Fita de cetim

Características das fitas de cetim e sua aplicação

Características das fitas de cetim e sua aplicação
Contente
  1. Visualizações
  2. Qual é a largura deles?
  3. Cores
  4. Aplicação de modelagem de cabelo
  5. Fazendo flores
  6. Fitas e artesanato
  7. Pedido de decoração

As fitas de cetim pertencem ao grupo dos materiais decorativos e de acabamento muito procurados pelas costureiras. Devido às suas características tecnológicas e estéticas excepcionais, este produto têxtil recebeu o mais amplo escopo de aplicação: fitas são usadas para fazer itens de decoração para casa, joias e são usadas para criar penteados elegantes.

Falaremos sobre o que são essas fitas e como criar uma verdadeira obra-prima a partir delas em nossa análise.

Visualizações

As fitas de cetim são consideradas o produto têxtil mais popular. Eles têm vantagens importantes:

  • força;

  • resistência ao meio ambiente;

  • decoratividade;

  • ampla escolha;

  • preços acessíveis.

Dependendo da matéria-prima utilizada, as correias podem ser feitas de seda rayon ou acetato. Apresentam-se em diversas variedades, que diferem em tonalidades, comprimento, largura e densidade.

A história da fita de cetim tem raízes num passado distante, tornou-se um dos primeiros adornos dos nossos antepassados. Antigamente, os penteados eram criados a partir de uma fita feita a partir do entrelaçamento de fibras vegetais, ela era tecida no cabelo, e isso era considerado uma bela decoração. Os cientistas encontraram evidências do uso dessas fitas em várias partes do planeta.

Nos tempos antigos, as fitas não eram menos populares. Naquela época, a trança de cetim era feita de algodão natural ou fibra de linho e decorada com pedras caras, bordados de ouro e moedas.Mas apenas as pessoas mais nobres e ricas podiam comprá-las, porque, por causa de sua sofisticação, o preço das joias era inacessível aos camponeses.

Contudo, alguns historiadores da moda associam a origem das fitas de cetim à China antiga. Foi neste país que a produção de seda foi dominada pela primeira vez. No século XIV, o tecido chegou aos habitantes do Velho Mundo, e já aí começaram a fazer fitas com ele. A propósito, em diferentes países, as características de seu uso variaram: em algumas culturas eles eram um ornamento, em outras - um indicador de status elevado, e em outros ainda - eram dotados de um significado sagrado.

Hoje em dia, a fita de cetim pertence à categoria de artigos decorativos. Hoje, a tecnologia mudou gradualmente do uso de matérias-primas naturais em favor de sintéticos. Na maioria das vezes, a viscose é usada para a fabricação de fios de cetim, e o efeito cintilante é criado com fibras de acetato. O produto de alta qualidade é resistente à luz ultravioleta, produtos químicos, altas e baixas temperaturas.

As fitas de cetim podem ser opacas ou brilhantes, de uma ou duas faces. A trança está disponível em várias cores, tingida e estampada.

Produtos de camada única, duas camadas e multicamadas são diferenciados - os indicadores de elasticidade e densidade dependem diretamente disso.

Qual é a largura deles?

Os fabricantes produzem fitas de cetim em bobinas, a largura varia de 0,3 a 12 cm. Além disso, quanto mais estreito o produto, menor é o seu preço. As mais procuradas são as tiras com largura de 6 mm, 1,2 cm, 2,5 cm, 3 cm, 4 cm, 5 cm, um pouco menos frequentemente utilizam opções de 8 cm, 10 cm, além de 12 cm. Independentemente do tamanho, podem diferir no nível de rigidez - esse fator está associado às peculiaridades da tecnologia e ao tipo de impregnação utilizado pelos fabricantes.

Cores

As fitas de cetim estão disponíveis em três cores principais - branco, preto e colorido. Os últimos, por sua vez, são divididos em várias dezenas de tons - vermelho, laranja, azul, verde, dourado, amarelo, roxo e muitos outros.

As fitas de cetim podem variar no método de decoração. Existem três maneiras principais:

  • elevação térmica;

  • hot stamping;

  • impressão por sublimação a cores.

O aumento térmico é um tipo separado de impressão em relevo, essas fitas se distinguem por uma textura convexa.

Hot stamping - esta técnica permite aplicar o logotipo corporativo de empresas à fita, tais modelos são muito procurados na concepção de garrafas de vidro e brinquedos infantis.

Impressão de sublimação em cores - neste caso, o corante penetra nas fibras do tecido o mais profundamente possível. A área com a imagem permanece lisa por muito tempo e não desbota sob os raios do sol.

Essa impressão é famosa por uma ampla seleção de cores, seu brilho e saturação.

Aplicação de modelagem de cabelo

As fitas de cetim são mais amplamente utilizadas na criação de penteados. A maneira mais fácil é amarrá-los como um laço no rabo, mas esse enfeite é mais eficaz na tecelagem de tranças.

A foice em si é um método de modelagem de sucesso, amplamente procurado desde os tempos antigos. Ao decorar tal tecelagem com fitas, o efeito decorativo da opção só aumenta. Ao mesmo tempo, a trança brilhante não só melhora as características visuais da estrutura, mas também fortalece o pigtail.

É fácil tecer uma fita de cetim em uma trança tradicional. A estrutura do cabelo e seu comprimento não importam.

O mais importante é que o penteado permite tranças. Normalmente, isso requer o comprimento do cabelo na altura dos ombros e abaixo.

Completando o estilo com tranças, você pode obter qualquer opção para um belo estilo: uma trança reta, um par de tranças nas laterais e uma cachoeira ou até mesmo uma cesta. Existem diferentes padrões de tecelagem usando um pedaço de tecido cintilante. A maneira mais fácil de trançar uma trança tradicional é com um rabo de cavalo. Este método é elementar, está disponível para tecelagem independente e não leva mais de 5 minutos para criar um penteado. As instruções passo a passo incluem algumas etapas simples.

O cabelo seco é preso em um rabo de cavalo e preso com um elástico. Além disso, uma fita é fixada na base. A cauda é nitidamente dividida em três partes de igual espessura. A trança é presa com fios médios ou laterais. Em seguida, eles começam a tecer uma trança clássica de fio único.

A ponta restante é presa com um elástico ou deixada pendurada. Como alternativa, você pode amarrar a tira em um laço. O penteado está pronto.

Não requer fixação adicional com vernizes e outros produtos modeladores.

Hoje em dia, a relevância da fita na trança já perdeu a relevância anterior. Apesar de a fita na trança não conhecer os limites de idade, a opção é popular principalmente para performers infantis, assim como penteados étnicos. Mulheres adultas recorrem a essa opção de estilo com muito menos frequência.

Normalmente, os proprietários de cabelos finos e finos recorrem ao penteado com fitas. Eles precisam de tecido trançado para fortalecer a estrutura e dar volume visual a uma trança fina. Portanto, com cabelos grossos e cabelos grossos, é preferível usar um cordão decorativo.

Para corrigir imperfeições na aparência, é importante selecionar corretamente a largura e a densidade da trança. Portanto, o formato de fita minimalista é adequado para proprietários de tranças grossas. As fashionistas com "cauda de rato" devem optar por fitas largas. Ao tecer, você pode usar não uma, mas 2 tiras ou mais. Nesse caso, a trança pode ser a mesma ou diferir em textura, espessura e esquema de cores.

Muitas vezes, os laços kanzashi são feitos de fitas de cetim. Os penteados com eles tornam-se a base para um look elegante e cativante. Esta opção é ideal para um penteado formal para crianças - bebês com listras de flores no estilo kanzashi parecem verdadeiras princesas. As meninas adultas costumam usar essa opção ao formar um laço de casamento.

Fazendo flores

Mulheres agulhas criam lindas flores com tranças de cetim. É melhor levar uma fita de 4 a 6 cm de largura para isso. Ele é cortado em pedaços de 5 a 7 cm, as pétalas são formadas e coletadas em um botão. Esta decoração pode ser usada para decorar roupas, pinturas ou como boutonniere para o noivo.

Para flores, é aconselhável usar uma fita colorida. Artesãs experientes o fazem por conta própria, usando tintas acrílicas. Para fazer isso, pegue uma tira lisa e umedeça-a bem com água. Em seguida, a tinta é aplicada nas bordas e espera-se que ela se espalhe pela tela em diferentes direções. O resultado é uma linda fita em vários tons - dela sai uma flor fabulosa e bastante incomum. Papoulas, lírios e ásteres são especialmente bonitos com uma fita de cetim; você pode fazer uma topiaria estilosa com ela.

Atlas é um material muito solto. Portanto, é aconselhável queimar levemente as folhas das folhas sobre a chama de uma vela ou usar uma tesoura térmica. Essa medida não apenas evitará o derramamento, mas também dará aos espaços em branco uma aparência tridimensional e textura naturalística.

Fitas e artesanato

Muitas coisas bonitas podem ser feitas de fitas de cetim.

Aro de cabeça

Para criar uma decoração, você pode pegar listras de cores sólidas ou combinar várias fitas. Eles são enrolados firmemente em torno de todo o aro em uma espiral e os elementos decorativos preparados são fixos.

Pulseiras

As tiras têxteis finas são adequadas para a sua criação. A tecelagem é feita de acordo com o volume da mão.

ovos de Páscoa

Para decorar a mesa festiva no Domingo de Luz, a decoração têxtil é anexada a ovos de poliestireno. É fácil decorá-los com listras coloridas e preparar uma decoração de interior elegante que corresponda ao tema da festa.

Pinturas

As fitas de cetim são adequadas para bordados tridimensionais. Um painel repleto de flores pode tornar-se uma decoração digna para qualquer interior.

Não será difícil para as costureiras novatas fazerem todos os tipos de joias infantis para capas de telefone, mochilas e bolsas de crochê, assim como bugigangas para jovens belezas e muitas outras opções de decoração.

Pedido de decoração

As fitas de cetim são orgânicas como decoração e podem ser usadas para decorar carros para um casamento, decorar caixas de joias e cestas de sabonetes, costurar cobertores e colchas. As fitas são usadas para criar acessórios elegantes de bricolage. A trança é muito procurada ao fazer marcadores de página e vestidos de renda.

As caixas de presente são embrulhadas com essa trança em vez de papel de embrulho, os envelopes são amarrados quando os recém-nascidos têm alta do hospital, as mesas são decoradas para os feriados.

Você pode fazer uma guirlanda para uma árvore de Natal com fitas de cetim. Para isso, basta torcer a fita e "ferver" em água fervente por 10-15 minutos. Alternativamente, deixe de molho e leve ao forno por um quarto de hora. Quando a trança está seca, ela é cuidadosamente desenrolada e lindas espirais são obtidas.

A trança costuma ser usada para fitas de formatura ou para outras características distintivas de uma pessoa. Em suma, as fitas de cetim são um produto universal maravilhoso que nos veio desde tempos imemoriais, que pode ser usado para criar decoração de todos os tipos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa