Arquiteto

Que assuntos você precisa levar para um arquiteto?

Que assuntos você precisa levar para um arquiteto?
Contente
  1. Características da profissão
  2. Requisitos da universidade
  3. Matérias para admissão e preparação

As pessoas envolvidas na criação de bens humanos sempre foram respeitadas pela sociedade. A profissão de arquiteto é disso exemplo. Edifícios e estruturas de qualquer escala requerem um projeto arquitetônico cuidadoso antes da construção. Esta antiga e venerada profissão combina conhecimentos não só de engenharia, mas também de ciências técnicas, artísticas e até humanitárias.

Conseguir uma educação fundamental em arquitetura não é uma tarefa fácil, mas com determinação pessoal e boa preparação, é perfeitamente possível dominar a complexa, mas criativa profissão de um arquiteto.

Características da profissão

Arquitetura combina técnica e criatividade. Anteriormente, esta profissão era percebida como uma especialização que permite a realização de projetos de construção. Esse foco estreito foi formado no processo de urbanização, quando começou a era da construção de cidades e vilas. Na compreensão da maioria das pessoas, urbanista é quem molda a imagem da cidade, e o talento de um especialista foi avaliado por suas obras acabadas. Mas já no século passado, a visão sobre a profissão de arquiteto tornou-se muito mais ampla, e a especialização passou a ser dividida em 2 ramos globais.

  • Setor de engenharia. Aqui, a tarefa do arquiteto é o projeto volumétrico de edifícios e estruturas de vários tipos e finalidades. Podem ser complexos residenciais ou oficinas de produção. O projeto deve ser trabalhado nos mínimos detalhes e conter desenhos detalhados, acompanhados de uma descrição.
  • Setor de planejamento urbano... Nesse caso, resolvem-se as tarefas iniciais de projetar edifícios residenciais, levando em consideração a localização de toda a infraestrutura: rodovias, comunicações, pontos de venda, instituições infantis e médicas. No processo de formação de um projeto, o arquiteto leva em consideração a rosa dos ventos, as características do solo, a profundidade do lençol freático e assim por diante. Após as obras do arquitecto, é interligado o ramo de design, onde já está a ser elaborado o projecto dos edifícios propriamente ditos.

Qualquer profissão sofre mudanças ao longo do tempo no caminho de seu desenvolvimento. Hoje, a especialização em consideração tem várias das variedades mais populares.

  • Arquiteto principal. Este é um profissional competente e experiente na sua área, que pode controlar outros especialistas e ver as nuances de qualquer projeto arquitetônico, corrigindo previamente as áreas problemáticas dos mesmos (antes do início das obras). Além disso, desempenha também funções de gestão, que consistem na distribuição de funções e delegação de autoridade entre o grupo de trabalho que lhe foi confiado.
  • Arquiteto da Indústria de Design... Sua tarefa é criar um projeto único e altamente artístico, que pode afetar um edifício monumental ou se limitar ao design de interiores de uma sala. A estética (externa e interna) das estruturas desempenha um papel importante na construção, pois o designer na área da arquitetura hoje é uma das profissões exigidas.
  • Arquiteto paisagista. Para além dos edifícios, a arquitectura preocupa-se também com o desenho da envolvente. Projetar um jardim, área de parque ou território adjacente - todas essas são as tarefas de um arquiteto paisagista. Esse especialista, além do conhecimento de design, deve compreender também as questões agrícolas, uma vez que a paisagem está intrinsecamente ligada ao paisagismo do território.
  • Arquiteto de obras de restauração... Esta especialização centra-se na restauração de monumentos, edifícios e estruturas de significado histórico ou cultural. O arquiteto é desafiado não apenas a restaurar o objeto de maneira correta e eficiente, mas também a fazê-lo de forma que ele corresponda ao máximo possível à sua aparência original.

Na atividade de um arquiteto moderno, o conhecimento de várias orientações é importante, pois, esta profissão implica um processo sério de formação longa e fundamental.

Requisitos da universidade

Para se tornar um arquiteto, não é suficiente pontuar alto nos resultados do USE e passar no vestibular. Instituições de ensino superior especializadas exigirão que o candidato seja aprovado em testes de desenho, desenho e composição acadêmica. Tais requisitos dependem da universidade escolhida, bem como das especificidades do corpo docente onde você deseja estudar. Você pode começar a estudar em uma universidade somente após a 11ª série. Se você quiser estudar arquitetura com mais detalhes e profundidade, faz sentido, após a 9ª série, entrar em uma faculdade especializada e começar a estudar a profissão do zero e, em seguida, entrar para continuar seus estudos em uma universidade que você escolheu deliberadamente.

Os requisitos das escolas de arquitetura são bastante sérios, e um importante entre eles é o exame de desenho. Este exame é realizado em 2 etapas. Primeiro, o candidato deverá completar um desenho tridimensional de uma cabeça antiga dentro de 6 horas. Na próxima etapa, em 4 horas, o sujeito terá que traçar uma composição volumétrica constituída por formas geométricas. O desenho deve ser feito no tamanho 40x30 cm com auxílio de lápis grafite.

Em sua prova, o futuro arquiteto deve mostrar seu pensamento espacial, a habilidade de ver objetos em projeção, saber como as proporções são transferidas para o desenho e entender por quais leis as formas são criadas. Além disso, o candidato deve compreender as leis de aplicação de perspectiva, linha e tom.O desenho acadêmico realizado pelo futuro aluno mostrará sua capacidade de colocar uma imagem dentro da folha, ver corretamente todas as nuances da composição, e assim por diante.

Todas essas habilidades práticas são uma base necessária para obter mais conhecimento no campo do projeto arquitetônico.

Matérias para admissão e preparação

Pensando em entrar em uma universidade de arquitetura, é importante não só dominar bem as disciplinas escolares necessárias para passar no exame, mas também ter aulas adicionais de desenho e desenho... Esta preparação aumentará suas chances de ser matriculado na instituição escolhida. Para que a preparação seja focada, faz sentido esclarecer com antecedência em quais exames e provas você terá que ser aprovado na universidade que escolheu.

Se a admissão em uma instituição de ensino superior parecer imediatamente difícil para você, você pode começar a estudar na faculdade, e depois disso, você pode elevar seu nível em uma instituição de ensino superior. Para entrar em uma faculdade de arquitetura ou escola técnica após a 9ª série, você precisa tentar obter as melhores notas possíveis na escola, bem como passar em matemática, russo e estudos sociais. Além disso, uma competição criativa de desenho e esboço também é possível. Após a 9ª série, a formação na Faculdade de Arquitetura será de 4 anos. Se você entrar nesta faculdade após a 11ª série, o período de estudo será de 34–36 meses.

Aproximadamente a mesma lista de disciplinas deve ser passada a um arquiteto para admissão em uma universidade após o 11º ano. As disciplinas básicas para passar no exame serão matemática, língua russa e história (ou estudos sociais). Mas, dependendo da especialização, eles podem diferir um pouco um do outro:

  • arquiteto-designer - para admissão, você precisará de um exame de língua, história e literatura russas;
  • arquiteto de restauração - o candidato faz o exame de matemática, ciências da computação, língua russa e história.

Desenho e desenho serão exames adicionais. A ordem de conduta é diferente para cada universidade e, para uma entrega bem-sucedida, você precisa se preparar com antecedência.

O teste criativo pode ser realizado por cada universidade a seu critério, mas, como mostra a prática, isso não acontece em todos os lugares, mas apenas nas instituições de ensino mais conceituadas e com grande número de candidatos a uma vaga.

1 comentário

O artigo é útil, esclareceu muito. Obrigado.

Moda

a beleza

casa