Arquiteto

Arquiteto: descrição da profissão, o que faz e como se tornar?

Arquiteto: descrição da profissão, o que faz e como se tornar?
Contente
  1. Descrição
  2. Que tipo de arquitetos existem?
  3. Prós e contras da profissão
  4. Responsabilidades
  5. Qualidades e habilidades profissionais exigidas
  6. Educação
  7. Quanto ele ganha?
  8. Crescimento da carreira e perspectivas

A própria palavra "arquiteto" parece atraente. Mas para aqueles que escolhem o caminho da vida, é útil estudar uma descrição completa da profissão. Então ficará claro exatamente o que um arquiteto faz e como exatamente se tornar um.

Descrição

A história da arquitetura remonta a um passado distante. E dificilmente será possível estabelecer com exatidão quando surgiram os primeiros profissionais que refletiram sobre a concepção geral dos diversos edifícios e estruturas. Uma coisa é certa: os especialistas que construíram as pirâmides e outras impressionantes estruturas antigas confiaram na longa experiência de seus antecessores. Inicialmente, os arquitetos tentaram fazer mais do que apenas inventar a casa mais bonita, como muitas vezes se pensa. Eles criaram um conjunto completo, tentando encaixar edifícios individuais nele..

Ao longo dos últimos séculos, o trabalho no campo da arquitetura mudou significativamente. O kit de ferramentas que pode ser aplicado cresceu enormemente. Os requisitos de qualidade do projeto acabado também cresceram. Mas, como antes, a principal atividade dos arquitetos é pensar sobre complexos de desenvolvimento completos.... Este especialista difere do engenheiro por trabalhar de forma muito mais criativa. Por outro lado, um engenheiro pode projetar várias estruturas técnicas e auxiliares, enquanto um arquiteto se concentra exclusivamente em edifícios residenciais e públicos. A diferença que separa o arquiteto do construtor é ainda mais transparente.

Um arquiteto só surge com certos conceitos, tenta trazê-los à vida, envolvendo um contramestre e engenheiros civis.E aqueles que dividem a ideia em partes e consistentemente trazem essas partes para os construtores diretos.

Que tipo de arquitetos existem?

Uma conversa sobre as variedades deste campo de atividade deve começar com planejadores urbanos... Estes são "pássaros raros", além de "voar alto". São eles que dão o tom básico no desenvolvimento da indústria há anos e até décadas. São seus nomes que vêm à mente dos habitantes de qualquer país, em primeiro lugar, quando a palavra "arquiteto" é usada. Os projetistas de grandes objetos urbanos (dominantes urbanos e edifícios simplesmente imponentes) são apenas ligeiramente inferiores.

Existe arquitetos de design... Eles se concentram na execução técnica do edifício e sua infraestrutura. Intimamente relacionados a esta especialidade estão não só o engenheiro civil, mas também o engenheiro elétrico, o engenheiro mecânico. Cabe a esses especialistas decidir juntos qual será a espessura das paredes e pisos. E como fazer de tudo para obter o resultado desejado, mantendo-se dentro do orçamento. Arquitetos industriais, embora não possam mais ser um grande nome, como há 50-100 anos atrás, eles continuam extremamente procurados. Afinal, qualquer empresa industrial deve ser cuidadosamente pensada e equipada. E uma das últimas tendências foi o surgimento da arquitetura paisagística. Eles tentam aplicar suas abordagens não apenas em chalés, mas também em grandes cidades. O desenvolvimento da tecnologia também muda muito na profissão.

Então, uma direção bastante relevante se tornou arquitetura da virtualidade... Tem como objetivo criar os espaços mais realistas e amigáveis. Mas os especialistas nesta área pensam não tanto em quilogramas, metros e graus, mas em megabytes, detalhes meticulosos e algoritmos elaborados. Os arquitetos de virtualidade devem fazer de tudo para que o efeito de imersão total seja criado. E aqui arquiteto de sistemas de informação não tem nada a ver com construção, mesmo virtual, de forma alguma. Ele apenas faz o possível para manter os sistemas de software funcionando sem problemas e da maneira mais racional possível.

Prós e contras da profissão

A própria descrição mostra que este é um trabalho bastante prestigioso. E sua demanda no mercado de trabalho é bastante elevada. Enquanto as pessoas construírem pelo menos algo em grande escala, arquitetos também serão necessários. À medida que a economia avança, embora em ritmo lento, a necessidade de seu trabalho só aumentará.

A própria atividade nesta área é criativa e excelente para a auto-realização.

Além disso, você pode observar:

  • boas perspectivas de carreira;
  • salários bastante sólidos;
  • responsabilidade acrescida;
  • natureza estressante do trabalho;
  • responsabilidade acrescida;
  • a necessidade de melhorar constantemente suas habilidades;
  • renda relativamente baixa, até que um nome e uma base de clientes tenham sido desenvolvidos.

Responsabilidades

Claro, cada descrição de trabalho prescreve suas próprias normas e requisitos para um arquiteto. Mas, de modo geral, essa esfera profissional foi estabelecida há muito tempo. Um especialista na área de projeto arquitetônico não só desenvolve o projeto em si, mas também dirige a preparação da documentação de construção de acordo com ele. Ele também estará ocupado com a supervisão de arquitetura. As tarefas de um planejador urbano-arquiteto são um tanto diferentes, e você terá que desenvolver planos diretores e aplicá-los de forma criativa.

Um arquiteto paisagista está envolvido na criação de:

  • jardins;
  • grandes parques;
  • parcelas pessoais em torno de vários chalés;
  • espaços verdes adjacentes a edifícios de apartamentos e edifícios não residenciais.

Além disso, o arquiteto, dependendo da especialização, realiza outros tipos de trabalhos importantes:

  • elabora regulamentos no campo profissional;
  • monitora sua implementação na prática de construção;
  • garante a restauração de monumentos de arquitetura, história e cultura;
  • treina e examina futuros arquitetos;
  • realiza um exame de projetos, edifícios acabados e inacabados, edifícios total ou parcialmente destruídos;
  • determina como serão as casas não só por fora, mas também por dentro;
  • atinge o conforto dos edifícios acabados, cumprindo as normas sanitárias e higiénicas e de segurança contra incêndios nos mesmos.

Outros pontos também são prescritos nas descrições de funções. Assim, espera-se que os arquitetos conheçam as propriedades sociais básicas dos objetos a serem construídos ou restaurados.

É importante levar em consideração as últimas experiências russas e estrangeiras em design, construção e reconstrução de edifícios (estruturas). Claro, um arquiteto deve estar ciente das tecnologias e métodos atuais de trabalho de construção, as características e capacidades dos equipamentos de construção modernos. Ele é obrigado a conectar e coordenar diferentes partes de projetos.

Os direitos dos arquitetos na maioria das descrições de trabalho são caracterizados da seguinte forma:

  • familiaridade com as decisões de gestãoinfluenciando suas atividades;
  • referindo-se ao manual com sugestõespara melhorar o desempenho;
  • solicitar supervisores para ajudar a realizar suas funções, na explicação das responsabilidades do trabalho e tarefas práticas;
  • atração de especialistas e outros funcionários de unidades estruturais para consultas;
  • recuperação de documentos, materiaisque são necessários para a operação normal.

Qualidades e habilidades profissionais exigidas

É claro que, para cumprir suas funções, um arquiteto precisa saber muitas coisas diferentes. Basta dizer que uma das listas contém 325 características que esse profissional deve atender. Uma característica obrigatória para ele é a chamada visualização figurativa. É sobre a habilidade:

  • apresentar uma imagem vívida do objeto mentalmente;
  • vire em ângulos diferentes;
  • olhe como se estivesse dentro;
  • divida um objeto em partes;
  • alterar e reorganizar, remover e adicionar essas peças.

Mas as demandas não podem terminar aí. Um bom arquiteto pode rapidamente ter uma grande variedade de ideias.... Mesmo que o volume pareça assustador, aos poucos ele e outros especialistas descobrirão o que é realmente valioso e importante e o que não é. Numa fase inicial do trabalho, nem a qualidade, nem o conteúdo, nem a originalidade das ideias são avaliados. O que lhe interessa única e exclusivamente é que haja um número suficiente deles para posterior eliminação.

O projetista de edifícios residenciais e públicos também deve ser um mestre da dedução. Somente a aplicação impecável de regras gerais a casos específicos pode alcançar o sucesso.

Claro, é preciso trabalhar com grandes quantidades de informações, em um ambiente que muda rapidamente. E aqui o computador acaba sendo um assistente absolutamente insubstituível.

Um arquiteto profissional precisa pelo menos possuir:

  • o básico de sua customização e depuração para necessidades individuais;
  • a capacidade de selecionar, instalar, atualizar e remover programas;
  • editores gráficos;
  • software especial para visualização;
  • programas de design;
  • habilidades de busca de informação;
  • editores de texto (para preparar documentos extensos e para se familiarizar com documentos recebidos de outra pessoa).

    Mas o arquiteto ainda precisa entender a física e a matemática. Sem essas ciências, é impossível projetar um edifício confiável e estável, para determinar sua conformidade com certos parâmetros.

    As casas e prédios públicos modernos estão saturados de infraestrutura técnica, e é preciso levar em conta que tudo está devidamente depurado, para que funcione sem interrupções. Mas às vezes é necessário levar em consideração as propriedades químicas de materiais e substâncias individuais. Sem ciências naturais e matemática, é difícil lidar com pontos importantes como:

    • Resistência dos materiais;
    • resistência ao fogo;
    • capacidade de carga das estruturas;
    • calor específico;
    • características da estrutura do solo;
    • distribuição de pressão nas estruturas subjacentes;
    • características de ventilação, abastecimento de água, elevadores;
    • nível ideal de iluminação em vários locais.

    Na arquitetura, não há nada a fazer para quem não sabe desenhar. E não só no computador, mas também puramente fisicamente... No entanto, você não terá que desenhar nada, mas sujeitar seu lápis aos rígidos requisitos de resistência e segurança.

    É imperativo dominar o desenho técnico. E é melhor dominar o desenho, desenhar antes de entrar na Faculdade de Arquitetura.

    Educação

    Que disciplinas devo cursar na admissão?

    A lista de disciplinas que você precisa passar para se inscrever na especialidade de um arquiteto pode variar muito, dependendo da instituição de ensino específica e seu programa. Em qualquer caso, você precisa se concentrar no ensino superior. Somente universidades e institutos oferecem a qualidade necessária de treinamento. Os graduados de uma instituição de ensino médio não serão considerados seriamente pelos profissionais.

    Arquitetos de projeto e arquitetos paisagistas terão que fazer o mais frequentemente:

    • Língua russa;
    • literatura;
    • história;
    • competição criativa.

    A admissão é possível após o 9º e depois do 11º ano. Mas a arquitetura "completa" (residencial e industrial, edifícios públicos, restauração) exigirá uma preparação diferente. Para essas especialidades, eles passam:

    • Língua russa;
    • matemática;
    • história (em outras versões - ciência da computação);
    • testes criativos.

    Onde e por quanto tempo estudar?

    Os futuros arquitetos são treinados em uma variedade de instituições de ensino superior. O estudo dura cinco anos.

    Existe uma especialidade deste tipo nas seguintes instituições:

    • Universidade Técnica de Volgogrado;
    • Universidade Estadual de Sevastopol;
    • Universidade Estadual de South Ural;
    • Universidade Estadual de Moscou para Gestão de Terras;
    • Universidade Federal do Extremo Oriente;
    • UrFU;
    • RUDN University;
    • Instituto de Arte de Moscou em homenagem a Surikov;
    • Instituto de Pintura de São Petersburgo em homenagem a Repin;
    • Universidade de Engenharia Civil de Moscou;
    • Universidade de Geodésia e Cartografia de Moscou;
    • Universidade Estadual de Kuban;
    • Pacific State University;
    • Universidade Técnica de Voronezh;
    • Universidade Federal da Sibéria;
    • Smolensk State University;
    • Universidade Técnica de Astrakhan;
    • Southwestern State University;
    • Vologda State University.

      Independentemente da instituição educacional escolhida, é melhor preparar-se para uma preparação educacional persistente. 5 anos não é tanto, considerando o quanto você tem que dominar. E a situação na esfera profissional não para.

      Basta citar algumas posições:

      • preparação de documentação técnica;
      • familiarização com ele;
      • fórmulas de cálculo;
      • padrões ambientais;
      • requisitos sanitários.

      Quanto ele ganha?

      O salário médio mensal de um arquiteto na Rússia varia de 30.000 a 180.000 rublos. Os valores específicos dependem, evidentemente, não só da região, mas também da antiguidade, do nível de formação, do ramo de atividade e da situação económica atual. Em Moscou, um arquiteto recebe no mínimo 40.000 rublos. Você deve estar preparado para que, no início de sua carreira, eles paguem uma quantia consideravelmente mais baixa. À medida que o desenvolvimento profissional e a credibilidade aumentam, a receita aumenta gradualmente.

      Os dados recentes mostram a seguinte distribuição regional de renda para arquitetos (em média):

      • Moscou - 60 mil;
      • Voronezh, São Petersburgo cerca de 50 mil;
      • Novosibirsk, Krasnodar - de 40.000.

      Crescimento da carreira e perspectivas

      É possível ocupar o cargo de arquiteto não apenas em uma construtora. Especialistas semelhantes, e mesmo sem experiência, são solicitados em tais estruturas:

      • organizações envolvidas na restauração e revisão;
      • organizações envolvidas no exame de edifícios e estruturas, na qualidade de construção e reparação;
      • escritórios de arquitetura;
      • estúdios de design;
      • o domínio do freelancer e do empreendedorismo privado (normalmente trabalho por encomenda);
      • órgãos do poder estadual e autogoverno local;
      • instituições educacionais especiais.

      É útil ter experiência em design ou construção para se tornar um arquiteto com essa formação. O caminho de assistente a especialista respeitado geralmente leva de 5 a 7 anos.

      Para sua informação: engenheiros e tecnólogos de construção, em vez de uma educação separada completa, podem sobreviver com cursos de atualização. Em qualquer caso, você terá que construir uma reputação lenta e meticulosamente.

      Não só é possível a mobilidade vertical, mas também "horizontal", ou seja, mudar-se para uma empresa maior ou para locais onde existam projetos mais interessantes.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa