Cor da varanda: tons, opções, exemplos
A atmosfera de qualquer sala depende da escolha da tonalidade das paredes. A cor cria estilo e clima. Isso também se aplica à varanda, que hoje está se tornando cada vez mais uma área residencial de pleno direito. A base de um interior de sucesso é uma combinação harmoniosa de gostos pessoais dos residentes, combinando com o estilo, levando em consideração o tamanho e a finalidade das instalações. O artigo falará sobre as nuances da escolha de um esquema de cores.
Princípios básicos
Uma varanda ou loggia geralmente não é grande. No entanto, uma abordagem competente permite transformar o território em um canto aconchegante atraente. Para que o resultado da reparação agrade a todos os membros da família, vale a pena considerar várias regras básicas para o desenho de cores de tais instalações.
- A melhor opção para o acabamento de uma varanda seria tons claros, à medida que expandem visualmente o espaço. Tons escuros são aceitáveis em uma área espaçosa. E você também pode combinar cores para obter o efeito ideal.
- Cores quentes vale a pena escolher para quem não tem sol e conforto suficiente. Os tons frios criam uma sensação de frescura e frescura.
- Tons claros são muito "ativos"... É melhor não tomá-los como básicos, caso contrário o território parecerá ainda mais apertado. Se você quiser brilho, é melhor escolher cores interessantes, mas suaves. Outra opção é adicionar toques ricos a um interior neutro (na forma de acessórios, móveis).
- Tente evitar ser muito variegado. Deixe pelo menos uma parede ser monocromática se as outras forem decoradas com material impresso. Além disso, neste caso, é melhor escolher móveis e decoração monocromáticos.
- O design de cores sólidas é o outro extremo... É aconselhável combinar cores pastéis entre si ou diluí-las com pinceladas espetaculares de contraste ou brilho. Caso contrário, a sala parecerá impessoal.
- lembre-se disso o vidro não protege as superfícies da radiação ultravioleta. Portanto, vale a pena dar preferência a materiais resistentes ao desbotamento.
Seleção de cores Feng Shui
Se a filosofia deste ensino está perto de você, você pode organizar uma varanda de acordo com esses princípios. Acredita-se que somente ao escolher o tom certo a sala promoverá relaxamento, restaurará a harmonia interior e terá energia.
- Se as janelas estiverem viradas para o sul, o vermelho, o verde e o marrom são considerados adequados.
- Para a parte norte do mundo, cinzas, azuis e azuis são recomendados.
- Para o lado oeste, as cores preferidas são cinza, branco, amarelo. Elementos de ouro são bem-vindos.
- Na varanda virada a nascente, os tons de azul, verde e roxo vão criar harmonia.
Se a direção for mista (por exemplo, sudeste), você pode considerar as opções de design em branco, bege, amarelo, rosa, marrom-vermelho.
É aconselhável não fazer transições de cores nítidas entre o acabamento da varanda e o cômodo adjacente. As sombras devem "fluir" suave e suavemente umas nas outras.
A decoração também deve ser escolhida levando em consideração o lado que as janelas ficam viradas. Se o elemento água corresponder a ele, pode-se instalar uma mini-fonte ou uma cachoeira artificial na sala. Pinturas ou fotografias com paisagens do assunto correspondente podem ser uma boa adição. Se o lado for sul ou leste, as plantas vivas aumentarão a energia do bem-estar e da prosperidade.
Não empilhe itens antigos na varanda. Pelo contrário, coloque aqui objetos que são caros ao seu coração, evocando boas lembranças e associações. Nesse caso, o descanso na sala será completo.
Psicologia das sombras
Se você é mais guiado por como esta ou aquela cor afeta o humor de uma pessoa, você pode escolher o tom do acabamento com base nisso.
O branco está associado à pureza, frescor e novidade. Isso o acalma, mas ao mesmo tempo permite que você se concentre, se necessário. Este acabamento será uma excelente escolha para decorar um espaço de estudo e de relaxamento.
O bege cria uma sensação de calor, conforto e harmonia. Se houver pouco sol na loggia, esta cor compensa sua falta. Este é um ótimo tom neutro para um momento de relaxamento.
O amarelo revigora, energiza e é positivo. Também está associado à luz solar.
Elementos de amarelo devem ser incluídos no interior da varanda se você pretende se divertir com os amigos ou praticar esportes.
O laranja é semelhante à versão anterior... É uma cor alegre, criativa e revigorante. No entanto, você deve ter o cuidado de incluí-lo em seu ambiente.
Vermelho é a cor da energia e da paixão. Isso aguça a atenção, excita. Em uma área limitada, um par de pequenos acessórios vermelhos será suficiente. Uma abundância de cores pode causar atividade excessiva e nervosismo.
Azul e azul são tons misteriosos associados à água do mar, céu claro, frescor. Em tal sala, a pessoa se sente calma e confiante, pode relaxar.
O verde une as pessoas à natureza. Acalma, evoca uma sensação de estabilidade e segurança.
Roxo (lilás) é uma cor ambígua. Para alguns, causa um humor sonhador, enquanto para outros, deprime. Portanto, essas cortinas devem ser manuseadas com cuidado.
Rosa é a personificação da ternura. Tons brilhantes de rosa parecem festivos e alegres. As cores claras contribuem para um relaxamento aconchegante e criam um clima romântico.
Os tons de marrom estão associados a ordem e confiabilidade. Combinados com bege, eles criam um ambiente aconchegante e harmonioso.
O preto é o oposto neutro do branco. Em pequenas quantidades (contra um fundo claro), parece rigoroso e elegante. Em abundância, pode parecer sombrio e deprimente.
Relação da cor com o estilo
Se a criação de um ambiente elegante é sua principal preocupação, escolha um tom para as paredes internas da varanda de acordo com a direção do desenho que você gosta.
Os clássicos sugerem tons calmos e nobres. Geralmente são bege e marrons. Você pode adicionar frescor ao interior adicionando branco ao acabamento. Uma solução incomum seria escolher um tom oliva claro. Traços em bordô, azul, verde escuro são aceitáveis (na forma de móveis, acessórios).
Se você gosta da direção neoclássica, você pode combinar branco com pêssego claro, roxo claro ou amarelo suave. A decoração pode ser turquesa, rosa ou lavanda. A decoração desses estilos geralmente é feita com gesso decorativo. E também podem ser usados painéis de pedra, tijolo branco artificial e couro macio. Se a varanda estiver devidamente isolada, é permitido decorar as paredes com papel de parede.
Neste caso, é preferível escolher tecidos lisos ou opções com um estampado estilizado discreto (damasco, motivos florais).
Provença e chique gasto - estilos vintage delicados. Uma abundância de branco é apropriada aqui, a adição de tons claros, como se estivessem queimados (rosa, azul, menta). Você pode combinar a brancura com azul ou roxo. Tons de areia também são apropriados. A decoração das paredes é feita com gesso, tijolo artificial branco ou cinzento, madeira pintada.
Se os tecidos forem selecionados em uma única cor, você pode fazer as paredes ou o piso de um material com uma estampa floral.
Minimalismo e alta tecnologia criado para os amantes de tons limpos e frescos e contrastes espetaculares. Normalmente, esses quartos são decorados em tons de branco e cinza. Freqüentemente, acessórios pretos são incluídos no interior, que parecem muito expressivos em um fundo branco. Se você quiser brilho, pode decorar a área com cadeiras vermelhas ou amarelas brilhantes. As paredes nesses estilos são quase sempre monocromáticas.
Loft - direção "brutal"... É dominado por tons de cinza e marrom. Tijolo marrom e concreto se encaixam perfeitamente na estética do estilo. No entanto, os tons escuros podem ser diluídos com pinceladas brancas ou bege. Pontos brilhantes na forma de cadeiras ou decoração também são aceitáveis aqui. Geralmente é laranja, amarelo, vermelho ou verde.
Tons delicados (rosa, azul, roxo) não vão funcionar aqui.
Moderno é um estilo livre. Permite pintar as paredes de rosa, pêssego, salada ou qualquer outro tom. O principal é evitar o brilho excessivo. O material da parede pode ser qualquer coisa. É aqui que você pode economizar dinheiro e decorar o ambiente com plástico - o sortimento moderno inclui muitas variações de tons.
Atmosfera chalé pode ser criado usando forro de madeira. Nesse caso, todo o quarto é decorado em tons neutros de areia e marrom.
Ecostyle também aceita materiais naturais. A madeira ou cortiça nas paredes é complementada por móveis de vime e plantas vivas. Todas as cores do mobiliário devem ser naturais. Isso inclui todos os tons de verde, bege, marrom, tons de cinza. Refresque o interior com a inclusão das cores branco e amarelo ensolarado.