Arquiteto de restauração: prós e contras, conhecimento e treinamento necessários

O arquiteto-restaurador é uma excelente escolha de profissão para quem ama não só tocar a beleza, criar e se sentir uma pessoa criativa, mas também para quem gosta de reanimar objetos de arte. Este especialista ajuda a restaurar a aparência anterior do edifício, para reviver o que deveria destruir o tempo.
Vantagens e desvantagens
Um arquitecto-restaurador é um especialista qualificado que se dedica ao projecto arquitectónico, é capaz de realizar todos os trabalhos relativos ao planeamento de espaços e soluções de interiores.
Uma ilusão perigosa espera aqueles que ainda estão engajados na escolha de uma profissão, pensar que tudo consiste em pura criatividade. Isso não é verdade: um arquiteto-restaurador se dedica tanto ao trabalho criativo quanto ao técnico. Além disso, o último componente não é menos do que criatividade.

Benefícios da profissão:
- Bons especialistas neste campo são muito valiososrecebem muitos pedidos e não reclamam da demanda e do salário;
- a capacidade de trabalhar não só no escritório (muitos especialistas trabalham remotamente, combinando tais atividades com visitas de campo);
- há pouca rotina nesta profissão, cada objeto é como um novo livro para um escritor, cada vez é uma história completamente diferente;
- este é perfeito profissão para pessoas que desejam uma união de tecnologia e criatividade.
Desvantagens da profissão:
- encontrar um emprego em uma cidade pequena pode ser difícil;
- você definitivamente precisa ter uma vocação, inclinações, habilidades para esta profissão;
- para pessoas muito sociáveis, pode ser um fardo - um especialista trabalha com um projeto, os contatos com os colegas são mínimos.
A primeira mensagem para obter tal profissão é a base já existente.A maioria dos arquitetos são pessoas que já têm uma educação artística.

Conhecimento e habilidades
Os requisitos para uma pessoa que se diz arquiteto-restaurador não podem ser chamados de modestos. Ele deve ser uma pessoa com uma visão ampla, com boa capacidade analítica, capacidade de construir hipóteses e trabalhar com elas.
Uma boa qualidade para um restaurador é a criatividade e uma forte intuição.
Habilidades, conhecimentos e qualidades profissionalmente significativas:
- criatividade excepcional;
- desenvolveu gosto artístico;
- conhecimento da história da arte, estudos culturais;
- memória estruturada;
- desenvolveu o pensamento crítico e espacial;
- vontade de estudar, dominar novos programas profissionais;
- boa concentração.
Já no decorrer da prática do arquiteto-restaurador, via de regra, surge a especialização. É difícil restaurar com igual sucesso um palácio do século 18, móveis da época de Nicolau II e edifícios da época de Stalin. Cada especialista deve decidir sobre a área restrita que se tornará sua especialização.

Responsabilidades
A principal função de um arquiteto-restaurador é a restauração de monumentos arquitetônicos. O especialista estuda meticulosamente os materiais de arquivo, desenvolve e mantém projetos que irão recriar a aparência geral do edifício. O arquiteto participa da própria restauração. Espera-se também sua participação na decisão de como será o aproveitamento do prédio restaurado. Deve-se notar que a restauração moderna é baseada em uma abordagem estritamente científica. O desafio dos profissionais que atuam no setor é entender a ideia de quem construiu um determinado edifício., correlacionar este conceito com as capacidades técnicas e materiais de construção da época.
A demanda por restauração hoje cresce, mas a região onde o especialista vai atuar é muito importante. Até agora, arquitetos e restauradores são semelhantes a produtos por peça. No entanto, um objeto arquitetônico e histórico, parte do patrimônio cultural, cai em suas mãos. A descrição do trabalho de um arquiteto-restaurador descreve a lista de tarefas nas quais um empregador pode envolvê-lo.
O trabalho de restauração envolve uma série de etapas:
- trabalho de pesquisa longo e detalhado em fundos de biblioteca e arquivos;
- estudo da edificação, realização de medições exaustivas, análise da estrutura de paredes, telhados, fundações, etc .;
- elaboração de um projeto;
- organização dos trabalhos de restauro com execução das funções de gestor.
A dinâmica da carreira nesta profissão requer experiência prática. Via de regra, vários especialistas trabalham em grandes instalações. E se uma pessoa se torna o líder desse grupo, isso pode realmente ser percebido como uma grande conquista de carreira. Muitos arquitetos-restauradores possuem títulos acadêmicos, diplomas e, muitas vezes, combinam suas atividades práticas com o ensino.

Educação
O candidato médio pode escolher onde se inscrever. Para aqueles que querem jogar pelo seguro e entender se sua escolha é realmente correta, faz sentido se formar na faculdade primeiro. Estudando nos departamentos de arte e gráfico, a prática permite entender se o aluno escolheu a direção. E com essa base é mais fácil entrar em uma universidade.
Que tipo de universidade poderia ser?
- Universidade Federal de Kazan.
- Academia Russa de Pintura, Escultura e Arquitetura em homenagem I. Glazunov.
- MGHPA eles. S. Stroganov e outros.
Se alguém romanticamente chama o trabalho de um arquiteto-restaurador de "mágica", então, em certo sentido, ele estará certo.
Graças ao trabalho árduo deste especialista, as obras de arte perdidas ganham a sua aparência anterior, edifícios bonitos e historicamente valiosos têm uma nova contagem regressiva da sua existência.
