Pinturas de fitas de cetim
As pinturas com fitas de cetim são um tipo bastante incomum de bordado. A arte de criar bordados de fita surgiu no final do século XIV na França. Graças ao uso de fitas brilhantes em vários tons, é obtida uma obra volumosa que parece muito bonita. Essa imagem servirá como uma decoração maravilhosa para qualquer interior.
O que você precisa para trabalhar?
Uma característica das pinturas bordadas com fitas é que o resultado é uma imagem brilhante e tridimensional. É quase impossível criar duas obras completamente idênticas. Para criar uma imagem a partir das fitas, é necessário preparar com antecedência determinados materiais que serão necessários no processo de trabalho:
- fitas de cetim em tons selecionados de largura e comprimento adequados;
- um marcador especial para bordado (para desenhar um esboço no tecido);
- pistola de cola;
- tecido denso para a base do produto (lona, lona, linho);
- uma agulha com olho largo e ponta romba;
- fios para segurar peças individuais com base na imagem;
- tesoura;
- mais leve ou fósforos;
- quadro;
- aro.
É muito conveniente trabalhar com fitas de cetim. Este material tem uma série de vantagens:
- é possível escolher fitas de diferentes larguras;
- uma grande variedade de tons;
- as fitas são bastante fortes;
- retém o brilho das cores e uma aparência atraente por muito tempo.
Tipos de pontos
Ao criar uma imagem a partir de fitas de cetim, diferentes tipos de pontos são usados. Estes são pontos retos e com fita, ponto torcido, laço e ponto traseiro. Outros tipos de costuras decorativas também podem ser usados. Um nó francês é usado para bordar pequenos detalhes.
Para garantir a fixação das fitas na base, é utilizada uma costura cega. Permite fixar as fitas pelo lado da costura da obra de forma que a costura não fique visível na frente.
Os pontos básicos são:
-
loops circulares;
-
meio-loops com fixação;
-
laços com anexo;
- loops torcidos.
Instruções de bordado de fita faça você mesmo
Para criar um produto, você precisa de um tecido base. A tela é mais comumente usada, mas outros tipos de tecido podem ser usados. A única condição é que o tecido seja bastante denso. Para o trabalho, você também precisa de uma agulha especial com um olho largo. Isso é necessário para que a fita possa passar pelo buraco da agulha.
Antes de começar a trabalhar, você precisa escolher o enredo de sua preferência. Na maioria das vezes, um tema floral é usado para criar essas pinturas. Podem ser rosas, lilases, margaridas, peônias, papoulas ou outras flores. Mas o enredo pode ser absolutamente qualquer coisa. Para iniciantes, é melhor optar por desenhos simples que não contenham detalhes muito complexos. É melhor dar preferência a desenhos com vários elementos grandes. Com o tempo, você pode escolher composições mais complexas.
Depois disso, o esboço selecionado deve ser transferido para a base do tecido. A próxima etapa é colocar a tela em um bastidor adequado. Quando o tecido está bem esticado, o processo de bordado é mais rápido e o trabalho acabado fica mais bonito: as fitas ficam planas na base e os pontos ficam bem organizados.
Para alcançar uma sensação de heterogeneidade e um estouro atraente da composição, você pode tingir o desenho usando tintas acrílicas. E você também pode desenhar alguns detalhes com tinta (nervuras nas folhas, lâminas de grama, etc.).
Após finalizar o bordado, o trabalho acabado deve ser fixado no bastidor. Ele pode ser pendurado na parede ou apresentado como um presente de Natal.
Pinturas kanzashi
A técnica oriental do bordado kanzashi permite que você faça uma variedade de flores que podem ser usadas como vários acessórios e ornamentos (por exemplo, broches, grampos de cabelo, decoração para bolsas femininas e muito mais). No entanto, essa técnica também pode ser usada para criar pinturas de fitas de cetim. Rosas, lilases, girassóis, camomilas e outras flores feitas usando a técnica de kanzashi ficam lindas.
Para formar uma rosa a partir de fitas de cetim, você precisa torcer um pequeno botão e costurá-lo na base da imagem. Depois, com os dedos, é necessário criar novas pétalas, e cada uma delas é cuidadosamente fixada ao tecido com agulha e linha de tom adequado. Graças a esta técnica, podem ser criadas flores de vários tamanhos e formas. Podem ser botões muito pequenos ou rosas em plena floração.
Uma rosa também pode ser formada por outro método. Para fazer isso, corte uma fita de cetim larga em quadrados, que precisam ser dobrados em um triângulo. Para criar uma flor, basta usar sete espaços em branco. Para o meio de uma rosa, dois espaços em branco devem ser dobrados com pontas afiadas em direção ao canto direito e fixados. Você pode coletar todas as pétalas com cola ou com fios e uma agulha.
Desta forma, você pode criar não apenas rosas, mas também outras flores. Para formar pétalas individuais, a peça quadrada deve ser dobrada ao meio e depois dobrada novamente. Como resultado, você obterá uma parte de uma forma menor, a partir da qual poderá criar uma pétala volumétrica, fixar a estrutura com cola ou fios. Depois que o número necessário de pétalas for preparado, elas precisam ser conectadas à base do tecido da imagem.
Várias técnicas podem ser usadas para bordar folhetos. Pontos retos podem ser usados para ajustar o caule da planta. Outra opção é cortar as folhas de uma larga fita verde, chamuscar as pontas e costurar na base.
Para o núcleo das flores, você pode usar um fio dental de um tom adequado, contas amarradas em um arame ou cortar um círculo de feltro com o diâmetro desejado. Outra possibilidade de criar o miolo de uma flor é usar uma fita fina de cetim que fica enrolada e fixada na tela.
Uma bela imagem, bordada com fitas de cetim, servirá como uma decoração maravilhosa para qualquer interior... Você pode criar composições simples sem ter nenhuma experiência. Com o aumento da habilidade, os enredos das pinturas podem ser complicados, elementos adicionais podem ser adicionados e verdadeiras obras-primas podem ser bordadas. As flores nessas pinturas são muito semelhantes aos botões vivos, e o trabalho em si não deixa ninguém indiferente.
A seguir, veja uma aula magistral sobre bordados de pinturas com fitas de cetim.