Arquiteto

Arquiteto paisagista: descrição da profissão, treinamento e habilidades necessárias

Arquiteto paisagista: descrição da profissão, treinamento e habilidades necessárias
Contente
  1. Características da profissão
  2. Como é diferente de um paisagista?
  3. Responsabilidades
  4. Requisitos
  5. Educação
  6. O salário
  7. Perspectivas e crescimento na carreira

O arquitecto paisagista é o especialista que organiza e equipa os espaços abertos, em cujo território se encontram ou se prevê a colocação dos objectos de construção e dos espaços verdes. Este tipo de atividade requer habilidades criativas e analíticas desenvolvidas de uma pessoa. Quais são as características desse trabalho, o que um paisagista deve saber e ser capaz de fazer, quanto ganham os representantes dessa profissão - falaremos sobre isso em nosso artigo.

Características da profissão

A arquitetura paisagística é uma ciência exata e uma arte. Ao trabalhar no arranjo volumétrico-espacial do território, o especialista deve não só proceder a partir das características atuais da área (relevo, forma e área do local, plantios e objetos existentes), mas também ter uma noção clara da área. Os caminhos e possibilidades de sua transformação.

A principal tarefa de um arquiteto paisagista é organizar um ambiente atraente (do ponto de vista estético), seguro e confortável, que combine objetos naturais e criados artificialmente. Para isso, um especialista:

  • examina cuidadosamente o território e suas características;
  • desenvolve um plano de ordenamento do território;
  • marca zonas funcionais na planta, localizações de objetos existentes (plantações) e lugares onde novos objetos (plantações) deveriam estar localizados;
  • desenvolve esquemas para colocar comunicações no site.

O especialista introduz no plano todas as transformações possíveis da paisagem, com base nas características do território: seu relevo, declividade, tipo e densidade do solo, lençol freático e outras características.

O resultado final de seu trabalho é um espaço bem projetado e organizado no qual os componentes naturais, de construção, de engenharia e arquitetônicos são combinados organicamente.

Um arquiteto paisagista é um especialista na demanda em setores como:

  • planejamento urbano, jardinagem urbana e paisagismo;
  • paisagismo e paisagismo de territórios residenciais privados;
  • restauração de objetos arquitetônicos;
  • otimização do ambiente urbano;
  • proteção e gestão da natureza;
  • atividades científicas e de ensino;
  • serviços de consultoria no domínio da arquitetura.

O campo de atividade descrito está intimamente relacionado a uma série de disciplinas nas quais um arquiteto paisagista deve ser profissionalmente versado. Essas disciplinas, em particular, incluem biologia, cultivo de plantas, desenho industrial, ecologia, arquitetura. Entre as vantagens dessa profissão, os próprios especialistas destacam a multitarefa, a imprevisibilidade e a originalidade. Exige de uma pessoa não apenas decisões criativas originais, mas também decisões racionalizantes e logicamente fundamentadas. Ao mesmo tempo, fornece um escopo ilimitado para a autoexpressão e a auto-realização.

A arquitetura paisagística é um campo de atividade associado a uma carga de trabalho intelectual impressionante, estresse e um alto nível de responsabilidade. Para ter sucesso nessa área, um especialista deve ter não apenas conhecimentos e habilidades profissionais impecáveis, mas também qualidades pessoais como resistência ao estresse, auto-organização e capacidade de pensar fora da caixa.

Como é diferente de um paisagista?

Apesar de as áreas de atividade do arquiteto paisagista e do paisagista estarem intimamente relacionadas, as tarefas desses especialistas são fundamentalmente diferentes. Um arquiteto paisagista toma decisões mais globais e em larga escala relacionadas não só com a decoração do espaço, mas também com sua disposição técnica e equipamentos. Esta profissão envolve uma gama mais ampla de responsabilidades e um grau mais alto de responsabilidade.

Um paisagista, na maioria dos casos, executa trabalhos relacionados apenas ao paisagismo e paisagismo. A sua principal tarefa é criar um espaço esteticamente atractivo e confortável que combine edifícios, espaços verdes, pequenas formas arquitectónicas, grandes e pequenos elementos decorativos.

Além disso, ao contrário do arquiteto paisagista, o designer usa uma lista menos extensa de ferramentas, técnicas e métodos para decorar o território em sua obra.

Responsabilidades

O escopo e a lista de responsabilidades que um arquiteto paisagista deve cumprir são determinados em cada caso pela direção da empresa. A gama de tarefas principais enfrentadas por um especialista neste perfil geralmente inclui:

  • trabalho de pré-projeto (coleta e análise da informação necessária ao desenvolvimento do projeto, análise paisagística do território, elaboração da documentação do projeto e elaboração de relatórios);
  • desenvolvimento de soluções de planejamento paisagístico para certas partes do projeto de acordo com os termos de referência;
  • fazer cálculos econômicos que justifiquem a racionalidade das soluções de design propostas;
  • desenvolvimento e aprovação de soluções de design junto à alta administração;
  • controlo da implementação das soluções de design aprovadas e aprovadas.

Além disso, o padrão profissional oficial fornece participação de um arquitecto paisagista em trabalhos de levantamento e pré-projecto. Nesta fase, o especialista realiza um estudo abrangente das condições naturais do local (objeto) que lhe foi confiado.

No futuro, o arquiteto paisagista usa os resultados deste trabalho para realizar cálculos técnicos e econômicos, desenvolver desenhos e layouts de comunicações de engenharia.

Requisitos

O alto nível de responsabilidade associado ao trabalho de um arquiteto paisagista exige de um especialista não só um conhecimento profissional impecável, mas também certas qualidades pessoais. A lista de conhecimentos e habilidades obrigatórios que um representante da profissão descrita deve possuir está geralmente relacionada ao seguinte:

  • conhecimento dos conceitos básicos de projeto de objetos paisagísticos;
  • conhecimento das noções básicas de engenharia e preparação da construção do site;
  • conhecimento dos aspectos naturais (biológicos) da arquitetura paisagística;
  • domínio da técnica de desenho;
  • posse de programas de computador especializados e editores gráficos.

Além disso, um arquiteto paisagista deve ser bem versado em disciplinas específicas, como geologia, geohidrologia, ciência do solo, dendrologia, ciência dos materiais. Sem falta, um especialista com esse perfil deve estar familiarizado com os fundamentos da construção, os fundamentos da organização, arranjo e localização de utilidades subterrâneas e aéreas.

Considerando que este campo de atividade está intimamente ligado a impressionantes cargas de trabalho intelectual, um alto nível de responsabilidade e um grande número de tarefas diversas, importância especial é atribuída a qualidades pessoais de um especialista como:

  • autodisciplina;
  • sociabilidade;
  • gosto artístico;
  • pensamento espacial desenvolvido;
  • autocrítica;
  • habilidades de trabalho em grupo.

Outra qualidade importante que um arquiteto paisagista deve ter é especialistas consideram o foco no cliente. Isso pressupõe a capacidade de encontrar uma linguagem comum com o cliente, de compreender a essência de suas necessidades e desejos.

Educação

Você pode obter a profissão de arquiteto paisagista com base no ensino médio (9º ou 11º anos). Na Rússia, existem mais de 100 instituições de ensino que oferecem treinamento nesta especialidade. Isso inclui universidades conhecidas como RUDN (Moscou), Leningrad State University im. Pushkin (São Petersburgo), GUZ (Moscou).

Os candidatos com ensino médio, ao serem admitidos em uma universidade ou faculdade profissional, deverão ser aprovados nos exames das seguintes disciplinas:

  • Língua russa;
  • Matemáticas;
  • geografia (física ou biologia).

Considerando que a profissão de arquiteto paisagista está mais próxima das ciências exatas, e não da arte, quando se candidatam normalmente não há necessidade de fazer exames criativos... A duração do estudo em uma faculdade é 2,5-3,5 anos, em uma universidade - 4-5 anos. As formas de estudo oferecidas na maioria das faculdades e universidades são em período integral e noturno.

Pessoas com educação secundária especializada ou superior não essencial, bem como pessoas que recebem educação superior não essencial em algumas instituições de ensino cursos de reciclagem profissional são oferecidos no programa de Arquitetura Paisagista. Os cursos de reconversão são realizados em regime de remuneração. Para se inscrever no treinamento, o aluno não precisa ser aprovado em exames de nenhuma disciplina. No final dos cursos de reciclagem, os alunos recebem um certificado ou um diploma reconhecido pelo Estado.

Vale ressaltar que várias universidades oferecem a oportunidade de estudar a distância, sem interromper o trabalho ou a educação básica.

O salário

A profissão de arquiteto paisagista é não só muito popular, mas também bem pago. Deste modo, o salário médio de um especialista neste perfil em Moscou varia dentro de 50-75 mil rublos, em São Petersburgo - dentro de 35-45 mil rublos. O salário médio de um arquiteto paisagista nas regiões da Federação Russa é de 20 a 30 mil rublos.

Os maiores salários são pagos a representantes da área de atividade descrita nos EUA, Austrália e Canadá.O salário médio de um arquiteto paisagista nesses países é de cerca de US $ 70-110 mil por ano.

Perspectivas e crescimento na carreira

Crescimento da carreira de especialista na área de arquitetura paisagística, depende não só de suas qualidades profissionais, mas também de qualidades pessoais. Diligência, sentido de responsabilidade, talento e ambição pessoal, multiplicados por conhecimentos e competências profissionais impecáveis, podem abrir muitas oportunidades para um especialista neste perfil ascender na carreira.

Então, partindo da posição humilde de um estagiário em um bureau de design ou estúdio de design e tendo adquirido a experiência necessária, um especialista pode eventualmente tomar o lugar do arquiteto paisagista chefe... Nas grandes empresas, um arquiteto paisagista assistente (especialista júnior), demonstrando incansavelmente resultados de trabalho impecáveis, consegue em poucos anos chegar ao posto de chefe ou vice-chefe do departamento de projetos.

Muitos arquitetos paisagistas de sucesso migraram para o negócio autônomo ao longo do tempo. Trabalhando nesta direção, você pode abrir seu próprio estúdio de design, um pequeno escritório de arquitetura e design ou uma agência de consultoria. Além do mais, um arquiteto paisagista pode seguir carreira em ciências e ensino.

Atualmente é possível conseguir emprego como pesquisador ou professor dessa disciplina tanto em uma instituição comercial quanto em uma instituição de ensino estadual.

sem comentários

Moda

a beleza

casa