Varandas

Gesso decorativo para varanda: prós e contras, escolha e decoração

Gesso decorativo para varanda: prós e contras, escolha e decoração
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Trabalho preparatório
  5. Técnica de aplicação
  6. Cuidado correto
  7. Exemplos de interiores de sucesso

A varanda é um prazer especial durante os meses mais quentes. A decoração com gesso decorativo tornará essas férias ainda mais agradáveis. Você pode criar um design original e exclusivo por conta própria.

Vantagens e desvantagens

O gesso decorativo permite a criação rápida e econômica de desenhos em relevo nas paredes. A variedade de texturas e cores torna o material literalmente uma dádiva de Deus para a implementação de ideias de design.

Num apartamento, este material pode ser utilizado em qualquer divisão e até na varanda. As vantagens do gesso decorativo são as seguintes:

  • a composição pode ser utilizada mesmo que a varanda não seja aquecida ou isolada;
  • alguns tipos de gesso decorativo não queimam; esse acabamento é capaz de proteger a varanda de um incêndio acidental, o que é possível se algo entrar por uma janela aberta;
  • o acabamento com esse material durará mais do que papel de parede e quaisquer outros materiais decorativos;
  • o estresse mecânico não danifica o revestimento da parede;
  • dá espaço para idéias de design, vai bem com materiais lisos e texturizados, como pedra ou madeira;
  • ampla variedade e vários preços;
  • a limpeza pode ser feita com produtos químicos e desinfetantes;
  • você pode cobrir as paredes com um composto branco e pintar por cima na cor ou cores desejadas;
  • o revestimento seca rapidamente.

    Não existe material perfeito. Vale a pena considerar as seguintes desvantagens:

    • é necessário escolher cuidadosamente a composição em função do componente principal e do relevo;
    • ao misturar, você precisa seguir as instruções, caso contrário, você pode estragar o gesso;
    • é necessário seguir rigorosamente a tecnologia de aplicação para que o revestimento seja durável e bonito.

    Variedades

    O gesso decorativo não nivela as paredes, mas, ao contrário, cria um belo relevo.

    As composições podem ser divididas em dois grandes grupos.

    Grande relevo

    Esta composição é fácil de aplicar. isto ótima solução para iniciantesque não realizaram trabalhos de acabamento anteriormente. Pedras pequenas, fibras e cristais criam um relevo perceptível. É digno de nota que na aplicação, não há necessidade de nivelar o revestimento com cuidado.

    Raso

    Teremos que praticar para que tal composição fique bem cuidada nas paredes. Pequenos componentes adicionais criam um efeito padronizado. Cada detalhe pode ser visto na superfície. Esta opção é adequada para a incorporação de elementos decorativos complexos.

    Existem alguns tipos de texturas para estuques decorativos. Isso permite a escolha original, mas também pode ser confuso. Vale a pena considerar as características dos diferentes emplastros.

    Kameshkovaya

    Pode ser usado para decorar qualquer local. Na parede interna da sacada, esse gesso vai servir por muito tempo, mesmo que a sacada esteja aberta.

    A superfície da parede sob tal composição será protegida das condições climáticas e flutuações de temperatura.

    Componentes de acrílico, silicone e silicato são encontrados como a base da mistura. Visualmente, a parede parece que foi coberta com areia. A cor é natural e depende do tipo de pedras da composição.

    Mármore

    O mármore triturado é usado como elemento decorativo; as partículas podem ser de diferentes tamanhos na faixa de 0,5–5 mm. Corantes, resinas, cal e aditivos são adicionados à composição para aumentar a decoratividade.

    Recomenda-se envernizar esse gesso. Caso contrário, a composição se desintegra ao menor estresse mecânico. O mármore puro não deve ser lavado com detergentes.

    Besouro de casca

    Esta opção se distingue por sua resistência, confiabilidade e longa vida útil. As altas propriedades decorativas tornam a composição popular entre amadores e artesãos.

    Externamente, as paredes ganham textura amadeirada. Combina com qualquer estilo de interior. Os sulcos podem ser quase imperceptíveis ou profundos. Tudo depende dos componentes adicionais da mistura.

    Os rebocos acrílicos devem ser pintados antes de serem aplicados nas paredes. As composições em uma base diferente são curadas após a secagem.

    Veneziano

    O gesso contém farinha de pedra. Tem um alto valor artístico e é famoso entre os designers de interiores.

    Exteriormente, a parede se assemelha a mármore. Vale ressaltar que os tons são sempre profundos, e os desenhos parecem naturais. É uma superfície capaz de refletir a luz com beleza.

    Gesso texturizado

    Esta solução permite criar muitos relevos diferentes. Fios, areia, pedras, fibras, gesso, mica e muito mais podem ser adicionados à composição. A aplicação é bastante complicada e realiza-se em várias etapas. Com a ajuda de trapos, rolos encaracolados, esponjas, você pode criar um relevo único. Esse gesso ajudará a corrigir visualmente as paredes curvas.

    A composição do gesso não tolera altos níveis de umidade, é usado em varandas envidraçadas com aquecimento.

    As propriedades do gesso decorativo dependem muito do material de base da composição. As seguintes variedades são dignas de nota:

    • base de silicone - pode ser usado em fachadas, resistente ao desgaste, tolera facilmente condições agressivas e mutáveis;
    • base mineral - manifesta-se bem no calor, decora as paredes por muito tempo, mas esse gesso não pode ser usado se a varanda estiver aberta e sem aquecimento;
    • base de cal - externamente, essa composição é semelhante à pedra natural, é usada exclusivamente para a decoração de interiores; é importante que a varanda seja aquecida e envidraçada;
    • Base vegetal - a parede rebocada com este tratamento permite uma boa passagem do ar e não se deteriora com a exposição à umidade;
    • base de vinil ou acrílico - as paredes sob esse gesso não respiram, pelo que devem ser pré-tratadas com compostos contra fungos e bolores; a umidade e a umidade do gesso não são terríveis;
    • base de gesso - as altas propriedades decorativas requerem certas condições; pode ser usado apenas em varandas quentes e envidraçadas;
    • base de cimento - uma mistura universal pode ser usada para trabalhar em quaisquer condições; gesso resistente ao desgaste e durável não tem medo de umidade, temperaturas extremas e estresse mecânico.

    Como escolher?

    O gesso decorativo é universal. Dependendo da composição, pode ser utilizado em qualquer varanda. Na escolha, vários critérios devem ser levados em consideração.

    • A presença ou ausência de vidros na varanda. É a partir desse critério que se deve começar na escolha de uma composição. Se a varanda estiver totalmente aberta, então o gesso é usado para trabalhos de fachada. Uma varanda aquecida pode ser decorada com uma composição interior. Em alguns casos, por exemplo, com vidros frios, é preferível dar preferência ao reboco urbano.

    Tal solução garantirá que mudanças repentinas no tempo e uma janela aberta acidentalmente não levem a consequências desastrosas.

    • Composições de grande relevo são usadas para trabalho externo, e composições de pequeno relevo são usadas para interno. Assim, o gesso veneziano só pode ser usado em uma varanda quente e isolada.
    • Se a varanda for combinada com o quarto, então vale a pena escolher a textura e a cor para que o look geral seja harmonioso. Em uma loggia separada, você pode usar qualquer material que seja adequado para as condições de uso.
    • As formulações de granulação grossa são melhores na absorção de ruído. A varanda com este acabamento ficará mais silenciosa e confortável.
    • Se você deseja incorporar um design complexo, é melhor escolher composição sem pigmento e compre a tinta separadamente.

    Trabalho preparatório

    O gesso decorativo é muito fácil de usar.

    O resultado do uso será especialmente atraente se as paredes forem devidamente preparadas.

    O procedimento padrão é o seguinte:

    • é necessário desmontar todos os armários decorativos, prateleiras e retirar todos os móveis da varanda; se a decoração for feita nas paredes externas, os peitoris das janelas e seus fechos devem ser removidos adicionalmente;
    • a limpeza das paredes do revestimento decorativo antigo deve ser feita o mais cuidadosamente possível; se necessário, vale a pena retirar o gesso antigo da parede nua;
    • com bico de cinzel em perfurador, cada fissura deve ser processada, como se abrisse; todas as rachaduras devem ser preenchidas com um composto de reparo;
    • um primer deve ser aplicado a uma parede nua; a primeira demão deve secar e, em seguida, recomenda-se aplicar a segunda;
    • com uma espátula, vale a pena aplicar gesso comum para nivelar as paredes; é melhor usar uma composição de cimento;
    • Com um pincel largo, é necessário caminhar ao longo das paredes para remover os restos de composição seca e a poeira que se formou durante o nivelamento.

    A preparação deve ser feita com cuidado.

      Ao usar o gesso decorativo veneziano, é melhor não nivelar as paredes, mas costurá-las com drywall. Isso lhe dá a base perfeita para belos designs. Após o término desta etapa, você pode prosseguir para a decoração.

      Técnica de aplicação

      A decoração interior das paredes é inicialmente efectuada de acordo com o esquema standard, independentemente da composição. Pode ser rebocado imediatamente após os trabalhos preparatórios.

      O acabamento decorativo é realizado da seguinte forma:

      1. usando uma broca ou misturador, amasse uma composição homogênea;
      2. uma pequena quantidade da composição é coletada em uma espátula e lançada em qualquer seção da parede;
      3. a camada é nivelada com uma espátula larga ou um flutuador especial, a camada não deve exceder 3-5 mm; é assim que todas as paredes internas da varanda são tratadas;
      4. o gesso começa a endurecer, é hora de alisá-lo com uma talocha o mais cuidadosamente possível;
      5. é aplicada uma camada decorativa, que constituirá o desenho externo, sua espessura pode variar entre 0,5–2 mm; os fabricantes geralmente indicam a camada de gesso recomendada;
      6. formar um relevo.

      O desenho depende diretamente do material principal, pois a textura pode ser diferente.

        As características da formação do relevo são as seguintes:

        1. o gesso mineral pode ser simplesmente alisado com uma bóia de plástico; lindas ranhuras se formarão naturalmente;
        2. o escaravelho da casca deve ser aplicado na parede e nivelado; o relevo é formado no decurso de movimentos circulares ou longitudinais com um flutuador plano;
        3. O gesso veneziano é aplicado à camada de base em porções muito pequenas; a composição deve ser imediatamente nivelada em diferentes direções, como resultado, uma névoa translúcida em relevo é obtida;
        4. o revestimento texturizado é formado com um pincel, uma espátula com entalhes, esponjas; você pode usar qualquer material disponível;
        5. o gesso dobrado fica em relevo se você cobrir a parede com polietileno, como resultado, muitas dobras diferentes aparecem; a embalagem é removida após o endurecimento da camada decorativa, o padrão será sempre único e inimitável;
        6. o gesso texturizado é feito com rolo, carimbo de borracha ou poliuretano; padrões simétricos são criados pela exposição a uma composição ainda úmida.

          Em seguida, você pode pintar o revestimento decorativo até que seque.

          Nesse momento, a temperatura na varanda deve estar no mesmo nível.

          O tempo exato de secagem pode ser encontrado nas instruções do material. Por fim, as paredes são envernizadas. A cera não é recomendada, a fricção ativa pode danificar o gesso.

          Cuidado correto

          As paredes rebocadas não requerem muita manutenção se forem envernizadas. Limpe simplesmente a superfície com um pano úmido.

          Se a parede for simplesmente pintada, então as características do cuidado dependem da composição da tinta, a saber:

          • a emulsão à base de água não deve ser muito molhada e esfregada; é permitido limpar com um pano ligeiramente úmido sem detergentes;
          • o acrílico pode ser lavado com um bashing úmido, mas sem muita fricção e produtos químicos;
          • paredes com revestimento de látex, alquídico ou de óleo podem ser facilmente umedecidas e esfregadas com o lado macio da esponja; o uso de detergentes não abrasivos e suaves é permitido.

          Exemplos de interiores de sucesso

          Uma varanda com gesso decorativo parece interessante e elegante.

          • Varanda estilosa que lembra um café em Londres... O gesso decorativo é emoldurado na forma de uma tela para um desenho.
          • Besouro de casca de gesso com sulcos rasos. Revestimento leve e interessante.
          • Um exemplo de combinação de gesso decorativo e pedra. Parece muito elegante e interessante.
          • O gesso veneziano parece ótimo. Uma sombra clara realça visualmente um espaço estreito.
            • Gesso brilhante de grão fino parece interessante... Os revestimentos de parede e piso estão em boa harmonia.

            No próximo vídeo, você aprenderá a fazer o gesso decorativo de "casca de árvore" mais barato com suas próprias mãos a partir de gesso.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa