trabalho" não ficará sobrecarregado. Você pode pendurar uma foto ou um calendário do escritório lá. E tudo o mais que deve estar no escritório será colocado nas prateleiras do rack. Será bom se houver espaço para plantas lá também.

Como o macramê está passando por outra onda de popularidade hoje, você pode usar essa técnica para decorar os porta-vasos de flores.

É melhor organizar o "desktop" no chamado nicho da varanda - o local mais afastado da entrada. As prateleiras decorativas podem ser feitas de um rodapé de plástico largo, é cortado no comprimento necessário e a nova prateleira é colada com “pregos líquidos” na parede com o seu lado largo para cima. Nele podem estar lembranças, calendário "perpétuo", estatuetas, estojo de lápis e muito mais.

Sala de leitura da biblioteca

Uma excelente opção, mas também pode ser realizada apenas em um território isolado. Se você colocar um pufe, uma poltrona-cama na varanda, ou mesmo arranjar um lugar para dormir usando colchão e colchão, se você colocar eletricidade lá, um canto aconchegante pode se tornar uma maravilhosa biblioteca em miniatura, e até mesmo com um local conveniente para leitura.

Considere o que é necessário para implementar a ideia.

  • Plano de projeto. Você deve pensar sobre a organização racional do espaço da varanda. Quantas prateleiras / suportes serão alocados para os livros, quanto espaço ocupará o local de dormir, que decoração adicionar, que tipo de iluminação será.
  • Prateleiras ou prateleiras prontas ou uma opção de compra. Se a biblioteca não for a menor, uma parede da varanda terá um rack do chão ao teto e algumas prateleiras abertas ou fechadas podem ser adicionadas à parede oposta.
  • Local de dormir ou poltrona. Mas a poltrona não é uma opção tão confortável quanto algo como um pufe ou um sofá de varanda, adicionando aconchego com tecidos, travesseiros e similares. Deve ser muito confortável instalar-se ali com um livro, e você também pode dormir ali.

A varanda isolada tem tudo para a concretização desta ideia. E se houver espaço embaixo do beliche, então o enchimento anterior da varanda pode ser guardado ali. Por exemplo, coloque caixas de ferramentas lá. Esses são sistemas de armazenamento ocultos que não perturbarão a harmonia da sala de leitura da biblioteca.

Você mesmo pode fazer lindas estantes ou estantes para livros comprando apenas peças em branco na loja. Em casa, eles são ajustados aos parâmetros da varanda, podem ser decorados como desejar (pintura).

Materiais (editar)

Se decidir fazer tudo sozinho, a primeira tarefa é escolher o material para as futuras prateleiras.

Para a fabricação dessas estruturas, diferentes matérias-primas podem ser utilizadas.

  • Madeira. É um material natural e ecológico com ricas possibilidades decorativas. Mas lembre-se que a árvore deve ser impregnada para proteção contra umidade e proteção contra pragas. É fácil de processar e será uma boa base para prateleiras robustas.
  • Metal. A durabilidade e confiabilidade desse material dispensa publicidade. Normalmente, as armações das prateleiras são feitas de metal. Vale lembrar que o material reage à umidade, e para prolongar sua vida útil deve ser pintado.
  • Chipboard. Material de fácil processamento, com o qual você pode fazer prateleiras de diferentes tipos. Pode suportar cargas decentes se os suportes das prateleiras forem fortes. Não pode ser usado como prateleiras longas, apenas com fechos verticais intermediários.
  • Copo. Material delicado e frágil, mas não pode suportar as menores cargas. Normalmente desempenha um papel decorativo.
  • Plástico. Não tem medo de umidade e altas temperaturas. Mas, ao mesmo tempo, está longe de ser o mais durável.
  • Opções combinadas. São estantes que incluem vários materiais no seu design, por exemplo, madeira e metal.

O regime de temperatura do ambiente é um dos primeiros critérios para a escolha do material das prateleiras. Também é importante para qual lado a varanda está voltada. Por exemplo, no verão o lado sul fica muito quente e as prateleiras cobertas com tinta e verniz exalam seu odor característico.

Onde localizar?

Se for proprietário de uma norma, não de uma varanda maior, existe o perigo de sobrecarregá-la com as mesmas prateleiras. É por isso bastará ter várias estruturas de canto e pequenas prateleiras horizontais, que são utilizadas principalmente para fins decorativos.

No final da varanda, faz sentido equipar estantes fechadas não muito altas. Eles se tornarão simultaneamente cadeiras, bem como locais de armazenamento de utensílios domésticos (as mesmas ferramentas). Já na parede frontal interna, você pode equipar uma prateleira dobrável, que se transformará em uma pequena mesa com um “movimento inteligente da mão”.

As paredes finais em branco são ideais para sistemas de armazenamento de edifícios. Prateleiras fechadas e combinadas serão as mais confortáveis ​​aqui. Os utensílios domésticos são armazenados em prateleiras fechadas, enquanto as prateleiras abertas são utilizadas para fins decorativos.

Por fim, falando sobre os esquis, que tradicionalmente ficam na varanda. Eles podem não sair de seu território histórico, mas você pode colocá-los lá esteticamente. Em armários de piso final, você pode fazer um nicho de estojo embutido. Ao longo da parede da varanda frontal interna, você pode organizar os armários baixos, que são espaçosos e bonitos, e muito do que antes estava armazenado caoticamente na varanda vai caber neles.

Exemplos de sucesso

Se você tiver apenas uma grade na varanda, e a área em si for aberta, será mais difícil com as prateleiras. A menos que os elegantes metais se tornem plataformas confiáveis ​​para lindos vasos de flores. Mas a varanda fechada oferece possibilidades muito mais elegantes e práticas.

Apresentando as 10 melhores ideias para prateleiras de varanda.

  • Mesmo uma varanda muito estreita não é um obstáculo para um belo sistema de armazenamento. Não há nada de complicado neste projeto, e mesmo uma pessoa longe da profissão de design pode construir tal rack. Acabou sendo aconchegante, fresco e fofo.
  • Uma das opções de uma minibiblioteca, localizada na área da varanda. Otomano, prateleiras, pintura na parede, decoração elegante. Espaço autossuficiente e confortável, cuja organização não envolve altos custos.
  • Prateleiras interiores muito elegantes na varanda espaçosa. Se as suas tarefas para organizar este território são inteiramente decorativas, então você precisa dar uma olhada nesta opção. É possível montar uma estufa em sua própria casa.
  • É assim que pode ser um escritório na varanda. Os custos não são muito altos, a organização é tão bonita quanto é simples. Mas nesta versão, a varanda é combinada com o quarto.
  • Outra variação do mini gabinete. Tudo está em consonância neste interior: decoração, escolha de móveis, decoração. Nem dá para dizer de imediato que tudo isso está organizado em uma típica sacada pequena. Muito conveniente e prático.
  • Um espaço que transmite sua atmosfera, conforto e luz até mesmo através do monitor. Excelente organização das estantes da biblioteca em uma pequena área. E nada mais.
  • Outra opção, muito estilosa e original. Essas prateleiras já são mais difíceis de fazer por conta própria, mas ainda são possíveis. Uma solução muito boa para uma varanda com janelas panorâmicas.
  • E esta é uma pequena arrecadação, organizada fora da zona do apartamento.As prateleiras de metal são muito confortáveis, a estrutura em si parece leve e não sobrecarrega o interior.
  • Outra opção para um espaço multifuncional que não parece nada confuso. E tudo isso está em uma pequena área, e você pode fazer isso sozinho.
  • Uma oficina criativa - é assim que as estantes podem se tornar as mesas de um artista. A opção é adequada até mesmo para uma varanda não isolada, só que o território será utilizado ativamente na estação quente.

E há muitas opções semelhantes, quando os metros quadrados são usados ​​de maneira bonita e funcional. Siga-os e transforme a sua casa!

Para obter informações sobre como fazer prateleiras suspensas para plantas de interior na varanda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa