Arquiteto

Arquiteto de sistema: características da profissão e responsabilidades de um especialista

Arquiteto de sistema: características da profissão e responsabilidades de um especialista
Contente
  1. Características da profissão
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Qualidades pessoais de um especialista
  5. Educação
  6. O salário

Uma das características distintivas da sociedade moderna é o rápido desenvolvimento da tecnologia da informação e da informatização onipresente. A este respeito, um grande número de novas profissões surgem constantemente no mercado de trabalho. Então, em 2008, o mercado de pessoal na Rússia estava cheio de especialistas como arquitetos de sistemas.

Quem é arquiteto de sistemas e quais características da profissão podem ser distinguidas? Quais são os prós e os contras desta especialidade? Quais são as responsabilidades de trabalho de um especialista? Você encontrará respostas para essas perguntas, bem como para algumas outras perguntas em nosso material.

Características da profissão

Arquiteto de sistema - é um especialista que está envolvido no projeto profissional de um sistema de TI... Este engenheiro de software também é conhecido como arquiteto de software ou arquiteto de TI. No exercício das suas funções laborais, este profissional dedica-se à construção e desenvolvimento de sistemas especializados que, em termos simples, se destinam a resolver os mais diversos problemas de negócio.

Assim, podemos concluir que um arquiteto de sistemas é um especialista, sem o qual nenhuma empresa moderna pode existir e se desenvolver. Um profissional de alto nível com a experiência necessária, bem como o conhecimento adequado, ajudará a empresa a automatizar ou simplificar alguns processos de negócios, economizar dinheiro e aumentar a receita, além de atingir um novo patamar superior.

A este respeito, deve-se ter em mente que um arquiteto de sistemas deve ter conhecimento de várias esferas e áreas da vida humana: programação, negócios, etc.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra atividade profissional, o trabalho de um arquiteto de sistemas é caracterizado por muitas vantagens e desvantagens. Antes de embarcar nessa carreira, você deve avaliar totalmente todas as vantagens e desvantagens da profissão, bem como avaliar suas capacidades e habilidades.

Considere os benefícios de ser um arquiteto de software.

  • Salários altos. A recompensa financeira para um arquiteto de sistemas é decente. Assim, muitos jovens são atraídos para esta profissão em termos de possíveis perspectivas financeiras.
  • Demanda. A especialidade tem grande procura no mercado de trabalho, portanto, você não vai ficar sem trabalho.
  • Autodesenvolvimento constante. Os arquitetos de sistema estão constantemente se desenvolvendo e se aprimorando.

Vários fatores podem ser atribuídos às desvantagens da profissão.

  • Rotina. No curso de sua vida profissional, um arquiteto de sistemas tem que realizar tarefas repetitivas que podem ser entediantes.
  • Tolerância ao estresse... Um arquiteto de sistema precisa interagir com as pessoas continuamente (colegas, clientes, chefe). No decorrer dessa comunicação, podem surgir dificuldades, conflitos e mal-entendidos.

Assim, as vantagens da profissão de arquiteto de sistema superam suas desvantagens.

Responsabilidades do trabalho

Antes de ser contratado, o empregador certamente o convidará a ler a descrição do cargo. Este documento contém todas as responsabilidades, tarefas e competências que um especialista deve ter. Para realizar seu trabalho com sucesso e eficiência, um arquiteto de sistema deve aderir a um padrão profissional.

Vamos considerar várias responsabilidades de trabalho típicas do trabalho de um arquiteto de sistema:

  • análise preliminar do projeto (realizada nas primeiras fases da obra e requer atenção especial);
  • pesquisa inicial;
  • formação de requisitos para a implementação de determinados projetos de negócios;
  • revisão de especialistas;
  • seleção de padrões adequados;
  • avaliação de oportunidades;
  • desenvolvimento de projetos finais;
  • escrever especificações técnicas;
  • justificativa de suas atividades do ponto de vista econômico;
  • coordenação do projeto com outros especialistas ou mesmo departamentos;
  • desenvolvimento de metodologia adequada;
  • adaptação dos sistemas existentes aos requisitos de um projeto específico;
  • controle sobre a execução do projeto desenvolvido;
  • análise da qualidade do software, etc.

Deve-se ter em mente que, no curso de sua obra, um arquiteto de sistemas lida com uma variedade de tarefas e desempenha uma série de funções, sem as quais o desenvolvimento efetivo da empresa é impossível.

Qualidades pessoais de um especialista

Apesar do fato de que todo arquiteto de sistema deve ter uma série de habilidades e conhecimentos profissionais importantes, também existem requisitos em relação às suas qualidades pessoais. A questão é que o empregador contrata não apenas um profissional e especialista altamente qualificado, mas também um futuro membro da equipe.

Para arquitetos de sistema, as seguintes qualidades e características pessoais são relevantes:

  • Mente analítica;
  • perseverança;
  • atenção aos detalhes;
  • uma responsabilidade;
  • buscar uma educação permanente, contínua e independente;
  • capacidade de trabalhar com documentos;
  • interesse em processos de negócios;
  • disciplina;
  • habilidades de trabalho em grupo;
  • habilidades de liderança.

Ao se candidatar ao cargo de arquiteto de sistemas, deve-se ter em mente que ambas as qualidades profissionais e pessoais são importantes... Somente se você combinar todas as características necessárias, poderá realizar suas tarefas de trabalho da maneira mais eficiente e bem-sucedida possível.

Educação

Para se tornar um arquiteto de sistemas, você precisa obter uma educação especializada adequada. Ao mesmo tempo, em alguns casos, um diploma universitário pode ser útil, e em outros - um diploma universitário. Deve-se ter em mente que educação superior especializada é mais preferível... É importante notar que os empregadores de grandes empresas de prestígio dão preferência aos candidatos que se formaram em universidades metropolitanas de prestígio e têm notas altas nos seus diplomas. Assim, você deve escolher uma instituição educacional com cuidado e estudar bem... Você pode escolher a direção do treinamento, que está diretamente relacionado à programação.

No entanto, deve-se ter em mente que o ensino superior básico muitas vezes é insuficiente. Os especialistas de sistema são funcionários altamente qualificados que também devem aumentar regularmente seus conhecimentos, dominar novas habilidades e habilidades.

O salário

Devido ao fato de a profissão de arquiteto de sistemas ser relativamente nova no mercado russo, hoje em nosso país existe um pequeno número desses especialistas que possuem as qualificações necessárias. Respectivamente, um profissional altamente qualificado é muito procurado no mercado de trabalho. Com base nisso, os arquitetos de sistema recebem uma remuneração bastante alta por seu trabalho. Então, o salário mensal de um arquiteto de software pode exceder 100.000 rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa